10 dicas para manter uma postura correta diante do computador

Como ter a postura certa na frente do computador? Confira 10 dicas de ergonomia e acabe com as dores nas costas.

  • Facebook
  • Twitter
  • Whatsapp

Minha postura não é das melhores – Eu fico o dia inteiro na frente do computador, admito. O pior (?) é que não é nem perdendo o tempo no Facebook, Twitter ou com jogos online – é 80% trabalho, 30% estudo, 5% buscando e atualizando aplicativos para iPhone/iPad e 0% para usar a calculadora.

Mentira, até que eu a uso bastante.

Vamos manter contato?

Assine a newsletter do blog preenchendo o formulário!
Se precisar de algo, solicite um orçamento. É sem compromisso!
Se não quiser nada disso, sem problemas! Continue lendo o post abaixo :D

Enfim, fato é que eu já passei um tempão com dores nas costas, dores nos ombros, dores no pescoçodores. Haja salonpas. Até que me ensinaram a sentar corretamente na frente do PC – e é isso que eu vou compartilhar agora com vocês, em uma lista com 10 dicas de ergonomia. Vamos lá?

1 – Cadeira com suporte para as costas

cadeiras de praia

Maldade. (foto: SXC)

Se você vai ficar basicamente um terço do dia na frente do computador, uma cadeira com encosto é primordial. Sente-se com as costas bem rentes ao encosto, certificando-se de que sua coluna está “reta” (ok, a coluna não é totalmente reta, ela forma um “S” – apenas evite ficar curvado ou inclinado).

Aqui vai uma dica que parece óbvia, mas pouca gente percebe (eu mesmo custei a perceber): Não economize com cadeiras. Se você é como eu, que trabalha e estuda o dia inteiro na frente do computador, pense no fato de que você passa boa parte da sua vida em cima de uma cadeira. A cadeira ajuda não só com a postura, mas com sua qualidade de vida também – uma cadeira barata dificilmente tem uma regulagem boa e apoios confortáveis. Pesquise bastante e só olhe o preço quando você sentir-se confiante e confortável – uma cadeira boa pode passar dos R$2.000,00 e durar mais de 20 anos.

2 – Cabeça e pescoço retos

postura manequim

Exatamente igual a um manequim. (foto: SXC)

Se a coluna está ereta, a cabeça e o pescoço também devem estar. Porém, não force a barra: vá se acostumando aos poucos, mantendo sempre o pescoço relaxado senão você vai ficar com uma tensão imensa no final do dia.

3 – Pernas e braços dobrados em ângulo igual ou superior a 90 graus

pernas cruzadas

Confortável? Pois é... (foto: SXC)

No começo é muito incômodo não sentir-se à vontade e ficar restrito a uma posição quase que robotizada, mas com o tempo você se acostuma. Os braços e as pernas devem formar um “L”, ou seja: nada de pernas cruzadas e mão apoiando a cabeça.

4 – Braços apoiados

notebook

Tá tudo errado! (foto: SXC)

Além da posição em “L”, os braços não devem estar suspensos: É importante que eles estejam apoiados, de preferência em uma cadeira com braços. Além disso, o apoio não pode ser duro, pois isso pode causar lesões – prefira cadeiras com braços almofadados.

5 – Pés firmes no chão

pegadas na areia

Mais praia? (foto: SXC)

Como eu disse acima, nada de pernas cruzadas: Os pés devem estar firmes no chão, o que distribui melhor o peso do corpo e alivia a carga da coluna. Apoio para os pés são válidos, pois nem sempre é possível regular a altura da cadeira com a mesa e o monitor em perfeita sincronia – muitas vezes os pés acabam ficando suspensos, o que não é recomendável.

6 – Topo da tela na altura dos olhos

olhos

Lembre-se do item 2. (foto: SXC)

Para garantir uma postura mais ereta, o topo do seu monitor deve estar exatamente à altura dos seus olhos. O correto é que você mexa penas os olhos, evitando fazer o próximo tópico desta lista.

7 – Evite girar ou inclinar o tronco ou o pescoço

coluna vertebral

Seja amigo da sua coluna. (foto: SXC)

Tudo o que for usado com maior frequência deve ficar ao alcance dos olhos sem a necessidade de constante movimentação do tronco ou pescoço. “Posição quase que robotizada” começa a fazer mais sentido agora, né?

8 – Mantenha seus ombros relaxados, com os cotovelos junto ao corpo

boneco

Toda essa posição estática e eu ainda tenho que relaxar? (foto: SXC)

Evite cadeiras muito largas, pois elas acabam te obrigando a suspender os cotovelos, gerando tensão nos ombros.

9 – Apoio para os pulsos

teclado e mouse

Calos nos pulsos são deprimentes. (foto: SXC)

Use almofadas para o mouse e o teclado, evitando lesionar seus pulsos e deixando-os mais relaxados.

10 – Dê uma pausa. Alongue-se. Dê valor à sua postura!

isca

Vá pescar: Piada muito velha ou muito ruim? (foto: SXC)

O trabalho não vai fugir se você sair pra tomar um café, certo? Tente parar 5 minutos a cada hora para dar uma relaxada e fazer alongamentos, isso evita um cansaço tanto físico quanto mental. Como eu sou um workaholic, o que eu costumo fazer para usar como desculpa para sair da frente do computador é não deixar garrafinhas de água ou lanches em cima de minha mesa, o que me obriga a ir na cozinha eventualmente.

Por falar nisso, acho que vou ali comprar um pão de queijo. Se tiverem mais sugestões, sintam-se livres para comentar abaixo. Espero que minhas dicas sejam úteis.

Em tempo: Agradeço ao @jaimealves pela inspiração com o post e ajuda na minha demorada saga em busca de uma nova cadeira.

  • Facebook
  • Twitter
  • Whatsapp

Do que você está precisando?

Um site novo? Suporte para WordPress? Criação de logo? Outra coisa? Fale comigo!

Leia também

Confira artigos relacionados ao post 10 dicas para manter uma postura correta diante do computador.

4 comentários

  • lucia freitas

    e qual foi a eleita?? eu tô carecendo de uma também!! contaí!

    Responder
    • Fabio Lobo

      Apesar da ajuda, a que eu escolhi não é tão boa, Lu! Isso que eu não tive a oportunidade de ir em umas lojas especializadas. ;\

      Responder
  • Yannara

    Olá. Tudo bem? Então, no começo da sua adaptação a uma postura correta, você sentiu um certo “cansaço ” nos braços ou nas costas? Não dor. Se não, o que você sentiu?

    Responder
    • Fabio Lobo

      Sim! Isso é normal no começo porque você tá forçando seu corpo a se acostumar com a nova postura.

      Responder

Comente!

Espaço reservado para comentários sobre o post. Se você deseja um orçamento, entre em contato.

Quem é Fabio Lobo?

fabio lobo

Sou eu! Quer saber ainda mais sobre mim?

Bom, a maioria dos trabalhos que faço — na área de web design e desenvolvimento front-end — é com WordPress, com foco em usabilidade, facilidade e performance (tudo isso com design responsivo, é claro!). Também tenho uma agência digital, a ANDALE!, e sou fundador de outros projetos, como a WOWF e a FicaOn.

Quer saber mais sobre esse tal de Fabio Lobo? Veja meu currículo ou siga-me nas redes sociais acima. Ah! Você também pode acessar meu blog, que é focado em web design e desenvolvimento.