Facebook Instant Articles para WordPress

Se você trabalha com conteúdo, o Facebook Instant Articles é praticamente obrigatório. Saiba mais sobre Instant Articles para WordPress!

Instant Articles para WordPress tem suas vantagens e desvantagens… depende de cada caso. Pra mim só há vantagens.

Vou falar um pouco sobre o Instant Articles (ou apenas “IA“) por aqui e explicar por que você deveria utilizá-lo em seu site, blog ou loja virtual em WordPress.

» Siga-me no twitter e assine a newsletter para ler mais novidades!

O que é Facebook Instant Articles?

instant articles para wordpress

Facebook Instant Articles para WordPress: Saiba mais

Segue um resumão sobre o Facebook Instant Articles para quem o desconhece: é uma plataforma do Facebook que faz com que os posts do seu site abram dentro do próprio Facebook, em uma interface mais simples. Ou seja, é como se o Facebook criasse uma versão própria das páginas dos conteúdos do seu site.

Falando em posts, recentemente escrevi um sobre o IA aqui no blog. Veja: O que é Instant Articles? – no post comento mais detalhes, benefícios etc.

Instant Articles para WordPress

Trabalho com Instant Articles para WordPress, e um exemplo prático é meu próprio site: Do seu smartphone, acesse o aplicativo do Facebook e busque pela minha fan page, “Fabio Lobo”. Basta clicar em um post que você verá a versão Instant Article dele.

Hoje em dia a internet é muito mais acessada através de dispositivos móveis (smartphones e tablets) do que de computadores de mesa. Tanto que o foco do IA, pelo menos a princípio, é ser exibido somente em smartphones através do aplicativo da rede social – assim o usuário não precisará mais sair do Facebook para ler outros conteúdos. E já ficou claro que o desempenho (visibilidade, interações etc) de quem utiliza o IA é superior ao de quem não utiliza (isso porque o Facebook está priorizando o IA).

Apesar de, acima de tudo, ser uma estratégia do Facebook para que os usuários não saiam de seu aplicativo, temos que concordar que o carregamento rápido do Instant Articles proporciona uma experiência muito melhor para usuários de internet mobile – imagine aquele visitante com 3G tentando navegar em seu site, torrando os dados com um monte de coisas que ele não irá utilizar (o que está ao redor do conteúdo de um post pode ser bastante pesado… e inútil, convenhamos, caso o visitante queira apenas ler um conteúdo). Ou seja, os benefícios para os usuários são gigantescos, além do “plus” de seu site ter uma visibilidade maior na timeline.

Sendo assim, ter Instant Articles no WordPress significa abrir mão de algumas coisas já que o visitante não irá abrir seu site, e sim uma página no Facebook (isso pode ser contabilizado através do Google Analytics como acesso ao seu site), então ele não poderá ver algumas coisas como o menu do seu site, anúncios (é possível exibir alguns anúncios no IA, mas certamente não os mesmos que você está exibindo em seu site – há limitações), parceiros e tudo mais – ele só verá o conteúdo. E se seu foco é justamente conteúdo, a meu ver só há vantagens! No meu caso, por exemplo, sempre coloco links e “call-to-actions” relevantes ao longo dos textos para que os visitantes possam ler outros artigos (e, nesse caso, quando clicarem nos links irão acessar meu site) e/ou participar de alguma ação que eu esteja promovendo (como abrir um pedido de orçamento, por exemplo). Quanto aos anúncios, no IA tenho veiculado banners de parceiros. Então, se a forma para fazer meu conteúdo ter mais visibilidade, além de trazer benefícios aos visitantes, era utilizar o Instant Articles em meu WordPress, não pensei duas vezes.

Se você se identifica com esse perfil, minha resposta para a dúvida “Instant Articles no WordPress vale a pena?” é: sim, demais!

Como instalar Instant Articles no WordPress

Você pode instalar um plugin ou desenvolver a solução.

No primeiro caso, felizmente há diversos plugins que fazem essa função automaticamente, bastando algumas configurações e personalizações. Porém, quase todos que testei deixaram a desejar – alguns não funcionavam como deveria e outros não funcionaram de forma alguma. Além de utilizar um plugin de Instant Articles, tive que fazer algumas coisas diretamente no código para tudo ficar como deveria.

Já o segundo caso é bem mais complicado. Leia a documentação do Facebook Instant Articles.

Para ambas as formas (em minha experiência, tive que fazer um pouco das duas) você pode falar comigo. Peça um orçamento!