Como criar um site incrível utilizando jogos como inspiração?

É possível criar um site incrível com conceitos encontrados no video game. Veja como ter um site interativo com estratégias como gamification.

Por Fabio Lobo, publicado em 10/09/2021.

Sim, você não entendeu errado: criar um site utilizando jogos como referência pode ser uma excelente ideia.

Não tem a ver com gráficos ou outros aspectos visuais, por exemplo. Tem a ver com a experiência que um jogo passa para o jogador: a sensação de prazer ao jogar, a felicidade a cada missão cumprida.

Em suma, utilizando uma gíria atual da internet, é como dar um biscoito para seu visitante.

E o que seu site tem a ganhar com esse tipo de experiência? Mais cadastros, visualizações por usuário, visitantes retornando… enfim, interações em geral.

Quer saber como tudo isso pode ser feito? Então, continue lendo!

ilustração de um jogo de videogame; à frente, o texto Site Incrível... Ou Jogo?!

Conceitos de video game aplicados na criação de sites

Uma pergunta rápida: por que as pessoas se dispõem a passar um bom tempo navegando em menus de jogos, melhorando skills de personagens ou escalando o melhor time, mas não toleram dois minutos navegando em um website, a procura de algo?

A resposta parece óbvia, não é mesmo?! E é: afinal, jogos são feitos para entreter e distrair; sites são feitos para serem úteis de alguma forma.

Mas por que não unir o útil ao agradável? É possível fazer isso com os conceitos a seguir.

Tenha em mente!

Você sabia que escolher a hospedagem errada pode reduzir sua nota no Google, causar lentidão e até mesmo deixar seu site vulnerável para invasões e vírus?

Clique aqui e saiba mais!

Gamification

Imagine um site, de qualquer segmento, que possa ser útil e divertido ao mesmo tempo.

Na verdade, isso já existe e tem nome: gamification, um conceito surgido com as mídias sociais, que se apoderaram de algumas características dos jogos para aprimorar a experiência de seus usuários e, assim, conquistá-los e fidelizá-los. 

A conceito de gamification se baseia em um princípio instintivo do ser humano: a busca de prazer.

E esse prazer pode vir em várias formas: quando você vence o chefão quase imbatível da última fase, ou um ás com dez em um jogo de Blackjack online; ou quando sua foto no Instragram recebe mil curtidas.

As três situações disparam uma breve descarga de dopamina na corrente sanguínea, o que resulta em uma sensação de felicidade por um dever cumprido. 

Pirâmide da Hierarquia das Necessidades do Usuário

Pirâmide de Aarron Walter

Mas como causar uma sensação de felicidade em um website corporativo, por exemplo?

Para chegar lá, vamos ter que empilhar algumas camadas, no que o autor Aarron Walter chamou de Pirâmide da Hierarquia das Necessidades do Usuário em seu livro Designing for Emotion.

Essa pirâmide é composta por 4 camadas:

Funcionalidade

Na base da pirâmide está a Funcionalidade porque ninguém consegue navegar um site que não funcione.

A página tem que carregar, os links têm que direcionar, os vídeos têm que iniciar… e por aí vai.

Um site que não funciona está condenado ao ostracismo cibernético.

Confiabilidade

Apoiado sobre essa base está a Confiabilidade. Isto é, o site tem que funcionar de maneira estável, sem quedas constantes, sem estar indisponível quando mais se precisa.

Imagine você na chuva, precisando pegar um Uber para ir a uma reunião e o sistema está fora do ar. Você vai para o 99 e talvez não volte a utilizar o outro aplicativo.

Nunca mais.

Usabilidade

Já temos um site funcional e confiável, então agora é preciso colocar a nova camada: Usabilidade. E aqui trabalhamos tanto na UI quanto no UX (User Interface e User eXperience, respectivamente).

Um website fácil de usar tem duas vantagens:

  1. Não irrita o usuário.
  2. Agrada o usuário – nem que seja brevemente.

Agradabilidade

A Agradabilidade é onde está o princípio do prazer – e só se chega ao topo dessa pirâmide depois de passar pelas outras três camadas. Mas quando chegar a vista vai ser linda!

E aqui voltamos à gamification, porque nos jogos a agradabilidade é constante, com o foco de satisfazer continuamente ao incessante desejo dos jogadores por prazer.

É por isso que jogamos: para nos sentirmos recompensados. Diversas pesquisas já demonstraram que nossos instintos falam muito mais alto que nossa razão, quando temos que tomar decisões.

Então, se seu website conseguir dar alguns biscoitos de prazer ao usuário, é muito provável que ele perdoe alguns eventuais pecadilhos (como, veja só, aquele aviso irritante sobre… cookies) e volte sempre, querendo mais. 

Como ter um site mais interativo?

Algumas atitudes simples já são um bom começo: menus com hover, dicas de preenchimento de campos, tamanhos de letra adequados – tudo isso aprimoram a usabilidade e podem criar alguma empatia, que já é um degrau acima rumo à agradabilidade.

Mas para ir à fundo, precisamos de mais gamification.

Veja algumas ideias:

Humanização

Desenvolva ferramentas para humanizar seu site, reconhecendo um usuário recorrente e, a partir disso, tratando-o pelo nome e carregando suas preferências.

Ele deixará de ser só mais um na multidão, e isso agrada a qualquer um.

Por exemplo: a opção de selecionar seu time do coração ao acessar um site sobre futebol.

Recompensas

Crie uma experiência no seu website que presenteie os usuários fiéis.

Permita que eles evoluam dentro do seu site, atingindo novos status, e que essa evolução resulte em vantagens concretas: descontos especiais, brindes, prioridade de atendimento etc.

Por exemplo: desconto na próxima compra ao assinar uma newsletter.

Fidelização

Se você quer que o usuário volte todo o dia, dê bons motivos para isso.

Um mimo diário, uma interação constante com outros usuários… deve ser algo significativo, que tenha um valor emocional.

Por exemplo: “destravar” todos os dias cupons de desconto para produtos de interesse do usuário.

E, por fim…

Gamificação

Pense que a vida é um jogo, somos todos gamers e você quer que seu site seja o mapa preferido da galera.

Para isso, inclua elementos “jogáveis” em seu site.

Por exemplo: um sistema de votação de posts e comentários que cria um “ranking” de usuários do site.

Em suma: olhe para sua página e pergunte-se onde ele pode ser mais videogame e menos website.

Seguindo esses passos simples, você vai fazer seu visitante participar de uma experiência completa, na qual cada interação resulta em um biscoito de prazer.

Eles são leves, deliciosos e só engordam as estatísticas do seu site.

Créditos das imagens: Pixabay.

Tire suas dúvidas

Conseguiu inspiração para criar um site incrível e… jogável? Se tiver dúvidas, confira o FAQ abaixo ou então deixe seu comentário!

O que é gamification, ou gamificação?

Gamification (ou então gamificação, a palavra “aportuguesada”) é o conceito de usar mecânicas de jogos em ambientes que não têm a ver com jogos. Por exemplo, criar um site interativo que possa gerar pontuação e ranking para os usuários através de tarefas mundanas como comentários, votações, curtidas etc.

O que é Pirâmide da Hierarquia das Necessidades do Usuário?

Criada por Aarron Walter em seu livro Designing for Emotion, a Pirâmide da Hierarquia das Necessidades do Usuário é uma ilustração de quatro camadas que devem ser alcançadas para satisfazer um usuário: funcionalidade, confiabilidade, usabilidade e, então, agradabilidade.

Como ter um site interativo?

Para ter um site mais interativo você deve pensar em estratégias que coloquem o usuário em primeiro lugar. Por exemplo: humanização (atender o usuário pelo nome; conhecer seus interesses), recompensas (dar algo em troca de alguma ação), fidelização (oferecer algo que gere interesse do usuário para que ele volte a acessar o site) e gamificação.

A cópia dos conteúdos e trabalhos deste site não é permitida. Saiba mais clicando aqui!

Fique por dentro!

Cadastre seu e-mail abaixo se você quiser receber posts, dicas e conteúdos por e-mail:

Quem é Fabio Lobo?

Web designer, desenvolvedor front-end e programador WordPress.

Quem é Fabio Lobo?

Estou há mais de uma década na área. O foco do meu trabalho é em usabilidade, facilidade pro usuário, acessibilidade, SEO e performance.

Também tenho alguns projetos open source, além de prestar consultoria em hospedagem WordPress e criação de conteúdo.

Como posso te ajudar hoje?

Trabalho com consultoria, suporte, manutenção, criação e desenvolvimento.

Fale comigo
Leia também...

...alguns textos que têm a ver com o assunto:

Cursos para começar e gerenciar um negócio na internet
Cursos para começar e gerenciar um negócio na internet

Quer montar uma empresa online mas não sabe como começar? Confira algumas sugestões de cursos para ter seu próprio negócio na internet!

Como criar: página de termos de serviço / condições de uso
Como criar: página de termos de serviço / condições de uso

Essencial para proteger tanto a empresa quanto o usuário, a página de termos de serviço / condições de uso devem ser bem claras e completas. Veja como!

O que é site? Para que serve e por que ter um?
O que é site? Para que serve e por que ter um?

Não sabe o que é um site? Não tem problema! Tire todas as suas dúvidas sobre o tema e saiba por que é importante ter um site hoje em dia.

Deixe seu comentário

Se você deseja um orçamento, entre em contato clicando aqui.

Quero um orçamento