10 vantagens ao ter uma loja online

Por que ter uma loja online? Um e-commerce proporciona comodidade, baixo investimento, segurança, crescimento, maior lucro... e muito mais!

Ao comparar uma loja online com uma loja física percebemos uma diferença gritante em vários aspectos. E a grande maioria dessas diferenças são pontos positivos para a loja online.

Abaixo selecionei 10 vantagens que ao meu ver são as principais quando o assunto é ter uma loja online. Como você irá perceber, as vantagens não são só para o lojista: para o consumidor também!

» Siga-me no twitter e assine a newsletter para ler mais novidades!

10 vantagens ao ter uma loja online

loja online

Por que ter uma loja online?

1. Baixo investimento: loja física x loja online

Vamos separar esse tópico em duas partes.

Primeiro, o investimento de estrutura. Em uma loja física, você precisa de um espaço físico, logo terá gastos com aluguel, pintura, móveis etc, fora o estoque e a burocracia. Pra iniciar um negócio desses você precisa injetar uma quantia considerável de dinheiro. Já em uma loja online, de espaço físico você precisa apenas de um estoque. De resto, é tudo virtual e os custos são bem menores, além de tudo ficar pronto muito mais rápido.

Segundo, o investimento com comunicação – publicidade é imprescindível! Você pode investir exatamente a mesma quantia nos dois casos, com uma única diferença: o retorno. Ao divulgar uma loja física, o consumidor precisa sair de casa e ir até seu espaço para fazer a compra. Ao divulgar uma loja online, em poucos minutos ele poderá fazer a compra. Ou seja, você pode investir bem menos e ter muito mais retorno.

2. Localização: tenha clientes no país inteiro

Em uma loja online você pode trabalhar com frete para todo o país. Ou seja, se em uma loja física você fica restrito a ter clientes da cidade ou apenas do bairro, em uma loja online você pode vender para o país inteiro.

3. Comodidade: a loja está sempre aberta

Já chegou cedo demais ou tarde demais na loja e se frustrou ao ver que ela estava fechada? No ambiente online isso não acontece! Uma loja virtual está “aberta” 24 horas por dia. Apenas o atendimento funciona em horário comercial (a não ser que você queira manter uma equipe para atender 24 horas por dia também – isso seria um belo diferencial!).

4. Renda: comércio eletrônico não para de crescer

Que tal um pouco de números? O E-commerce brasileiro faturou R$ 43 bilhões em 2014, um crescimento de 26% em relação ao ano anterior segundo a Conversion, consultoria especializada em posicionamento na Internet que analisou mais de 100 milhões de visitas ao longo de 12 meses para realizar a pesquisa. Mais informações aqui: crescimento do e-commerce no Brasil em 2014. Não há “loja favorita” e nem falta espaço para lojas online na internet – se você tem uma loja, terá clientes. Cada vez mais.

5. Baixa inadimplência: receba antes

Pagando por boleto ou por cartão, a compra só é finalizada quando o banco aprova o pagamento. Além disso, há sistemas como o PagSeguro que financiam a compra para o usuário e faz o pagamento à vista para o lojista. Ou seja, você recebe o dinheiro e conclui a venda.

6. Grande fidelização: se o cliente gostar, voltará sempre

Isso vale não só para a qualidade dos produtos (e para os preços), mas pelo prazo de entrega (o mais rápido possível), a qualidade que a entrega chega na casa do comprador (compra bem embalada, sem danos) e também pelo atendimento (um bom atendimento, é claro). Além disso, é essencial que o layout de sua loja virtual seja bem-feito, tendo uma navegação amigável e intuitiva, facilitando ao máximo para o usuário. Tendo tudo isso em mente, o retorno é garantido!

7. Segurança: ambiente seguro para lojistas e clientes

Segurança, em todos os sentidos, deve ser levada em consideração – desde assaltos a vírus. Por exemplo, ao mesmo tempo em que fazendo uma compra online o comprador não corre o risco de ser assaltado (principalmente porque muita gente prefere fazer a compra em dinheiro vivo), o lojista também está seguro pois não está exposto a esse tipo de situação. E com o crescimento do e-commerce, cada vez mais bancos e sistemas de pagamento online têm investido em segurança e sistemas anti-fraude, garantindo uma web mais segura para quem quer fazer compras.

8. Facilidade na busca: os clientes encontram tudo o que procuram

Em uma loja física, mesmo tendo todos os produtos organizados em prateleiras e com placas, é sempre necessária a presença de algum profissional para ajudar consumidores a encontrarem o que procuram. Na internet, basta realizar uma busca e em segundos seu cliente encontrará o que precisa. Além de mais prático, também é mais econômico!

9. Facilidade no pagamento: sistema integrado com bancos

Hoje os bancos já trabalham com sistema de pagamento online que são integrados diretamente em sua loja, seja através de checkout transparente (o cliente faz a compra sem sair do seu site) ou checkout comum (o cliente é direcionado a uma página do banco para fazer o pagamento e depois volta para o site). Há várias outras opções práticas e seguras, como a própria Cielo, o já citado PagSeguro etc.

Dica: Se sua loja não é muito conhecida, o cliente acaba sentindo uma segurança maior na hora de fazer o pagamento se ele for direcionado ao site de pagamento como os citados acima. Isso porque ele vê que é um ambiente seguro e bastante utilizado – ter selos de segurança em seu site não significam nada, porque qualquer um pode falsificar e utilizar esses selos.

10. Menos dor de cabeça: Baixo custo mensal e de manutenção

A lista começa e termina falando sobre custos. Não é pra menos: os custos de uma loja física são tão altos que às vezes o lucro acaba não compensando. No caso de uma loja online, os custos de manutenção são mínimos: basta uma hospedagem e, se necessário (dependendo do porte da loja), um profissional para atualizar seu site (desde o conteúdo, como banners, até o sistema em si, mantendo-o seguro e funcional). Gastos com funcionários também são bem menores – isso se você precisar de funcionários, já que a comodidade é tanta que você mesmo poderá atualizar as informações dos produtos e fazer o atendimento.

Tenha sua loja online!

loja virtual

Agora até eu quero ter uma loja online!

Essas foram 10 vantagens, mas certamente há muito mais – e aposto que com apenas uma dessas vantagens você já se convenceria.

Uma coisa é certa: Cada vez menos eu tenho consumido em lojas físicas. Mais da metade das minhas compras são feitas pela internet – de eletrônicos até vestuário. Até pedidos de delivery eu tenho feito online. É um mercado promissor que não para de crescer.

Se você ainda não tem sua loja online e precisa de ajuda, peça um orçamento!