3 dicas para divulgar seu blog nas redes sociais

Precisando divulgar seu blog? Se você usa WordPress, confira 3 dicas para aumentar os acessos e ter um público fiel!

Já fui blogueiro por alguns anos e uma das coisas mais trabalhosas não era nem produzir o conteúdo, mas divulgar o blog, principalmente quando tudo não era automatizado como hoje.

Abaixo, compartilho algumas dicas para divulgação em redes sociais. Antes, uma dica: não fique divulgando seu blog (ou seus vídeos) nos comentários de outros blogs ou até mesmo por e-mail, a não ser que sua intenção seja ser bloqueado, penalizado por spam e ainda ser xingado por alguns.

» Siga-me no twitter e assine a newsletter para ler mais novidades!

3 dicas para você divulgar seu blog

divulgar blog redes sociais

Confira dicas para divulgar seu blog em redes sociais!

1. Divulgue novos posts automaticamente

Para isso, recomendo o Jetpack, um plugin pra WordPress com diversas funcionalidades – a função de divulgar os posts automaticamente em redes sociais é a melhor que já usei. Sim, já testei diversos plugins e nenhum funciona tão bem quanto o Jetpack, principalmente com o Facebook (a imagem, o título e a descrição ficam ótimos). Atualmente divulgo em meu perfil do Facebook, em três perfis no Twitter, em um tumblr, em três perfis no Google+ e em um perfil no LinkedIn.

O único problema é que só é possível divulgar o blog em um perfil ou em uma página no Facebook. Pra fazer as duas divulgações, criei uma conta no IFTTT (que não é um plugin, mas é ótimo e você consegue automatizar diversas coisas com ele).

2. Divulgue posts antigos automaticamente

O Revive Old Post permite que você divulgue posts antigos de seu blog. Há diversas configurações para você escolher a “idade” dos posts a serem divulgados e o intervalo entre uma divulgação e outra, além de quantidade e escolher quais posts não devem ser divulgados. Há uma versão paga para você poder utilizar em mais perfis. Atualmente utilizo a versão free e divulgo um post por dia em um perfil do Twitter e um perfil no Facebook.

A boa de divulgar posts antigos é que se seu blog é como o meu, que não tem notícias e sim textos atemporais, você incentiva que seus seguidores leiam outros conteúdos, não só os novos.

3. Incentive a divulgação de posts por parte de seus leitores

Só colocar botões de compartilhamento na página não resolve muita coisa. Instigue seus usuários a compartilharem colocando os botões em posições estratégicas (acompanhando a rolagem da tela, por exemplo) ou com um design diferenciado e chamativo. Não coloque muitos botões, use apenas as redes sociais que combinem com seus posts (por exemplo, não faz sentido divulgar textos sem imagens no Pinterest). E não repita os botões mais de duas vezes – recomendo um grupo de botões no canto da tela e outra no final do texto, apenas. Alguns blogs colocam um grupo de botões logo após o título do post, mas não acho que faz muito sentido o usuário compartilhar algo que ele nem começou a ler ainda.

Atualmente utilizo o ShareThis, que tem plugins para diversas plataformas, designs diferentes e também tem a opção de compartilhar posts por e-mail. De resto, alguns blogs utilizam popups e até uma espécie de bloqueio de conteúdo que só deixa o usuário continuar lendo o post quando ele curtir a fanpage do blog, por exemplo. Essas são duas formas de você obrigar um usuário a fazer algo, e você nunca vai fidelizar leitores dessa forma. Eu mesmo não costumo voltar em blogs que fazem isso.

Não pare de testar!

Não siga as três e deixe por isso mesmo – tente pelo menos uma vez por mês testar outras formas de divulgação. Por exemplo, utilizar hashtags na dica 1, divulgar mais ou menos posts na dica 2, trocar a posição dos blocos na dica 3… vá testando até você encontrar a forma que te dê mais resultados.

Se tiver mais dicas ou discordar de alguma coisa, sinta-se à vontade para deixar seu comentário!