Comparando modelos de sites de gastronomia, jogos, estilo de vida e landing pages

Confira uma análise de alguns sites desses nichos e tenha referências para o seu novo site!

Se você tem um blog ou site há algum tempo, já deve ter passado por algumasou muitas — transformações. A cada nova tendência, queremos renovar a casa, pintar as paredes, trocar alguns móveis de lugar e deixar o nosso site com cara de novinho em folha.

Mas não saia querendo copiar as mais novas tendências de design de websites, pois não é tudo que funciona para todo mundo. Alguns segmentos de negócios têm necessidades específicas, que direcionam o trabalho do web designer. Há também a expectativa do público: ninguém quer ver fotos em preto e branco em um site de restaurante, concorda?

É sobre isso que vou falar neste artigo: o que funciona melhor para cada segmento de negócio — sem deixar de lado as grandes tendências atuais do design, é claro!

O que vale para todo mundo

Seja qual for o seu mercado, dois conceitos valem para todos os websites: usabilidade e mobile-first.

O conceito de usabilidade existe desde que a internet foi criada. Imaginar como o usuário vai navegar pelo seu site é essencial para oferecer uma boa experiência. Portanto, antes de pensar em um layout bonito, é essencial construir um site que seja fácil de usar. Se o leitor ficar confuso, ele vai sair rapidinho de lá, e provavelmente nunca mais vai voltar. Portanto, é importante manter o layout simples, fácil e intuitivo.

Já o conceito mobile-first é algo que vem ganhando cada vez mais força. Como o nome diz, é pensar primeiro nas telas pequenas dos celulares, e depois em desktops. Afinal, 49% dos usuários de internet no Brasil navegam apenas pelo celular, enquanto 4% dizem entrar na rede somente por um computador. Com o mobile ganhando cada vez mais força, há quem faça dois sites completamente diferentes — um para telas grandes e outro para telas pequenas —, mas nem sempre isso é necessário. Depende muito das funcionalidades que você pretende disponibilizar.

Isso posto, vamos agora falar do que difere os sites para cada tipo de negócio?

Sites de gastronomia

printscreen de site de restaurante

Aqui vale a máxima: a gente come também com os olhos. Fotos grandes e muito bem produzidas são essenciais neste tipo de site, além de trazer o endereço e telefone em um lugar de destaque, como faz o Bresca, que colocou essas informações no menu superior.

Tudo o que puder destacar os alimentos vale aqui: cores vivas, fundos contrastantes e separação do menu em categorias — entradas, pratos principais, sobremesas, bebidas — ajudam o usuário a desejar o seu produto. Um formulário que permita reservas online é um plus importante. Esse tipo de site é adequado para fornecedores de comida, cafés, restaurantes, e qualquer negócio relacionado a gastronomia.

Sites de jogos online

printscreen de site de jogos online

As mais modernas tecnologias estão presentes nesse tipo de site. Jogos ao vivo — com streaming de vídeo e a possibilidade de se conectar a outros jogadores de qualquer lugar do mundo —, imagens em 3D que se movem rapidamente pela tela, músicas e efeitos sonoros são característicos desse segmento.

Os sites de jogos online, como o Betway Roleta, trazem muito apelo visual e efeitos difíceis de encontrar em outros sites, como a possibilidade de interação ao vivo nas mesas de jogos do cassino online.

O site oficial da Playstation traz um vídeo de tela inteira logo na abertura, ressaltando a qualidade dos seus games. Já o fundo escuro de sites como o Steam e outros desse segmento também tem um propósito: evitar que a luminosidade da tela canse a visão dos jogadores.

Sites de estilo de vida

printscreen de blog de estilo de vida

Os blogs ou sites voltados a estilo de vida têm crescido tanto ultimamente que se tornaram verdadeiros portais. Muito utilizados pelos influenciadores digitais, seu foco é criar e distribuir conteúdo com frequência, por isso são geralmente construídos em plataformas que facilitam a atualização pelos próprios usuários, como o WordPress.

Algumas características comuns nesse tipo de site são: menu superior com as categorias abordadas, chamadas dos textos na home — com título, um pequeno trecho e link para ler o conteúdo completo —, imagens produzidas, possibilidade de comentar nos posts e de compartilhar as notícias nas redes sociais.

Um bom exemplo é o blog Juro Valendo, da Ju Lopes, que traz um slider e três destaques na home, seguido pelos textos mais recentes. Na barra lateral, vale ressaltar os botões para seguir a blogueira em todas as redes sociais.

Já o projeto que desenvolvi pra Lari Duarte foi numa linha mais “tradicional” de blog, com os posts já aparecendo na íntegra na home – uma preferência da autora.

Landing pages

printscreen de landing page

Profissionais liberais e consultores geralmente não dispõem de muita verba para o desenvolvimento de um site — e nem é preciso! Nesses casos, a chamada landing page (termo em inglês para páginas de conversão) pode cumprir o objetivo de informar e captar novos clientes.

Com um design simples e direto, a landing page é desenvolvida com menos elementos do que uma página tradicional, focando diretamente na oferta. Sua alta taxa de conversão faz dela um bom instrumento para quem deseja vender produtos ou serviços específicos.

Apesar de ter um site mais completo também, a landing page de serviços do Canva, como essa de criação de imagens para redes sociais, leva os usuários diretamente ao que interessa: começar o processo de criação utilizando esse produto.


Enfim, seja qual for o seu objetivo com um website, o mais importante é seguir a identidade visual da sua empresa, e transmitir a mensagem da forma mais adequada para o seu público. Lembre-se sempre: seu site é a principal porta de entrada para novos clientes. Trate-o com carinho!

Não é permitida a reprodução integral desse conteúdo. A cópia pode ser ruim para você!

Do que você está precisando?

Um site novo? Suporte para WordPress? Criação de logo? Outra coisa? Fale comigo!

Quero um orçamento

Leia também...

...alguns textos que têm a ver com o assunto:

Modelos de site

Seu site já tem uma estrutura visual adequada? Aqui sugiro dicas de modelos de site para você visualizar o melhor para seu negócio!

Criação de template para sites em WordPress para portais de conteúdo

Conheça meu trabalho de criação de template para sites em WordPress para a rede de portais de conteúdo iHaa Network. Tudo com design responsivo e SEO!

Layout para site: dicas e modelos

Vai criar um site ou reformar o visual do seu? Separei algumas dicas e exemplos de layout para site, e também alguns modelos de site que você pode usar – confira aqui!

Deixe seu comentário

Se você deseja um orçamento, entre em contato clicando aqui.

Quero um orçamento