E-sports chegaram para valer e já impactam o setor do marketing digital

A profissão gamer tem se tornado cada vez mais uma realidade por aqui. Confira alguns números do mercado de e-sports!

e-sports
E-Sports: Quem diria que seria possível ganhar dinheiro jogando videogame?

Você já deve ter percebido que poucas indústrias crescem tanto quanto a dos e-sports. Neste ano, segundo a renomada revista Forbes, o mercado dos esportes eletrônicos vai beirar quase a marca de US$ 1 bilhão em receitas. Já segundo o site Statista, são mais de 300 milhões de fãs frequentes e casuais que estão nesse barco. Em uma área tão grande e relevante assim, o marketing digital não poderia ficar de fora.

Só neste ano, de acordo com a empresa Newzoo, o mercado de marketing e publicidade movimentou aproximadamente US$ 173 milhões. A expectativa é que para 2019 esse número aumente.

Eu, que trabalho com marketing digital, preciso ficar por dentro de alguns conceitos dos e-sports para, eventualmente, trabalhar nesse nicho de bastante potencial no Brasil. Por isso decidi falar sobre esse assunto por aqui hoje!

A tendência do marketing digital nos e-sports

Os e-sports combinam naturalmente com o marketing digital, e isso casa diretamente com os vídeos. Segundo o site Agência Slim, os vídeos são a principal arma que os esportes eletrônicos utilizam para aumentar a força da marca e assim gerar maior engajamento.

Portanto, é de suma importância a integração de vídeos do YouTube para fortalecer a marca do time ou do gamer, assim como na veiculação de propagandas de empresas que queiram patrocinar a personalidade ou a equipe de e-sports.

Além disso, o Twitch é uma plataforma extremamente valiosa e de muito peso no mundo dos e-sports. Dessa maneira, é fundamental ter um bom conhecimento desse meio de streaming.

Vale ressaltar que não são todos os jogos que angariam enorme audiência e atração do público. Entre os que mais geram prêmios no mundo dos e-sports, o Dota 2 aparece no topo da lista, seguido de longe pelo League of Legends (o famoso LOLZINHO). A popularidade do Dota 2, apesar de não ser o mais jogado no Brasil, é muito grande na Ásia e o mercado oriental é extremamente forte nesse setor.

Outros games como Counter Strike, Overwatch e Warcraft também são bastante populares e movimentam enormes cifras. E você já deve ter percebido que diversos times por aqui têm contratado gamers para representá-los em campeonatos de FIFA e PES.

Público-alvo: descomplicar é essencial

Segundo o site americano IAB (Interactive Advertising Bureau), a audiência dos e-sports é basicamente voltada para a Geração Z e os Millenials. Segundo dados da Nielsen Esport Fan Insights, nos Estados Unidos cerca de 75% dos fãs dos esportes eletrônicos são da idade entre 18 a 34 anos — com média de 25. No Brasil, esses números não são muito diferentes.

O foco precisa ser no público jovem, e de acordo com o especialista em vendas esportivas Seth Ladetsky, o profissional do marketing digital que pretende entrar no mundo dos e-sports precisa descomplicar.

Então, como os profissionais de marketing podem entrar no ramo dos e-sports e alcançar esse público? Nosso maior conselho seria não complicar demais. De muitas maneiras, envolver-se com o e-sports não precisa ser drasticamente diferente do que se envolver com uma oportunidade tradicional de marketing esportivo.

– Ladetsky

gamer profissional
“Clarinha, sai desse computador e vem dar oi pras visitas!”

Segundo ele, os esportes eletrônicos também são organizados em ligas, times, jogadores e estrelas e que tudo isso traça um paralelo claro com o mundo esportivo tradicional. Portanto, não é preciso “inventar a roda” para trabalhar com personalidades influentes ou equipes de e-sports.

Assim como nos esportes tradicionais, existem muitas oportunidades de marketing diferentes. Os profissionais de marketing podem optar por fazer parceria com uma liga, equipe, jogador, etc. Em seguida, decisões típicas de marketing podem ser tomadas, como tamanho da campanha, duração, tempo e os componentes reais da campanha.

– Ladetsky

Sempre estar à procura de criar parcerias com novos influencers

Um gamer de nível elite geralmente não fica mais do que 10 anos na cena dos e-sports e isso naturalmente traz muita rotatividade entre os jogadores.

Sempre há novas personalidades aparecendo com destaque, jogadores que rapidamente emergem entre os melhores do mundo e novos jogos se popularizando. Com essa rotatividade tão grande nos e-sports, é importante ficar antenado as principais novidades.

Seja no mundo do Twitch com os streamers que geram milhões de visualizações ou com equipes novas com jogadores em ascensão que estão surgindo, procurar oportunidade de parceria para trabalhar com esses profissionais em crescimento podem gerar grandes frutos para quem oferece serviços de marketing digital.

Marketing digital e e-sports é uma combinação excelente no Brasil

Poucos países são tão aficionados com os e-sports como o Brasil. De acordo com dados da Newzoo, o país é o terceiro no mundo em espectadores, com quase oito milhões de pessoas que assistem os esportes eletrônicos pelo menos uma vez por mês.

Em termos de premiação e movimentação financeira, o Brasil também é grande. Só neste ano, por exemplo, a premiação do Campeonato Brasileiro de League of Legends (LoL) bateu a marca de R$ 200 mil no primeiro split.

O futuro dos e-sports é cercado de bastante otimismo e deve atingir marcas cada vez maiores nos próximos anos. Isso tem mexido não só com o mercado do marketing digital, mas também gerado novas oportunidades de emprego e negócios para amantes dos vídeo games.

E o que eu, Fabio Lobo, tenho a ver com isso?

Um gamer profissional precisa ter uma identidade visual (do logo a uma capa para o canal do YouTube), uma estratégia de divulgação, e até mesmo um site bem otimizado em SEO, dentre outros recursos que ajudam a profissionalizar algo que, até pouco tempo atrás, era apenas um hobby daqueles que deixavam as mães de cabelo em pé.

Então, se você é gamer e quer se profissionalizar, fale comigo!

Não é permitida a reprodução integral desse conteúdo. A cópia pode ser ruim para você!

Do que você está precisando?

Um site novo? Suporte para WordPress? Criação de logo? Outra coisa? Fale comigo!

Quero um orçamento

Blog

Veja todos na página do blog

BRB: plugin WordPress para deixar seu site “em construção”

Veja como deixar seu site em modo de manutenção de maneira fácil com uma página simples utilizando esse plugin para WordPress.

Dicas para você criar senhas seguras

Invasões são bem mais comuns do que você imagina. Saiba como criar senhas fortes e veja algumas dicas de segurança que certamente evitarão dores de cabeça.

E-sports chegaram para valer e já impactam o setor do marketing digital

A profissão gamer tem se tornado cada vez mais uma realidade por aqui. Confira alguns números do mercado de e-sports!

Deixe seu comentário

Se você deseja um orçamento, entre em contato clicando aqui.

Quero um orçamento