Como evitar que seu e-mail vá direto para a pasta de spam dos seus clientes

Saiba como evitar que seu e-mail vá direto para a pasta de spam com as dicas do site mail-tester. A não ser que você seja um spammer, aí não tem jeito!

  • Facebook
  • Twitter
  • Whatsapp

Num primeiro momento, evitar que seu e-mail vá direto para a pasta de spam dos seus clientes parece uma tarefa simples, nada demais, não é mesmo?! Bom, pode ser bem mais complicado do que parece, e nem as dicas nesse post seriam o suficiente para evitar esse tipo de coisa – afinal, alguns clientes, depois de um tempo, costumam marcar os e-mails como spam em vez de clicar em “cancelar recebimento de e-mails”, e aí não há o que fazer. Você pode identificá-los através dos relatórios e removê-los de suas listas, mas dependendo da quantidade de clientes que fazem isso, pode ser tarde demais.

Mas não desanime: isso é o de menos! Se muita gente está te marcando como spam, algo de errado você fez (spam, por exemplo). Agora, se seus e-mails são legítimos e estão indo direto para a pasta de spam de seus clientes mesmo sem ninguém marcá-los como spam… algo de errado você fez. Mas dessa vez não foi nada grave e há uma solução bem simples para isso!

Vamos manter contato?

Assine a newsletter do blog preenchendo o formulário!
Se precisar de algo, solicite um orçamento. É sem compromisso!
Se não quiser nada disso, sem problemas! Continue lendo o post abaixo :D

Evite que seus e-mails sejam classificados como spam: utilize o mail-tester!

mail tester: evitar que seu e-mail vá direto para a caixa de spam

Valide seus e-mails com o mail-tester!

Às vezes algumas palavras, imagens ou código em excesso (ou quebrado, ou até mesmo sujo) podem ser determinantes para que alguns sistemas classifiquem seus e-mails como spam. Por mais que você tenha validado e revisado tudo, certamente pode ter deixado algo passar, ou simplesmente não sabe como alguns sistemas se comportam com alguns itens que estão em sua mensagem de e-mail. É aí que entra o mail-tester, uma ferramenta que ajuda a testar e validar mensagens de e-mail marketing, newsletters, dentre outras.

Utilizar o mail-tester para validar e-mails é muito simples – e grátis, o que é melhor. São apenas 5 passos:

  1. Acesse o www.mail-tester.com e copie o endereço de e-mail que aparece;
  2. Em sua ferramenta de disparo de e-mails, selecione a mensagem de e-mail que deseja testar e envie-o para o endereço de e-mail que você copiou no passo 1;
  3. Volte para o mail-tester e clique no botão azul (“Then chek your score”);
  4. Leia e interprete a lista de validação que virá a seguir;
  5. Faça os ajustes necessários e teste novamente. Repita os passos até alcançar uma nota satisfatória!

É importante que você saiba que isso não irá garantir 100% de eficácia ao evitar que seu e-mail vá direto para a pasta de spam dos seus clientes. Isso depende de vários fatores, e filtros, configurações e até mesmo comportamento de cada cliente pode ser determinante para seu e-mail ser ou não classificado como spam.

Importante (e óbvio): para evitar que seu e-mail vá direto para a pasta de spam, não seja um spammer!

Básico, né?! Mas muita gente não se liga, ou simplesmente não se toca. É importante frisar que, assim como há quem dispare e-mails sem autorização por pura má fé, há quem o faça por falta de orientação. Afinal, se você comprou uma lista de e-mails é porque você pode utilizá-la, certo?

Errado!

Utilizar mailings comprados é uma prática de spam, porque você está utilizando uma lista de e-mails que tem absolutamente zero pessoas que autorizaram que você enviasse e-mails a elas. Você só pode enviar e-mail marketing para quem autoriza que tais e-mails sejam recebidos, caso contrário você está sendo um spammer. E se você quer evitar que seu e-mail vá direto para a pasta de spam, o primeiro passo é não ser um spammer.

Então, não adianta nada você enviar spams e utilizar o mail-tester para que seus e-mails não sejam classificados como spam, porque aos poucos as pessoas vão marcar seus e-mails como spam, seu domínio irá cair em diversas blacklists e sua estratégia de e-mail marketing ou suas newsletters não irão mais ter efeito algum, porque todos os seus e-mails serão, de maneira justa, encaminhados diretamente para a pasta de spam de todos os endereços de e-mail de sua base.

Então, pra resumir: o mail-tester é uma ferramenta ótima para que você otimize seus e-mails legítimos para que eles não sejam interpretados como spam. Mas se você for um spammer, o ideal é que seus e-mails sejam interpretados dessa forma – e o melhor é que vão mesmo!

  • Facebook
  • Twitter
  • Whatsapp

Do que você está precisando?

Um site novo? Suporte para WordPress? Criação de logo? Outra coisa? Fale comigo!

Leia também

Confira artigos relacionados ao post Como evitar que seu e-mail vá direto para a pasta de spam dos seus clientes.

Comente!

Espaço reservado apenas para comentários sobre o post. Então, se você deseja um orçamento, por favor, entre em contato para que possamos conversar.

Quem é Fabio Lobo?

fabio lobo

Sou eu! Quer saber ainda mais sobre mim?

Bom, a maioria dos trabalhos que faço — na área de web design e desenvolvimento front-end — é com WordPress, com foco em usabilidade, facilidade e performance (tudo isso com design responsivo, é claro!). Também sou fundador de outros projetos, como a WOWF e a FicaOn.

Quer saber mais sobre esse tal de Fabio Lobo? Veja meu currículo ou siga-me nas redes sociais acima. Ah! Você também pode acessar meu blog, que é focado em web design e desenvolvimento.