Como usar um e-mail com domínio próprio no Gmail

Aprenda em 8 passos como configurar sua conta de domínio próprio no Gmail! Além de ser gratuito, o Gmail conta com várias outras vantagens.

Já usei Outlook, Thunderbird e Mail (Apple). Vou admitir que cada um tem suas qualidades, mas nada supera o bom e velho Gmail por 5 motivos:

  1. É mais organizado
  2. A busca é melhor (e mais rápida)
  3. Pode ser acessado de qualquer lugar
  4. Há inúmeros plugins (Google Labs) para adicionar mais funcionalidades ao email (respostas pré-determinadas, agendas, assinaturas etc)
  5. E, a meu ver, tem o melhor anti-spam

O que pouca (ou muita) gente não sabe é que você pode ter um email de seu domínio funcionando dentro do Gmail. Por exemplo, eu utilizo meu email – contato@fabiolobo.com.br – no Gmail: recebo todos os emails por lá (com todos os spams devidamente jogados pra longe da caixa de entrada) e respondo a todos os emails usando o meu endereço, não o endereço do Gmail.

Outra vantagem é que você deixa de gastar espaço no seu servidor… ah, também tem a vantagem para manter seu Gmail ainda mais organizado: é possível separar os emails de seu domínio próprio em pastas. Tem tanta vantagem que eu só vejo vantagem. Quer testar?

» Siga-me no twitter e assine a newsletter para ler mais novidades!

Como usar meu e-mail com domínio próprio no Gmail?

gmail

É mais fácil do que você imagina! Criei um passo-a-passo bem simplificado para todo o processo, que não leva nem 2 minutos:

Ah, importante: Você precisa ter uma hospedagem pra seguir esses passos, porque nessa dica o gmail funciona exatamente como o Thunderbird, por exemplo: Ele baixa o email do seu servidor. Se você não tiver contratado uma hospedagem, não irá conseguir ter seu email no Gmail.

1 – Configurações

Faça login em sua conta do Gmail e, clique no ícone no canto superior direito da tela e selecione “Configurações”.

domínio próprio no gmail - passo 1

2 – Contas e importação

Assim que a página carregar, clique no item “Contas e importação”, logo no menu do topo.

domínio próprio no gmail - passo 2

3 – Verificar e-mails de outras contas (usando POP3)

Na aba “Contas e importação”, role a página até a opção “Verificar e-mails de outras contas (usando POP3)”. Clique em “Adicionar uma conta de e-mail POP3 que você possui”. Ou seja, utilize a conta de email que você tem em sua hospedagem.

domínio próprio no gmail - passo 3

4 – Adicione uma conta de e-mail que você possui

Aqui basta digitar seu email (conforme comentei acima, certifique-se de que ele já foi criado em seu servidor – para maiores informações, contate o suporte de sua hospedagem) e clicar em “Próxima etapa”.

domínio próprio no gmail - passo 4

5 – Insira as configurações de email

Nessa nova tela, em “Nome de usuário”, digite seu email novamente; em “Senha”, a senha desse email; e em Servidor POP, o endereço que sua hospedagem disponibiliza (normalmente é mail.nomedoservidor.com ou pop.nomedoservidor.com). Escolha a Porta 110 (ou a porta que sua hospedagem indicar) e marque as opções desejadas abaixo (“Deixe uma cópia da mensagem recuperada no servidor” = a cada vez que o Gmail baixar os emails do seu servidor, ele não irá deletá-los; “Usar sempre uma conexão segura (SSL) ao recuperar e-mail” = é uma boa opção se sua hospedagem tiver conexão segura – caso contrário, não tem importância; “Marcar as mensagens recebidas” = Aqui você pode criar uma pasta para os emails da conta que você está cadastrando, o que manterá seu Gmail organizado; “Arquivar mensagens recebidas (ignorar a caixa de entrada)” = Os emails que você receber dessa conta não aparecerão na caixa de entrada, apenas na pasta que você escolheu na opção acima ou em nenhuma pasta, caso você não opte por tal opção). Em seguida, clique em “Adicionar conta”.

domínio próprio no gmail - passo 5

6 – Enviar e-mail como

Agora, se você também quiser enviar emails com seu domínio próprio, também na aba “Contas e importação”, na opção “Enviar e-mail como” clique em “Adicionar outro endereço de e-mail que você possui”.

domínio próprio no gmail - passo 6

7 – Forneça informações sobre seus outros endereços de e-mail

Digite o nome que você deseja mostrar ao enviar o email e digite também o email utilizado nos passos acima. Recomendo que a opção “Tratar como um alias” fique marcada. Depois disso, basta clicar em “Próxima etapa” – o Gmail enviará um email de confirmação para você, daí é só clicar no link e pronto!

domínio próprio no gmail - passo 7

8 – Utilize o app Gmail (iOS e Android)

Se você tem smartphone e/ou tablet e quiser utilizar a sua conta Gmail com a opção de poder enviar emails com seu domínio próprio, sugiro a instalação do app oficial do Gmail. Não cheguei a testar outros apps, mas além desse ser sensacional, funciona perfeitamente.

Ih… Meu email não funcionou!

Se você seguiu todos os passos acima corretamente e ainda assim seu email não está funcionando, você deve contatar o suporte do Gmail ou de sua hospedagem para ver o que pode estar acontecendo. Eu não consigo dar suporte a esse tipo de coisa, só o suporte das duas empresas porque depende delas. Agora, o erro mais comum que vejo acontecer é o usuário querer seguir essa dica sem ter contratado hospedagem, colocando dados aleatórios no passo 5. Conforme citei algumas vezes acima, sem hospedagem essa dica não dá certo!

Domínio próprio no Gmail!

Agora você pode centralizar todas as suas contas – vale frisar que a dica acima serve até mesmo para outras contas de email no Gmail ou concorrentes, como Hotmail, Yahoo! etc – em uma conta de email só, manter tudo organizado em pastas (marcadores) e com um anti-spam eficiente.

Essa é a opção gratuita de se utilizar um email de domínio próprio no Gmail. Se você tem uma empresa, por exemplo, pode optar pelo Google Apps. Agora, se você tem outras dicas para facilitar o uso do email no dia-a-dia, fique à vontade!