Crie o portfolio perfeito

Confira na Revista W ótimas dicas, referências e entrevistas para criar seu portfolio perfeito para atrair clientes ou conseguir um emprego.

  • Facebook
  • Twitter
  • Whatsapp

Faz tempo que eu não atualizo o blog, é verdade — porém, tudo o que eu escrevi sobre a criação de um portfolio continua atual, e apesar de eu ainda não ter feito a quantidade de posts que o tema merece, essa semana o assunto fugiu da web e foi parar da 147ª edição da Revista W, com a matéria “Crie o portfolio perfeito“.

revista w

Confira a matéria “Crie o portfolio perfeito” na Revista W deste mês!

A matéria, destaque na capa, toca em alguns pontos que já citei por aqui e outros que eu ainda pretendo citar, como o conteúdo de um portfolio. As entrevistas são bem legais, inspiradoras para quem está começando a montar seu portfolio web.

Vamos manter contato?

Assine a newsletter do blog preenchendo o formulário!
Se precisar de algo, solicite um orçamento. É sem compromisso!
Se não quiser nada disso, sem problemas! Continue lendo o post abaixo :D

E não é que eu estou por lá também? Bom, minha participação mesmo está na coluna do Thiago Almeida: na parte de galeria de portfolios na Revista W, o meu é um dos citados. Olha que bacana:

galeria portfolios

Mãe, to na Revista W! (créditos)

E como foi a criação do meu portfolio?

Eu havia batido um papo com o Thiago recentemente sobre o assunto — portfolio — em três questões que ele havia me enviado.

Confira abaixo (não saiu na revista, então pode ler que não tem spoiler!):

1. Qual foi o processo mais difícil no desenvolvimento do portfolio?

A meu ver são três processos:

  1. Deixar intuitivo;
  2. Deixar acessível em tablets e até mesmo em smarphones;
  3. Deixar a navegação com a menor quantidade de cliques possível, sem impactar com os dois processos anteriores e sem deixar as páginas sobrecarregadas de informação.
    E como meu site tem um blog embutido, os visitantes chegam até ele com dois objetivos distintos: ver meus trabalhos para analisar se vale a pena me contatar ou ler algum artigo sobre design, publicidade ou web sem sair do site com aquela sensação de ter perdido tempo.

Agradar à todos é impossível, mas o objetivo não é agradar ao usuário, e sim facilitar para o mesmo.

Metaforicamente falando, um site é apenas uma daquelas cadeiras universitárias com uma pilha de conteúdo em cima — se o cara não consegue sentar e se sentir confortável naquela cadeira, isso VAI afetar a opinião dele sobre o conteúdo que ele está conferindo, porque ele estará de mau humor.

É fato que muita gente que acha difícil navegar em um site foge dele assim como nós fugimos de cadeiras desconfortáveis, independente do conteúdo.

2. Em relação à responsividade, o que te leva a se preocupar com esse aspecto atualmente?

Justamente a questão da facilidade. Não é um saco ter de esperar para acessar um site quando chegar em casa, ou simplesmente ficar dando zoom na tela pra tocar um link?

Sim, é um saco, e todo mundo já passou por isso, continua passando e vai continuar por aí. Se aquele usuário não consegue usar seu site na hora em que ele está com vontade, é uma oportunidade perdida — muito provavelmente ele vai desistir de acessá-lo novamente no desktop, por exemplo, ou simplesmente se esquecer.

Não tem essa de “ah, mas eu sou bom, então se o cara quer ver meu site ele vai tentar até conseguir”, porque o que não falta são opções no mercado e na maioria das vezes um atendimento bacana fala mais alto do que trabalhos impecáveis.

3. Pretende criar uma versão exclusiva para smartphones e tablets do seu site?

Estou esboçando uma nova versão — mais adaptativa do que responsiva — para o site. Leva tempo, são muitos testes, muitos “e se…” e por aí vai.

Não tem jeito, nós somos nossos piores clientes. Mas meu site faz meu lobby, então eu não quero que quem o acesse tenha dificuldades em achar o que estava procurando, assim como eu não quero que meus clientes tenham um serviço mal feito no final.

Acima de tudo, um site precisa ser amigável para o usuário — eu não entendo por que as pessoas se preocupam tanto com um selo da W3C e na página de contato colocam um endereço de email por escrito em vez de usarem um formulário de contato.

Nunca vi um usuário comum abrir o código fonte de um site pra ver se estava tudo dentro das regras (ou se simplesmente o link que ele pretende clicar não está com target=”_blank”, e sim com um js que… tem a mesma função), mas já vi o mesmo usuário com preguiça de abrir o gmail pra mandar um email para aquele endereço ali na página.

Exemplo totalmente banal? Sim, bastante. Mas é a mais pura verdade, que me desculpem quem segue os padrões da W3C *à risca* — sim, tem muita coisa útil por lá, mas nem tudo é imprescindível e há muitos outros fatores mais importantes fora da W3C, como semântica e SEO.

Mas isso é outra história, quem sabe para outro post. Aliás, do que estávamos falando mesmo?

Portfolio perfeito?

portfolio perfeito

Eu ainda estou longe de ter um portfolio perfeito, mas o objetivo é nunca parar de tentar!

Aproveitando as dicas da revista, aqui vão os posts que fiz até hoje sobre o assunto:

Revista W

A revista traz diversas dicas não só de portfolios, mas também de web design, front-end e back-end. Bóra criar o portfolio perfeito?

E muito obrigado pela citação, Thiago! :D

  • Facebook
  • Twitter
  • Whatsapp

Do que você está precisando?

Um site novo? Suporte para WordPress? Criação de logo? Outra coisa? Fale comigo!

Leia também

Confira artigos relacionados ao post Crie o portfolio perfeito.

1 comentário

  • maria carmen artilha rodrigues

    Gostei da forma como abordou seu portifólio, na minha segunda graduação que é geografia, minha cordenadora do curso me comunicou que temos que iniciar um portifólio. Os meus colegas se assustaram pelo fato de não saber o que é isso? Mas o nosso não para fazer nas redes sociais. oubrigado pela dica.

    Responder

Comente!

Espaço reservado apenas para comentários sobre o post. Então, se você deseja um orçamento, por favor, entre em contato para que possamos conversar.

Quem é Fabio Lobo?

fabio lobo

Sou eu! Quer saber ainda mais sobre mim?

Bom, a maioria dos trabalhos que faço — na área de web design e desenvolvimento front-end — é com WordPress, com foco em usabilidade, facilidade e performance (tudo isso com design responsivo, é claro!). Também sou fundador de outros projetos, como a WOWF e a FicaOn.

Quer saber mais sobre esse tal de Fabio Lobo? Veja meu currículo ou siga-me nas redes sociais acima. Ah! Você também pode acessar meu blog, que é focado em web design e desenvolvimento.