Banimento em sites: E quando o usuário não recebe a informação adequada?

Ou: Fui banido no diHITT e não sei por quê. Termos de uso, boas práticas e sensibilidade com os usuários: Uma rede social precisa ser sociável.

  • Facebook
  • Twitter
  • Whatsapp

Quando você cria um site, você tem nele um objetivo. E quando esse site é aberto para a interação de usuários, você deve estipular regras e explicar qual é o propósito daquele site, deixando os usuários mais “alinhados” ao que deve ser feito ali. E quando isto não é feito?

Recentemente aconteceu algo inesperado comigo em uma rede social, a diHITT: Eu tive meu perfil deletado por causa de um erro que cometi. O problema, porém, é que eu nem sabia que aquilo era um erro. E aí?!

Vamos manter contato?

Assine a newsletter do blog preenchendo o formulário!
Se precisar de algo, solicite um orçamento. É sem compromisso!
Se não quiser nada disso, sem problemas! Continue lendo o post abaixo :D

A tal da falta de comunicação

alto falantes

Faltou comunicação logo em uma rede social? (foto: SXC)

De uns dias pra cá venho tentando atualizar o blog design, publicidade, web com mais frequência, então também decidi correr atrás de divulgação em indexadores de conteúdo – e foi quando, depois de muito tempo, eu voltei a usar o diHITT. Indiquei alguns posts, cerca de um ou dois por semana, nada demais. Até que, na semana passada, eu não consegui mais acessar a minha conta. Por pura preguiça, fui deixando de lado, até que esses dias eu resolvi ver o que estava acontecendo de fato.

Tentei usar outras combinações de senha, o que não foi efetivo. Tentei recuperar minha senha e constava que meu e-mail não estava cadastrado. Tentei fazer um novo cadastro e aparecia um erro dizendo que aquele e-mail já estava em uso. Procurei por textos de ajuda no site e não encontrei nada, então a última opção seria entrar em contato com eles usando o formulário do site, informando-os de que minha conta estava inacessível, pedindo-os por ajuda.

Não demorou muito e eu fui respondido. Eis um trecho da resposta:

Os moderadores me informaram que seu perfil foi excluído pois continha artigos de Marketing Multinível e este tipo de postagem não é permitida no site, sendo assim, quando um moderador detecta, ele tem ordens e permissão para excluir sem aviso prévio, pois a demanda de entrada deste tipo de assunto é muito grande.

Cá pra nós, eu não fazia a menor ideia do significado de Marketing Multinível, então respondi pedindo por um exemplo. A resposta:

são artigos de Programas de afiliados, PTC Pay to Click, propagandas sobre Renda Extra na Internet, Onbux, etc.

Então deduzi que problema foi o post Afiliados: Como ganhar dinheiro com blogs, que divulguei por lá recentemente. Mas vamos por partes:

  • O conteúdo era completamente voluntário, sem fins lucrativos;
  • A intenção era divulgar uma ferramenta para ajudar webmasters, não divulgar uma nova fonte de renda ou algo do tipo;
  • Não fiz nenhum tipo de propaganda ou marketing, apenas fiz alguns comentários básicos sobre programas de afiliados que utilizei;
  • E, por fim, o primordial: Não havia nada – com ênfase, NADA! – no site que explicasse sobre esse tipo de prática. Ou seja, “use por sua conta e risco”.

Comentei isto com eles e pedi por uma possível reavaliação do meu caso. A resposta:

Olá Fábio, infelizmente não é possível recuperar um perfil excluído, caso ainda deseje continuar no site, é necessário outro e-mail para fazer um novo cadastro e lhe dou a dica de que este tipo de artigo, gera exclusão quando detectado, portanto não seria bom que fizesse parte das suas postagens.

Opa! Muito obrigado pela dica. Mas… hein?!

Cadê a informação para o usuário?

labirinto

Facilita aí, vai! (foto: SXC)

Quer dizer que eu faço a divulgação de um artigo “sem segundas intenções” mas ainda assim aquilo é mal visto pelo site. Então, ao invés de ter apenas aquela publicação deletada (afinal, levando em consideração minhas publicações anteriores, eu não sou um spammer e nem uso a ferramenta de má fé – será que isso é analisado?), eu tenho minha CONTA deletada. Ou seja, não se pode cometer um erro bobo, pois isso vai custar sua conta inteira. E isso inclui todos os links divulgados.

Como eu havia dito acima, nunca li nada no diHITT que “conscientizasse” o bom uso da ferramenta informando que você deve evitar a divulgação de artigos específicos – logo fui pego de surpresa. Depois disso dei uma navegada pelo site e tudo que encontrei foi:

O DIHITT se reserva ao direito de remover de seu cadastro qualquer MEMBRO ou site, a qualquer momento, que seja considerado como inadequado ou ofensivo. O DIHITT se obriga a empenhar seus melhores esforços para combater qualquer conteúdo de carater ofensivo em seu site.

Então eu fui considerado membro inadequado por causa de UMA publicação – aparentemente – inadequada? Mas como eu iria saber o que eles consideram uma “prática inadequada”? Depois de ser banido e receber a “dica” do suporte? Cadê a informação para que o usuário possa se prevenir e prezar pelo bom uso da rede social?

Inclui esses argumentos acima à minha resposta, além de uma crítica final. Antes de mais nada, quero deixar claro que fui bem atendido. Minha crítica é à filosofia usada por eles, que, na minha opinião, não é justa – portanto eu decidi desistir de continuar no site. E também vou aproveitar para, publicamente, pedir desculpas pelo tom do e-mail, pois lendo-o agora me pareceu arrogante e grosseiro. Não foi a intenção:

(…) O que eu faço é tentar divulgar apenas conteúdo que seja de utilidade para o usuário, não tento me aproveitar das ferramentas. Mas como vocês também contam com centenas de usuários que fazem o que eu faço, não vai fazer diferença perder um. Pode parecer drama da minha parte, mas na verdade eu só estou fazendo uma crítica: Custa dar uma atençãozinha a mais para os usuários que estão tentando usar a ferramenta da melhor forma o possível? Porque, pelo que eu entendi, um erro bobo pode custar uma conta com boas indicações de links (e nem estou citando o meu caso aqui, pode acontecer com qualquer um).

Não me levem a mal, espero que essa crítica possa ser aproveitada de alguma forma. (…) Bom, pra mim é inviável ter de criar outro e-mail só pra correr o risco de ser banido de novo (…)

Será que foi automático?

robô

E se minha conta foi banida por um robô?

A meu ver, por trás de um robô deve haver um ser humano – e não só um ser humano, mas alguém competente para exercer aquele tipo de tarefa. Por exemplo, se o robô do diHITT foi configurado para banir usuários que postam conteúdo com palavras-chave “como ganhar dinheiro” presumindo que este conteúdo seja uma forma de se aproveitar da ferramenta para obter lucros, deve-se analisar minuciosamente: Não se pode tirar conclusões de um conteúdo através do título ou de uma pequena descrição do mesmo. O correto, na minha opinião, seria esse robô enviar um alerta para a equipe do diHITT, que faria uma análise primeiramente do conteúdo em questão e depois do perfil do usuário. E se, por exemplo, o post com o título “Como ganhar dinheiro fácil” conta na verdade com uma daquelas tiras do Calvin, onde ele inventa algum negócio inusitado como “Opiniões por 50 centavos”? É apenas um título bem-humorado que um robô poderia interpretar da forma errada. A conta de um usuário antigo e ativo poderia ser deletada assim, de repente.

Nada mais justo do que deletar um spammer. É primordial prezar pelo conteúdo, é ele quem vai atrair usuários para o site e fidelizá-los. Mas deletar o perfil de um usuário que, repito, divulgou algo na melhor das intenções e não fazia ideia de que aquilo poderia custar sua conta, na minha opinião, é bater de frente com o conceito de rede social. Afinal, o que eu enxergo nessa situação é uma rede social com uma política antissocial. Não é irônica essa falta de comunicação?

Reforço: Se o cara é um spammer ou algo do tipo, merece ser banido sem aviso prévio. Mas se ele faz boas indicações, é participativo e se o site em questão não conta com explicações sobre “boas práticas de uso”, um erro – desconhecido – realmente é o bastante para ele ser expulso? Parece até um campo minado.

E que fique bem claro que eu não sou o dono da razão.

jogo da velha

A intenção não é dizer quem ganhou ou perdeu, e sim expor um ponto de vista. (foto: SXC)

Bom, está nos termos de uso do site: “O DIHITT se reserva ao direito de remover de seu cadastro qualquer MEMBRO ou site, a qualquer momento”. Logo, eles tem o direito – isso é indiscutível. Mas eu sou um usuário, e uso porque gosto. Acho que faltou sensibilidade da parte deles, mas até aí eu prefiro não me meter – se a política é banir sem informar, não poderia acontecer diferente comigo. O volume de publicações diárias no site é enorme, eles estão certos em excluir perfis prejudiciais sem avisar antes, já que a mensagem provavelmente seria ignorada. Só queria saber: Sem a devida informação, o usuário precisa adivinhar? Fica a dúvida no ar.

O que vocês acham? Falei bobagem? Há uma solução simples? Eu realmente não vou criar um e-mail novo apenas para usar no diHITT, justamente porque eu não sei se – e por que – eu vou acabar sendo banido de novo. Alguém aqui já passou por algo semelhante? Esse post pode ter parecido apenas um “xilique monstruoso”, mas o fato é que esse tipo de coisa acontece em vários outros sites (vide YouTube que faz o mesmo com vídeos inapropriados e Facebook que, apesar de ser rígido, explica detalhadamente o que pode e o que não pode). Se é certo ou não, é de se discutir…

  • Facebook
  • Twitter
  • Whatsapp

Do que você está precisando?

Um site novo? Suporte para WordPress? Criação de logo? Outra coisa? Fale comigo!

Leia também

Confira artigos relacionados ao post Banimento em sites: E quando o usuário não recebe a informação adequada?.

18 comentários

  • Roberto

    Olá Fábio Lobo,
    comigo parece ter acontecido a mesma coisa, no entanto minha conta foi excluída NO DIA SEGUINTE ao ser criada. COMO ASSIM? Não entendi o porque disso e quando tento entrar em contato pelo formulário, é dito que não sou usuário. Então somente usuários podem entrar em contato com o site?
    Aonde que você reclamou com eles, gostaria de saber por favor.

    Obrigado

    Responder
    • Fabio Lobo

      Fala, Roberto!

      Foi atráves do link Fale Conosco no rodapé do site. Depois conta por aqui o que eles te falaram.

      Valeu!

      Responder
  • Vivian Assis

    Amigo também tive várias contas deletadas do dhitti e se depender de mim eles vão ter que tomar alguma providência seja quem for que estiver abusando de poder lá será punido, pois eu sou uma profissional de publicidade e marketing na internet e vou fazer uma postagem sobre isso e irei espalhar por toda a internet, eles que sabem.Ou trabalham direito ou negócio ficará ruim para eles.Falta de respeito que estão fazendo com os usuários.Tem que ter bola de cristal agora para advinhar o que pode e o que não pode???Virou palhaçado igual YR mas eu irei tomar providências..Na política de uso não fala sobre isso, e eu acho cúmulo não ter escrito que pode ou não fazer postagens do tipo eles excluirem a conta..

    Responder
  • Vivian Assis

    Acho detestável uma pessoa botar um robô para fazer as coisas sabe, igual você disse no artigo, as vezes alguém com más intenções denunciam o seu artigo eles vão lá e deletam não importa quem você seja, quantos amigos tenham lá e e etc..Igual no Yahoo resposta.Junta a panelinha de trolls e pessoas que não querem usar o site para entretenimento e denunciam pergunta que nada infringe o site, só pelo puro prazer de fazer maldade.É ruim quando agente usa alguma ferramenta para trabalhar, e as pessoas deletam nossas contas só porque é grátis sabe..

    Responder
  • Roberto

    Cara, eles nem responderam. Mas eu tentei criar novamente com o mesmo e-mail a minha conta (que antes tinha sido bloqueada) e consegui normalmente.
    Não entendi nada.

    Responder
  • william

    Comigo aconteceu a mesma coisa será pq postei umas imagens xxx?
    entrei em contato esperando respostas !!!

    Responder
  • claudio

    ola Fabio.
    Comigo aconteceu a mesma coisa, porém, mandei email para o “fale conosco” há dois dias e eles nem me deram uma resposta. Sacanagem!

    Responder
  • Ana Lopes

    Estou na mesma situação de vocês! Acho deplorável essa maneira de tratar os usuários! Minha conta foi excluída, entrei em contato e nada!! Isso já tem dois dias. Tentei refazer a conta e aparece “e-mail já está sendo usado” e quando tento entrar, aparece como inexistente! Uma amiga entrou na conta dela e ao ver as mensagens que eu tinha enviado para ela, constavam como “apagadas”. Estou indignada! Muita falta de respeito!

    Responder
  • Dylan

    Eu tinha minha conta desde 2008, fiquei um tempo sem publicar noticias la que geralmente são arquivos de downloads sem fins lucrativos (nao uso protetor de link) e voltei postei umas 2 vezes por semana durante 2 semanas e quando fui logar tinha sido banido!

    muita sacanagem, até com membros antigos, eles nem desativa a conta pra se caso haja algum erro, eles já excluem direto e vc que se fod@.

    ai como eu queria ser hacker nessas horas @_@

    Responder
    • Fabio Lobo

      Que isso, Dylan, querer “se vingar” nessas horas é pior. Acredite, eles já estão perdendo fazendo esse tipo de coisa com seus usuários.

      Se eles querem tanto uma ditadura, porque não banem todo mundo e fazem tudo sozinhos? Só assim para ser perfeito da maneira deles.

      Responder
  • Marcela Dias

    Isso já aconteçeu comigo um vez, mas no seu caso esse website é bem profissional e não costuma cometer erros, veja com eles o porque.

    Responder
  • Lucas

    pow comigo aconteceu o mesmo hoje eu estava logado e derepente como passe de mágica ja era minha conta foi deletada sem nem avisar eu achei a maior sacanagem pois não fui informado de nada bem que eles podiam avisar que certos tipos de posts seriam inadequados e dar uma sinalização ao invé de ir e excluir a conta…que odio…

    Responder
  • Rodrigo

    É lastimável isso! Estou bloqueado lá também. O engraçado é que eles falam para você mandar um email com o ip falando que é pra saber se você é um robo ou não, mandei já o email e eles não respondem. Simplesmente bloqueiam todo o site e você não tem acesso a nada.

    O dIHITT é um ótimo site para conhecer pessoas do seu nicho de mercado, mas colocar um robô para fazer todo o trabalho e ele ir banindo todo mundo, esse site vai sumir. Quantas e quantas pessoas não devem estar bloqueadas por lá por causa deste robô?

    O site pode ser profissional, mas peca na hora do monitoramento e nas seus termos de uso.

    Infelizmente não consegui desbloquear meu acesso.

    Vamos espera…

    Responder
  • Osmar

    Acredito que eles não estão nem ai se é social ou não, tinha uma conta com mais de 1200 amigos desde o inicio do dihitt, e simplesmente excluiram sem aviso prévio, lamentável, mas não vou me dar o trabalho de saber o porque, pois, acredito que não merecem minha atenção.
    Tenho facebook, orkut e milhares de outras redes, que a principio respeitam seus usuários.
    Cuidado, se você tem uma conta por lá, acho melhor você ficar ligado, sua conta pode ser a próxima a ser excluida.

    Responder
  • Vitrine de eBooks

    Eles também excluíram minha conta sem mais nem menos. E o pior é que não fiz nada errado, não fiz propaganda de nada, apenas postei links de artigos, e excluíram minha conta sem avisar nem nada. Então achei que tinha sido algum erro, criei outra conta com outro e-mail, e ao tentar postar links de artigos minha nova conta também foi excluída.
    Cheguei a um conclusão: esse dihitt não respeita o usuário, não está nem aí pra usuário nenhum.

    Responder
  • Luis Carlos

    Ola pessoal desapareci faz questão 4 horas, estava gostando muito de atuar ali, mas sem mais nem menos, nada aparece tão pouco as portagens simplesmente sumi, lendo os comentários acho que devo estar incluído em um destes comentários, mas não tive o mínimo interesse de divulgar absolutamente nada, este e o tratamento que recebi deste site. Dihit

    Responder
  • Tiago Cassemiro

    Olá Fabio! Já vi que não sou o único que passa por este tipo de problema, pelo visto já vi que vai ser inviável continuar trabalhando com este site!

    Responder
  • Marcos

    Ola

    Venho aqui também relatar minha insatisfação com o Dihitt!!!

    Eu tenho um site de conteúdo adulto e quis fazer a divulgação no Dihitt, antes eu li todo o termo de uso e não havia naoa restringindo, eu coloquei meu blog na categoria de Adulto e todas as postagens nesta categoria também, perdi maior tempo divulgando e só postava contos eróticos para nao colocar conteúdo ofensivo.

    Na categoria de adultos tinha vários sites cadastrados e todos faziam o mesmo, até q hoje depois de uma semana de uso da ferramenta minha conta foi sumariamente excluida, sem aviso algum, sem email explicando o porque e nada!

    Isto realmente é um absurdo!
    Não recomento o Dihitt para ninguem!

    Responder

Comente!

Espaço reservado para comentários sobre o post. Se você deseja um orçamento, entre em contato.

Quem é Fabio Lobo?

fabio lobo

Sou eu! Quer saber ainda mais sobre mim?

Bom, a maioria dos trabalhos que faço — na área de web design e desenvolvimento front-end — é com WordPress, com foco em usabilidade, facilidade e performance (tudo isso com design responsivo, é claro!). Também tenho uma agência digital, a ANDALE!, e sou fundador de outros projetos, como a WOWF e a FicaOn.

Quer saber mais sobre esse tal de Fabio Lobo? Veja meu currículo ou siga-me nas redes sociais acima. Ah! Você também pode acessar meu blog, que é focado em web design e desenvolvimento.