Crowdfunding vs anúncios: o que você precisa saber

O crowdfunding está a ganhando adeptos entre quem possui sites e blogs. Mas, afinal, o que é o crowdfunding? Essa opção de financiamento pode substituir anúncios como os do AdSense? Descubra!

Muitas pessoas que vivem de internet, através dos seus sites e blogs, têm uma dificuldade comum: a de obter rendimentos suficientes para gerir e manter esta atividade digital.

A publicidade tem sido, ao longo dos tempos, um dos métodos largamente utilizados por bloggers e empreendedores digitais para manterem os seus sites em funcionamento, mesmo perante as complexas lógicas do mercado online e da economia internacional.

Embora anúncios como Google Adsense ajude a manter os sites ativos, na medida em que permite um retorno financeiro razoável, a verdade é que muitos dos usuários da internet não gostam dos métodos – por vezes agressivos ou excessivos – de publicidade, que preenchem as páginas, em pop-ups ou nas barras laterais, superiores e inferiores, e até mesmo “camuflada” no meio do conteúdo.

Além de prejudicarem a dinâmica do site, por tornarem mais lento o seu tempo de resposta, estes anúncios criam ainda um componente visual menos apelativo e a sensação nos consumidores é de sobre-exposição a conteúdos desnecessários.

Esta sensação de desconforto do leitor ou visitante de um site é muitas vezes expressiva e, por isso, não faltam bloggers e profissionais online que buscam alternativas à publicidade para financiar os seus sites.

Uma das opções que recentemente parece ter surgido para esta situação é o recurso de crowdfunding (financiamento coletivo) e patronos de financiamento ongoing.

Essas alternativas permitem a conquista de financiamento sem a necessidade de anúncios.

Entenda abaixo o que é o crowdfunding e como pode utilizá-lo para substituir os anúncios online.

pessoas de papel em volta de um porquinho (cofre), simbolizando financiamento coletivo
É possível manter seu projeto através de doações!

O que é o crowdfunding?

O crowdfunding pode ser descrito como uma forma de investimento colaborativo e coletivo. Nesta modalidade de investimento, o empreendedor apresenta uma ideia ou produto – usualmente um espaço online ou uma ideia inovadora de negócio – solicitando o financiamento junto da sua rede de contatos reais e virtuais.

Esta forma de obter rendimentos está se tornando cada vez mais comum, sendo hoje um método muitas vezes utilizado pelas startups para conquistar o financiamento desejado para lançar o negócio.

Tendo a sua ideia ou projeto em mãos, fazer crowdfunding implicará, primeiramente, que o empreendedor apresente o projeto ao público, bem como os valores de que necessita para conseguir concretizá-lo e até quando será necessário arrecadar o valor.

Quem desejar contribuir para a concretização deste projeto terá a possibilidade de se cadastrar em um dos vários sites onde este tipo de campanha pode ser lançada (como, por exemplo, o Patreon, o Kickstarter, o apoia.se ou o GoFundMe) e apoiar o projeto. Existem muitas vezes, nestes casos, premiações para os assinantes de acordo com o valor investido.

Importante: Usualmente esses sites recebem uma comissão de 5% sobre o valor arrecadado, caso o financiamento total seja obtido. Ou seja, você deve considerar essa despesa no valor total.

O financiamento coletivo tem como uma das suas grandes vantagens o fato de poder ser utilizado em qualquer seguimento, independentemente se sua área é da tecnologia, da saúde ou qualquer outra.

Esta forma de arrecadar fundos é ótima, por exemplo, para quem não tem garantias suficientes para conquistar o financiamento bancário, permitindo que um projeto ganhe vida sem a necessidade de contrair um crédito.

No Brasil o crowdfunding é cada vez mais utilizado, apesar de existirem ainda muitas pessoas que manifestam desconfiança quanto à sua forma de funcionamento. Tendo isso em vista, passar confiança aos seus leitores – e futuros apoiadores – é essencial.

Como o crowdfunding pode substituir a publicidade?

Tendo em consideração o funcionamento do crowdfunding, provavelmente você já compreendeu como pode utilizá-lo para substituir a publicidade.

Se a criação de conteúdos for o forte do seu blog, você terá vantagens nesta busca de financiamento coletivo, podendo, inclusive, premiar seus assinantes (como uma publicação personalizada, por exemplo) de acordo com as metas de doações.

Certamente os seus seguidores terão interesse nos conteúdos e muitos poderão estar dispostos a dar sua contribuição monetária para terem acesso a novas publicações ou para impulsionarem novos projetos.

Contrariamente à publicidade, o crowdfunding não precisa de ocupar um espaço excessivo no seu site ou blog, não afetando de forma alguma seu desempenho nem fazer com que, visualmente, o site fique mais pesado e menos apelativo.

Além disso, ao utilizar esta estratégia, poderá ter um site mais imparcial, na medida em que não estará a associar a sua imagem a quaisquer marcas, criando um espaço mais limpo e mais chamativo para os seus utilizadores.

O fato de ter o financiamento garantido, quando inicia o projeto, é outra das vantagens do crowdfunding para os novos sites. Isto porque, no caso da publicidade, o valor recebido pelo empreendedor depende do número efetivo de cliques que os consumidores e visitantes do site façam no anúncio; enquanto no crowdfunding o valor está estipulado e estará nas suas mãos antes do lançamento dos novos conteúdos.

Exemplos de crowdfunding

Separei alguns exemplos para você se inspirar. Repare como cada site ou blog “vende seu peixe”, e veja também a importância das premiações:

E você, tem alguma ideia ou exemplo de financiamento coletivo? Deixe seu comentário!

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