Como evitar que seu e-mail vá direto para a pasta de spam dos seus clientes

Saiba como evitar que seu e-mail vá direto para a pasta de spam com as dicas do site mail-tester. A não ser que você seja um spammer, aí não tem jeito!

Num primeiro momento, evitar que seu e-mail vá direto para a pasta de spam dos seus clientes parece uma tarefa simples, nada demais, não é mesmo?! Bom, pode ser bem mais complicado do que parece, e nem as dicas nesse post seriam o suficiente para evitar esse tipo de coisa – afinal, alguns clientes, depois de um tempo, costumam marcar os e-mails como spam em vez de clicar em “cancelar recebimento de e-mails”, e aí não há o que fazer. Você pode identificá-los através dos relatórios e removê-los de suas listas, mas dependendo da quantidade de clientes que fazem isso, pode ser tarde demais.

Mas não desanime: isso é o de menos! Se muita gente está te marcando como spam, algo de errado você fez (spam, por exemplo). Agora, se seus e-mails são legítimos e estão indo direto para a pasta de spam de seus clientes mesmo sem ninguém marcá-los como spam… algo de errado você fez. Mas dessa vez não foi nada grave e há uma solução bem simples para isso!

Evite que seus e-mails sejam classificados como spam: utilize o mail-tester!

mail tester: evitar que seu e-mail vá direto para a caixa de spam
Valide seus e-mails com o mail-tester!

Às vezes algumas palavras, imagens ou código em excesso (ou quebrado, ou até mesmo sujo) podem ser determinantes para que alguns sistemas classifiquem seus e-mails como spam. Por mais que você tenha validado e revisado tudo, certamente pode ter deixado algo passar, ou simplesmente não sabe como alguns sistemas se comportam com alguns itens que estão em sua mensagem de e-mail. É aí que entra o mail-tester, uma ferramenta que ajuda a testar e validar mensagens de e-mail marketing, newsletters, dentre outras.

Utilizar o mail-tester para validar e-mails é muito simples – e grátis, o que é melhor. São apenas 5 passos:

  1. Acesse o www.mail-tester.com e copie o endereço de e-mail que aparece;
  2. Em sua ferramenta de disparo de e-mails, selecione a mensagem de e-mail que deseja testar e envie-o para o endereço de e-mail que você copiou no passo 1;
  3. Volte para o mail-tester e clique no botão azul (“Then chek your score”);
  4. Leia e interprete a lista de validação que virá a seguir;
  5. Faça os ajustes necessários e teste novamente. Repita os passos até alcançar uma nota satisfatória!

É importante que você saiba que isso não irá garantir 100% de eficácia ao evitar que seu e-mail vá direto para a pasta de spam dos seus clientes. Isso depende de vários fatores, e filtros, configurações e até mesmo comportamento de cada cliente pode ser determinante para seu e-mail ser ou não classificado como spam.

Importante (e óbvio): para evitar que seu e-mail vá direto para a pasta de spam, não seja um spammer!

Básico, né?! Mas muita gente não se liga, ou simplesmente não se toca. É importante frisar que, assim como há quem dispare e-mails sem autorização por pura má fé, há quem o faça por falta de orientação. Afinal, se você comprou uma lista de e-mails é porque você pode utilizá-la, certo?

Errado!

Utilizar mailings comprados é uma prática de spam, porque você está utilizando uma lista de e-mails que tem absolutamente zero pessoas que autorizaram que você enviasse e-mails a elas. Você só pode enviar e-mail marketing para quem autoriza que tais e-mails sejam recebidos, caso contrário você está sendo um spammer. E se você quer evitar que seu e-mail vá direto para a pasta de spam, o primeiro passo é não ser um spammer.

Então, não adianta nada você enviar spams e utilizar o mail-tester para que seus e-mails não sejam classificados como spam, porque aos poucos as pessoas vão marcar seus e-mails como spam, seu domínio irá cair em diversas blacklists e sua estratégia de e-mail marketing ou suas newsletters não irão mais ter efeito algum, porque todos os seus e-mails serão, de maneira justa, encaminhados diretamente para a pasta de spam de todos os endereços de e-mail de sua base.

Então, pra resumir: o mail-tester é uma ferramenta ótima para que você otimize seus e-mails legítimos para que eles não sejam interpretados como spam. Mas se você for um spammer, o ideal é que seus e-mails sejam interpretados dessa forma – e o melhor é que vão mesmo!

Não é permitida a reprodução integral desse conteúdo. A cópia pode ser ruim para você!

Do que você está precisando?

Um site novo? Suporte para WordPress? Criação de logo? Outra coisa? Fale comigo!

Quero um orçamento

Leia também...

...alguns textos que têm a ver com o assunto:

Como criar filtros anti-spam no Google Analytics

Sofrendo com referrer spam como ghost spam e crawler spam, e até mesmo com language spam? Aprenda a criar filtros anti-spam no Google Analytics!

Como limpar listas de e-mails

Você mantém seus mailings limpos ou não sabia que uma limpeza é sempre necessária e importante? Saiba como limpar listas de e-mails.

Deixe seu comentário

Se você deseja um orçamento, entre em contato clicando aqui.

Quero um orçamento