Criação de nome para marca ou projeto (com slogan / tagline)

O processo de criação de nome, tagline / slogan e logo pode ser bem cansativo. Conheça algumas dicas e geradores de nomes para empresas e projetos!

Por Fabio Lobo, atualizado em 20/01/2021.

A criação de nome, qualquer que seja o tipo ou propósito, é sinônimo de trabalho cansativo na grande maioria das vezes. Se você quer inventar um nome para a sua empresa, por exemplo, sabe que terá que pensar em inúmeros fatores.

Criar nomes utilizando geradores de nomes automáticos pode até ser uma boa ideia dependendo do seu objetivo. Mas para algo conceitual, que transmita a essência da empresa, é preciso colocar sua imaginação para trabalhar.

Você tem alguma dessas dúvidas abaixo?

  • Como criar um nome para a minha marca?
  • O que são geradores de nomes para empresas ou projetos? Como utilizá-los?
  • Como registrar uma marca e um domínio?
  • O que é tagline e o que é slogan? Quais as diferenças e quando usar cada um?
  • E como fica a criação do logo da empresa?

Se sim, continue lendo porque vou responder essas e mais outras dúvidas em seguida!

ilustração de pessoas trabalhando na criação de um nome; à frente, o texto Como criar um nome para marca

Brand naming: criação de nome para marca, projeto, empresa…

Brand naming, ou apenas naming, é o nome dado para o processo de “encontrar” um nome para uma marca.

Encontrar, nesse caso, é apenas a conclusão de um trabalho que pode ser longo e envolver várias etapas. Como você deve imaginar, a criação de um nome não é algo que se resume a uma pesquisa no Google.

Isto é, para criar um nome de uma marca, seja para um projeto, produto, serviço, empresa e por aí vai, é preciso seguir alguns passos como os explicados abaixo.

Assim, além de ter um significado conceitual, o nome criado ficará livre de problemas como trocadilhos ou com direitos autorais.

Como criar um bom nome?

Antes de mais nada, é preciso ter em mente qual é o tipo de nome que você está procurando.

Afinal, é preciso pensar em qual sensação ou significado esse nome irá passar.

Confira abaixo os cinco passos que recomendo para criação de nome para marcas, empresas, projetos, sites e tudo mais.

1. Defina um propósito para o nome

Para tanto, recomendo buscar referências de outras empresas do seu ramo.

Veja abaixo alguns tipos de nomes mais comuns:

  • Descritivos ou Funcionais: são nomes mais óbvios, ou seja, que têm a ver com o negócio em si. Alguns exemplos são Trampar Online, Cacau Show, Criar Portfolio e Via Hospedagem.
  • Inventados: nomes feitos com palavras inventadas ou onomatopeias. Por exemplo, Yahoo, Reznd, Xerox e WOWF.
  • Evocativos, Associativos ou Metafóricos: são nomes mais conceituais, que têm a ver com a origem, essência ou posicionamento da marca. Apple, Jaguar, Shell e Nike são alguns exemplos.
  • Lexicais: nomes sugestivos, com trocadilhos e jogos de palavras. Burger King, FicaOn, Coca Cola e Dunkin’ Donuts, por exemplo.
  • Experienciais: praticamente uma soma entre Evocativos e Descritivos, esses nomes têm a ver com uma experiência que a marca proporciona. Por exemplo, Internet Explorer, Close-Up, Authentic Feet e Rei do Mate.
  • Acrônimos: são siglas de um nome completo, basicamente, como BMW, KFC, IBM e C&A.
  • Geográficos: tem a ver com a região da marca, como American Airlines, Brasil Cacau, American Express e KFC.
  • Fundadores: são marcas que levam o nome de seus fundadores. Por exemplo, C&A, Ford, Fabio Lobo e Walt Disney.

Repare que alguns nomes podem constar em mais de uma categoria. Aliás, não para por aí: há vários outros tipos de nomes, e não existe uma regra específica para isso.

Ou seja, você pode ter uma ideia fora desses conceitos e funcionar muito bem. O importante é saber por onde começar, e essas categorias dão uma boa base.

2. Crie uma lista com todas as ideias

Comece a escrever todos os nomes que surgirem em sua cabeça. Todos!

Nesta etapa não existe ideia ruim. Então, anote suas ideias e não apague nenhuma delas, mesmo se for para corrigir. Afinal, um erro de digitação pode fazer toda a diferença.

lâmpada acesa acima de um caderno em branco com um lápis preto
Dificilmente uma boa ideia vai surgir do nada. Então, anote tudo o que você pensar!

3. Selecione os melhores nomes

Agora que você já teve todas as ideias possíveis, selecione as melhores.

Tendo essa nova lista, responda as perguntas abaixo:

  • São nomes fáceis de falar ou digitar?
  • Tem algum trocadilho ou significado não intencional?
  • Pode lembrar alguma outra palavra indesejada?
  • Pode ofender alguém?
  • Tem a ver com seus produtos ou serviços e também com seu público?

Isso vai te ajudar a reduzir ainda mais a lista. Assim, seu trabalho será facilitado para o próximo passo.

4. Avalie o que está disponível para registro

Pegue a lista do passo três e comece a etapa mais difícil: verificar se os nomes já estão sendo utilizados.

Isto é, a tarefa em si é fácil de fazer. O difícil é lidar com a frustração de perceber algumas pessoas já tiveram sua ideia antes.

Mas não desanime. Sendo assim, siga esses passos:

  1. Verifique a disponibilidade dos domínios, preferencialmente .com, .com.br e .net. Confira esse texto aqui para mais detalhes.
  2. Pesquise pelos nomes no site INPI para garantir que não há um registro de marca.

Se você não teve sorte, no link do primeiro passo tem algumas dicas que podem ser úteis!

ilustração de uma pessoa selecionando uma das diversas extensões de domínios; ele seleciona o .net
Aliás, a extensão do domínio também deve ser fácil de decorar

5. Escolha o nome final

Mas não se esqueça de revisar o passo 3 para ter certeza de que não há algum problema com o nome escolhido!

Porém, se você chegou na etapa final de criação de nome e não conseguiu nenhum, é hora de começar tudo de novo.

Não se frustre! Esse é um processo difícil, e nem todo mundo tem a “sorte” de escolher um nome de primeira. Então, tente quantas vezes for necessário. Uma hora você consegue!

Geradores de nome para marca, empresa, projeto…

E se você pudesse escolher o nome da sua empresa, site ou aplicativo, por exemplo, apenas clicando em um link?

Mas claro, quando você for definir um nome para o seu projeto ou negócio, pensará em todo um conceito para ele. Afinal, não vai ser qualquer nome que vai fazer sentido.

De qualquer forma, geradores de nomes automáticos podem ajudar com inspiração, dando uma facilitada no processo de brainstorming do terceiro passo da lista acima.

Existem várias opções de ferramentas para criação de nome na internet, mas selecionei as melhores por aqui. Vamos lá!

1. Gerador de nomes simples

No Naminum você digita uma palavra e a ferramenta sugere uma lista gigante de nomes.

Entretanto, o objetivo desse gerador é adicionar uma sílaba no fim ou no começo da palavra que você digitou. É ideal para a criação de nome para projetos, startups e aplicativos.

Acesse: naminum.com

2. Gerador de nomes internacionais

Se você procura um nome gringo para sua marca, o Lean Domain Search é uma boa escolha.

Seu diferencial é que, além de verificar a disponibilidade de um domínio para o nome que você escolher, o gerador também busca por um nome de usuário no Twitter.

Acesse: leandomainsearch.com

3. Gerador de nomes inventados

O Wordoid vai mais além. Nele é possível escolher uma língua, a qualidade da palavra, definir um padrão (por exemplo, se você quiser que o nome termine com “fy”) e a quantidade de letras.

A lista é grande e gerada de uma vez só. É praticamente um Naminum turbinado, então também é uma boa opção para criar nomes de impacto para projetos, aplicativos e start ups.

Acesse: wordoid.com

4. Gerador de nomes hipster

O estilo hipster ainda está em alta, e vários negócios estão sendo feitos dentro desse nicho. Bares e barbearias (ou os dois juntos), por exemplo, além de roupas e produtos de beleza.

O Hipster Business Name Generator gera nomes hipsters e ainda sugere um logo, conforme você pode ver no exemplo da imagem desse post. Que tal?

Acesse: hipsterbusiness.name

5. Gerador de nomes com um clique

Por fim, se você não sabe nem por onde começar, experimente o Web 2.0 Domain Name Generator.

Em contraste com os demais geradores, esse não tem filtros ou opções de digitar palavras. Então, basta você clicar em um botão quantas vezes quiser e o gerador de nomes de projetos e empresas vai dar algumas sugestões.

Acesse: dotomator.com/web20.html

O que é slogan e tagline?

É fato que muita gente confunde slogan com tagline e vice-versa. Afinal, ambos são muito parecidos, tendo praticamente o mesmo fim.

Por outro lado, slogan é uma palavra mais conhecida, enquanto que tagline não é tão popular assim. Então, pensar que tudo é slogan é algo bem comum.

Veja as diferenças:

Slogan

  • Significado: é uma frase curta, de efeito e de fácil memorização. Deve transmitir uma ideia ou conceito de um produto ou serviço, por exemplo.
  • Etimologia: a palavra “slogan” é derivada do gaélico escocês e irlandês sluagh-ghairm (sluagh de “exército”, host + gairm de “grito” – ou grito de guerra).
    Não consegue ler esse palavra? Normal, muita gente não conseguia. Tanto que ela foi anglicizada para slogorn, que, por fim, deu origem à palavra slogan.
  • Como e quando utilizar: em campanhas de divulgação, como peças publicitárias e propagandas, por exemplo. Dependendo do produto, o slogan pode mudar a cada novo lançamento.

Tagline

  • Significado: também é uma frase curta, de efeito e de fácil memorização. Porém, representa o negócio em si. Normalmente acompanha o logo da empresa, por exemplo.
  • Quando e como utilizar: ao lado do logo da empresa para “definir” a marca, por exemplo. Uma tagline não tem prazo de validade. Isto é, só deixa de ser utilizada ou é alterada em casos de mudanças na empresa.

Geradores de slogan e tagline

Por fim, você pode utilizar algumas ferramentas para facilitar a criação de um slogan ou tagline.

Veja, então, algumas opções abaixo:

  • Criar.io: ferramenta com ideias de slogan e tagline em português;
  • Designhill: semelhante à ferramenta acima, mas em inglês;
  • Sloganizer.net: outra opção gringa para criar taglines e slogans, um pouco mais simples;
  • Shopify: opção da plataforma de e-commerce para criação de slogans e taglines em portugês;
  • Oberlo: muito parecida com a opção acima, mas em inglês.

Dicas para criação de logomarca

psicologia das cores aplicadas em diferentes marcas conhecidas
A relação de significado das cores com algumas marcas conhecidas.

Agora que você já tem um nome para sua marca, além de slogan ou tagline, só falta ter um logotipo.

  1. Pense em um conceito. Afinal, a essência da empresa precisa estar impressa no logo. Entretanto, não precisa ser um logo óbvio, tampouco auto-explicativo.
  2. Escolha as cores certas. É comprovado que a psicologia das cores funciona. Então, se você quer passar alguma sensação com o logo, faça estudos de acordes cromáticos.
  3. Não é obrigatório usar a tagline ou slogan com o logo. Se sua logomarca é para um site, por exemplo, certamente a frase ficará ilegível em telas pequenas. Ademais, tome cuidado para não acabar criando um logo muito carregado de elementos.
  4. Faça testes. De todos os tipos! Alguns exemplos: O logo fica legível em tamanho reduzido? É possível aplicá-lo sobre diferentes cores de fundo sem perder características? Além disso, há alguma mensagem subliminar indesejada?
  5. Planeje a identidade visual. Isto é, não adianta criar um logotipo e parar por aí. É preciso pensar em todos os elementos que irão compor a identidade visual da empresa.

Na dúvida, não tem erro: contrate um profissional!

Créditos das imagens: Freepik e arquivo pessoal.

Revisão

Neste texto você leu algumas dicas para criação de nome, tagline / slogan e até mesmo logo. Tem alguma dúvida? Confira abaixo ou deixe seu comentário!

Como registrar uma marca?

Para registrar uma marca você deve acessar o site do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Todas as orientações sobre o processo de registo de marca estão neste link.

O que é slogan?

Utilizado principalmente em campanhas publicitárias, um slogan é uma frase curta, de efeito e de fácil memorização. Alguns slogans seguem um produto ou serviço de maneira permanente; outros mudam com novos lançamentos e campanhas.

O que é tagline?

Normalmente utilizado com o logo da empresa, uma tagline é uma frase curta, de efeito e de fácil memorização. Por estar diretamente ligada à essência da empresa, a tagline costuma permanecer sempre a mesma.

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Quem é Fabio Lobo?

Web designer, desenvolvedor front-end e programador WordPress.

Quem é Fabio Lobo?

Estou há mais de uma década na área. O foco do meu trabalho é em usabilidade, facilidade pro usuário, acessibilidade, SEO e performance.

Também tenho alguns projetos open source, além de prestar consultoria em hospedagem WordPress e criação de conteúdo.

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Trabalho com consultoria, suporte, manutenção, criação e desenvolvimento.

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