Centralize várias contas de e-mail no Gmail

O Gmail tem uma função chamada "Coletor de e-mails" que serve para você poder usar várias contas de e-mail no Gmail com apenas um login, de graça. Saiba como centralizar suas contas de e-mail por lá!

Quando expliquei por aqui Como usar um e-mail com domínio próprio no Gmail, muita gente questionou se era possível várias contas de e-mail no Gmail em uma conta só – ou se era preciso criar uma conta no Gmail para cada e-mail de domínio próprio.

Independente se você tem ou não um e-mail de domínio personalizado, é possível centralizar todos os seus e-mails em apenas uma conta de Gmail de forma gratuita.

Por exemplo, vamos supor que você tem um e-mail no Gmail, outro no Hotmail, um e-mail do trabalho e uma conta de e-mail do iCloud. Para não haver necessidade de acessar esses quatro e-mails em quatro abas diferentes no navegador, você pode centralizar tudo no Gmail, que permite que até 5 contas sejam cadastradas nele!

Configurar o Coletor de E-mails do Gmail

configurações gmail

Primeiramente, em sua conta Gmail, clique na engrenagem e, em seguida, em Configurações. Na tela que abrir, vá até Contas e importação.

Em Receber e-mails de outras contas (usando POP3), clique em Adicionar uma conta de e-mail POP3 que você possui. Na janela que abrir, digite o endereço de email que você tem e deseja utilizar no Gmail.

contas de e-mail no gmail adicionar conta pop passo 1

Na tela seguinte, nos campos “Nome de usuário” e “Senha”, utilize os mesmos dados que você usa para fazer login na conta de e-mail que você está cadastrando.

Para preencher o campo “Servidor POP” assim como a “Porta” (caso essas opções apareçam), pesquise qual é o endereço de seu provedor de email ou entre em contato com o suporte para perguntar.

Normalmente é “pop.nomedoprovedor.com.br”. Você também precisará se certificar com a empresa se poderá ativar a opção “Use sempre uma conexão segura (SSL) ao recuperar e-mails”.

contas de e-mail no gmail adicionar conta pop passo 2

Em seguida, marque “Deixar uma cópia da mensagem recuperada no servidor” apenas se você não quiser que seus emails não sejam deletados dessa conta de e-mail após serem baixados pelo Gmail.

A opção “Marcar as mensagens recebidas” é essencial para deixar sua caixa de entrada organizada, pois ela coloca um marcador específico para você identificar mais fácil de qual conta é o email que você acabou de receber (também serve como pastas para cada conta de email). Normalmente essa opção vem marcada com o endereço de email que você está cadastrando.

Se quiser criar um nome, clique no select e, em seguida, clique em “Novo marcador…”, digitando o nome desejado. Se você quiser que esses emails não apareçam na caixa de entrada, aparecendo apenas no marcador (daí a função de “pasta” – fica no menu lateral esquerdo do Gmail, abaixo de opções como Entrada, Rascunhos, Lixeira etc), marque a opção “Arquivar as mensagens recebidas (ignorar a Caixa de entrada)”.

Em seguida, clique em “Adicionar conta”.

Pronto! Agora você irá receber emails dessa conta em sua conta Gmail. Os e-mails podem demorar um pouco pra chegar, visto que o Gmail faz a coleta de e-mails de tempos em tempos (por exemplo, de meia em meia hora). Mas você também pode utilizar o botão de “Atualizar” que fica na caixa de entrada.

atualizar gmail

Só falta mais uma coisinha: poder enviar e-mails com esse endereço de email que você cadastrou.

Envie e-mails com as contas que você possui

contas de e-mail no gmail adicionar endereço passo 1

Ainda na aba Contas e importação em Configurações, vá até Enviar e-mail como (Use o Gmail para enviar mensagens a partir de seus outros endereços de e-mail) e clique em Adicionar outro endereço de e-mail que você possui.

Na janela que abrir, preencha com seu nome e o endereço de e-mail que irá utilizar. Deixe a opção “Tratar como um alias” selecionada (saiba mais) e clique em Próxima etapa.

contas de e-mail no gmail adicionar endereço passo 2

Caso a próxima tela te peça dados de “Servidor SMTP” e “Porta”, novamente pesquise qual é o endereço de seu provedor de email ou entre em contato com o suporte para perguntar.

Você também precisará se certificar com a empresa se poderá ativar a opção “Conexão segura usando TLS (recomendado)”. Em “Nome de usuário” e “Senha”, utilize os mesmos dados que você usa para fazer login na conta de e-mail que você está cadastrando.

Pronto! Agora quando você for enviar um email, poderá selecionar qual endereço quer utilizar como remetente. Para ter outras contas de e-mail no Gmail, siga os passos novamente. Lembrando que o limite são 5 contas!

Não consegui adicionar contas de e-mail no Gmail… e agora?

O Gmail sempre aponta quais foram os erros, o que ocorreu e algumas vezes explica o que pode ser feito. Se ainda assim você não conseguiu, a solução é entrar em contato com o suporte da conta de e-mail que você está cadastrando.

Tudo o que eu sei fazer está explicado aqui no post. Então, não vai adiantar muito deixar um comentário com dúvidas, porque minha resposta será sempre a mesma: contate o suporte técnico!

Várias contas de e-mail no Gmail

contas de e-mail no gmail

Agora você sabe como ter mais de uma conta de email no Gmail. É muito mais prático centralizar todos os seus emails em uma conta só, não é mesmo?

Não é permitida a reprodução integral desse conteúdo. A cópia pode ser ruim para você!

Do que você está precisando?

Um site novo? Suporte para WordPress? Criação de logo? Outra coisa? Fale comigo!

Quero um orçamento

Leia também...

...alguns textos que têm a ver com o assunto:

Como usar um e-mail com domínio próprio no Gmail

Aprenda em 8 passos como configurar sua conta de domínio próprio no Gmail! Além de ser gratuito, o Gmail conta com várias outras vantagens. Veja também a opção com G Suite!

Comentários

2 comentários até o momento

  • Legal a matéria!
    Tenho contas no IG e gostaria de passar os email e contatos para o GMAIL.
    Quais são as dicas e macetes?
    Abs

    Responder
    • Marcelo, não sei se entendi sua dúvida (parece que o que você precisa… é justamente o que escrevi no post).

      Responder

Deixe seu comentário

Se você deseja um orçamento, entre em contato clicando aqui.

Quero um orçamento