Publisher Center: Como cadastrar um site no Google News

Conheça o Google Publisher Center (Central do Editor) para cadastrar sua publicação. Veja dicas sobre como aparecer no Google News – no Discover também!

Por Fabio Lobo, atualizado em 18/09/2020. 6 pessoas falando sobre isso!

Uma das formas de aparecer no Google, além de trabalhar o SEO ou anunciar com o AdWords, é cadastrar o site no Google News através da Central do Editor (Publisher Center). Para quem não sabe, o Google Notícias organiza e disponibiliza conteúdos jornalísticos atualizados e personalizados para os usuários.

Outra ferramenta com proposta parecida é o Google Discover. No entanto, ao contrário do anterior que está disponível para navegadores, este só pode ser visualizado em dispositivos móveis como celulares e tablets através do app oficial.

Mas afinal, o que muda no seu planejamento – e no seu site – para “indexar” nesses aplicativos?

Bom, se você deseja aumentar suas visitas, vale a pena indexar seu site ao Google News ou Discover – sim, apesar do título do post, vou falar sobre os dois, que costumam ser confundidos.

Quer entender melhor? Então, continue nesse artigo e confira os seguintes tópicos:

  • O que é Google News;
  • O que é o Google Discover;
  • Como cadastrar um site no Google Notícias;
  • Descobrir se é necessário se cadastrar no Discover;
  • Dicas para aparecer em ambos;
  • E tire outras dúvidas sobre o assunto.

Bóra?

pessoa segurando um smartphone com um site de notícias aberto

O que é o Google News?

O Google News, ou Google Notícias, é um site (que também tem um aplicativo) criado pelo Google para reunir as principais notícias do dia de acordo com os algoritmos da empresa, que determinam matérias, vídeos e imagens que serão exibidos, com exceção dos casos personalizados pelo usuário.

Para definir o que vai ser visto e a posição dessas informações, o Google utiliza-se de três formas distintas. São elas:

  • Principais notícias para todos,
  • Notícias personalizadas,
  • e Perspectivas adicionais.

No primeiro caso, o próprio sistema identifica os principais assuntos jornalísticos no mundo e disponibilizam eles através de recursos como “Manchetes”.

Enquanto isso,  as notícias personalizadas levam em consideração as configurações da conta do usuário, a exemplo do histórico de atividades desempenhadas no Google, como buscas. Então, há uma predileção com relação aos interesses do usuário.

Já as perspectivas adicionais são referentes aos indicadores do Google a respeito da legitimidade, relevância e atualização dos conteúdos selecionados.

Criação de conteúdo para o Google Notícias

O Google se preocupa com a experiência dos usuários, por isso possui diretrizes com relação ao conteúdo que é vinculado nas Notícias. Conheça a seguir quais conteúdos são permitidos de acordo com as políticas de conteúdo do Google – e também os que não são:

Conteúdos permitidos

  • Conteúdo original: as matérias precisam ser recentes e completas;
  • Transparência nas informações: esse tópico refere-se as informações institucionais que devem constar nas matérias, como nome do autor e uma biografia resumida, data da publicação e dados sobre editora ou empresa;
  • Anúncios e conteúdos patrocinados: páginas com anúncios podem ser selecionadas, mas elas não podem conter mais publicidade do que conteúdo. Já no caso dos patrocinados, eles não podem ser disfarçados e precisam ser divulgados de forma clara para os leitores.

Tipos de conteúdos proibidos

  • Infringir os direitos autorais de qualquer pessoa;
  • Conteúdo sexualmente ou violentamente explícito;
  • Conteúdo de incitação ao ódio;
  • Sites com foco em oferecer orientação médica como diagnósticos e tratamentos com fins comerciais;
  • Conteúdos que tragam assuntos como atividades perigosas, ilegais, assédio, bullying virtual e práticas enganosas;
  • Conteúdos repetitivos, com erros de ortografia ou de gramática, e com links nocivos.

Caso o site não cumpra com as Políticas de conteúdo do Google, ele pode ser removido das páginas de notícias e, se as violações forem constantes, o site pode ser desqualificado para aparecer no Google.

Como cadastrar um site no Google News através do Publisher Center

O Google mudou algumas coisas nessa parte de cadastrar site no Google News. Antes o processo era um pouquinho mais complicado e demorado – hoje é bem mais simples e rápido através do Publisher Center (Central do Editor).

Porém, com a evolução dos algoritmos, o Google pode identificar algumas notícias de sites que nem foram cadastrados na Central do Editor. Se seu site for bem feito e receber atualizações constantes, isso pode acontecer.

Porém, é recomendável que você cadastre seu site mesmo assim, pois suas chances de aparecer no Google Notícias serão maiores.

Veja o passo-a-passo a seguir:

Passo 1: Cadastro de Organização e Publicação

printscreen de cadastro de publicação na central do editor

A primeira coisa que você precisa fazer é acessar o Publisher Center e logar com sua conta Google. Se você utiliza o Google AdSense, deverá fazer login com a mesma conta.

Ao logar, crie um nome para a sua “Organização”, que pode ser o seu nome ou o da sua empresa. Em seguida, clique em Adicionar publicação (Add publication) e digite o nome do seu site.

Sim, “Publicação” é um site. Essa parte ficou meio confusa, muita gente pensa que é para cadastrar cada post que você publicar. Mas não, isso vai ser feito de maneira automática!

Na tela a seguir virão os passos para você cadastrar seu site no Google News.

printscreen de cadastro de publicação na central do editor

O primeiro passo é a aba Geral (General). Aqui você deve cadastrar:

  • Informações básicas: Nome do site, descrição, categoria e idioma;
  • Propriedade: A URL (domínio) do seu site. Você deve verificar a propriedade do site através do Google Search Console na próxima aba.
  • Localização: País onde a redação do seu site, ou seu escritório, está localizado.
    • Nota: Pode ser que essa parte não apareça logo no início. Você deve confirmar a propriedade do seu site no passo acima, salvar (e nesse momento o Google irá avisar que falta selecionar sua localização) e sair do painel da Publicação. Depois, abra o painel novamente e a opção estará lá na aba Geral.
  • Contatos: Um ou mais e-mails para contato com o site.
  • Distribuição: Escolha um ou mais países para exibir ou bloquear seu conteúdo, e escolha também onde o Google poderá exibir esses conteúdos.
  • Rastreamento: Opção para cadastrar seu Google Analytics e outros pixels de rastreamento.

Passo 2: Cadastro de feed e seções do site

printscreen de cadastro de conteúdo na central do editor

Terminando essa etapa, vá para a aba Conteúdo (Content). Eis as edições que você deve fazer:

  • Seções: Você pode optar por cadastrar o feed geral do seu site ou o feed de cada seção. Para o meu site eu cadastrei o feed geral do blog e o feed dos meus trabalhos, assim meu site aparece no Google News com duas seções: Blog e Trabalhos.
    • Nota: No final do cadastro, quando você salvar as edições, o Google certamente reclamará que há seções vazias em seu feed. Feche o painel e atualize algum conteúdo do seu site para que seu feed seja atualizado. Abra o painel de novo e vá para a aba de Conteúdo novamente. Clique em Atualizar (Refresh) em cada seção, feche o painel e aguarde uns dez minutos. Depois é só abrir o Google Publisher pela última vez e as seções enfim estarão com o conteúdo do feed.

Para cadastrar um feed, clique em Nova seção (New section) e selecione a opção Feed. Na janela que abrir, sugiro que você faça o seguinte:

  • Título da seção: Se for o feed geral, você pode preencher como “Blog” ou “Notícias”, por exemplo. Se for o feed de uma categoria, pode ser o nome dessa categoria.
  • URL do feed: O endereço do seu feed. Exemplo: https://fabiolobo.com.br/feed
  • Acesso: Selecione “Qualquer um”.
  • Opções: Selecione “Gerar artigos diretamente do feed”.
  • Preferência de renderização: Aqui eu sugiro selecionar a opção AMP.
  • Remoção de imagem duplicada: Selecione uma das duas opções que preferir (se preferir).

Em seguida, ainda na aba Conteúdo:

  • Etiquetas de conteúdo: Você pode “categorizar” cada seção do site de acordo com as etiquedas do Google: opinião, gerado pelo usuário (como fóruns e comentários), sátira, press release e blog. Essa parte é opcional.
  • Verificar propriedade do URL: Verifique seu domínio no Google Search Console. Aqui há um passo-a-passo.

Passo 3: Cadastro de logo

printscreen de cadastro de logos na central do editor

A próxima aba é de Imagens (Images). Bem simples de editar:

  • Logo quadrado: Faça upload do ícone do seu site. As medidas recomendadas são 1000x1000px (no mínimo 512x512px), e os formatos são PNG ou JPG.
  • Logo amplo: Aqui você adiciona duas versões do seu logo – um para fundo claro e outro para fundo escuro. Fique atento às medidas e faça testes de legibilidade!

Passo 4: Integração com AdSense e outros anúncios

printscreen de cadastro de anúncios na central do editor

Na aba Ads, você pode pode personalizar a parte de anúncios de suas postagens:

  • Ganhos: Selecione uma conta do Google AdSense ou Google Ad Manager.
  • Anúncios gerenciados pelo Google: Escolha uma porcentagem para anúncios gerenciados pelo Google. Se você utilizar apenas AdSense, essa porcentagem deve ser de 100%.
    • Nota: Se você for utilizar outros tipos de anúncios, selecione a opção “Preencha o com os anúncios gerenciados por sua publicação” – assim, uma nova área para cadastro de anúncios aparecerá logo abaixo.

Passo 5: Personalizações de estilos e acesso

printscreen de personalização na central do editor

A próxima aba é a Avançado (Advanced), que permite algumas personalizações. No meu caso, deixei tudo em branco:

  • Grupos de acesso: Crie grupos para usuários específicos, como “testadores” que poderão ver seu feed do Google Notícias.
  • Estilos: Você pode editar o CSS da publicação, deixando o post mais parecido com o que consta em seu site.
  • Upload de fontes: É possível também instalar fontes para customizar seus posts. O padrão do Google é Roboto (Android e desktop) e San Francisco (iOS).

Passo 6: Enviar para revisão

printscreen de revisão na central do editor

A última aba é a Revisar e publicar (Review & publish). Nela você vê o status do cadastro do seu site (se há erros, por exemplo), pode testar a publicação e ver uma prévia dela.

Estando tudo em ordem, basta enviar seu site para revisão do Google. Essa revisão pode levar no mínimo uma semana. Sugiro que você acesse o painel diariamente para acompanhar o status de seu site – isso porque o Google não envia um aviso quando seu site é aprovado ou rejeitado.

Resumindo:

  • Se ainda não foi enviado para aprovação, estará como Rascunho (Draft). Provavelmente você ainda não preencheu tudo o que é necessário. Veja a aba Revisar e publicar para ver o que falta.
  • Ao enviar para revisão, seu site aparecerá como Pendente (Pending).
  • Se seu site foi aprovado, ele aparecerá com o status Ao vivo (Live) logo na página inicial do Google Publisher Center.
  • Se seu site não for aprovado, o status será Rejeitado (Rejected). Na aba Revisar e publicar você pode ver o que aconteceu e o que deve ser feito.

Exemplos de sites no Google Notícias

printscreen de dois sites no google publisher center, ou central do editor

Para que você possa ver o resultado final, separei dois exemplos de sites que cadastrei no Google News:

Repare que se você acessar os links de um smartphone e já tiver o Google News instalado, a publicação irá abrir diretamente no app.

O usuário poderá seguir e compartilhar sua publicação. Ou seja, você pode adicionar um ícone do Google News em seu site, assim seus leitores serão avisados sempre que sair um post novo.

Então, além de indexar suas postagens, o Google Notícias serve também como um leitor de feed.

O Google News é a melhor alternativa desde que o Google Reader foi descontinuado!

O que é Google Discover?

mulher sorrindo enquanto mexe em seu smartphone

Google Discover é mais um aplicativo do Google para Android e iOS que reúne diferentes tipos de conteúdos em um formato semelhante a de uma rede social, como o feed do Facebook.

Artigos, vídeos, placares esportivos, entretenimento e outras informações podem ser encontradas nessa plataforma. Mas afinal, como elas são selecionadas?

Na verdade, a seleção desses conteúdos ocorre de forma automática, levando em consideração as interações e interesses dos usuários. Além disso, os temas não se limitam ao que é publicado hoje, mas sim ao que é interessante para os leitores.

Preciso cadastrar meu site no Google Discover?

Ao contrário do News, o site que deseja aparecer no Discover não precisa de um cadastro. Basta indexar as páginas corretamente, seguir as políticas de conteúdo do Google Notícias e ter um conteúdo original, bem completo e otimizado.

De acordo com a página de suporte do Google, existem duas dicas que podem melhorar a classificação do seu conteúdo e o seu desempenho no Discover. São elas:

  • Publicar conteúdos importantes e interessantes para os leitores;
  • e utilizar no artigo imagens com alta resolução.

Fácil, né?

Dicas para seu site aparecer no feed do Google

De uma maneira geral, para aparecer no Google, o site precisa ter um conteúdo original, interessante, completo e bem redigido. Colocar em prática as regras do Search Engine Optimization, o famoso SEO, também contam muito.

Outro ponto em comum para ser levado em conta é investir em mídias de excelente qualidade, como fotos, vídeos, infográficos etc. 

Veja a seguir outras dicas mais específicas para aparecer no News e no Discover.

Dicas para o Google News

Adote práticas jornalísticas

Sites, portais de notícias e blogs podem aparecer no News, mas todos precisam respeitar as práticas do bom jornalismo. Essas normas são observadas na estrutura textual e também no conteúdo publicado. 

Por essa razão, logo no primeiro parágrafo da notícia é preciso responder as seguintes perguntas:

  1. Quem?
  2. Fez o quê?
  3. Quando?
  4. Onde?
  5. Por que?
  6. Como?

Também é importante escrever com clareza e apresentar todos os lados da história.

Por fim, faça títulos chamativos, busque escrever sempre no presente e procure não cometer erros gramaticais.

Atenção para não plagiar

Outra dica valiosa é não copiar e colar informações de outros sites. A autenticidade é um dos fatores mais importantes do jornalismo, e o Google leva muito a sério. 

Prefira pautas quentes

No jornalismo, existem as pautas frias e quentes.

Enquanto o primeiro tipo refere-se a assuntos atemporais, o segundo é referente aos assuntos temporais, ou seja: assuntos do momento.

Atualize constantemente

Além de trazer matérias quentes, é preciso atualizar o site com uma certa frequência.

Duas matérias por dia podem ser o suficiente para o início, mas com o passar do tempo, vá aumentando a quantidade diária.

Seja uma autoridade na internet

A autoridade do seu site em determinado assunto ou tema cresce à medida em que outros sites do segmento linkam para ele.

Essa prática é chamada de backlink e quanto mais você tiver, mais autoridade você terá. Consequentemente, você passa a ser bem avaliado pelo Google.

mão segurando uma lente de câmera fotográfica, de frente para a câmera, no meio de uma floresta
Quem não gosta de imagens grandes e bonitas? É uma das dicas para o Google Discover!

Dicas para o Google Discover

Fotos com alta qualidade

No feed do Discover, as imagens ganham mais destaque do que qualquer outro detalhe do texto.

Nesse caso, opte por fotografias com alta qualidade para chamar ainda mais a atenção dos usuários.

Mas cuidado: Fotos de boa qualidade podem ficar muito pesadas caso você não faça uma otimização.

Avalie os concorrentes

Não sabe o que escrever no site para ser selecionado nesse aplicativo? Então, pegue seu smartphone e veja as manchetes já escolhidas.

Assim você tem uma noção do que pode ser utilizado para produzir um conteúdo original.

Invista em SEO

SEO é importante para todos os sites que desejam receber mais visitas através do Google.

Portanto, você pode otimizar seu site escolhendo as palavras-chaves com maior tráfego de busca e apostando em matérias interessantes que podem te render backlinks.

Faça um conteúdo evergreen

Lembra das pautas quentes e frias? Então, o evergreen é um conteúdo que serve para educar o visitante sobre um assunto que é atemporal. Ou seja, trata-se de conteúdos frios – o que não significa que esse tipo de conteúdo é ruim. Muito pelo contrário.

Ao contrário dos artigos noticiosos, o evergreen não tem um resultado tão imediato. No entanto, a longo prazo, você vai receber visitas constantes no seu site ou blog, porque dificilmente os assuntos ficam velhos com o passar do tempo –  e caso fiquem, basta fazer uma atualização no artigo, mantendo-o útil.

Dúvidas sobre o feed do Google

Ainda tem alguns pontos de interrogação por aí? Tudo bem, eu te ajudo!

Tenho que postar só notícias para aparecer no Google Notícias?

Sim!

Como o próprio nome já diz, News é específico para conteúdos noticiosos. O evergreen (conteúdo atemporal) se encaixa apenas para o Google Discover.

Preciso ter um sitemap de notícias para o Google News?

Durante o cadastro no Publisher Center, em nenhum momento é solicitado um sitemap de notícias. Esse era um item obrigatório ao cadastrar um site no Google Notícias antigo.

Meu site já está no Google News. Preciso cadastrá-lo de novo na Central do Editor?

Não.

Ele irá aparecer automaticamente em sua conta Google caso seja de sua autoria.

Por que minhas imagens não carregam no feed do Google?

Elas devem estar pequenas. O Google recomenda as medidas 1200x675px para imagens de destaque.

Outra possibilidade é que a imagem que você cadastrou não aparece no feed. O Google só carrega o que ele vê na página – ele não utiliza as tags Open Graph, por exemplo, então ele utilizará a primeira imagem (grande) do post.

Se você utiliza o WordPress, pode resolver isso adicionando a imagem destacada do post no seu feed. Para isso, insira o script abaixo no arquivo functions.php do seu tema:

// Mostra a imagem destacada no início do post no feed

function lt_feed_thumb( $content ) {
	global $post;
	if ( has_post_thumbnail( $post->ID ) ) return '<p>' . get_the_post_thumbnail( $post->ID ) . '</p>' . $content;
	
	return $content;
}
add_filter( 'the_content_feed', 'lt_feed_thumb' );

Assim, a imagem destacada será a primeira coisa a aparecer no conteúdo do post.

Como otimizar meu site para o Google Discover?

Quanto ao conteúdo, você já sabe: textos úteis, bem escritos, completos e evergreen, e imagens de alta resolução.

Mas seu site também precisa estar pronto. Tem que ser leve e rápido, seguir padrões de SEO (ter AMP também ajuda), estar em uma hospedagem de qualidade e por aí vai.

Inclusive, eu trabalho com tudo isso aí. Precisa de ajuda? Fale comigo!

Créditos das imagens: Freepik e Google.

Revisão

Entendeu tudo sobre Google News, Publisher e Discover? Confira abaixo:

Qual a diferença entre Google Notícias e Discover?

O primeiro indexa apenas notícias, e o segundo indexa conteúdos em geral de acordo com os interesses e preferências do usuário.

Como cadastrar um site no Google Notícias?

Você deve acessar a Central do Editor (Publisher Center), no endereço publishercenter.google.com, e seguir os passos para cadastrar seu site como uma Publicação.

Como resolver o erro “região não selecionada” na Central do Editor?

Feche a Central do Editor e acesse-a novamente em seguida. Depois, vá para a aba “Geral” (General) e selecione um país no box “Localização”.

Como resolver o erro “seção sem conteúdo” na Central do Editor?

Depois de cadastrar seus feeds, atualize algum conteúdo no seu site para que o feed receba uma atualização. Vá para a aba “Conteúdo” (Content) na Central do Editor e clique em “Atualizar” (Refresh) em cada seção (feed) cadastrada. Feche a Central do Editor e aguarde cerca de dez minutos, e então acesse-a novamente – os conteúdos devem ter aparecido agora.

Como cadastrar um site no Google Discover?

Não há um cadastro específico para isso. Seu site pode aparecer no Google Discover se for otimizado e tiver conteúdos úteis, originais e atualizados.

O que é conteúdo Evergreen?

É o tipo de conteúdo que não tem data de validade. Ao contrário de notícias, o conteúdo evergreen não fica velho nunca.

Não é permitida a reprodução integral desse conteúdo. A cópia pode ser ruim para você!

Quem é Fabio Lobo?

Web designer, desenvolvedor front-end e programador WordPress.

Quem é Fabio Lobo?

Estou há mais de uma década na área. O foco do meu trabalho é em usabilidade, facilidade pro usuário, acessibilidade, SEO e performance.

Também tenho alguns projetos open source, além de prestar consultoria em hospedagem WordPress e criação de conteúdo.

Como posso te ajudar hoje?

Trabalho com consultoria, suporte, manutenção, criação e desenvolvimento.

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Eu sou Desenvolvedor Front-End

Criação e desenvolvimento de sites; otimização SEO onpage; melhorias de velocidade e performance para o Google. Trabalho como desenvolvedor front-end e consultor!

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Comentários

6 comentários até o momento

  • Fiz questão de deixar um comentário porque esse post me ajudou MUITO. Parabéns e obrigado por compartilhar!

    Responder
    • Legal, Assis! Fico feliz em ajudar :D

      Responder
  • Inclusive pretendo submeter o pedido para entrar no Google News sem especificar Autor das notícias. Eu publico as notícias usando o nome do meu site como autor dos posts, depois volto aqui pra dizer se foi aprovado.

    Responder
    • Boa! Antigamente (quando não existia o Publisher) eles não permitiam, tinha até que colocar uma página Sobre com endereço e meios de contato. Mas agora acho que vai dar certo!

      Responder
  • Apenas pra dar um feedback e de repente contribuir com a ideia para um novo tópico no post, consegui aprovação do Google News, mesmo sem especificar um Autor. O site já aparece na busca como “Fonte de Notícias” e já pode ser seguido, mas os artigos não aparecem na busca do Google News e nem no feed de notícias para os usuários. Agora sim acredito que possa ter alguma relação com a ausência de um Autor dos artigos. Foi a informação que encontrei nesse site: https://insiderpaper.com/web-site-accepted-in-google-news-articles/. A outra possibilidade é que o site ainda não ganhou autoridade necessária como Fonte de Notícias no Google News. Vou aguardar mais uns dias pra ver. A propósito, site é o disneyplusbrasil.com.br e o link no Google News https://news.google.com/publications/CAAqBwgKMKeInAsww5K0Aw?oc=3&ceid=BR:pt-419. Quando você obteve aprovação no Google News, seus artigos começaram a aparecer imediatamente? Se tiver alguma outra ideia, agradeço :)

    Responder
    • Assis, como eu não posto notícias e nem com muita frequência, pra ser sincero nem imaginei que meu site apareceria por lá.

      Tenho clientes que têm sites de notícias com alguns anos de estrada e eles, sim, aparecem frequentemente no Google Notícias.

      No seu caso, acredito que tenha a ver com autoridade sim, além dos outros fatores (bio do autor, idade do site etc).

      Vou dar uma investigada e assim que possível atualizo o post com suas sugestões. Muito obrigado!

      Responder

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