Como descobrir a fonte pela imagem?

Tá difícil achar a fonte usada naquele logo? O WhatTheFont te ajuda! Saiba como usar o site para encontrar fontes a partir de imagens.

Quantas vezes você já teve que redesenhar a fonte de um logo, por exemplo, por não conseguir encontrá-la ela em lugar algum? Ok, talvez nenhuma — em todas as vezes é mais fácil encontrar uma parecida e pronto. Porém, várias fontes são parecidas, mas… nenhuma é exatamente como aquela. Clássico, né?

Pois bem, esses dias fiquei sabendo do WhatTheFont, um site que te ajuda a descobrir o nome da fonte que está em uma imagem — sim, aquela fonte que você não encontra nem naquele pacote com 10 mil fontes que você baixou na semana passada.

À princípio o WhatTheFont pode ser meio confuso, então criei um pequeno passo-a-passo para facilitar. Espero que seja útil.

Como achar a fonte à partir de uma imagem?

Primeiro, acesse o WhatTheFont.

Pegue a imagem que tem a fonte que você quer descobrir e faça o upload dela (ou especifique a url) onde se indica, conforme print abaixo, e aí é só clicar em “Continue”.

what the font

Algumas dicas caso você passe por dificuldades:

  • Tente utilizar caracteres da imagem que tenham uma forma distinta, única. Se preciso, recorte-os da imagem e organize-os em uma nova para facilitar o processo;
  • Se possível, deixe os caracteres com no mínimo 100px de altura;
  • Veja se os caracteres da fonte não estão se tocando (se fundindo, no caso). Isso pode “confundir” o site, que poderá interpretar as letras unidas como uma só. Por exemplo, as letras manuscritas estão todas juntas, já que dão a impressão de serem escritas à mão;
  • O texto obviamente precisa ser o mais horizontal possível.

Para o “manual”, escolhi o logo do Google por ele ser colorido, o que facilita na explicação: Após você enviar a imagem, vai carregar uma tela onde alguns caracteres estarão destacados (nem sempre o sistema reconhece todas as letras). Você deve preencher no campo abaixo de cada imagem qual caractere está destacado, mas apenas quando ele é válido. Exemplo:

fonte google

Repare que alguns campos estão em branco justamente porque os caracteres destacados não correspondem à caracteres válidos. E como eu estou pesquisando apenas pela fonte do texto “Google”, também deixei em branco os campos onde os caracteres do texto “Brasil” estão destacados. Isso é muito importante, inclusive: Se há várias fontes na imagem, destaque apenas a que você pesquisa. Se você quer pesquisar por todas, repita o processo destacando apenas uma fonte por vez.

Após validar os caracteres, é só clicar em “Continue” de novo e aguardar pelos resultados. Olha só:

fontes google

Foram 40 sugestões de fontes semelhantes à do Google – logo no topo já aparecem três idênticas, e visivelmente eu não consegui diferenciar as três. Qual será a oficial, afinal? Enfim, para facilitar a comparação, a imagem que você usou fica “flutuando” à direita, do lado das sugestões do site, como ilustrado na imagem acima.

Qual é a fonte?

O site disponibiliza as fontes para download, mas nem todas são gratuitas. Bom, sabendo o nome da fonte já é meio caminho andado, e é esse o objetivo desse post!

Se você não conhecia o site, fica a dica. Se você conhece alternativas ainda melhores ou semelhantes, fique à vontade para divulgar nos comentários!

Precisando de uma fonte para criação de logo?

A criação de um logo pode ser bem complicada caso você não seja profissional na área. Clique no link para saber mais!

Não é permitida a reprodução integral desse conteúdo. A cópia pode ser ruim para você!

Do que você está precisando?

Um site novo? Suporte para WordPress? Criação de logo? Outra coisa? Fale comigo!

Quero um orçamento

Leia também...

...alguns textos que têm a ver com o assunto:

Maneira fácil de testar fontes do computador

Quer saber como escolher a melhor fonte para o seu logo ou projeto da maneira mais prática? Confira esta dica!

Site lento e pesado? Saiba como deixá-lo mais leve e rápido!

Veja soluções para deixar seu site com carregamento mais rápido. Evitar excessos é primordial, mas há muita otimização que deve ser feita.

Comentários

11 comentários até o momento

  • muito boa dica! Great….

    Responder
  • Adorei a dica! Realmente MUITO boa.

    Agora vou lá testar =]

    Responder
  • Muiiito boa a dica!! valew cara!

    Responder
  • Muito boa dica, valew mesmo. achei a fonte que eu precisava. mais infelizmente uma eu não consegui. caso puder me ajudar entre em contato.Obrigado !

    Responder
    • É difícil conseguir encontrar todas as fontes para download, já tive que desistir algumas vezes. Normal!

      Responder
  • Valeu!! Muito bom.

    Responder
  • Superlegal o link! A sua dica tb facilita o encontro da fonte!

    Responder
  • Valeu o/

    Responder
  • cara essa dica foi demais! fiquei meses, só hj fiquei 5 horas a fio procurando por uma fonte e só consegui encontra-la graças a dica! vc é o cara! vlw mesmo! estou emocionado!

    Responder
    • Hahaha, que bom!

      Responder
  • Nossa cara, isso salva vidas!
    Valeu!

    Responder

Deixe seu comentário

Se você deseja um orçamento, entre em contato clicando aqui.

Quero um orçamento