Alternativas grátis aos programas do Adobe Creative Cloud

Precisa trabalhar com programas da Creative Cloud mas não pode pagar pela assinatura? Conheça alternativas grátis aos programas da Adobe!

Por Fabio Lobo, publicado em 21/12/2021.

É fato que os programas do famoso “pacote Adobe” são caros. Não vou sei dizer se o valor é justo tendo em vista a quantidade de opções de cada programa – mas se há alternativas grátis para substituir softwares da Adobe, talvez não seja.

Entretanto, quando pensamos em algo grátis como alternativa a algo pago, é normal questionarmos sobre a qualidade dessa alternativa.

Mas não é esse o caso por aqui!

Reuni algumas alternativas que podem substituir totalmente os programas da Adobe. Certas opções são mais simples, é verdade – mas você vai se surpreender com alguns programas.

Minhas dicas são para substituir o Photoshop, Illustrator, Dreamweaver, Animate (antigo Flash) e o Reader, mas você pode encontrar opções para outros sofwares também.

Vamos lá?!

ilustração da mesa de trabalho de um designer gráfico; à frente, o texto Alternativas À Adobe

Adobe Photoshop

Programa mais popular da Adobe, o Photoshop está presente no computador de praticamente todos os designers. Mas isso não é mais necessário.

Afinal, hoje em dia existem outras alternativas mais baratas ou até mesmo gratuitas que substituem esse popular programa de edição de imagens.

Tenha em mente!

Você sabia que escolher a hospedagem errada pode reduzir sua nota no Google, causar lentidão e até mesmo deixar seu site vulnerável para invasões e vírus?

Clique aqui e saiba mais!

Photopea

O Photopea é a minha alternativa favorita ao Photoshop por um motivo simples: além de abrir arquivos na extensão .psd, é uma cópia exata do programa e funciona diretamente no navegador. Ou seja, você não precisa nem baixar e instalar.

Krita

Ideal para ilustradores e disponível para Windows, Mac e Linux, o Krita é gratuito e open source. Além disso, o programa suporta arquivos .psd e .eps, o que é um baita diferencial.

Paint.NET

Basicamente um “Photoshop Lite”, o Paint.NET pode substituir muito bem o Photoshop para muita gente. Claro, tem suas limitações, mas possui alguns plugins para turbiná-lo (inclusive, um deles permite edição de arquivos .psd).

Adobe Illustrator

Para quem trabalha com vetores, a disputa entre Illustrator e Corel Draw se estendeu por anos até que outras opções viáveis fossem lançadas – como o Sketch, por exemplo.

Mas há algumas alternativas grátis também, é claro.

Vectr

O Vectr é um software totalmente online (ou seja, utilizado diretamente no navegador). É simples mas poderoso, e exporta os arquivos em formato JPG, PNG e SVG.

Inkscape

Alternativa bastante conhecida para criação de imagens vetoriais, o Inkscape é multiplataforma e possui milhares de extensões. Além disso, suporta arquivos criados no Illustrator.

Vectornator

O Vectornator é um software bastante moderno e possui edição de arquivos do Illustrator e até mesmo do Figma e do Sketch. No entanto, está disponível apenas para macOS, iPadOS e iOS.

Adobe Dreamweaver

Com tantas opções robustas e gratuitas no mercado, a verdade é que hoje em dia não faz sentido continuar pagando pelo Dreamweaver.

Aliás, atualmente não conheço nenhum desenvolvedor profissional que utilize esse software da Adobe. Até porque na época em que eu comecei a trabalhar na área esse programa já estava sendo trocado por outras alternativas.

Visual Studio Code

Software que utilizo diariamente, o Visual Studio Code é leve, intuitivo e ainda tem inúmeras extensões para deixá-lo ainda mais completo. Disponível para Windows, Mac e Linux.

Atom

Último programa que utilizei antes de migrar para o Visual Studio Code, o Atom também é multiplataforma (Windows, Linux e Mac) e permite a instalação de extensões.

BlueGriffon

Agora, se você precisa da opção de edição visual (que é o principal diferencial do Dreamweaver), o BlueGriffon certamente será a melhor alternativa. É multiplataforma e possui versões pagas com opções adicionais.

Adobe Flash

Depois que o Flash foi banido da internet, a Adobe mudou o nome do programa para Adobe Animate.

Mas ainda é o bom e velho software de animação que possibilita criação de animações simples em GIF a interfaces interativas, como jogos (e sites, né?!).

The Wick Editor

Multiplataforma (tem versões para Windows, Linux, macOS, Android, iOS e até mesmo para navegadores), o The Wick Editor é um bom substituto para o antigo Adobe Flash, mas não suporta arquivos das mesmas extensões e utiliza JavaScript no lugar de ActionScript.

OpenToonz

Disponível apenas para Windows, o OpenToonz é mais voltado para animações em 2D – foi utilizado em A Viagem de Chihiro e Futurama, por exemplo. Também não suporta extensões da Adobe.

Synfig Studio

Apesar de também não suportar arquivos do Adobe Animate, o Synfing Studio tem a vantagem de utilizar vetores e também tem uma interface bastante intuitiva.

Adobe Reader

A opção grátis do Adobe Acrobat Reader possibilita apenas a leitura de arquivos em PDF. No entanto, se você precisa editar arquivos dessa extensão, é preciso pagar pela versão profissional.

Mas por que pagar por algo que poderia ser gratuito, não é mesmo?!

PDF-XChange Editor

Disponível para Mac, Windows e Linux, a versão gratuita do PDF-XChange Editor permite editar boa parte de um arquivo em PDF. Mas se você precisar de algo mais profissional, a versão paga é bem mais barata que o programa da Adobe.

PDF24 Creator

O PDF24 Creator é um software muito simples, mas com várias funcionalidades. É disponível apenas para Windows – no entanto, tem uma versão online que pode ser utilizada em qualquer navegador!

Ilove PDF

Opção bastante popular, o Ilove PDF permite edições simples (como juntar, dividir e comprimir, por exemplo) diretamente no navegador. Ou seja, se você precisa fazer edições básicas, nem precisa ter um programa instalado em seu computador.

Outros programas

Por aqui eu citei alternativas a programas que tenho mais familiaridade, então consegui testar cada opção para fazer as indicações.

No entanto, se você não encontrou o que procurava, sugiro dar uma olhada no site AlternativeTo. Basta buscar pelo nome do programa que você quer substituir, e então o site irá apresentar algumas opções.

Encontrei por lá alguns dos programas citados aqui, como o The Wick Editor e o BlueGriffon. Há comentários de outros usuários, então vale muito a pena utilizar o site para encontrar novos softwares!

Ah, e tem também esse post aqui no Criar Portfolio, com opções grátis e pagas.

Programas grátis da Adobe

Sim, por incrível que pareça a Adobe também oferece alguns softwares com opção grátis. Os principais são:

  • XD: Meu programa favorito para criação de layouts e até mesmo logos e vetores, por exemplo.
  • Lightroom Mobile: Editor de fotos que pode ser utilizado em dispositivos com Android ou iOS.
  • Premiere Rush: Editor de vídeos que, assim como o Lightroom, também pode ser utilizado em dispositivos móveis.

Créditos das imagens: Freepik.

Dúvidas frequentes

Conseguiu encontrar uma boa alternativa ao seu programa favorito da Adobe? Se tiver dúvidas, veja o FAQ abaixo ou então deixe seu comentário!

O que aconteceu com o Flash?

O Adobe Flash mudou de nome e agora é chamado de Adobe Animate. Já o Adobe Flash Player, aquele plugin que era instalado em navegadores para a visualização de alguns tipos de vídeos e sites, por exemplo, foi descontinuado.

Quanto custam os programas da Adobe Creative Cloud?

Atualmente, o Adobe Creative Cloud (com todos os programas da empresa) custa mais de 300 reais mensais. Conforme você pode ver no site, há alguns pacotes de programas específicos para algumas áreas, ou a assinatura de apenas um software, o que reduz consideravelmente esses custos.
Por exemplo, assinar apenas o Photoshop custa cerca de 100 reais mensais.

Como baixar programas da Adobe de graça?

Não há uma forma “legal” de baixar programas da Adobe gratuitamente. No entanto, a empresa oferece alguns softwares e apps sem custos. É o caso do Adobe XD (para computador), e Lightroom Mobile e Premiere Rush (para smartphones), por exemplo.

A cópia dos conteúdos e trabalhos deste site não é permitida. Saiba mais clicando aqui!

Fique por dentro!

Cadastre seu e-mail abaixo se você quiser receber posts, dicas e conteúdos por e-mail:

Quem é Fabio Lobo?

Web designer, desenvolvedor front-end e programador WordPress.

Quem é Fabio Lobo?

Estou há mais de uma década na área. O foco do meu trabalho é em usabilidade, facilidade pro usuário, acessibilidade, SEO e performance.

Também tenho alguns projetos open source, além de prestar consultoria em hospedagem WordPress e criação de conteúdo.

Como posso te ajudar hoje?

Trabalho com consultoria, suporte, manutenção, criação e desenvolvimento.

Fale comigo
Leia também...

...alguns textos que têm a ver com o assunto:

Como redimensionar imagens sem distorcê-las?
Como redimensionar imagens sem distorcê-las?

Quer alterar o tamanho das suas fotos sem que elas pareçam esticadas? Confira essas dicas para redimensionar imagens sem causar distorções!

Criação de portal de notícias completo e personalizado
Criação de portal de notícias completo e personalizado

Quer montar um site de notícias vertical ou horizontal? Veja o planejamento necessário na criação de portal de notícias (em WordPress!).

Programas gratuitos para editar e tratar fotos e imagens
Programas gratuitos para editar e tratar fotos e imagens

Editar e tratar fotos e imagens nunca foi tão fácil. Veja fazer isso no PC ou até mesmo na tela do seu celular, com aplicativos grátis.

Deixe seu comentário

Se você deseja um orçamento, entre em contato clicando aqui.

Quero um orçamento