Como descobrir a fonte pela imagem?

Tá difícil achar a fonte usada naquele logo? O WhatTheFont te ajuda! Saiba como usar o site.

  • Facebook
  • Twitter
  • Whatsapp

Quantas vezes você já teve que redesenhar a fonte de um logo, por exemplo, por não conseguir encontrá-la ela em lugar algum? Várias fontes são parecidas, mas… nenhuma é exatamente como aquela. Clássico, né?

Pois bem, esses dias, graças ao @jcuruchet, meu parceiro de design na 2nd (pegou mal?) fiquei sabendo do WhatTheFont, um site que te ajuda a descobrir o nome da fonte que está achatada em uma imagem e você não encontra nem naquele pacote com 10 mil fontes que você baixou na semana passada.

Vamos manter contato?

Assine a newsletter do blog preenchendo o formulário!
Se precisar de algo, solicite um orçamento. É sem compromisso!
Se não quiser nada disso, sem problemas! Continue lendo o post abaixo :D

À princípio o WhatTheFont pode ser meio confuso, então criei um pequeno passo-a-passo para facilitar. Espero que seja útil.

Como achar a fonte à partir de uma imagem?

Pegue a imagem e faça o upload (ou especifique a url) onde se indica, aí é só clicar em “Continue”.

what the font

Algumas dicas caso você passe por dificuldades:

  • Tente usar caracteres que tenham uma forma distinta, única. Se preciso, recorte-os da imagem e organize-os em uma nova para facilitar o processo;
  • Se possível, deixe os caracteres com 100px de altura;
  • Veja se os caracteres não estão se tocando (se fundindo, no caso). Isso pode “confundir” o site, que poderá interpretar os caracteres unidos como um só. Por exemplo, as letras manuscritas estão todas juntas, certo? Mas não se desespere, o mecanismo é bastante descomplicado e nem sempre isso será um problema crucual;
  • O texto obviamente precisa ser o mais horizontal possível.

Para o “manual”, escolhi o logo do Google por ele ser colorido, o que facilita na explicação: Após você enviar a imagem, vai carregar uma tela onde alguns caracteres estarão destacados. Você deve preencher no campo abaixo de cada imagem qual caractere está destacado, mas apenas quando ele é válido. Exemplo:

fonte google

Repare que alguns campos estão em branco justamente porque os caracteres destacados não correspondem à caracteres válidos. E como eu estou pesquisando apenas pela fonte do texto “Google”, também deixei em branco os campos onde os caracteres do texto “Brasil” estão destacados. Isso é muito importante, inclusive: Se há várias fontes na imagem, destaque apenas a que você pesquisa. Se você quer pesquisar por todas, repita o processo destacando apenas uma fonte por vez.

Após validar os caracteres, é só clicar em “Continue” de novo e aguardar pelos resultados. Olha só:

fontes google

Foram 40 sugestões de fontes semelhantes à do Google – logo no topo já aparecem três idênticas, e visivelmente eu não consegui diferenciar as três. Qual será a oficial, afinal? Enfim, para facilitar a comparação, a imagem que você usou fica “flutuando” à direita, do lado das sugestões do site, como ilustrado na imagem acima. É uma mão na marcha.

Qual é a fonte?

Sim, o site disponibiliza as fontes para download, mas nem todas são gratuitas. Bom, se você não conhecia o site, fica a dica. Se você conhece alternativas ainda melhores ou semelhantes, fique à vontade para divulgar nos comentários!

  • Facebook
  • Twitter
  • Whatsapp

Do que você está precisando?

Um site novo? Suporte para WordPress? Criação de logo? Outra coisa? Fale comigo!

11 comentários

  • Brenner

    muito boa dica! Great….

    Responder
  • Amana

    Adorei a dica! Realmente MUITO boa.

    Agora vou lá testar =]

    Responder
  • Rafael

    Muiiito boa a dica!! valew cara!

    Responder
  • Cleber

    Muito boa dica, valew mesmo. achei a fonte que eu precisava. mais infelizmente uma eu não consegui. caso puder me ajudar entre em contato.Obrigado !

    Responder
    • Fabio Lobo

      É difícil conseguir encontrar todas as fontes para download, já tive que desistir algumas vezes. Normal!

      Responder
  • Marcela

    Valeu!! Muito bom.

    Responder
  • Paulo Sarmento

    Superlegal o link! A sua dica tb facilita o encontro da fonte!

    Responder
  • Jhonn

    Valeu o/

    Responder
  • danielhma

    cara essa dica foi demais! fiquei meses, só hj fiquei 5 horas a fio procurando por uma fonte e só consegui encontra-la graças a dica! vc é o cara! vlw mesmo! estou emocionado!

    Responder
  • Douglas de Almeida

    Nossa cara, isso salva vidas!
    Valeu!

    Responder

Comente!

Espaço reservado apenas para comentários sobre o post. Então, se você deseja um orçamento, por favor, entre em contato para que possamos conversar.

Quem é Fabio Lobo?

fabio lobo

Sou eu! Quer saber ainda mais sobre mim?

Bom, a maioria dos trabalhos que faço — na área de web design e desenvolvimento front-end — é com WordPress, com foco em usabilidade, facilidade e performance (tudo isso com design responsivo, é claro!). Também sou fundador de outros projetos, como a WOWF e a FicaOn.

Quer saber mais sobre esse tal de Fabio Lobo? Veja meu currículo ou siga-me nas redes sociais acima. Ah! Você também pode acessar meu blog, que é focado em web design e desenvolvimento.