Como ter um email com domínio personalizado no Gmail

Quer ter um email de domínio personalizado no Gmail (ou seja, ao invés de ter seunome@gmail.com, ter seunome@seudominio.com)? Saiba como!

  • Facebook
  • Twitter
  • Whatsapp

Já expliquei por aqui Como usar um e-mail com domínio próprio no Gmail – ou seja, quando você já tem um email com domínio próprio em sua hospedagem e quer utilizá-lo no seu email. Também expliquei Como centralizar várias contas de e-mail no Gmail. Mas uma dúvida surgiu dentre os diversos comentários em ambos os posts: e se você quer ter um email com domínio personalizado no Gmail, sem necessidade de hospedagem?

Vamos manter contato?

Assine a newsletter do blog preenchendo o formulário!
Se precisar de algo, solicite um orçamento. É sem compromisso!
Se não quiser nada disso, sem problemas! Continue lendo o post abaixo :D

Google Apps for Work

google apps for work

Google Apps for Work: E-mails profissionais no Gmail!

O Google Apps for Work oferece a possibilidade de você ter não só um email profissional para você ou para sua empresa, mas diversos outros serviços Google (como o Google Agenda e o Google Drive) inclusos com melhorias, como mais espaço.

Porém, o serviço não é de graça. Além de você precisar ter um domínio (ou seja, o endereço que ficará após o “@” em seu email), que custa em média R$ 30,00 por ano (pode ser contratado no Registro.br), cada conta de e-mail no Google Apps for Work tem uma mensalidade. Mas o valor é mínimo e vale muito a pena pelo Gmail em si, que é de longe o melhor sistema de emails do mundo. E o primeiro mês é grátis, então não custa testar!

Mesmo que você tenha uma hospedagem com os emails já criados, recomendo a troca por essa solução do Google. Irá aliviar a carga de seu servidor, além de fazer um filtro de spams bem mais eficiente. Aliás, veja o que Janio Sarmento, dono da empresa de hospedagem PortoFácil, tem a dizer a respeito disso:

Atualmente o tráfego em um servidor de emails é gigante, muito maior do que o usuário vê, por conta dos emails com vírus, spam, ou qualquer outra forma de mensagem não legítima. O custo em termos de processamento para lidar com esse tráfego pode ser, e normalmente é, muito mais alto do que para manter o site funcionando perfeitamente.

Ou seja: se você tem servidor de email e servidor de páginas na mesma máquina, você estará usando recursos que poderiam ser usados para manter o site rápido e eficiente apenas para lidar com lixo eletrônico que seres humanos provavelmente (idealmente) nunca vão ver.

Assim, a melhor opção é “terceirizar” o serviço de email para provedores especializados, como o Google Apps: eles têm uma estrutura imensa, impossível de replicar em um único servidor (principalmente em se tratando de hospedagem compartilhada), com um nível de eficiência e confiabilidade também difíceis de igualar.

– Janio Sarmento, dono da PortoFácil

Nada melhor que a opinião de um profissional que manje do assunto! :D

Tenha um email com domínio personalizado no Gmail

contas de e-mail no gmail

Domínio personalizado no gmail: Primeiros passos

Para ter um email com domínio personalizado no Gmail, basta acessar o Google Apps for Work e seguir os três passos para criar seu cadastro, clicando em “Experimente grátis”. Na tela a seguir, você deve inserir seus dados pessoais (ou de sua empresa).

Conforme dito acima, você precisará de um domínio. Se você não tiver um, o Google oferecerá a opção de compra (apenas “.com”) na tela a seguir.

O terceiro e último passo já é a criação de sua conta de e-mail, que será a conta principal de seu domínio no Google Apps for Work.

Configurando seu email Google

dominio personalizado no gmail

Domínio personalizado no gmail: Configurações finais.

Após criar o cadastro, você deverá configurar o Google Apps for Work. Para isso, o Google oferece duas opções: Configurar com um Consultor Google, por telefone (ou seja, alguém irá te auxiliar), ou Configurar sozinho (requer conhecimentos com DNS – só configure sozinho se você não tem nenhuma dúvida!).

Não é muito complicado, mas se você não tem experiência, não pense duas vezes: Configure com um consultor!

Não estou conseguindo receber nem enviar e-mails

Se você seguiu todos os passos corretamente e ainda assim tem dúvidas e/ou não está conseguindo utilizar seu domínio personalizado no gmail para enviar e/ou receber e-mails, o passo seguinte é: entrar em contato com o suporte do Google.

O intuito deste post é apresentar a solução de e-mails profissionais no Google. A maioria das dúvidas e problemas que você poderá ter nessa etapa de configuração irá depender de dados que só você ou o Google têm, então conversar diretamente com eles é a melhor escolha!

Domínio personalizado no gmail

Utilizo essa solução do Google há alguns anos, ainda não vi nenhuma melhor. Ter um domínio personalizado no Gmail é ótimo, pois você junta a ferramenta excepcional que é o Gmail com um domínio próprio, o que te dá mais credibilidade. Ou você ainda envia e-mails para seus clientes através de sua conta @hotmail.com? Tá na hora de mudar, hein?!

  • Facebook
  • Twitter
  • Whatsapp

Do que você está precisando?

Um site novo? Suporte para WordPress? Criação de logo? Outra coisa? Fale comigo!

Leia também

Confira artigos relacionados ao post Como ter um email com domínio personalizado no Gmail.

Comente!

Espaço reservado para comentários sobre o post. Se você deseja um orçamento, entre em contato.

Quem é Fabio Lobo?

fabio lobo

Sou eu! Quer saber ainda mais sobre mim?

Bom, a maioria dos trabalhos que faço — na área de web design e desenvolvimento front-end — é com WordPress, com foco em usabilidade, facilidade e performance (tudo isso com design responsivo, é claro!). Também tenho uma agência digital, a ANDALE!, e sou fundador de outros projetos, como a WOWF e a FicaOn.

Quer saber mais sobre esse tal de Fabio Lobo? Veja meu currículo ou siga-me nas redes sociais acima. Ah! Você também pode acessar meu blog, que é focado em web design e desenvolvimento.