5 logos simples e criativos
A criação de um logo simples não é fácil. Conheça alguns logos simples e muito criativos e veja que não basta apenas um design bonito.
Todo designer tem uma biblioteca de referências. Sempre mantive a minha atualizada e estou sempre dando uma olhada em busca de inspiração para o dia-a-dia.
Simplicidade é algo que eu gosto bastante em todos os aspectos, principalmente em logos — não é por acaso que meu trabalho de criação de logos é quase que uma homenagem à simplicidade (inclusive meu próprio logo).
Às vezes a simplicidade é tamanha que passa despercebida — ou até mesmo interpretada de forma errada. Decidi juntar 5 logos simples e criativos e comentar os detalhes de cada um. Você vai perceber que “menos” realmente é “mais”!
Logos simples e criativos
Reuni 2 logos que todo mundo conhece e 3 nem tão conhecidos assim. Minha intenção é apenas fazer uma breve análise sobre o quão sensacionais são os mesmos.
Já falei por aqui como é criado um logo profissional, e acho importante reforçar algo que comentei nesse post: Um logo não é apenas algo bonitinho, com cores combinando e que cai bem em qualquer fundo. Ele precisa passar uma mensagem, traduzir o que a marca é.
1 – Fedex
Um clássico do Gestalt. Apenas com a tipologia o logo consegue passar sutilmente um conceito muito forte com essa seta “subliminar” entre o E e o x. Consegue vê-la?
2 – Spartan Golf Club
Mais uma vez o Gestalt é aplicado. Ao mesmo tempo que é uma pessoa jogando golf, o logo também ilustra um espartano. Alguns detalhes muito simples fizeram toda a diferença, e o resultado final foi um logo muito criativo.
3 – A-Style
Muita gente já viu esse logo em lista de “fails” em blogs por aí — eu mesmo o encontrei em uma lista dessas, onde o autor do post mostrava vários logos que remetiam um duplo sentido não proposital que poderia transformava o logo numa piada de mau gosto.
Porém, no Caso do A-Style, que é uma fabricante de roupas, a mensagem subliminar (que não é subliminar, é explícita) foi proposital. Basicamente uma brincadeira com o termo “doggy-style”, o que foi uma bela sacada, com o perdão do trocadilho. Ou seja, simplesmente ousado, o que é justamente a cara da empresa.
4 – Amazon
A primeira impressão é de que há um sorriso no logo, certo? Bom, realmente há, mas o real conceito do logo é: a Amazon vende de tudo, literalmente de “A” a “Z”. A seta liga justamente essas duas letras.
5 – Freedom
Esse logo é tão simples e tão genial que dispensa comentários. É uma das provas de que o conceito vem dos detalhes, não de milhares de efeitos e coisas do tipo. E, por mais simples que o logo seja, não é qualquer um que faz um trabalho desses.
BÔNUS – Google Doodles
A Google, com seus Doodles, consegue transformar um simples site de buscas em uma empresa extremamente ligada a seus usuários.
Ao mesmo tempo em que alguns logos são uma homenagem a datas comemorativas, outros também são interativos — quem nunca perdeu horas de trabalho jogando Pac Man ou tocando guitarra na home da Google?
Além de ser uma das marcas mais valiosas do mundo, a Google também é uma das mais criativas, pois consegue mudar constantemente de logo sem perder a identidade, o conceito, o foco e a legibilidade.
Simplicidade é uma tendência?
De certa forma, sim, a simplicidade é uma tendência. Muitos logos evoluíram diversas vezes com o passar do tempo, e a maioria foi ficando cada vez mais simples.
Abaixo, um vídeo ilustra isso — tirando a marca Adidas, que nunca mudou, apenas fez variações de seu logo para cada um de seus segmentos.
É claro, não é em todos os casos que a simplicidade fará a diferença. Acima de tudo, o conceito deve ser levado em consideração, não a “maquiagem”.
Por exemplo, o logo da FedEx não é lá muito bonito, mas não precisa ser. Dizem que o conteúdo vale mais do que a embalagem, não é mesmo?! Isso se aplica aos logos também. Aliás, sempre defendi que o design não tem que ser bonito.
E aí, qual é a sua lista de logos favoritos?