Calendário com datas comemorativas para vender mais

Planeje suas ações de marketing para o ano. Confira as datas comemorativas e feriados do calendário de 2021 e prepare campanhas para sua loja virtual.

Por Fabio Lobo, atualizado em 29/12/2020.

As datas comemorativas são boas oportunidades para campanhas, eventos e promoções capazes de alavancar os negócios. No calendário de 2021, muitas são as datas e feriados que podem ser usados a favor da sua empresa.

Quando bem usados, os períodos comemorativos podem impulsionar vendas e aumentar a divulgação das marcas, além de atrair novos públicos consumidores. Desse modo, planejar um calendário de marketing inteligente e organizado é fundamental para executar estratégias bem-sucedidas de crescimento e consolidação do seu empreendimento.

Em 2019 o e-commerce brasileiro teve faturamento 22,7% superior em comparação ao ano anterior, segundo relatório da Compre & Confie. Esses números crescem sem parar a cada ano.

Pensando nisso, trago para você as dicas mais relevantes na hora de planejar e executar estratégias de marketing para essas datas. Aqui você vai ler sobre:

  • Calendário sazonal;
  • Quais são as datas comemorativas e feriados de 2021;
  • Dicas para vender mais em datas especiais;
  • Erros comuns de marketing que você não pode cometer;
  • Algumas dúvidas comuns sobre o assunto.

Vamos lá!

foto de um calendário de mesa com as folhas ao vento

Índice

Calendário sazonal e marketing sazonal

Antes de mais nada, é importante explicar o que é calendário sazonal e marketing sazonal.

Calendário sazonal é aquele que é focado nas datas comemorativas do ano, já o marketing sazonal são as estratégias criadas em cima desse calendário para aproveitar estas datas a favor da empresa. 

Sendo assim, se o seu negócio possui um setor de marketing ou de publicidade, é fundamental que você tenha em mãos o calendário sazonal. Ele servirá de guia para a maioria das estratégias de divulgação, promoções, campanhas e tudo mais. Para muitos negócios, é através desse tipo de marketing que a divulgação e lucro crescem no ano.

O calendário sazonal surgiu inicialmente como instrumento de registro de eventos históricos, mas o comércio criou várias datas anuais para aquecer a economia em épocas de poucas vendas.

Por isso, é um calendário repleto de datas comemorativas comerciais, como o Dia dos Namorados e Dia das Mães, por exemplo. Então, por que não as usar em seu benefício?

Datas comemorativas do calendário de 2021

Existem diversas datas que podem ser usadas para aumentar os ganhos e a popularidade da sua empresa.

Abaixo você confere as principais datas comemorativas de 2021 para montar seu planejamento de ações de marketing. Confira:

Mês 01: Janeiro

24 de janeiro – Dia do Aposentado

Ideal para empresas que têm como público-alvo pessoas da terceira idade, como clínicas, academias especializadas, agências de viagem, etc; além de instituições financeiras em geral.

A data é uma homenagem à Lei Eloy Chaves, criada em 24 de janeiro de 1923. Foi o marco histórico para a previdência social.

28 de janeiro – Dia da Privacidade de Dados

Criada em 2006 pelo Conselho Europeu, a data serve para alertar e conscientizar sobre a importância da privacidade na internet.

Com as leis GDPR e LGPD, proteção de dados é um tema cada vez mais popular na internet. Utilize essa data para reforçar a posição e transparência de sua empresa em relação a esse assunto.

30 de janeiro – Dia da Saudade

Essa é uma data muito usada no comércio virtual para resgatar clientes antigos.

Entre em contato com os seus compradores inativos e ofereça benefícios, promoções exclusivas, cupons ou até mesmo brindes para estimular novas compras. 

Mês 02: Fevereiro

foto de duas máscaras de carnaval no chão, uma lilás e uma laranja, e fitas e confetes caindo ao fundo
Em fevereiro normalmente comemoramos o ano novo, também conhecido como Carnaval. Não em 2021.

14 de fevereiro – Valentine’s Day (Dia dos Namorados Internacional)

O Valentine’s Day (Dia de São Valentim) é o Dia dos Namorados internacional e pode ser usado pelo marketing de diversos setores de comércio e serviços.

Ultimamente costuma ter bastante impacto na economia brasileira (principalmente com ações nas redes sociais), então melhor não deixar passar batido.

Mês 03: Março

08 de março – Dia Internacional da Mulher

Data voltada a criar ações para o público feminino. É um momento adequado e oportuno para trabalhar com homenagens e apoio a luta das mulheres por causas importantes, além de ser uma data com um enorme valor histórico.

Por isso, elabore estratégias de marketing que realmente transmitam o valor e o respeito pelas causas femininas. 

17 de março – Dia do Consumidor

Nessa data não tem outra opção: o negócio são as promoções, descontos e cupons. A ideia é estimular o consumo principalmente por parte dos clientes já cativos.

Entretanto, apesar do dia 15 ser a data oficial, o Dia do Consumidor no Brasil é celebrado na quarta-feira da semana do dia 15. Complicado?

Já no dia 15 de setembro celebra-se o Dia do Cliente.

Mês 04: Abril

4 de abril – Páscoa

Como todo mundo sabe, a Páscoa é um período ótimo para empreendimentos do ramo do chocolate aumentarem seus ganhos.

Mas nada impede que a sua empresa realize sorteios ou dê brindes nessa data para fidelizar a clientela.

Por ser celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre depois do equinócio da Primavera, não há um dia oficial para a Páscoa – pode variar entre 22 de março e 25 de abril.

23 de abril – Dia do Livro

Uma data oportuna de marketing para as livrarias, jornais, revistas, editoras, gráficas, óticas e clínicas de oftalmologia.

A UNESCO instituiu o dia 23 de abril como “Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor” para incentivar a leitura, homenagear autores e refletir sobre seus direitos.

Além disso, aqui no Brasil temos o Dia Nacional do Livro (29 de outubro) e Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril).

Fim de Abril – Dia do Frete Grátis

Ultimamente os e-commerces têm usado o final de abril como um período para campanhas de compra com o frete grátis.

A data varia, pois é definida entre os varejistas, mas não deixa de ser uma excelente chance de impulsionar vendas.

Mês 05: Maio

1 de maio – Dia do Trabalho

Neste feriado, é importante lembrar da importância profissional dos seus colaboradores e clientes. Pode servir para consolidar relações comerciais.

Também conhecido como “Dia do Trabalhador”, a data nasceu por conta de um fatídico 1º de maio de 1886: uma greve foi iniciada em Chicago (EUA) pela luta por melhores condições de trabalho, como redução da jornada de trabalho diária.

9 de maio – Dia das Mães

Esta é uma das datas comemorativas que mais aquecem a economia.

Além de ser uma chance de aumentar muito as vendas com promoções e descontos, é uma chance de fidelizar novos e velhos clientes. Comece a campanha dias antes, para garantir o alcance.

A data é celebrada no segundo domingo de Maio, então seu dia varia a cada ano.

25 de maio – Dia da Toalha (Dia do Orgulho Nerd)

Esta é uma data que serve para homenagear esse grupo expressivo da cultura pop, mas também pode ser muito bem trabalhada por empresas de equipamentos eletrônicos, games, artigos nerd/geek ou qualquer outra relacionada a este universo.

A data nasceu em 25 de maio de 2001, quando foi feita a primeira homenagem a Douglas Adams, autor d’O Guia do Mochileiro das Galáxias, que faleceu no dia 11 do mesmo ano.

Em 2006, em comemoração aos 29 anos do lançamento do primeiro filme da saga Star Wars, veio a coincidência: o dia também era 25 de maio. Então a data também começou a ser celebrada como Dia do Orgulho Nerd.

Mês 06: Junho

foto de um casal se abraçando; a garota está segurando balões em formatos de coração, que ficam na frente do rosto dos dois
Nosso Dia dos Namorados oficial é em 12 de Junho – a data foi criada para aumentar as vendas do mês

Mês inteiro – Período das Festas Juninas

Apesar de mais expressivo na região Nordeste, o período das festas juninas é um dos que mais aquece a economia de vários estados brasileiros.

Empresas de diversos setores usam o período para a execução de campanhas e eventos, principalmente o comércio varejista.

12 de junho – Dia dos Namorados

Diferente do Valentine’s Day, que é internacional, o Brasil tem o seu próprio Dia dos Namorados em junho.

Aproveite o dia para produzir conteúdo e campanhas visando os casais ou os românticos em busca de um par.

Mês 07: Julho

8 a 11 de julho – Carnaval

O Carnaval é uma das datas comemorativas mais importantes do Brasil, tanto que muita gente diz que o ano só começa por aqui depois do Carnaval. Não é à toa que existem empresas que se sustentam basicamente com os ganhos gerados nesse período.

A maior parte dos negócios pode usar o Carnaval a seu favor, mas os que mais costumam se empenhar e gerar lucro nesse período são as agências de viagem, serviços de hotelaria e hospedagem, casas de festa, comércio de bebidas, lojas de fantasias, entre outras.

A terça-feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa, então seu dia varia a cada ano normalmente entre fevereiro e março.

Entretanto, devido a pandemia, em 2021 o Carnaval será no mês de julho.

20 de julho – Dia do Amigo

O Dia do Amigo é usado pelo comércio para estimular a compra de presentes. 

Há uma certa confusão sobre essa data:

  • O Facebook celebra o dia 4 de fevereiro, que foi a data de criação da rede social, como Dia do Amigo;
  • 18 de abril é o Dia Nacional do Amigo, que seria a data oficial no Brasil;
  • A data 20 de julho, que celebar o Dia do Amigo e Internacional da Amizade, foi criada na Argentina em 1999;
  • Já dia 30 de julho é o Dia Internacional da Amizade, data criada pela Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU).

Atualmente, a data mais popular no país é o dia 20 de julho, destacada aqui. Mas você pode criar ações para todas as quatro datas, por que não?!

Mês 08: Agosto

09 de agosto – Dia dos Pais

Assim como o Dia das Mães, esta data é muito lucrativa para o comércio. Use para atrair clientes e fidelizar os que você já tem.

A data é celebrada no segundo domingo de Agosto, então seu dia varia a cada ano.

15 de agosto – Dia da Informática

Uma ótima data para vender equipamentos de informática, games, eletrônicos e artigos de tecnologia.

A data coincide com o lançamento do ENIAC (Electronic Numerical Integrator Analyzer and Computer, ou computador integrador numérico eletrônico), o primeiro computador do mundo.

Mês 09: Setembro

15 de setembro – Dia do Cliente

Essa data pode ser usada para atrair clientela através de promoções e descontos, mas deve ser usada também para que a empresa demonstre a importância dos seus clientes já existentes.

Lembrando que dia 15 do março celebra-se o Dia Mundial do Consumidor.

Mês 10: Outubro

foto de uma mulher de vestido segurando um presente, passando-o para uma criança – só é possível ver as mãos de ambos

4 de outubro – Dia Mundial dos Animais

O Dia Mundial dos Animais fica a cada ano mais grande na economia, por isso não deve ser subestimado. É uma oportunidade principalmente para clínicas veterinárias, lojas de artigo para animais, pet shops e lojas de ração.

No Brasil essa data também é conhecida como Dia do Cachorro. Se você quiser ver mais datas relacionadas a animais de estimação, confira esse calendário.

12 de outubro – Dia das Crianças

Nem preciso falar que essa é outra data que aquece imensamente o comércio, não é? Outubro inteiro acaba sendo um mês favorável a venda e campanhas relacionadas ao público infantil.

Apesar de também ser conhecido como “Dia Mundial das Crianças”, a data varia bastante em outros países (e até mesmo estados pelo mundo), sendo mais comum no dia 1º de Junho. No Brasil a data é fixa no dia 12 de outubro.

31 de outubro – Dia das Bruxas (Halloween) 

Usando da criatividade, diversos setores podem usar essa data para alavancar vendas e atrair clientes.

Estabelecimentos alimentícios, casas de festa e lojas de fantasias e de maquiagem costumam se beneficiar nessa data.

Mês 11: Novembro

11 de novembro – Dia dos Solteiros

Esta data é excelente para incentivar clientes a comprarem presentes para si mesmo. Com uma boa campanha de marketing, costuma ser imensamente vantajosa.

A data foi criada pela chinesa Alibaba e surgiu como uma brincadeira com seus números: 11.11. No Brasil, porém, há também a data 15 de agosto como Dia dos Solteiros, mas não é muito, digamos, comercial.

26 de novembro – Black Friday

Nos últimos anos, a Black Friday se tornou uma das principais datas de comércio do Brasil.

Os recordes de venda do varejo são a prova disso todos os anos. Sendo assim, é preciso planejar como muita antecedência uma campanha chamativa. Serve para basicamente todos os setores da economia.

A data é celebrada na última sexta-feira de novembro, então seu dia varia a cada ano.

Mês 12: Dezembro

25 de dezembro – Natal

Para finalizar com chave de ouro, temos o Natal. Um dos principais segredos para obter lucro nessa data é ter uma boa comunicação com os clientes e se destacar da concorrência.

Lembre-se que todas as empresas estarão tematizadas e com promoções, então tente pensar em uma campanha que vá além disso e faça com que o público consumidor escolha sua empresa antes das demais.

Detalhe: nem todo mundo comemora o Natal por questões religiosas.

Dicas para vender mais em datas comemorativas

De nada adianta saber quais são as datas comemorativas do ano se você não entender como usá-las da forma correta.

Pensando nisso, separei algumas dicas para te ajudar a vender mais e aumentar o alcance da sua marca usando o marketing sazonal. Veja:

  • Pense as campanhas com antecedência. De preferência, faça um planejamento para o ano inteiro, e elabore slogans para cada campanha.
  • Estabeleça uma boa comunicação com seus clientes, para que eles saibam das ações, descontos, promoções, brindes, etc.
  • Conteúdo é a chave do sucesso, por isso sempre atraia a atenção do público e estabeleça uma relação além da comercial. Torne sua empresa interessante além dos produtos ou serviços oferecidos.
  • Se planeje em relação ao estoque, pois nada é mais frustrante do que um cliente que recebe um desconto e o produto que ele quer está indisponível na hora da compra.
  • Além disso, certifique-se que seu servidor de hospedagem está preparado para receber um pico de acessos, caso você faça campanhas online.
  • Esteja atento ao movimento e ações da concorrência, para poder superá-los.
  • E, é claro, não deixe de ter um site otimizado. Mesmo que você não venda online, em 2021 é imprescindível ter uma presença digital.

Quais são os principais erros de marketing nessas datas?

foto de uma mão segurando um papel em formato de coração com as cores do arco-íris, tapando parte do sol
Não adianta sua empresa apoiar causas visando lucro e ser contrária a elas no dia-a-dia

Boas oportunidades também podem se tornar chances de acabar com a reputação de empresas. Tudo porque ações de marketing descuidadas podem acabar prejudicando em vez de ajudar.

Veja os três principais erros cometidos na hora de executar estratégias em datas comemorativas: 

1. Apoiar causas somente para a empresa ser considerada inclusiva

Como todos sabemos, algumas datas comemorativas possuem valor histórico, político, social e cultural. É o caso do Dia da Mulher, o Dia do Orgulho LGBTQIA+ e o Dia da Consciência Negra, por exemplo.

O problema é que algumas empresas se apresentam como aliadas nessa causa e celebração, quando na verdade não são.

Eu já vi diversas marcas se divulgarem como apoiadoras da diversidade em campanhas e serem imediatamente desmentidas por funcionários e ex-funcionários vítimas de preconceito no local de trabalho. Acredite, isso pega muito mal e é difícil limpar a imagem depois do ocorrido. 

Por isso, certifique-se de que suas ações de marketing nessas datas sejam condizentes com os valores reais do seu negócio e não visem apenas passar uma imagem conveniente para o momento. Porque além de decepcionar parte do seu público, ainda é algo que prejudica relações comerciais. 

2. Não saber do que a data se trata

Esse erro é mais comum por parte das empresas de pequeno e médio porte. Muitos negócios apostam em estratégias de marketing para datas sem saber o que elas representam. 

Na hora de planejar campanhas e qualquer outra ação em datas comemorativas, certifique-se de que você e a sua equipe sabem as informações básicas sobre a mesma. Por exemplo, o que exatamente é celebrado, por que é celebrado nesse dia/época e como a sociedade costuma comemorar a data. 

Tais informações, além de prevenir erros, tiram a ideia de superficialidade nas campanhas e podem ajudar na elaboração de um planejamento mais estratégico e, consequentemente, com mais resultados.

3. Cometer gafes 

As gafes geralmente não são intencionais, mas podem prejudicar muito a imagem das empresas. É comum ver, por exemplo, estabelecimentos oferecerem descontos somente em produtos de limpeza no Dia da Mulher, relacionando assim o trabalho doméstico é uma tarefa exclusivamente feminina.

Por isso, é sempre bom analisar toda e qualquer peça de campanha antes de lançá-la publicamente. Se for possível conversar sobre as ideias com alguém que entende do assunto, isso pode prevenir os erros e ainda melhorar as abordagens.

Tire suas dúvidas sobre datas de 2021

Sentiu falta de alguma data especial na nossa lista?

Além de datas comemorativas importantes, há feriados nacionais e eventos mensais que você deve levar em consideração para seu planejamento anual. Confira abaixo!

Quais são as principais datas comemorativas de 2021?

São muitas as datas comemorativas que podem ser usadas para alavancar o crescimento do seu negócio, mas, é claro nem todas precisam ser usadas.

Contudo, algumas você não pode deixar passar em branco. São elas:

  • 9 de maio: Dia das Mães
  • 12 de junho: Dia dos Namorados
  • 09 de agosto: Dia dos Pais
  • 12 de outubro: Dia das Crianças
  • 26 de novembro: Black Friday
  • 25 de dezembro: Natal

Não que seja algo obrigatório, mas acaba pegando mal quando toda a concorrência oferece algo de diferente nessas datas e a sua empresa não faz nada.

Quais são os feriados de 2021?

Os feriados são dias de folga para grande parte da população e alguns coincidem com datas comemorativas. Nada impede de estes dias e períodos sejam vantajosos para o seu negócio.

Por isso, confira a lista de feriados nacionais de 2021:

  • 1º de janeiro: Confraternização Universal
  • 13 de abril: Paixão de Cristo
  • 21 de abril: Tiradentes
  • 1º de maio: Dia do Trabalho
  • 3 de junho: Corpus Christi
  • 8 a 11 de julho: Carnaval
  • 7 de setembro: Independência do Brasil
  • 12 de outubro: Dia de Nossa Senhora Aparecida
  • 2 de novembro: Dia de Finados
  • 15 de novembro: Proclamação da República
  • 25 de dezembro: Natal

Lembrando que estes são os feriados válidos para todo o Brasil. As regiões, estados e municípios podem ter seus próprios feriados locais com datas específicas.

Quais são as cores dos meses?

Você já deve ter ouvido expressões como “Maio Amarelo” ou “Outubro Rosa” na mídia. Acontece que diversas áreas da saúde e medicina começaram a usar os meses como um período de discussão sobre doenças importantes. 

Atualmente, todos os meses têm uma cor e a sua empresa pode ajudar se aliando a algumas dessas causas nobres, nem que seja na divulgação de informações benéficas sobre o tema. Confira:

  • Janeiro Branco: Prevenção e alerta sobre questões de saúde mental.
  • Fevereiro Roxo / Laranja: Combate e conscientização da lúpus, Mal de Alzheimer e fibromialgia (Roxo), além conscientização e discussão sobre a leucemia (Laranja).
  • Março Azul Escuro: Debate e prevenção do câncer colorretal.
  • Abril Azul: Debate e conscientização sobre o autismo.
  • Maio Amarelo / Vermelho: Prevenção de acidentes de trânsito (Amarelo) e debate e sobre a hepatite (Vermelho).
  • Junho Vermelho: Período dedicado a importância de doar sangue.
  • Julho Amarelo: Conscientização e prevenção do câncer ósseo e das hepatites virais.
  • Agosto Dourado: Período destinado ao debate sobre aleitamento materno.
  • Setembro Verde / Vermelho: Discussão sobre a doação de órgãos e a prevenção do câncer de intestino (Verde) e conscientização sobre os cuidados com a saúde cardíaca (Vermelho).
  • Outubro Rosa: Conscientização e prevenção do câncer de mama.
  • Novembro Azul: Conscientização e prevenção do câncer de próstata e da diabetes.
  • Dezembro Laranja / Vermelho: Conscientização e prevenção do câncer de pele (Laranja) e debate e conscientização sobre o HIV (Vermelho).

Como preparar meu site para receber muitos acessos simultâneos?

Se você trabalhar campanhas online sazonais, vai precisar estar preparado para um volume alto de acessos simultâneos em um curto espaço de tempo.

Com antecedência, faça um planejamento:

  • Questione para o suporte de sua hospedagem quantos acessos simultâneos seu servidor irá suportar. Verifique se vai ser preciso fazer um upgrade em seu plano durante o período de ações de marketing;
  • Verifique se o cache do seu site ou loja virtual é bom e se está configurado corretamente. Esse é um fator importante para garantir estabilidade.
  • Converse com seu programador ou contrate um especialista para fazer uma auditoria de seu site. É importante verificar se tudo está funcionando como deveria, se há bugs ou eventuais problemas que possam gerar sobrecarga.

Se você não preparar seu servidor, seu planejamento de marketing pode ir para o espaço em questão de segundos. Afinal, se seu site ou e-commerce não suportar muitos visitantes online ao mesmo tempo, ele ficará extremamente lento e, em poucos minutos, sairá do ar.

Precisando de uma análise? Trabalho com suporte, manutenção e consultoria em web design, desenvolvimento, WordPress / WooCommerce e hospedagem. Vamos conversar!

Créditos das imagens: Freepik.

Revisão

Agora que você já sabe tudo sobre como explorar datas comemorativas para aumentar suas vendas, vai conseguir responder perguntas como essas abaixo facilmente.

O que é calendário sazonal?

É um calendário com datas especiais, como datas comemorativas, feriados, marcos e eventos.

O que é marketing sazonal?

São as estratégias focadas em datas do calendário sazonal. Ou seja, campanhas de marketing voltadas para datas que sejam relevantes e importantes para sua empresa e/ou segmento.

Qual é a data certa do Dia do Amigo?

Dia 18 de Abril, que é o Dia Nacional do Amigo – mas o dia 20 de julho acabou ficando mais popular. Além disso, dia 30 de julho é o Dia Internacional da Amizade e o dia 4 de fevereiro é celebrado pelo Facebook como Dia do Amigo.

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Quem é Fabio Lobo?

Web designer, desenvolvedor front-end e programador WordPress.

Quem é Fabio Lobo?

Estou há mais de uma década na área. O foco do meu trabalho é em usabilidade, facilidade pro usuário, acessibilidade, SEO e performance.

Também tenho alguns projetos open source, além de prestar consultoria em hospedagem WordPress e criação de conteúdo.

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