Grupo de Pesquisa – MosquitoLab

Conheça o MosquitoLab, grupo de pesquisa da USP e do Instituto Butantan. Criação de logo e site com desenvolvimento em WordPress pela ANDALE!

Quando eu era pequeno, achava que insetos (e aracnídeos) eram alienígenas, visto que não tinha nada igual a eles em outras espécies no mundo. Confesso que hoje em dia ainda desconfio que sejam, mas isso é outra história. Até porque o MosquitoLab é um grupo de pesquisa de mosquitos, e se estivéssemos lidando com extra-terrestres provavelmente eles já teriam contado. Bom, nosso trabalho aqui foi com toda a identidade visual e site do projeto, então vamos lá!

» Siga-me no twitter e assine a newsletter para ler mais novidades!

Grupo de Pesquisa: MosquitoLab

O projeto foi dividido em três etapas: Logo, Criação do Layout e Desenvolvimento em WordPress. Eu já havia participado de outro projeto do grupo, o WingBank, que também tem a ver com o assunto.

“O MosquitoLab é um grupo de pesquisa composto por um professor coordenador, por nós, alunos de pós-graduação (mestrandos, doutorandos e pós-doutores) da USP e do Instituto Butantan e por técnicos. Como o nome já diz, estudamos mosquitos de interesse médico e tentamos entender uma pequena parcela de todo o complexo universo dos culicídeos. Recentemente, juntamente com a equipe ANDALE! criamos um banco de dados online de imagens alares (Wingbank), o qual será de grande importância para os profissionais que utilizam as asas de mosquitos em seus estudos.”

– Flávia Fonseca, integrante do grupo

Logo

logo mosquitolab

O logo foi criado pelo diretor de arte da ANDALE!, André Bets.

“O nome MosquitoLab rendeu muitos estudos e diversas opções de marca.

O símbolo ilustrado do mosquito possibilitou versões tanto minimalistas, como um simples ponto preto, quanto desenhos mais detalhados da morfologia do inseto. No entanto, o conceito sugerido e dirigido pelo pessoal da MosquitoLab nos levou à versão final da marca.

A fonte escolhida, delgada e arredondada, lembra detalhes do corpo de um mosquito. A diferenciação de cores das palavras tem a finalidade de contribuir com o entendimento e leitura, além de remeter aos insetos, conhecidos por sugar sangue.

A princípio o símbolo acima do nome representaria o corpo e as asas de um mosquito. A ideia da letra “q” representar a cabeça do inseto surgiu em uma das etapas de aprovação, assim como detalhes da asa que foram acrescentados posteriormente.

A marca ficou bastante representativa e nos inspirou para a criação do layout do site, originando assim a identidade visual da MosquitoLab.”

– André Bets, diretor de arte da ANDALE!

Layout do site & Desenvolvimento

mosquitolab grupo de pesquisa

O site não tinha uma versão anterior, então essa foi a primeira criação. Além do topo, que simula uma asa, trabalhamos com uma textura no fundo que também remete a insetos, deixando o design mais conceitual – e ainda assim simples, não muito “pesado” visualmente.

O site tem diversas seções com projetos, publicações, galerias e links, tudo nas versões em português e inglês. E vale frisar que nosso trabalho aqui não foi puramente o design e desenvolvimento, mas também ajudamos com a estruturação em si do site, sugerindo funcionalidades.

Criação de sites

Pela primeira vez participamos de um projeto onde toda a equipe dos dois lados (MosquitoLab e ANDALE!) participaram da reunião inicial até o fim do projeto. Normalmente isso é sinônimo de “bagunça” e que ninguém chegará a um acordo no final pois cada um tem uma opinião diferente, mas foi tudo muito bem organizado e produtivo. E o resultado final, será que valeu a pena?

“O desenvolvimento do site do MosquitoLab foi um caminho longo pois sempre surgiam ideias novas, mas no final ficou impecável.
Eu acho impossível falar do site Mosquitolab sem esbarrar no Wingbank. A equipe, principalmente o Fabio Lobo e o freelancer Thiago Macarini, foram essenciais para o desenvolvimento desse banco de dados que faz parte do meu doutorado. E é óbvio que eu não poderia deixar de falar do André Bets que criou nossos logos, aguentou nossas chatices e sugestões, além de deixar o site com uma cara muito clean e moderna, do jeitinho que eu gosto. Levarei vocês para a arguição da minha tese junto comigo, preparem-se!”

– Flávia Fonseca, integrante do grupo

Bacana, Flávia! Sua tese sendo ou não sobre alienígenas, tamo junto! :D

Se quiser ver mais projetos, confira meu portfolio e o site da ANDALE!