10 coisas que um web designer faz

O que faz um Web Designer? Se interessa pela área, quer trabalhar em uma agência mas não sabe o que faz um profissional do web design?

  • Facebook
  • Twitter
  • Whatsapp

Aproveitando a deixa do curso de criação de sites com um construtor de sites, que é ótimo para quem quer ingressar na área e ainda não tem experiência alguma, decidi fazer um post sobre o assunto. Afinal, o que faz um web designer? Uma coisa é certa: vai muito além de saber usar o photoshop e um construtor de sites!

Fiz uma lista contendo 10 coisas que um web designer faz – ou deveria fazer. Lembrando que eu não sou o dono da razão e muito menos um expert-referência-mundial, então, se você discordar de algo ou achar que faltou alguma coisa, sinta-se à vontade para usar os comentários. A lista abaixo reflete a minha opinião, mas a sua também será bem-vinda.

Vamos manter contato?

Assine a newsletter do blog preenchendo o formulário!
Se precisar de algo, solicite um orçamento. É sem compromisso!
Se não quiser nada disso, sem problemas! Continue lendo o post abaixo :D

1 – Web design e Design gráfico são coisas diferentes?

tomate

Tomate é fruta, mas serve como legume? É, até serve… (foto: SXC)

Sim, web design e design gráfico são bastante diferentes um dos outros por diversos fatores. Exemplos:

  • Design gráfico trabalha com medidas e resoluções bem distintas das usadas no web design;
  • Quando um web designer faz uma arte, ele deve planejar algo que não comprometa a visualização em computadores e conexões mais precárias, além da resolução do monitor (barra rolagem inferior é um incômodo e tanto para o usuário);
  • Web design também é usabilidade. A ideia é que o visitante do seu site navegue por ele, então o web designer deve projetar algo amigável para navegação e leitura;
  • Designers gráficos não sabem codificar. Um web designer precisa entender esta parte, pois muita coisa que funciona no impresso não funciona na web, que conta com padrões html, css e tudo mais;
  • Dentre outras coisas que só postas em prática para entendermos as diferenças…

Em minha experiência em agências, posso chutar que em 98,3% das vezes que um designer gráfico faz um layout para um web designer/ programador transformar em site, o layout acaba voltando (ou terá adaptações internas) porque precisa de ajustes. Um exemplo clássico é que na maioria das vezes o layout chega em resolução 300dpi e cores CMYK, padrões de impressão. Na web, são 72dpi e RGB. Isso é fácil de se resolver. O ruim é quando o layout é muito grande, muito pesado ou conta com elementos impossíveis de se produzir de forma dinâmica.

Falei grego pra você? Bom, se eu me aprofundasse no assunto seria melhor fazer um post só sobre isso. A minha intenção agora é, de uma vez por todas, afirmar que design gráfico é diferente de web design e que, por favor, se possível, a não ser que haja muito estudo e bate papo, um não deve tentar fazer o trabalho do outro. Quase sempre será sinônimo de trabalho a mais.

Ah, eu não tenho “richa” com designers gráficos. Eu mesmo atuo nas duas áreas, de certa forma, o que me dá mais segurança quando afirmo que são coisas distintas.

2 – Atendimento, pesquisa, briefing…

labirinto

Qual é o caminho certo? (foto: SXC)

Você é tímido, não tem jeito com as palavras? Se quiser se destacar na área, é melhor deixar a vergonha de lado! Contato direto com o cliente é fundamental para um bom trabalho, afinal, para um serviço ser satisfatório (não só para o cliente, mas para você e principalmente para os usuários do site), você precisa pegar o que o cliente falou e traduzir aquilo em trabalho.

Em uma agência onde trabalhei, por exemplo, além de participar de reuniões com clientes e dar suporte por telefone/e-mail, também contribuo no desenvolvimento da proposta. A melhor forma de prestar o melhor serviço é, literalmente, se colocar no lugar do cliente e das pessoas que vão usar o projeto do cliente. E como fazer isso? Conversando, brifando, pesquisando…

E o que diabos é briefing? Basicamente um coletadão de informações relevantes que o cliente oferece para o projeto. O que ele precisa? Pra quê? Pra quem? Por quê?

Para facilitar a criação de sites e blogs, eu criei um formulário de briefing para quem está interessado em meus serviços de web design. Dá uma olhada lá pra ter uma ideia do que é necessário coletar de informação com o cliente para fazer um briefing completo. Mais dúvidas surgirão no meio do caminho, normal.

Importante: Essa parte de briefing normalmente é para free-lancers, gerentes de projetos ou diretores da agência. Geralmente o que vai chegar na mesa do web designer é o projeto finalizado, então o trabalho será mais de pesquisa e bater um papo com o cliente no decorrer da criação.

3 – Criação (wireframe, layout, logos, banners…)

lápis

Lápis – Um fiel companheiro. (foto: SXC)

A parte que todo mundo quer fazer, mas quando entra na área percebe que não é bem assim. É claro, rola criação, mas web design não é só isso.

Em algumas agências grandes há setores de web design. Um fazia só o design, o outro fazia só animações, o outro só codificava e por aí vai. Bom, eu acompanho vários sites que divulgam vagas de web design e o que eu percebo é que a cada dia que passa o web designer precisa ter um vasto conhecimento e prática.

O que eu mais vejo sendo solicitado para web designers hoje em dia: design, web standards (xhtml, css, semântica etc), flash, action script, CMS (wordpress, joomla), SEO, javascript/jquery, mobile, crossbrowser, noções de php e cada vez mais html5 e css3.

Sim, noções de PHP, até porque cada vez mais o web designer vem se aproximando do programador, o que, de certa forma, melhora a dinâmica do grupo. Não vou mentir: Eu mesmo sei muito pouco de javascript/jquery e flash, além de não saber NADA de action script. E aí? Bom, nesse caso, é questão de foco: Eu sou um web designer cujo trabalho é focado em web standards, wordpress, conteúdo e SEO. Ou seja, meu foco é pós-criação, mas eu também crio.

É bom saber bastante coisa? De certa forma, sim. O ideal é ter um foco em algo específico e noção em coisas que estão em volta. É o meu caso. Como eu disse acima, numa agência grande, geralmente cada web designer é mais focado em alguma coisa. O importante neste caso, acima de tudo, é ter um diferencial.

4 – Codificação

xhtml

Apesar de o HTML5 estar logo ali, o XHTML segue firme e forte! (foto: SXC)

Essa é a parte que mais me “entretém” no web design. Estou sempre estudando, fazendo testes e a cada dia eu descubro uma coisa nova, o que é essencial.

Um web designer precisa ter fortes noções de web standards (normas para web). A meu ver, o essencial é dominar xhtml, css e semântica. O resto aqui é diferencial.

Ah sim, tableless não é “a mesma coisa que” web standards. O segundo é um conjunto de normas, e tableless, de certa forma, faz parte delas, apesar de ter um nome contraditório: tables não “morreram”, elas são usadas sim. Mas apenas para, literalmente, tabelas, e não para o site inteiro como era feito antigamente. Há uma tag específica para cada coisa, isso é semântica – ou seja, não adianta ficar usando várias divs também.

Por fim, ter noções de HTML5, CSS3 e JavaScript/JQuery é ter um passo a frente. Por pouco tempo, já que logo logo isso será obrigação também.

5 – Animação

splash de água

O Flash não morreu! (foto: SXC)

Sim, Flash e coisas do tipo. É fato que este vem sendo um item descartado da lista de coisas primordiais que um web designer deve, ao menos, ter noção. Culpa da Apple? Isso é outra história!

Bom, de fato o Flash não é uma boa opção para sites, mas serve para banners, hotsites e por aí vai. Flash não vai morrer, ele simplesmente vai conhecer qual é o seu lugar.

6 – Programação

botão esc

Opa! Programação? Não tá errado isso, não?! (foto: SXC)

Noções de PHP são sempre bem-vindas, já que um web designer vai precisar fazer algumas manutenções em páginas dinâmicas vez ou outra e saber o que está acontecendo no código é uma boa forma de ser produtivo. Mas não precisa correr atrás de um curso de PHP: Trabalho em equipe está aí pra isso. Eu aprendi muita coisa fuçando e conversando com os programadores. Se você é novo na área e tem essa oportunidade, aproveite. Se acha válido – e é – se aprofundar um pouco mais na linguagem (que não obrigatoriamente precisa ser PHP), procure um bom curso!

WordPress requer noções básicas de PHP, por exemplo, e dominar bem este CMS é um diferencial bacana e cada vez mais requisitado. O melhor de tudo é que é divertido.

7 – Manutenção

parede com tijolos

Sim, vez ou outra você vai ter de voltar lá pra dar um tapa. (foto: SXC)

Como já citei algumas vezes acima, um web designer também faz manutenção de sites. Desde trocar um link no menu, atualizar um conteúdo e até mesmo mudar algo em uma ferramenta dinâmica (daí as noções de PHP ou de outra linguagem, como JavaScript). Muitas vezes você precisa parar o que está fazendo AGORA porque um cliente desesperado precisa colocar um banner no topo do site pra ontem.

Se você é novo na área, provavelmente vai cair muita coisa do tipo no seu colo. Sempre é meio chato, mas nem tudo é maravilhoso sempre, mesmo.

8 – Refação

sombra da mão

O horror! (foto: SXC)

Dizem por aí que o cliente sempre tem razão. Eu discordo e você vai discordar, mas, acredite, não há muita escolha. Por mais que você argumente, por mais que você seja o cara que estudou, pesquisou e respira internet, o cliente (e muitas vezes outros colegas de trabalho, a mulher, o primo de terceiro grau e o motoboy que tem preguiça de fazer a barba) vai bater o pé e pedir por uma alteração que faria uma hiena parar de sorrir.

Sim, só satirizando pra desestressar. Refações sempre vão existir e quase sempre serão absurdas. Uma coisa que eu aprendi na Escola Panamericana de Artes é que nós somos barrigas de aluguel: Somos nós quem criamos o trabalho, mas é o cliente que vai “fazer o que quiser” com ele. Alguns casais obrigam a barriga de aluguel a fazer uma dieta, ouvir algum tipo de música etc. Nós também precisamos nos desdobrar muitas vezes, e lá na frente o resultado final pode acabar sendo o que a gente não queria. (Re)Fazer o quê?!

Sim, argumentar é fundamental. Você deve mostrar para o cliente (ou para o seu chefe – sim, eles também pedem refações!) o por que de aquela ser a melhor solução para eles. Mas respire fundo: Dizem por aí que o cliente sempre tem razão…

9 – Quanto ganha um web designer?

euros

Milhares e milhares de euros!!!11 (foto: SXC)

Parece que depende da região. De resto, varia de experiência e de empresa. Pelo que vejo por aí a média é de R$ 800,00 a R$ 3,000, mas já vi gente que ganha R$ 10000,00.

Dica importante: preocupe-se primeiro com sua experiência antes de preocupar-se com o salário. Não adianta pensar “nossa, mas eu trabalho muito, eu devia ganhar um aumento” – e se você trabalha muito porque, na verdade, não está dando conta? Precisamos ser realistas, também. Não dá pra pedir um aumento expressivo em uma agência pequena. O ideal é parar e pensar bastante sobre o assunto, levando também em consideração que, se você ganha pouco, não deixa de ser um investimento: As empresas não crescem sem o esforço de quem está dentro delas. Se há perspectiva de crescimento, corra atrás. Se não há, corra!

10 – Qual faculdade ou curso fazer?

escola

Bóra estudar? (foto: SXC)

Aqui eu deixo com vocês. Eu sou auto-didata na área, o único curso que fiz foi um curso de SEO e hoje em dia faço faculdade de Publicidade e Propaganda, que não tem nada a ver com web design. Como disse no início do post, um construtor de sites pode ser bom para quem quer começar na área – isso porque aí você vai aprendendo o básico e já vai garantindo alguns clientes. Conforme você for ganhando experiência, você vai deixando o construtor de lado e começa a fazer trabalhos mais profissionais, utilizando até mesmo seu próprio framework. O importante é começar de alguma forma e focar em melhorar sempre! Se quiser dar uma olhada: Curso: Como Criar Site.

Se você já cursou ou está cursando alguma coisa e recomenda, diz aí nos comentários, vamos deixar o artigo mais completo pra galera nova. Eu poderia ter feito uma pesquisa das melhores faculdades e cursos do Brasil, mas acho que recomendação pessoal é muito mais válida. O que eu comentei no post até então foi experiência própria. Agora é a vez de vocês!

E então, o que um web designer faz?

De tudo um pouco? Depende. O importante é que vocês tenham em mente uma coisa: Ter conceito é LEI. Web design não é fazer layouts bonitinhos, não é caçar ícones legais, não é passar o dia inteiro num banco de imagens gratuito. Tudo requer estudo, cada caso é um caso e cada público é único. Não há um padrão de preços, tudo deve ser orçado através do briefing.

Eu vejo muitos sites por aí que oferecem “sites completos (com 4 páginas) por R$300,00”, por exemplo, e sinceramente é isso que acaba diluindo o potencial da nossa área. Não quero discutir preços, e sim conceitos. O que um site de advocacia precisa não é o mesmo que o site de um restaurante chinês precisa – por que cobrar o mesmo pelos dois? Pensem nisso. E aproveitem para conferir 10 dicas para se tornar um web designer de sucesso (em inglês):

Por fim: Não se esqueçam do portfolio!

  • Facebook
  • Twitter
  • Whatsapp

Do que você está precisando?

Um site novo? Suporte para WordPress? Criação de logo? Outra coisa? Fale comigo!

Leia também

Confira artigos relacionados ao post 10 coisas que um web designer faz.

262 comentários

  • Leonardo

    Eu faço web Desing no Senac.

    Responder
    • Fabio Lobo

      Fala, Leonardo!

      E aí, o curso do Senac tá sendo bacana? Já conheci algumas pessoas que fizeram curso de web design por lá, a escola é bem elogiada.

      Valeu!

      Responder
      • Gabrielle

        Oi! Adorei o Artigo! Eu estou bem interessada no web design, e estou com uma dúvida: PARA SER WEB DESIGN TEM QUE SABER DESENHAR? sou muito muito péssima em desenho mas quero muito fazer web design! Agradeço desde Já! ;)

        Responder
        • Fabio Lobo

          Desenhar é um diferencial, Gabrielle ;]

          Responder
        • LUIS FELIPE

          Gabrielle não precisa de saber desenhar não, para ser uma web designer só precisa de cria atividade, e para monta site você tem que ter um objetivo se não de que servira o web designer, só pra montar site e vende ou excluir, essa e a minha opinião.

          Responder
      • Itaci

        Nem vale a pena fazer curso do Senac. Melhor aprender só. Depois de fazer os cursos do Senac nada de portas me abriram. Coisas básicas também podemos aprender em casa. Aprende html, css, php +mysql, java script, talvez pearl…é bom ter de tudo um pouco. Depois se aprodunda em PHP e faz um certificado da Zend. Então com certeza melhor que investir dinheiro no Senac.

        Responder
        • Fabio Lobo

          É, a maior parte do que sei aprendi em casa mesmo, mas acho que vai do perfil de cada um.

          Responder
      • Natalia

        Oi Leonardo vc faz ou fez designer

        Responder
  • vagner

    valeu cara! muito bom seu websit .bem explicativo.

    Responder
  • ligia

    gostaria de fazer o curso de web designer pois me identifico com ele, principalmente com a parte de criação, mas ate que ponto minha falta de habilidade em aplicativos pode me prejudicar? e que cursos devo fazer para me ajudar para com isso? bjos, espero resposta.

    Responder
    • Fabio Lobo

      Fala, ligia!

      Como eu disse no item 10, eu sou auto-didata, então não sei que curso indicar. Em relação a sua falta de habilidade com aplicativos, bom, nada que um estudo não reverta. ;]

      Responder
  • Alice

    Olá, Fábio!
    Gostei do conteúdo do seu site.
    Na sua opinião, qual a idade mínima para iniciar um curso de web design?
    Aguardo resposta.

    Responder
    • Fabio Lobo

      Fala, Alice!

      A idade mínima para se iniciar um curso de web design é aquela na qual você para é diz: É isso que eu quero! Vou arriscar.

      Basta ter vontade, e, quanto mais cedo pra aprender, sempre melhor!

      Responder
      • mateus

        tenho 15 anos e estou fazendo o curso de web design e design grafico , estou adorando apesar de ser um pouco dificil , mas nada que um pouco de esforço nao resolva !

        Responder
  • Rodrigo Lima

    Parabens pelo post!
    Faço Analise e Desenvolvimento de Sistemas.
    Uma entre varias coisas citadas é garantida, não criticando os que cobram barato, mas só quem é Web Designer ou Web Developer sabemos o quanto ralamos para que o que esta sendo feito sera visto por “n” pessoas e responsabilidade na eficiencia da programação! VALORIZAÇÃO do nosso trabalho!

    Abraço.

    Responder
  • matheus segatty

    e ai fabio eu tenho 15 anos e quero fazer um curso de web design, vc acha que o curso pode me ajudar a seguir uma carreira futuramente ?

    Responder
    • Fabio Lobo

      Fala, matheus!

      Claro que sim! O curso abre portas, então, o que você coloca em prática é que vai te ajudar MESMO em sua carreira. È só fuçar bastante!

      Responder
  • thales

    fabio, primeiramente parabéns pelo site ^^

    bom… vou contar um pouco do meu caso, eu tenho 18 anos e ja trabalho na área a um tempo( uns 3 meses xD) e também sou auto didata… porem não manjo muito de php…

    Mas oque gostaria mesmo de lhe perguntar é:

    Você acha que mesmo eu querendo seguir a carreira de web design e trabalhar na área compensa eu fazer uma faculdade de TI???

    Aguardo sua resposta, obrigado ^^

    Responder
    • Fabio Lobo

      Fala, thales!

      O ideal é ter foco. Se você gosta de design mas também gosta de codificar, procura estudar sobre html5, javascript, ajax… enfim, coisas que envolvam front-end. Agora, se você tem mais interesse em programação, não recomendo fazer design também, pois vai diluir seu potencial. Você ainda é novo, vai fuçando e aprendendo que uma hora você vai perceber do que você gosta mais. ;]

      Responder
  • 172carvalho

    Oi Fabio gostei muito de teu site,gostaria de saber como são cobrado os serviços de web designer.
    PARABENS PELO TEU MATERIAL:UM FORTE ABRAÇO.

    Responder
  • Emilly

    Oi, meu nome é Emilly,e queria saber se você poderia me dar algumas dicas sobre a profissão ou dizer talvez por onde devo começar,pois tenho 14 anos e estou me virando sozinha para aprender a profissão,porque não tenho dinheiro para pagar cursos especializados,então presciso de alguem que possa talvez me ajudar.Pesso sua ajuda.Obrigado pela atenção

    Responder
    • Fabio Lobo

      Fala, Emily!

      Sinceramente não tenho muito mais o que dizer tirando o que eu já disse aqui no blog. Eu também não tinha grana pra fazer cursos especializantes, aprendi fuçando e lááá pra frente consegui fazer um curso.

      Responder
      • Leonardo

        Emily! Como vc tá começando, tem varios cursos gratuitos online na internet. Não são cursos especificos, mas vai ajudar pra quem ta iniciando no mundo dos webmaster.

        Responder
  • Rennan Nunes

    Bom, tenho 19 anos e confesso que ainda to meio confuso.. Eu sempre quis trabalhar com informática, focando o setor de criação e desenvolvimento de sites, códificação, java, tudo….
    Mas ainda não sei bem (falando de forma bem generalizada) o processo.
    Acho voce a pessoa ideal pra falar sobre, pelo seguinte, sendo um auto didata, por onde eu começo?? Qual é o básico?? Office? Photoshop? Preciso de uma “guiada” Fabio.
    Aproveitando, parabéns pelo site, esta parte principalmente, muito explicativa e significativa pra quem quer seguir o ramo..

    Responder
    • Fabio Lobo

      Fala, Rennan Nunes!

      Bom, Pacote Office não tem muito a ver com criação e desenvolvimento de sites, mas é necessário que você saiba, ao menos, o básico de word, power point e excel. De resto, você precisa de um foco: Prefere design ou programação? Sai fuçando na internet, arrisca fazer uns cursos, acompanhe alguns blogs, twitteiros e sites da área que com o tempo você vai perceber qual é a sua praia!

      Valeu pelo elogio! ;]

      Responder
  • Sandro

    cara eu faço o curso de multimédia e tecnologias interactivas, então eu posso me consiferar como um web designer ou um designer gráfico?

    Envia-me a sua resposta para o meu correio electrónico

    Responder
    • Fabio Lobo

      Fala, Sandro!

      Tenho duas dúvidas.

      Primeiro: O objetivo desse curso é formar designers?
      Segundo: Multimedia e tecnologias interativas envolvem design gráfico ou web design?

      Responder
  • Luciano

    Opa,cara gosto de trabalhos com artes,programas como photoshop usados para criação de imagens profissionais desde traços as cores realistas,webdesigner por acaso trabalha com esta area ou existe outro nome de curso?E se existe poderia me dizer por favor?

    Observação:Pq no final desta pagina está perguntando “Quanto é 4+1”? :D

    Responder
    • Fabio Lobo

      Fala, Luciano!

      Aí se trata de artes plásticas, ilustração digital, design gráfico… é só se informar e ver qual você gosta mais!

      Sobre sua observação: É um anti-spam. ;]

      Responder
  • carlos

    por favor me diga oq é curço de SEO eu qero muito fazer web dingner mais qeria ter noções antes de começar curços

    Responder
  • Heranildo

    Ola meu nome é Heranildo.. gostaria de dizer que eu eu Trabalho com o Corel Draw e Adobe Photoshop cs4.

    Eu faço o seguinte…
    fico andando em minha cidade.. ai eu quando eu vejo uma loja com uma logo feia ou sem a logo..
    eu chego em casa. ligo o computador. penso…pensou e acabo criando uma um logo bem bolada para ela…
    como eu sei que um bom outdoor chama atenção eu abro o adobe Photoshop cs4, pesquiso na internet algo que tem haver com a loja e faço a montagem com efeitos..
    no outro dia eu levo a proprosta da logo e do outdoor para o Proprietário e ele acaba comprando..

    não tenho muito conhecimento no corel ou no adobe photoshop.
    apenos tenho criatividade e quando não tenho a internet me ajuda..!!

    Responder
  • Jéferson

    eu Faço WEB DESIGN na escola Técnica Anna de Oliveira Ferraz “Industrial” em araraquara!

    Responder
    • Ramilson de Sousa Santos

      Eu vou começar um curso de WEB DESIGN dai eu qria umas dicas pra mim sair de la um exelente profissional na area pq eu sou apaixonado por computador .

      Responder
  • Paulo

    depois que eu concluir o curso de web designer, qual curso eu posso fazer pra complementar mais ou que vai me ajudar pra a profissão?

    Responder
    • Fabio Lobo

      Vai depender do que você gostar mais de fazer. Se for design, sugiro algo que envolva desenhos e muita, mas muita leitura. Se for codificação/programação, algo que envolva isso (inclusive javascript) e, é claro, muita leitura e pesquisa.

      Responder
  • Thaty

    Olá, eu tenho 16 anos e gostaria de saber se preciso saber desenhar para trabalhar como Web Designer. Eu sei mexer com HTML, CSS e edição de imagens (para criar layouts e banners), mas aprendi tudo pela internet, sem fazer curso algum. O que eu preciso fazer para trabalhar na área? Com quantos anos posso começar a trabalhar? Precisa de alguma faculdade, curso ou algo do tipo?

    Responder
    • Fabio Lobo

      Thaty, o que você precisa saber está no post acima (responde a todas as suas dúvidas deste comentário). ;]

      Responder
  • helaine

    Oi Fábio, queria tirar uma dúvida com vc, nesse próximo semestre vou entrar na faculdade no curso de desenho industrial,mas vou me especializar na área de programação visual. Tem a ver com web design?

    Responder
    • Fabio Lobo

      Não, helaine, tem a ver com design gráfico! “Programador Visual” é o mesmo que “Designer Gráfico”, assim como “Desenho Industrial” é o mesmo que “Design”. Não sei porque usam essas nomenclaturas, já que os termos “design” e “designer” são bem populares. Talvez não seja permitido usar nomes em inglês… bom, aí é outro assunto. ;]

      Responder
  • leo

    desde criança sempre gostei de desenhar de criar,meus pais nao gostavao muito, como venho de uma familia pobre e humilde queriam que eu me dedica-se aos estudos e seguise uma carreira bem remunerada,bom eu nunca gostei de estudar ja repiti de ano no colegio porque odeio matematica fisica numeros eu acho uma coisa fria e nao me enteresso. tenho 17 anos e estou trabalhando em estoque em uma empresa.e aos poucos percebo que eu quero criar as coisas eu pego o onibus todos os dias olhando sempre pra janela sempre querendo algo a mais eu olho os baners e as placas. tudo isso me chama a atençao, i eu penso eu poderia esta fazendo aquilo.
    eu estou querendo fazer um curso de webdesign e depois fazer uma faculdade de market eu acho que eses dois combinam. o que vc tem a me dizer?
    obs; foi mal kara escrevi um testamento.kkkkk. me enpolguei +ai si puder respondeai.

    Responder
    • Fabio Lobo

      Cara, com todo respeito, a primeira coisa que eu te indico é melhorar sua escrita (cursos de língua portuguesa, redação etc – ter uma boa gramática é essencial para todos). De resto, leia bastante sobre ambas as áreas que você citou (webdesign e marketing) e veja qual te agrada mais. ;]

      Responder
  • Marcos Thiago

    Olá, Então gostaria de saber.. se você poderia me recomendar que tipo de faculdade fazer .. não tenho a minima noção, eu faço curso de web design a 6 meses e logo vou terminar, e não sei qual tipo de faculdade que tem mais a ver com web design, já pensei em design grafico … Gostaria de uma faculdade voltata para web mesmo .. existe .. teria uma?

    Responder
    • Fabio Lobo

      Marcos, você leu o item 10 do post? Ele é exatamente sobre faculdades e cursos.

      Responder
  • Thais

    Olá! Eu me inscrevi meio que por impulso na escola QI(curso de web design). Gostaria de saber se alguém tem alguma informação sobre essa escola, ah o curso vai sair em torno de R$1.200 mas o que me intrigou foi q a duração é de 6 meses (1 vez por semana) será que da pra aprender?

    Responder
  • romain

    preciso fazer um trabalho mais não sei que imagens izar …. me ajuda ai

    Responder
    • Fabio Lobo

      Busca por “bancos de imagens” no google, em breve farei um post com uma lista deles por aqui.

      Responder
  • Joicy

    Olá! Adorei o conteudo deste site muito construtivo!
    Fabio fasso curso de Computação Grafica na Seven CG, a parte de Web Designer é a que eu mais me identifiquei… porem é a mais difícil e trabalhosa que requer muita criatividade, tenho 16 anos e quero começar minha experiência profissional! Estou me sentindo muito insegura para começar no mercado de trabalho, me dedico, me exforço, leio varios sites como este para poder aprender cada vez mais! Quero saber uma coisa: O que eu faço para me sentir mais confiante na hora de ir a uma entrevista de emprego e/ou estagio? Como fazer meu portifólio? Desde de já agradeço e espero respostas!

    Responder
    • Fabio Lobo

      Joicy, antes de fazer uma entrevista de emprego, recomendo terminar o curso e continuar lendo bastante, além de praticar diariamente. Experiência gera segurança. ;]

      Responder
  • Joicy

    Obrigado!

    Responder
  • Fabio

    Muito bom esse texto muito dentro da real do que acontece hoje em dia, eu tbm fiz apenas um cursinho básico e estou aprendendo tudo na raça pois faculdade nenhuma te ensina pra valer pois já testei um facul muito boa mas desisti na hora que o professor começou ensinar fazer site com tabelas, não que eu não use uso pouco mas ele nem sabia trabalhar com divs e css. Uma coisa é fato cada vez mais o Web Designer é exigido a ter muito mais conhecimento para que agências contratem um faz tudo do que ter uma equipe. Um grande abraço chara.

    Responder
  • Fabricio Araujo

    Oi Fábio, tudo bom?
    Eu queria saber se preciso manjar” muito de computação para aprender manejar um Website? Eu já editei um Website de um jogo online aqui, tipo, eu peguei o website na net e editei imagens e etc, rsrs. Mas posso começar assim mesmo neh? como disse anteriormente baixei e buli” nele.
    Estou no segundo semestre de ADM posso continuar nele e fazer cursos de web designer por fora?
    Se não for me atrapalhar nos estudos será muito bom fazer não é isso?
    Eu sou +- criativo, mas me esforço muito pra aprender as coisas, aprender a manejar programas sou muito rapido
    Tenho 19 anos….
    Desculpa se o texto ficou incoerente mas acho que dá para entender o que eu quis dizer.
    vlw

    Responder
    • Fabio Lobo

      Fabricio, mas se você está fazendo faculdade de ADM, por que quer estudar web design? Primeiro você precisa encontrar um foco, pois estudar duas áreas distintas só dilui potencial. ;]

      Responder
  • GEOVANNA ESTEVÃO

    OI FABIO
    eu tenho 15 anos e faço 5 cursos técnicos na área de marketing,publicidade,contabilidade,economia,direito empresarial, mais eu quero cursar faculdade de publicidade e propaganda, mais eu me interesso bastante pela área de web design você acha que se eu fizer um curso nessa área isso me ajudaria a entrar com mais facilidade no mercado de trabalho? aguardo sua resposta.
    parabens pelo trabalho!!! adoreiii

    Responder
    • Fabio Lobo

      Geovanna, o seu caso é o mesmo do Fabricio (comentário acima): Questão de foco. Você está fazendo 5 cursos distintos e pretende fazer mais um também diferente do restante. Leia bastante sobre ambas as áreas que você citou e veja qual te agrada mais e foque em uma para não diluir seu potencial.

      Responder
  • Bianca

    Gostaria de trabalhar com Programação , curso de web desgner e bom fazer para quem quer trabalhar com programação ?

    Responder
  • Thalis

    Olá Fabio, bom tenho algumas dúvidas, faço um curso de designer gráfico e desenvolvedor web, vamos estudar : o Adobe Illustrator, Indesign, Photoshop, Dreamweaver, Game Design, Flash animado e Flash game, pra falar a verdade eu só conhecia o Photoshop, iniciei em novembro, vão ser 1 ano e 6 meses de curso, estou na SEVEN de BH. Bom aí vai minhas dúvidas:
    1- Fazendo esse curso (que por sinal nem sei se é um curso técnico) dá pra entrar na área de web designer ?

    2- Terminando o curso posso dizer que sou web designer ?

    Obrigado pela atenção.
    Abraço.

    Responder
    • Fabio Lobo

      Thalis, pelo que eu percebi, seu curso conta com coisas muito diversificadas. A começar pelo nome: Curso de designer gráfico e desenvolvedor web, duas coisas bem distintas.

      Se você quer ser web designer, procure um curso específico que ensine design para web, css, xhtml/html5 e javascript, por exemplo. Flash é uma tecnologia que está perdendo espaço, design para games é outra área e design gráfico não tem nada a ver com design web.

      Acima de tudo, o curso não deve dar foco nas ferramentas, e sim nos conceitos e tecnologias. Cursos que ensinam a “mexer” em photoshop & cia não formam designers, formam pessoas que sabem mexer em photoshop & cia. ;]

      Responder
  • Mariana

    Tenho 16 anos e concluí o cursso de info.básica…Disseram que Webdesing é bom ,mas ainda estou em duvida…Não sei bem…Criativa sou sim mas acho que ele não vai dar tanto futuro assim

    Responder
  • Borges

    Olá Fábio Gostaria de saber ser na areá Web Design precisa saber bem Matemática ? porque eu não gosto de matemática!

    Se sim, você poderia me indicar uma areá q mecha com Design e que não tenha muito matemática ?

    desde já agradeço.

    Att Borges

    Responder
    • Fabio Lobo

      Difícil pensar em alguma profissão que não envolva matemática, hein? Depois do bloco de notas, a calculadora é o que eu mais uso. E isso que eu nem sou programador.

      Design tem várias medidas, não há como fugir da matemática. E nem da língua portuguesa, por sinal. ;]

      Responder
  • Rodrigo Brezolin

    Muito bom artigo Fabio, Parabéns pelo seu trabalho.
    Sou estagiário no INPE, na área de web designer, desenvolvi 2 páginas já, tenho 17 anos, fiz curso de web designer na microcamp.

    Recomendo o curso de Web no Senac, muito boa escola.

    Minha dúvida agora é onde achar um curso sobre WordPress??
    E posteriormente, qual faculdade fazer??
    Pensei em Marketing Digital… (:

    []’s

    Responder
    • Fabio Lobo

      Cara, eventualmente vejo o pessoal comentando sobre cursos de wordpress no twitter, mas não me vem nenhum em mente. Começa a seguir um pessoal que manja do assunto, uma hora ou outra aparece um!

      Sobre faculdade, eu comento sobre isso no item 10. Realmente não tenho muito o que sugerir.

      Valeu!

      Responder
  • Frank Gilber

    Rodrigo Brezolin
    curso sobre WordPress: os dois online mas por sinal muito bons:
    mxcursos.com.br e o pro.imasters.com.br, vale apena você dar uma conferida lá e vê o que lhe intressa mais, blza!
    abs.

    Responder
  • Lucas Fernando

    Olá Fabio, gostei do post. Eu terminei o ensino médio em 2011, agora consegui uma bolsa de 100% pra fazer engenharia da computação na Metodista, porem eu não sei se realmente quero isso. Esse curso pode me ajudar para a rea de web designer, ou é melhor eu parar e procurar algo diferente?

    Responder
    • Fabio Lobo

      O que há na grade curricular do curso, Lucas? Se a maioria das matérias não tiver nada a ver com o que foi citado no post e nos comentários, parte pra outra!

      Responder
  • selma helena

    estou tentando fazer o curso de web designer através do pronatec, na unidade senai
    e essas informações me ajudaram muito.
    foi bem claro, obrigada.

    Responder
  • Daia

    Oi Fabio … tava navegando, procurando opções, enfim, gostei do seu trabalho. eu tenho 18 anos terminei o 3 e ainda não sei o que fazer, tudo parece legal…
    na verdade eu queria trabalha em empresa é o que mais tem aqui… to muito indecisa e confusa, vc poderia me da um toque de algo bacana ( amo mexer em computadores, já dei aula de informatica basica e ja fui secretaria tambem).
    Epero sua resposta!!
    te mais…

    Responder
    • Fabio Lobo

      Olha, sinceramente todas as minhas dicas estão no post acima e no restante do blog. Eu recomendo design, publicidade e web, mas o que seguir vai de cada um após uma análise minuciosa de cada área. ;]

      Responder
  • Thaise Gomes

    Eu tenho 13 anos já posso fazer um curso de web designer ou designer gráfico??
    =D

    Responder
    • Fabio Lobo

      Thaise, você só precisa ver com a instituição de ensino se ela tem alguma restrição de idade. De resto, nunca é cedo demais pra começar!

      Responder
  • jardel

    oi,meu nome e jardel,faço curso de PHPmais quero fazer web designer nao sei se a área e boa o que eu posso fazer ?

    Responder
    • Fabio Lobo

      Estudar e ler mais a respeito! ;D

      Responder
  • Douglas da silva costa

    Então amigo, e sobre tempo.

    Esse trabalho de web design requer muito tempo do seu dia, tipo a qualquer momento você tem que correr lagar sua família ou o que estiver fazendo para arrumar um site para ver o que o cliente quer?

    Por que me interesso muito por computador e adoro e gostaria de arriscar web design mas pelo que vi você dizendo a tenho medo de não sobrar tempo para minha família e minha coisa estudos e tal!

    e qual outra area na parte de computadores você me indicaria que eu devia dar um olhada? muito origado

    Muito legal se website me ajudou muito abrir a mente sobre essa area

    Responder
    • Fabio Lobo

      Douglas, a profissão de web designer é como qualquer outra a ser cumprida em horário comercial: você tem um horário de entrada e um de saída. Algumas agências pagam hora extra, outras pedem um “favorzinho” para que você fique um tempinho depois do expediente. Webdesign não é como medicina. ;]

      Responder
  • Amanda

    Boa noite!Estou aqui para dizer que o Senai oferece cursos gratuitos que poderão ajudar para quem quer seguir essa area.Eu faço Redes de Computadores mas por incrivel que pareça tambem tenho aula da html ,vou começar php tenho conhecimento em criações de web sites e aprendendo blogs!Bom minha finalidade não era essa area mas estou gostando muito dessa area de designer.Bom gostaria de saber se nessa area tem como eu trablahar fazendo meus projetos em casa?

    Responder
    • Fabio Lobo

      Sim, Amanda, mas ter uma experiência em agência é bastante válido pra “ganhar forma” e aprender com outros profissionais!

      Responder
  • Evandro

    vlw..gostei muito da pagina …vou começar a fazer o curso de web designer moro no PR mais o projeto e lah de SP…inton é mt caro mais consegui uma bolsa de 80% …e espero q eu nao me arrependa do q estou fazendo…mais vou levar mt a sério…..O curso é do progama Estudante Emprendedor do PPP (Progama de Preparaçao Profissional)…ñ seih se vc conheçe …mais vlw pelas dicas.. xD

    Responder
  • Mara

    Olá, li sua página e achei muito interessante.Sou artesã,tenho uma lojinha virtual e um blog e sempre estou tentando melhorar o visual deles.Pensei em fazer um curso na faculdade de Web designer,mas tenho duas dúvidas:
    Primeiro não pretendo entrar nesse mercado,quero apenas para uso próprio pois minha profissão me satisfaz e depois tenho uma idade avançada,50 anos,apesar de ser muito ativa e ler bastante tb sobre todos os assuntos.Meu interesse seria aprender sobre desenho vetorial,como fazer a arte e por no blog.Minha família me apoia mas gostaria muito saber a opinião de alguém que entende realmente do assunto.Ficarei grata,se puder me responder.

    Responder
    • Fabio Lobo

      Mara, assim como várias outras profissões, mesmo como hobbie, o web design demanda tempo de prática e estudo. Como você já tem uma profissão e gosta do que faz, a meu ver é mais válido você buscar por um curso que amplie seus conhecimentos na sua área e contratar um web designer para prestar serviços para você. Não estou tentando me vender, só defendo a ideia de que um profissional focado tem muito mais a oferecer. ;]

      Responder
  • analucia

    o que eu preciso saber pra começar um curso de web design ?

    Responder
    • Fabio Lobo

      Nada, Ana! Um curso bom de verdade vai te ensinar tudo. ;]

      Responder
  • analucia

    brigadinha!

    Responder
  • Ricardo

    Eu faço curso de web design na Nuclemig, (sim eu sou de Minas Gerais). E tenho 13 anos, vc acha que estou começando cedo de mais? Eu me interecei em fazer o curso quando surgil a oportunidade na escola.

    Responder
    • Fabio Lobo

      Nunca é cedo pra começar a aprender, Ricardo!

      Responder
  • Dani Ribeiro

    cara …..acho que descobri minha area !!!

    Responder
    • Fabio Lobo

      Corre atrás e depois conta pra gente! :D

      Responder
  • Aline

    Olá,

    Atualmente possuo curso técnico em informática e atuo na área de desenvolvimento de sistemas, porém de uns tempos pra cá venho me interessando muito por photoshop, que é meu maior hobe. Amo passar o tempo editando fotos e fico encantada quando vejo os web designers da minha empresa trabalhando, acho tudo muito lindo e morro de vontade de aprender.

    Estou com uma imensa dúvida, criatividade é algo que se desenvolve? Não sei desenhar, e não sou muito criativa. Eu conseguiria desenvolver algo? Eu tenho chances de ter futuro na área ou o fato de não saber desenhar e não ter tanta criatividade me impediriam?

    Responder
    • Fabio Lobo

      Aline, criatividade é como um bichinho virtual: você deve alimentar, dar atenção… o que mais se faz com um bichinho virtual mesmo? Enfim, há vários exercícios de criatividade, e só quando eu fiz EPA que eu descobri como desenvolvê-la. Ser criativo é, basicamente, voltar a ser criança.

      Interesse já é o bastante para se dar bem em algo – vai lá e arrisque-se, quem sabe essa criança não está dormindo aí dentro, doida pra ser acordada logo?

      Responder
  • Jessica

    Muito bom o post esclareceu algumas duvidas que tinha,pois eu comecei agora o curso de web, e me bateu uma duvida será q continuava ou não, pois estou tendo algumas dificuldades pra aprender o bendito photoshop. O professor é muito bom, e escola (Datacomp Londrina) indica pra estágios e empregos, isso ajuda muito!

    Responder
  • T.Paulinha

    ola! parabens adorei..
    tenho uma curiosidade e gostaria que voce me responde-se para ser um web design e preciso saber desenhar?
    espero sua resposta

    Responder
    • Fabio Lobo

      Olha, não existe design sem desenho (até porque design significa desenho, né?).

      Você não precisa saber desenhar um filme da Disney, por exemplo, mas precisa saber se virar com o lápis e o papel, pois tudo começa com esses dois. ;]

      Responder
  • Pedro Salles

    Cara, muito bom seu blog, esclareceu a maioria das minhas dúvidas relacionadas ao assunto

    Responder
    • Fabio Lobo

      Que bom, Pedro! Eventualmente eu posto mais artigos sobre o assunto, fique de olho! ;]

      Responder
  • Cainan Pedro

    olá Fabio , cara gostei muito do seu site vou seguir suas dicas tirou algumas dúvidas minhas então cara eu tenho 16 anos e quero ser um Web Design já estou formado em flash mais assim cara minha professora me pediu pra fazer um site e eu vou usar o Dreamweaver mais o pior q eu nao manjo muito mais vou estudar muito pra eu conseguir ser uns dos melhores web designers e cara queria saber qual é melhor opção eu trabalhar em uma empresa ou eu mesmo fazer particularmente ? como minha professora falou pra mim que ela conseguiu ganhar R$ 1.200.00 em uma semana e eu espero que eu seja capacitado pra fazer esse tipo de serviço !
    Obrigado pela atenção !

    Responder
    • Fabio Lobo

      Cainan, não entendi essa parte: “minha professora me pediu pra fazer um site e eu vou usar o Dreamweaver mais o pior q eu nao manjo”. Mas você não teve aula? Se não, é melhor procurar por outro curso, mas o importante não é saber usar a ferramenta – é saber pra que usar. Estudar conceito e boas práticas, por exemplo, é obrigatório.

      Por enquanto foque em aprender e rale bastante nisso, ainda é cedo pra pensar em um trabalho e em um salário. ;]

      Responder
  • Geovanna Costa

    Olá, gostei muito dessa matéria. Trabalho há 4 anos em site do governo do estado da Bahia , onde durante esses anos sempre busquei atualizar as ferramentas de criação e atualização do site desenvolvido por mim. Infelizmente não existe mais possibilidade de crescimento nesse local e a remuneração não tem possibilidade de aumento. Gostaria de saber se essa é a realidade do mercado atual, pois ganho em torno de R$ 1.200,00. Venho pensando também em montar minha empresa será que devo investir nesse mercado? Desde já muito obrigada, e continuarei acessando seu blog.

    Responder
    • Fabio Lobo

      Depende do que você faz, Geovanna. Em SP, um web designer jr ganha mais ou menos esse valor.

      Montar uma empresa depende de muitos detalhes, eu não posso falar se é uma boa ou não porque desconheço o mercado dessa região, não sei como é sua experiência na área e se você tem um bom networking, por exemplo. O ideal é adquirir experiência em outros trabalhos e não parar de estudar nunca.

      Responder
  • Rafael Marcelo

    Para entrar em uma agencia é preciso ter superior ou tecnico ,ou quem estuda muito em casa e manda vê tambem tem uma chance?
    Eu queria Conseguir entrar em uma agencia mas não sei como conseguir ?

    Responder
    • Fabio Lobo

      Rafael, algumas agências pedem ensino superior – que é importante para todo profissional por conta do conteúdo. De resto, você precisa do básico: Currículo e portfolio.

      Responder
  • Neto

    Olá, muito boa a materia, gostei muito

    Sou web e sei bem xhtml css, porem meus clientes querem gerenciador de conteudo, como posso fazer?

    Obrigado

    Responder
  • Janaina Carvalho

    Olá adorei o texto me ajudo bastante a entender esse mundo fiz um semestre de Marketing sai pois fiquei grávida meu filho hoje tem 1e 10meses coloquei ele numa creche e estou fazendo o curso de web Designer ! obrigada pelo texto

    Responder
  • Luzinete

    Olá!
    estou começando um curso tecnico no senac e pretendo terminá-lo.
    Adoro cores, gosto de brincar com minha criatividade.
    A pergunta é: Há uma forma de fazer juncão do curso TI com wabdesigner ?

    Responder
    • Fabio Lobo

      Depende, Luzinete! Qual é a sua intenção?

      Responder
  • Maria Paula

    Olá

    Adorei o post, você esclareceu muitas dúvidas, eu quero entrar para esta área, acho muito legal por tudo que já li.
    só que não quero ir de CARA pra facul entende ? tenho 20 anos eu seeei que já estou velha rs mas antes tarde do que nunca né ?
    Antes de ir para a facul (designer gráfico/ Web Designer) quero conhecer a area e por isso optei por um curso no SENAI
    é um curso de 160 horas aos sábados acho que vou conhecer a area assim né se eu gostar e levar jeito eu faço a facul.

    A pergunta é a seguinte, eu particularmente amo arte mas não sei desenhar a mão isso é um problemão para esta área ?

    e só mais uma ….

    Esta minha forma de pensar sobre primeiro conhecer a area com um curso básico e depois ir para a facul é algo legal ou perca de tempo ?

    Beijos ;*

    Responder
    • Fabio Lobo

      Maria, eu entrei na faculdade aos 23 – nunca é tarde demais!

      Saber desenhar a mão não é imprescindível, mas é um diferencial que vai te ajudar bastante. Muita gente diz que não é necessário, mas eu vejo como algo importante porque tudo sai do papel.

      Sobre curso/faculdade, tudo o que eu tenho a dizer está no item 10. Quem sabe terminando a faculdade eu tenha uma opinião formada sobre o assunto?!

      Valeu!

      Responder
  • Tiago Reis

    Fabio to querendo fazer webdesing com um professor particular disse que em 3 meses da pra aprende o que vc achar?
    e depois de webdesing qual outro devo fazer pra me especializar vlw

    Responder
    • Fabio Lobo

      Se o professor for bom, acredito que em três meses você aprende bastante coisa, mas nada muito além do básico. Eu, por exemplo, estudo essa área há quase uma década. ;]

      Responder
  • gabriel

    olá,meu nome e gabriel,sim como mostra ali em cima^^ né.
    Eu não tenho nenhuma formação e designer nem e computação gráfica mais eu já sou muito avanssado na tecnicas de
    computação,principalmente nas arias gráficas eu não tenho nenhum compravante de curso mais eu queria saber se existe uma possibilidade de eu tira um comprovante ou diploma oline de disigner grafico ou webdesigner !!

    Responder
    • Fabio Lobo

      Gabriel, até onde eu sei comprovantes servem para comprovar que você fez um curso em específico ou assistiu a uma palestra, por exemplo, e diplomas também são certificados de que você se formou em tal área. Tirando isso é falsificação, que é crime. Um certificado/diploma não vai fazer você melhor.

      Você disse que é bastante avançado em técnicas de computação, mas não deixei de perceber que você errou o endereço do seu blog (de forma estranha, diga-se) e até mesmo o seu e-mail – isso sem contar os erros de português. Então, fica a reflexão: você acha que estudou o bastante? Eu estudo essa área há quase uma década e ainda não estou satisfeito. ;]

      Responder
  • Pedro Castilho

    Apesar de serem áreas com modo de atuação diferentes, o web design é um derivado do design gráfico, já que inclui estudos de teoria das cores, tipografia, história da arte, semiótica, diagramação, e principalmente ergonomia, que também são estudados no design gráfico, afinal, é uma composição visual. Assim como o processo de criação de um projeto gráfico, o processo de web design segue o mesmo padrão: Briefing + Pesquisa + Conhecimentos visuais = Projeto.
    Acredito que uma formação superior é primordial nessa área, já que o conhecimento teórico de projeto em design não é ensinado em pequenos cursos de web design. Não adianta de nada saber html, css, programação e photoshop, sem o conhecimento teórico que uma boa faculdade vai ensinar, para fundamentar o projeto, caso contrário, seremos eternos sobrinhos.

    Responder
  • Leandro

    Olá Fábio, primeiramente muito bem explicado esse seu post, me formei em Design Digital e coisas ditas por você aqui, infelizmente não retratam no dia a dia de aulas, enfim, tenho muita dificuldade em programação de sites, trabalho com PS e um pouco de Illustrator para criações, é normal isso, existe setores de criação somente, ou realmente a programação é um fator chave para ingressar no ramo de web.

    Responder
    • Fabio Lobo

      Leandro, há áreas só de criação sim. Porém, ter uma noção de front-end é sempre bom!

      Responder
  • Eduardo

    Tire uma dúvida para mim.

    CSS = “programo” bem
    PHP = programo bem
    Gráfico = péssimo
    Usabilidade = bem
    MySQL = só através do phpmyadmin

    o que vc acha do meu perfil á ser seguido: Web Designer ou Programador?

    Grato, Eduardo.

    Responder
    • Fabio Lobo

      Eduardo, Web Design é uma profissão focada essencialmente em design (para web, é claro), algo que você não chegou a citar na lista. Então, você já respondeu parte da sua questão; respondê-la por completo só quando você estiver seguro e satisfeito em relação ao seu trabalho. ;]

      Responder
  • Bruna

    Muito obrigada, irei fazer isso mesmo *-*

    Eu não achei o preço no site poderia me falar? Já que eu queria muito mesmo ser Web Desing, ah eu ainda não pensei no que vou por no meu site mas talvez vai ser de animes e mangás! E um pouco de japones também, espero que seu site continue crescendo Fabio

    Responder
    • Fabio Lobo

      Bruna, confesso que não entendi suas dúvidas (Qual preço? E qual a relação com web design e animes/mangás?). Mas obrigado pela última parte! ;D

      Responder
  • Guilherme Diniz

    Olá Fabio .
    Surgiu opurtunidade de fazer webdisig profissional eles oferecem isso não sei se seria bom pra usar futuramente por isso resolvi lhe pedir olha vou citar a baixo o que eles oferecem .
    HTML6,DREAMWEAVER CS4,FLASH CS4,CORELDRAW X4,PHOTOSHOP CS4,PHP e WEBDESIGN AVANÇADO.
    Não sei muito dessa área ,mas se pudesse me responder ficaria muito grato obrigado pela atenção .
    Guilherme Diniz .

    Responder
    • Fabio Lobo

      Guilherme, não entendi: isso é um curso ou uma vaga de emprego?

      Até onde sei, HTML6 não existe. PHP não tem nada a ver com web design, e “Web Design avançado” eu não faço ideia do que significa.

      Se for um curso, procure sempre por cursos confiáveis, como Senac. Abaixo disso é praticamente jogar dinheiro fora. ;]

      Responder
  • Guilherme Diniz

    Fabio,é um curso .
    No papel dizia que tinha html 6 e os outros programas .
    Só. que eu tenho um tio que é programador é faz site tanbn e ele me disse que tem html 6 e eu não. entendo muito disso por isso resolvi perguntar mais obrigado ai Fabio.

    Responder
  • Bianca Gottardi

    fabio primeiramente adorei tudo q colocou muito bem explicado!*——*
    Mas mha pergunta é a seguinte Tenho 16 anos estou no 2ºano E.M pensei em fazer publicidade mas também gostaria de fazer WEB DESIGN pergunto se trem como consiliar as duas coisas o que você pensa sobre isso???

    Desde já obrigada bjs e abraços!!!

    Responder
    • Fabio Lobo

      Depende, Bianca. Se você precisar trabalhar pra bancar os dois cursos, acho que você vai acabar perdendo em algum ponto por não ter tempo o suficiente para se dedicar. Mas se seus pais, por exemplo, forem bancar os cursos, com dedicação você consegue levar tudo numa boa.

      Eu estudei web design por conta própria quando eu ainda estava no ensino médio, e hoje em dia trabalho com web design e desenvolvimento enquanto curso Publicidade e Propaganda.

      Responder
  • Henrique

    Olá Fábio, primeiramente quero parabenizá-lo pelo artigo, me tirou bastante dúvidas. Já sobre meu caso é que eu pretendo começar um curso de Web Design no Senac no próximo ano, bem, eu não sou um expert na informática mas sei algumas coisas e pelo que me disseram e li aqui também, não é preciso saber muito já que no curso te ensinam. Quanto a faculdade eu andei pesquisando e vi que muita gente cursa Sistema de Informação, será que é uma boa?

    Responder
    • Fabio Lobo

      Depende do por quê que eles cursam Sistema de Informação, Henrique. Como eu disse no post, sou suspeito a falar de Programação, então acho melhor você tirar sua dúvida com os professores do Senac, mesmo.

      Responder
  • Bárbara

    Olá! Parabéns pelas explicaçoes.
    Estou querendo fazer o curso de web Desing de nível técnico. Sera que é reconheçido mesmo, ja que temos profissionais de nível superior? da para trabalhar como autônoma?
    Obrigado!

    Responder
    • Fabio Lobo

      Bárbara, desconheço curso superior de Web Design – só conheço Design Industrial, acho que Web Design em específico não tem graduação. ;]

      Responder
  • Aline

    Olá Fábio,

    Sou geocientista e gostaria muito de aprender a utilizar as ferramentas de design gráfico em apresentações, desenhos. Acha que o illustrator, indesign e photoshop são boas ferramentas? Preciso fazer um curso específico, ou com apostilas eu consigo? Um curso aqui em niterói, está custando 50 hora/aula. Obrigada

    Responder
    • Fabio Lobo

      Aline, essas são AS ferramentas! Quanto a cursos, eu não fiz nenhum só pra aprender a mexer nessas ferramentas, mas sempre que elas foram/são citadas nos cursos que eu faço, aprendo coisa nova.

      Responder
  • Phany Reis

    Gostei demais de web designer, mas a dúvida ainda é constante. Já fiz vários testes vocacionais e cada um dá uma área diferente, é de jornalismo á medicina. Tô surtando aki! Me dá uma dica ae pra tentar encontrar um bom curso. Bjinhos

    Responder
    • Fabio Lobo

      Quem fez cursos na área vai saber te indicar melhor, Phany. ;]

      Responder
  • Jessica

    OI Fabio,,,primeiramente parabens pelo post…adorei.
    so queria tirar uma duvida?eu adoro criar coisas inventar…e faco muito montagens de multimidia(video de fotos)..eu qeuria saber se eu for fazer uma faculdade de web desgner?tem um pouco a ver com isso?pelo fato de eu ser bem criativa……???
    Obrigada.!

    Responder
    • Fabio Lobo

      Jessica, você precisa ver o conteúdo do curso que você tem interesse pra ver se tem a ver com o que você gosta de fazer. Por exemplo, montagens multimídia não tem muito a ver com web design (e também ainda não ouvi falar de uma faculdade de web design, apenas cursos técnicos).

      Responder
  • Jessica

    Então a onde eu moro existi sim…faculdade de web designer…então o que posso fazer?:?pois queria mesmo era se formar em alguma coisa parecida,,,fazer sites,videos,,e tambem minha vontade é montar uma equipe para tirar fotos filmagens album,,sabe?que fazem por ai?so que eu nao sei se pra isso existe cursos?claro concerteza tirando o curso de fotografia ne..mais sera que existi um para aprender fazer essas coisas?montagens para album e etc?sera que eu fazendo uma faculdade de web,depois eu posso me encaminhar pra fazer outras coisas,,,parecida com essas que estou querendo.!!????

    Responder
    • Fabio Lobo

      Não sei bem ao certo, Jessica. Você chegou a pesquisar por esses cursos? Porque como eu disse no post, eu não cursei nada na área. ;]

      Responder
  • Thiago Pereira

    Eu faço web designer em uma escola técnica (Prepara) é muito bom o cursinho lá!

    Responder
  • Luiz Henrique

    Olá cara,
    Primeiramente queria elogiar o post esta muito bom mesmo!
    Depois queria falar que tenho 14 anos e ja vi que a aréa de computadores e meu forte, principalmente Web design, ja fiz varios Layouts e Banners de graça por ai, gosto mesmo do trabalho, eu tentei entrar numa gráfica mais so que o cara mim mandou pastar, nem olhou meu Portofolio.
    Queria algumas dicas, e recomendações…
    Flw

    Responder
    • Fabio Lobo

      Luiz, todas as minhas dicas estão nesse post e em links dele, mas sugiro que, se você quer trabalhar com web design e se acha qualificado para tanto, procure vagas em agências digitais ao invés de gráficas. ;]

      Responder
  • Mariana

    Oi. Eu gostei bastante das dicas mas memso assim ainda estou com duvidas.
    eu gosto bastante de mecher com criacoes e por isso resolvi fazer o curso de web design.
    eu gostaria de em quais sao as areas que eu poderia utilizar o curso, ou em que area eu poderia trabalhar.
    e tambem queria saber o que as pessoas acham sobre o curso da s.o.s , se o um curso e bom e se vale apena.
    Obrigadaaa!!

    Responder
  • jean bruno

    Fabio , cara eu nunca fis nenhum curso de informatica tudo q eu sei eu aprendi sozinho , aprendi a usar o photoshop e o sony vegas pro 11 só pesquisando na internet agora ganhei o curso de web designer no senac mas não sei usar ou não tenho muita experiencia em word , Excel e power point . oque eu devo fazer , posso começar o curso assim mesmo ou devo procurar me especializar nesses programas primeiro . aguardo a sua resposta .

    Responder
    • Fabio Lobo

      Jean, aplicativos do Office não são usados por Web Designers. Só usamos softwares voltados a design e desenvolvimento.

      Responder
  • Freelancer Webdesign

    Adorei o post. A vida de webdesign não está muito fácil. Hoje temos uma concorrência muito maior do que a demanda as vezes. Os clientes nem sempre valorizam o trabalho, pois existem mão de obras muito baratas de boas e pécima qualidade.

    Responder
  • johabh de brito cruz

    ola fabio. eu vou começar um curso agora de web designer,mas o que eu quero mesmo é criar jogos,programação etc.. qual é sua opnião e qual curso se faz para criar jogos.

    Responder
    • Fabio Lobo

      Você devia fazer um curso focado em criação de jogos!

      Responder
  • J. Santiago

    Cara estou numa dúvida cruel: Curto muito a área de web designer mas aqui onde moro não tem nenhum curso ou faculdade específica nessa área. Você acha que o curso de Sistemas de Informação é uma boa pra quem quer trabalhar como web designer ou o curso tem um foco muito diferente dessa área?

    Responder
    • Fabio Lobo

      Na grade desse curso de Sistemas de Informação constam matérias focadas em web design, Santiago? Caso negativo, não vale a pena. Se você quer fazer web design, deve buscar por cursos focados em web design. ;]

      Responder
      • J. Santiago

        Tipo, nele a gente tem matérias de programação… aprendemos java, programação pra web em geral tbm onde a gente aprende php, html e outras; banco de dados, tem matéria de computação gráfica e multimídia, além de dar uma boa base em lógica. Agora a parte de “design” o curso não desenvolve, no caso eu teria que complementar minha formação com cursos profissionalizantes.

        Responder
        • Fabio Lobo

          Sendo assim, aí vai do que você quer seguir e quais experiências quer ter!

          Responder
  • Dudu Barbosa

    Oi cara, belas dicas gostei bastante mesmo…
    Mais aí, se você é auto-didata pq Você não passa algumas das suas fontes de estudo, tipo os livros que leu, os sites que viu, as vídeo-aulas que assistiu…. essas coisas.
    Me ajudaíííí quero ser um web designer mais sem saber pelo que procurar fica difícil, por isso peço sua ajuda. Até mais…

    Responder
    • Fabio Lobo

      É muita coisa, Dudu. Então, eu faço isso aos poucos, em formato de posts. Conforme você vai navegando pelo blog, vai vendo as dicas.

      Mas em uma pesquisa rápida na internet você já encontra tudo e mais um pouco, vai por mim – foi assim mesmo que eu – e outros auto-didatas – cheguei onde estou! :D

      Responder
  • Rodrigo Resende

    gostei bastante deste website, você deve ser muito bom msm, eu estou começando a seguir nesse ramo de web designer, creio q vou ser um cara muito conceituado e renomado, pois tenho muito talento em desenho, e tenho 1 imaginação ilustre, valew pelas dicass..!!!

    Responder
    • Fabio Lobo

      Isso aí, pensamento positivo! :D

      Responder
    • Janio Sarmento

      Trm tudo pra ser um excelente profissional, só falta aprender a escrever corretamente.

      Responder
  • Daniel Vieira

    Faço faculdade de Produção Multimídia na PUC-MG, o curso é ótimo, tenho aulas de produção web onde aprendemos noção de php, css3, html5, Java dentre outras linguagens, além da que eu considero a melhor matéria do curso que é comunicação visual, nela aprendemos a dominar ferramentas de edição e criação com Photoshop, Corel Draw, illustrator, dentre outras. O curso é ótimo e eu recomendo para todos os que estão pensando em seguir na área de Web Designer.

    Responder
  • Ramilson de Sousa Santos

    WEB DESIGN minha + nova paixao na qual eu ñ vou desister .

    Responder
  • Fabricio Augusto

    então Fabio tenho apenas 15 anos e vou fazer um curso de web design .. Mas vou confessas Naum sei naada ainda , so sei qe é criaçao de sites , de logotipos e ettc .. Voce acha qe com esse curso posso aprendeer e ter Um futuro ? ou é uma Pessima ideeia .. O site é notta 10

    Responder
    • Fabio Lobo

      Fabricio, normalmente fazemos cursos pra aprender! Sendo assim, aprender você vai (o que vai depender da grade do curso), mas em relação ao futuro depende só de você e de seus esforços.

      Responder
  • Mariana

    Eu gostaria de seguir o curso de web designer, mas eu não gosto de designer, será que é melhor desistir deste curso por não gostar de designer?

    Responder
    • Fabio Lobo

      Eu acho que não entendi sua pergunta. Você tem algo contra os designers ou está querendo saber se deve fazer o curso de algo que você não gosta?

      Responder
      • Mariana

        Eu não tenho nada contra os designer, mas queria saber se tenho mesmo de seguir o curso de designer

        Responder
        • Fabio Lobo

          Mas você disse não gostar de designer. Se você fizer um curso de designer, você será uma designer! Daí você não vai gostar de você mesma. ;[

          Responder
  • amanda

    Fabio qual a relação de um Web Designer com a computação Gráfica?

    Responder
    • Fabio Lobo

      Amanda, Web Design é uma das “vertentes” da computação gráfica. A computação gráfica em si é extremamente abrangente; web design é o design focado para a internet.

      Responder
  • Sammy

    Olá Fábio, gostaria de saber se é essa a profissão que sabe fazer aquelas imagens tipo no PaintTooll Sai, photoshop, e etc. Q sabe criar aquelas imagens de jogos, que parece que é real coisa do tipo . Desde já agradeço . Bjs

    Responder
    • Fabio Lobo

      Sammy, Web Design é design para a web. O que um web designer faz está detalhado no post. ;]

      Responder
  • Rafael

    Eu gosto muito de fazer edições em programas como o Vegas, Photoshop… e coisas do tipo.. porem nunca fiz nada profissional, eu poderia seguir como Web Desiggner?

    Responder
    • Fabio Lobo

      Todo mundo que estudar pra ser Web Designer pode sê-lo! :D

      Responder
  • Nathan Vieira

    Ola Fábio, tenho 22 anos e ja nao sei ao certo o que devo fazer de cursos. Bom sempre gostei muito de mecher em computadores, redes, as vezes começo a fuçar e tentar fazer algum site, pois eu gosto. Porem atuo numa area totalmente diferente, faço faculdade de logistica, só que nao me sinto realizado com o que eu faço. Será que ainda está em tempo de eu fazer um curso de web designer, e qual o prazo medio de um curso desses?

    Responder
    • Fabio Lobo

      Nathan, como você pode ler no texto, eu sou suspeito a falar de cursos e faculdades. Mas se ajuda, eu tenho 25, já fui marceneiro e ainda não parei de estudar. ;]

      Responder
  • Matheus Ailton

    Excelente post! eu Recomendo os cursos do Bruno Avila esse cara é muito muito mesmo!

    Responder
  • Caroline Gonçalves

    Olá Fabio, muito bom seu trabalho nesse site, achei bem interessante o post dizendo a diferença das duas profissões pois pensava em fazer as duas, mais ainda estou um pouco na dúvida

    Responder
    • Fabio Lobo

      Normal, Caroline! Converse e leia um pouco mais sobre o assunto até ter certeza! :D

      Responder
  • iKyohaAmvs

    eae eu tenho 15 anos e fiz um curso de web desiner qando tinha 12 anos fiz 2 anos de curso mas dp q acabei o curso eu nao sabia onde procurar emprego até pq ningem ia qerer uma criança kkk mas enfim ja tenho 15 qeria uma dica de como achar enpregos e se eu poderia criar uma microempresa flw se puder me ajudar

    Responder
    • Fabio Lobo

      Cara, com essa idade acredito que você não irá conseguir um emprego formal. Acho que só rola a partir dos 17, mas não tenho certeza.

      De qualquer forma, 2 anos é pouco. Estude mais, aprenda mais e fuce mais. Quando chegar a hora certa você vai manjar bastante!

      Responder
  • Morgana Manoela

    Olá Fábio, Muito instrutivo o post. Eu sou da saúde mas adoro tratar com comunicaçãos nas horas vagas. Fiz inscrição pra Curso de Web Desinger – Pura Necessidade… Não que não confie em quem é profissional, mas porque quero aprender mesmo. As Aulas não começaram. Então tenho medo de Ficar “Voando ” porque estou começando do zero. Há algo de muito especifico que preciso ver antes ??

    Responder
    • Fabio Lobo

      Depende, Morgana. Se o curso não tiver pré-requisitos, você vai aprender tudo. Se tiver, você precisa se informar quais são, daí é só dar uma pesquisada antes.

      Responder
  • Clécia Cabral

    Olá Fabio!
    Esto precisando de uma ajuda.
    #URGENTE
    Preciso contratar um profissional em web designer em Niterói, poderia me indicar.
    Aguardo o contato.
    Abraços.
    Clécia Cabral

    Responder
    • Fabio Lobo

      Não conheço nenhum Clécia! ;\

      Responder
  • Paulo cesar

    Muito bem explicado Fabio agradeço!!! me ajudou muito!!,meus amigos falam que é difícil encontrar empresas ou agências de web,pois tenho somente o curso técnico não tenho a faculdade e estou em busca do emprego na área,minha preocupação é a seguinte questão,meu propósito é adquirir experiência em uma agência,a duvida é… consigo encontrar uma agência,somente tendo o curso de web,sem ter faculdade?
    abraço!!

    Responder
    • Fabio Lobo

      Sim! Eu mesmo não tinha faculdade quando comecei a trabalhar.

      Responder
  • Beyla

    E ae fabio, adorei seu post! Eu estou no sexto semestre do curso tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas, me formo final desse ano. Me identifico bastante com a área e pretendo investir em design para mobile, é uma área que está crescendo no mercado cada dia q passa. Valeu pelas dicas! Sucesso!

    Responder
  • Diogo

    Ótimo post Fábio. As vezes faço alguns sites aqui na região de sorocaba, uma grande dificuldade é o preço porque existem muitas variáveis que podem interferir no valor final. Afinal, você conhece alguma tabela, site, ou tals, onde nós webdesign possa visualizar valores de referências de quanto cobrar. Já ví alguns manuais como Apadi e tal, porém os valores são extremamente altos.

    Responder
    • Fabio Lobo

      Eu ia justamente citar a Apadi, Diogo! Mas nosso trabalho é criativo – a gente vende solução, não produto. Produto tem preço fixo e pode ser tabelado, já solução nunca é a mesma pra todo mundo.

      Responder
  • Andressa

    Olá Fábio, tenho algumas duvidas se sigo ou nao a carreira de designer. Você acha que mulheres nesse ramo de web designer é desfavorecida? As empresas preferem homens ou isto nao é levado em conta?
    Se eu fizer uma faculdade de design e me especializar em determinada área com mestrado, eu teria chances de ter um salario acima e 4; 5 mil? Porque querendo ou nao, dinheiro é o que paga as contas, porém eu admiro a criação de um designer e me interesso muito pela área.

    Responder
    • Fabio Lobo

      Andressa, conheço muitas mulheres nessa área.

      E conheço muita gente formada em qualquer área que ganha menos do que isso, assim como conheço muita gente sem formação que ganha mais. Acho que vai de cada um, né?

      Responder
  • Samuel

    Eu vou começar um Curso de Web Designer no Cebrac e queria saber a tempo o q levar para começar esse curso.
    Algo como um bloco para anotar as coisas? Ou algo assim.
    Se vc poder responder valeu.

    Responder
    • Fabio Lobo

      Samuel, você procurou se informar no curso em si?

      Responder
  • Rafaela Carvalho

    Boa noite.
    Eu desde pequena desenha a mão, livre . Sempre fui apaixonada por cores, desenhos, artes , até que um dia ganhei um curso de Web Design pelo meu irmão, envolvendo o mundo da tecnologia, na escola Impacta em São Paulo – Paulista. Eu indico, além de avançado, você aprende muito. Desde então, meu sonho sempre foi fazer Design Gráfico, e hoje estou fazendo faculdade na área, e pretendo aperfeiçoar na área de fotografia também. Quero aprender de tudo um pouco, rs …

    Responder
  • Mariana Dantas

    Olá, Fábio! Meu nome é Mariana, tenho 15 anos e estou pensando em talvez seguir a carreira de web designer. Ainda não sei exatamente se é isso que eu quero, pq antes eu queria ser desenhista, e ainda gosto muito de fazer isso. Mas me disseram que ser web designer tb entra um pouco na área de desenho, então eu resolvi pesquisar o que um web designer faz. Será que vc poderia me esclarecer isso? Preciso muito saber se envolve ou não desenho, pra que eu possa decidir qual carreira eu realmente gostaria de seguir.
    Aliás, agora estou fazendo um curso de HTML pelo site da Fundação Bradesco, que uma amiga minha que trabalha com TI me indicou. Estou gostando muito do curso, o que me faz querer ainda mais o Web Design.
    Enfim, espero que possa me responder, eu ficaria muito agradecida :)

    Responder
    • Fabio Lobo

      Oi, Mariana!

      Legal! Mas fiquei com a impressão de você não ter lido o texto, já que você quer que eu te esclareça o que um web designer faz… e o texto fala sobre isso. Quanto a desenhar, isso é um bom diferencial.

      Responder
      • Mariana Dantas

        Na verdade, Fábio, eu só queria que você me esclarecesse se web design envolve desenho, ou se envolve pouco ou muito, pelo menos. Acho que formulei minha pergunta de forma errada, desculpe se passei essa impressão.

        Responder
        • Fabio Lobo

          Entendi. Bom, como citei no comentário anterior, desenhar é um diferencial. Conheço vários web designers que não desenham!

          Responder
  • Guilherme

    Olá fábio, eu tambem sou auto-didata e acabo de aprender o HTML e CSS, e eu me identifiquei mais na parte de digitar cogidos, fazer a programação do site e irei iniciar a leitura de tutoriais de javascript agora e gostaria de lhe perguntar se eu conseguiria emprego ou um estágio no mercado de trabalho atual mesmo eu só sabendo mecher na parte da programação ( nada de criar layouts ), e tambem queria uma dica sobre qual linguagem seguir depois que eu dominar o Javascript, deisde já agradeço.

    Responder
    • Fabio Lobo

      Você sabe html e css, certo? Então você pode tentar um estágio como desenvolvedor front-end. Não se esqueça de fazer um portfolio! Sobre qual linguagem seguir depois de javascript, aí é com você.

      Responder
  • Mailton Rodriguez

    Olá Fabio sou Mailton Rodriguez e tenho 27 anos adoro criar sites sei um pouco de html4.0 css java xcript e html5, mas apesar de gostar muito não tenho isso como profissão só fiz alguns pra mim e pra amigos, ainda não me sinto seguro pois tudo que eu aprendi foi por apostilas de amigos e tutoriais da internet, tenho pouca grana e não posso pagar cursos de web designer, por isso queria te perguntar de qual maneira poderia tornar isso minha fonte de renda principal e se já com essa idade é possivel ainda sonhar com isso e se sim que caminho de estudos posso trilhar, grato desde já …

    Responder
    • Fabio Lobo

      Continue lendo apostilas e vendo tutoriais da internet. Principalmente pra se atualizar, já que html 4.0 é de 1998, se não me engano. Eu não fiz nenhum curso, só vi palestras e workshops (e depois de ter começado a trabalhar na área, só pra me aprofundar mais, mesmo).

      Responder
  • Jean

    Olá Fabio, sou Jean Santos, trabalho na área de tecnologia a quase 12 anos, bem meu primeiro contato com um computador foi em 1997 com curso basico windows e pacote office , depois fiz curso tecnico de informatica onde aprendi algumas ferramentas como html, Dreamweaver e fireworks , mas acabei trabalhando na area de suporte tecnico como helpdesk(manutenção de micro) e com monitoramento via sistema, hoje estou com 36 anos estou em interessado em ingressar no mercado web designer, estou fazendo curso ,mas vc acha que a minha idade pode atrapalhar ?

    Responder
    • Fabio Lobo

      Jean, vejo uma tendência de as empresas optarem por pessoas mais “velhas” porque o pessoal mais jovem não tem mais essa vontade de ficar um bom tempo em uma empresa – em 6 meses já tá procurando outra ou querendo trabalhar por conta própria. Não sei se idade tem a ver com isso e se é essa a solução, mas de qualquer forma eu não me preocuparia com isso.

      Responder
  • Janaina

    Olá , Fábio tenho uma dúvida grande rsrsrs ,pra fazer aqueles personalizados de festas é o web designer q tenho q fazer ? Obrigada

    Responder
    • Fabio Lobo

      Janaina, não entendi muito bem sua dúvida. Mas o que você procura está no texto? Se não, já sabe a resposta. ;]

      Responder
  • Leandro

    Olá fabio! Parabéns pelo site e obrigado por tirar dúvidas de nós novatos na área. Estou aprendendo hrml5 e css, e estou colocando em pratica o que estou aprendendo usando dw, tenho uma duvida, se conseguir me ajudar. Depois de uma pagina pronta, caso eu estivesse fazendo um trabalho para um cliente, qual seria o proximo passo e como que faz aquela parte que o cliente edita o site?, eu vi um esquema q vc passa um link pro cliente com login e senha e ele edita o proprio site. E tbm vc consegue me dizer quais os cursos principais para mim fazer? Quero trabalhar de freelancer e imagino q um freelancer faz quase tudo sozinho. Obrigado e mais uma vez parabéns, poucos profissionais que estao nessa area se interessam a mostrar o q vc mostra.

    Responder
    • Fabio Lobo

      Leandro, não sei se entendi muito bem sua dúvida, mas vamos lá: você precisa programar um CMS (ou utilizar um framework pronto, como o WordPress) para que o cliente consiga atualizar o site utilizando ferramentas amigáveis (ou seja, sem precisar mexer no código).

      Responder
  • Marcus Vínicius

    Fala Fábio, man queria saber se vc sabe qual o melhor curso pra trabalhar em Web Design… Só isto mesmo, se responder vai ajudar bastante vlww

    Responder
    • Fabio Lobo

      Mas eu passei um tempão escrevendo o post, que tem meus comentários sobre isso no item 10, justamente pra vocês não precisarem perguntar!

      Responder
  • Mateus Duarte

    Web Disigner Pode Cria personagens para jogos, eu não entendo muito

    Responder
  • Isabela

    Olá!
    Gosto muito de utilizar programas como o Corel Draw e o Photoshop para fazer folders, logos, cartões, e desenhos em geral. Já trabalhei mais ou menos na área em uma empresa de adesivos.
    Agora gostaria de fazer uma faculdade, mas estou perdida pois tenho dúvidas sobre qual é o curso voltado para a área que abrange tudo isso em um contexto só, e que talvez veja um pouco de marketing também.
    Seria design gráfico, marketing, publicidade? Sei lá!
    Poderia me ajudar? Obrigada.

    Responder
    • Fabio Lobo

      Bom, você citou tarefas de design gráfico… então a meu ver o curso tem que ser de design gráfico. Se você quer ver só “um pouco” de marketing e se o curso que te agradar não tiver nada a respeito, algumas escolas e faculdades fazem cursos de curta duração bastante completos sobre o assunto. Conforme citei no post, não tenho indicações pra fazer…

      Responder
  • Marcos Pauloh Tellem

    Eu estou em duvidas em que faculdade fazer , vc poderia me orientar por favor ?

    Responder
    • Fabio Lobo

      Sim: Não faça São Judas. Em breve escrevo um post sobre a Cruzeiro do Sul.

      Responder
  • Bets

    O que um web designer fas?

    Responder
  • Anne

    Oi Fabio!

    Bem, eu gostei muito do seu post, mas ainda possuo uma dúvida.
    Desculpe minha ignorância mas recentemente me inscrevi para um curso técnico “Produção de Web Sites” e estou insegura em começa-lo. Por quê? Bem… Eu não tenho nenhum conhecimento sobre a área. Não sei mexer em em seus programas (Photoshop, Adobe Dreamweaver, etc. Não conheço a linguagem html) e após terminar o curso gostaria de entrar em design digital. Mas como disse não tenho conhecimento, eu poderia começar o curso do zero mesmo assim ou procurar um outro curso sobre inicialização na área?

    Desde já, agradecida.

    Responder
    • Fabio Lobo

      Mas o curso pede como pré-requisito que você já tenha conhecimentos, Anne? Se sim, você poderá ter dificuldades, mas é só ver vídeos-tutoriais na internet.

      Responder
      • Anne

        Bem, não. O requisito é de apenas estar cursando ou ter terminado o ensino médio.

        Mas obrigada por me responder!

        Já salvei seu blog nos meus favoritos :)

        Responder
        • Fabio Lobo

          Então certamente vão ensinar tudo do zero! :D

          Responder
  • Joao

    ajudou muito obrigado

    Responder
  • kaliandra

    Olá Fábio,
    descobri seu Blog em função deste Post (“10 coisas que um web designer faz”) e certamente irei ler muitos outros conteúdos. Parabéns pela iniciativa de nos trazer informações relevantes.

    Quanto à minha dúvida, ela se refere aos termos: Web Design e Web Developer (que são comuns, e causam algumas confusões quando queremos procurar por um curso).
    [Gostaria de saber a diferença entre eles e qual o mais indicado para quem tem aptidão em estudar/trabalhar com a codificação (html, css, e suas variações…), ou seja, para quem tem interesse pelo Front-End.]

    ps: adoro ficar criando, projetando e codificando no NotePad++, para depois ver o resultado das minhas páginas fictícias… rs

    thnx, GL in RL

    Responder
    • Fabio Lobo

      Olá, Kaliandra!

      Na verdade o nome de cada termo já diz: Web Design (ou seja, design, criação) e Web Developer (ou seja, desenvolvimento, código)!

      Você será desenvolvedora front-end, mas tente fazer um curso de web design também pelo menos pra ter uma base e conceitos de design, assim o acabamento dos seus projetos ficará bem melhor.

      Obrigado pelos elogios! :D

      Responder
      • kaliandra

        ok Fábio, vlw pela dica ;)
        Vou procurar onde me aperfeiçoar, afinal, com tantas coisas na net, agente fica meio perdido… rs
        ps: eu tinha dúvidas pois vi cursos com os dois nomes, porém com grades muitos semelhantes.

        Responder
        • Fabio Lobo

          Legal! Espero que dê tudo certo e que você se dê bem na área! :D

          Responder
  • PATRICIA

    BOA TARDE MEU NOME É PATRICIA ESTOU AQUI PROCURANDO POR CURIOSIDADE VEJA SE VOCÊ PODE ME AJUDAR TENHO VONTADE DE TRABALHAR NA INTERNET SABER FAZEREM SITE TRABALHAR COM FILIADOS NA INTERNET SABER POSTA FAZER PROPAGANDA ALGUÉM ME DISSE QUE ESTE SERIA O CURSO QUE EU TERIA QUE FAZER VOCÊ PODE ME AJUDAR SOU TOTALMENTE LEIGA. DESDE JÁ OBRIGADA

    Responder
    • Fabio Lobo

      Patricia, não entendi muito bem o que você quer, seu comentário está meio confuso. Mas a primeira dica que dou é: desative o caps lock no seu teclado, não é amigável escrever tudo em caixa alta dessa forma. ;]

      Responder
  • André Vega

    Olá, cara estou com uma dúvida, fiz um design para web aquyi na agencia com o illustrator. Preciso mandar para um programador fazer o resto. Em qual formato envio para ele? JPG, PSD, EPS? Valeu!

    Responder
    • Fabio Lobo

      O formato que ele solicitar, André! Cada programador tem sua preferência.

      Responder
  • Alan

    Olá , primeiramente parabens pelo site e conteudo!
    Então eu amo criar sites mexer com HTML etc..pretendo iniciar um curso de web designer ainda este mês, mas a mulher de onde vou fazer o curso recomendou eu fazer um de informatica primeiro , ai que esta sei fazer bastante coisas no pc, alguns programas não sei nem pra que serve rs, acha que eu devo fazer o de informatica ou posso começar direto pelo web designer?

    Responder
    • Fabio Lobo

      Alan, ela explicou por que você precisa fazer um curso de informática? Se for curso de softwares voltados a web design, ok, mas curso de informática? É quase como pedir pra alguém fazer curso de mecânica antes de tirar carteira de motorista!

      Responder
  • Vinicius

    Olá. Gostei muito da matéria. Estou pensando em fazer uns cursos nessa área e estou com algumas dúvidas. Talvez vc possa me esclarecer. Eu pensei em fazer o curso no Senac – RJ e lá tem de Web Designer (200 horas) e Técnico em Computação gráfica (1000 horas). Eu gostaria de saber qual a diferença entre um e outro, já q a explicação do site deles não deixou muito claro. E tb se eu ainda tenho idade para fazer esse tipo de curso (eu tenho 27). Valeu.

    Responder
    • Fabio Lobo

      Vinicius, acredito que o curso de Web Designer seja mais focado na área, enquanto que o Técnico em Computação Gráfica é mais focado nos softwares. Posso estar enganado, então é bom bater um papo com alguém lá!

      Responder
  • Andrezza

    Olá, Fabio.
    Adorei o post, bem explicado.
    Estou pensando em fazer um curso de web design, para dar up na minha profissão, pois, desde setembro desse ano estou desemprega,tenho experiência em desenvolvimento de sistema para desktop(automação comercial) e necessito de voltar ao mercado de trabalho.
    obs: Aceito dicas de cursos também.

    Responder
  • Itaci

    A coisa é essa mesma: enquanto não legalizarem que páginas web tem de ser feitas somente por profissionais com ensino superior, casdastrados em um sistema (imaginário, tipo CRWD – conselho regional do web designer haha ou conselho federal ou regional de informática) então acontece a desses fdp de plantão destruírem uma profissão tão recompensadora como a do WD. 300 reais por um site é brincadeira meu.

    Responder
  • Dan

    Ola Fabio;

    Curti muito seu blog, cara eu tenho uma pequena duvida (grande rs) e quem sabe você poderá me ajudar
    Eu gostaria de me especializar em toda parte de criação de sites ( começo ao fim),irei cacar cursos na net mesmo, pois trabalho com eventos e necessito para divulgação realizar a montagem de diversos sites e blogs e atualizações dinamicas, já tentei e fiz os talz dos sites ja prontos webnode,wix e etc, mas creio que eles não ficam com o mesmo brilho de um site criado do zero
    Minha duvida seria, começar com qual curso ? html, css, csm ou começar pela parte grafica …..apesar que tenho noções de corel, photoshop e dreamweaver

    valew e parabens

    Responder
    • Fabio Lobo

      Fala, Dan!
      Cara, acho que o ideal mesmo é fazer os dois ao mesmo tempo. Até porque pra fazer o design você precisa ter noção do código pra entender o que dá e o que não dá pra ser feito. E você até pode fazer só a parte de código primeiro, mas sabendo design você consegue mais trabalhos — só design, nem tanto. Se você só puder fazer um dos dois agora, invista em front-end, porque pelo menos você pode ir se virando com templates até aprender design.

      E tenha em mente uma coisa: saber mexer em software não é ser designer! :D

      Responder
  • Pedro Henrique

    Olá Fabio estou em duvida do Curso de Web design do Senac de MGo curso tem duração de 2 meses e tem como Síntese do Programa
    Projeto de Websites
    Iniciação ao Web Designer
    Design para Internet
    Produção de Websites
    Criação de Gráficos para Web
    Produção FrontEnd
    Animação e Vídeo para Web
    Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo

    está no valor de 1,450 gostaria de saber se vale o investimento e se vc tem noção se o peso do diploma conseguiria me colocar no mercado ou não teria reconhecimento nenhum!

    Responder
    • Fabio Lobo

      Fala, Pedro!

      Depende do que eles descrevem em cada item do conteúdo. Dois meses me parece pouco tempo, a não ser que sejam todos os dias ou pelo menos 3x por semana.

      Senac é uma boa escola, sim, mas sinceramente não vejo muita gente pedindo diploma nessa área. Eu mesmo não tenho nenhum.

      Responder
  • Bruno Lopes

    Olá Fabio eu quero ser um WebDesigner para falar a verdade eu já me considero um, só que ainda estou no início já sei HTML e CSS estou iniciando agora no CSS3 depois vou passar para xHTML, Javascript, PHP e Mysql no meu curso utilizo Photoshop DreamWeaver Fireworks e futuramente outros softwares minha pergunta é já que vc é (somos) um auto-didata onde posso aprender de forma certa na net ? obrigado caso responder xD ;]

    Responder
    • Fabio Lobo

      Bruno, não entendi muito bem sua dúvida. Você diz que está fazendo um curso (logo, você não é auto-didata… e também ainda não é web designer!) e quer saber onde pode aprender “de forma certa na net”? Mas o que você quer aprender? E o que você aprendeu errado?

      Responder
  • Milene

    Olá Fabio, estou no ultimo semestre do curso técnico em administração e por meio de uma amiga que fez informatica na mesma escola, passei a estudar html e css. Estudo em casa mesmo no site da codecademy. Depois do curso pretendo fazer web design, gostaria de saber se conhece este site e se ele pode me ajudar a entrar em algum curso já tendo noção do que vou enfrentar? Estou adorando e até montando um site para treinar,e se conhecer sites que ensinem mais coisas referente a css, aceito indicações rs.

    Aguardo resposta.

    Responder
    • Fabio Lobo

      O codecademy é ótimo! Pelo menos o básico você vai aprender sim. O resto você vai pesquisando materiais complementares no google mesmo (até hoje o google é uma das minhas principais ferramentas de trabalho, haha).

      Responder
  • Raimundo Ricardo Gomes de Lima

    Sou escritor e gostaria de divulgar meus livros pela internet. O Curso de Profissional da WEB é o mais indicado?
    Grato, Ricardo

    Responder
    • Fabio Lobo

      O mais indicado é você contratar um profissional da área para fazer o serviço pra você, que é escritor :D

      Responder
  • Jean Carlos

    Olá, Fabio gostoria de algumas dicas para saber, como devo encarar o curso de web designer? Por que começo logo em breve.
    Obrigado!

    Responder
    • Fabio Lobo

      Jean, não entendi sua dúvida! Como assim como você deve encarar o curso de web designer? Encare com seriedade e vontade!

      Responder
  • Fernanda Klein

    Olá Fabio, muito obrigada pelos esclarecimentos.
    Tenho uma dúvida que talvez com sua experiência consiga me esclarecer…
    Quando criamos uma página, podemos utilizar imagens da web? Estas dos bancos de imagens do google por exemplo… Precisamos dar créditos como você fez aqui?
    Obrigada.

    Responder
    • Fabio Lobo

      Sim, Fernanda, sempre é recomendável dar créditos!

      Responder
  • Rodrigo Sousa

    Oi Fabio tenho 17 anos e estou perto de terminar meu curso de webdesigner.Faço curso na millenium formação profissional .Já sei HTML, CSS, PHP, e JavaScript aprendi em casa, e estou estudando agora jquery, queria saber se devo aprender outras linguagem pra me sair bem na carreira, e também, quais são os primeiros passos para ser um free-lancers e se dar bem no próprio negócio.

    Responder
    • Fabio Lobo

      Rodrigo, qual seu foco e o que você mais gosta de fazer? Tenha isso em mente e se especialize :D

      Responder
  • Rodrigo Sousa

    Na realidade mesmo, eu gosto da parte de programação que seria webmaster ou webdeveloper mas não acho cursos, onde moro só tem cursos de webdesigner. E estou tentando aprender pela internet o rumo da programação web, seria possível conseguir ou é só ilusão?

    Responder
    • Fabio Lobo

      É possível sim, Rodrigo! Inclusive é melhor que muitos cursos por aí, haha.

      Mas há cursos online também. A Alura é uma boa.

      Responder
  • Natalia

    Fábio vc é professor de designer??

    Responder
    • Fabio Lobo

      Não tenho nenhum aluno designer, Natalia! Não sou professor, só trabalho com design e desenvolvimento. ;]

      Responder
  • Wilbert

    Oi, Fabio, tudo bem?

    Gostei muito do seu post, esclareceu algumas coisas. Mesmo assim, ainda estou bastante perdido. É o seguinte: fiz dois cursos de Web Design há algum tempo, que no fim me ensinaram coisas que estão disponíveis online pra quem quiser. Me refiro às ferramentas básicas pra trabalhar na área. Mas não vejo nenhum curso abordar coisas que aparentemente são muito importantes, como por exemplo as etapas que antecedem o literal ‘por a mão na massa’ – por exemplo, só fui saber o que é briefing fuçando na rede, pra vc ter uma noção. Será que um curso que me ensine (ou me estimule a buscar) o motivo de aquele logotipo estar exatamente naquela posição e daquele tamanho ou aquele tipo de fonte ser o mais indicado pra página – e explicar e defender isso pra um cliente (sem falar os diferentes tipos de sites, etapas de processos criativos e etc) só é possível encontrar numa faculdade? E se sim, como será que os profissionais que não possuem isso estão lidando com as coisas no mercado de trabalho? Muitas perguntas numa só, eu sei. Mas acho que seria interessante você falar um pouco sobre isso num outro post.

    Sucesso pra ti!

    Responder
    • Fabio Lobo

      É verdade, Wilbert, a base teórica dessa área é uma lástima. Há muito pouco material sobre conceito & afins – se você der uma pesquisada até vai encontrar uma coisa ou outra, mas muitas vezes vai precisar extrair de outras áreas. Eu me formei em design de publicidade e publicidade e propaganda, pra você ter uma ideia.

      Vou anotar sua sugestão e assim que possível faço um post sobre o tema! :D

      Responder
      • Wilbert

        Pois é. Todas as pessoas que têm conhecimento dessa parte que eu conheço ou já vi algo sobre vieram do Design Gráfico ou da Publicidade/Propaganda. Tem um cara que achei pela rede, se chama Bruno Ávila, que tem uma proposta diferente quanto a isso, ele tem um curso online que se chama ‘Design Web’ (pra mostrar a prioridade, por isso se chama assim). Pelo conteúdo programático ele aborda puramente sobre essas coisas. Tem termos que eu mal conheço lá, tipo brainstorming (ok, ao menos já ouvi falar rsrsrs) e Gestalt, por exemplo. Mas fico meio na dúvida se vale mesmo a pena gastar dinheiro com isso ou não – mesmo não tendo encontrado uma única alma sequer que tenha algo pra falar contra ele ou criticando-o. Você conhece o trabalho dele? Se sim, sabe dizer se o que ele passa é confiável?

        Abraço.

        Responder
        • Fabio Lobo

          Não sei te dizer se é confiável… se for possível uma aula grátis, faça um teste! Mas eu pesquisaria blogs sobre o assunto porque certamente você vai encontrar material gratuito. Não tenho nada pra te indicar porque essas coisas eu aprendi no curso de design de publicidade.

          Responder
  • Wilbert

    Entendi. Obrigado por responder, seu site já está nos meus favoritos aqui. :)

    Responder
    • Fabio Lobo

      Valeu, Wilbert! Espero que aproveite o conteúdo! :D

      Responder
  • Olivia

    oi Fabio, tudo bem ?Gostei muito do post mas tenho algumas duvidas ,algumas faculdades oferecem o curso de design gráfico junto com o web ,seria melhor um curso mais especifico de cada um deles ,afinal você mesmo mencionou que no caso de design web precisa aprofundar conhecimentos na área de programação etc,qual você recomenda ?Como está o mercado nessa área ? É um trabalho que compensa depois de uns anos na profissão? É muito difícil optar por trabalho freelancer ?Você tem de desenhar muito em seu trabalho ?

    Responder
    • Fabio Lobo

      Bom, é fato que em muita agência o cara que faz sites também acaba fazendo panfletos, então conhecimento a mais nunca é ruim.

      Trabalho como freelancer quase desde que comecei na área e não sei desenhar (só o bastante pra fazer rascunhos) ;]

      Responder

Comente!

Espaço reservado apenas para comentários sobre o post. Então, se você deseja um orçamento, por favor, entre em contato para que possamos conversar.

Quem é Fabio Lobo?

fabio lobo

Sou eu! Quer saber ainda mais sobre mim?

Bom, a maioria dos trabalhos que faço — na área de web design e desenvolvimento front-end — é com WordPress, com foco em usabilidade, facilidade e performance (tudo isso com design responsivo, é claro!). Também sou fundador de outros projetos, como a WOWF e a FicaOn.

Quer saber mais sobre esse tal de Fabio Lobo? Veja meu currículo ou siga-me nas redes sociais acima. Ah! Você também pode acessar meu blog, que é focado em web design e desenvolvimento.