Hotsite ou Landing Page: qual é a melhor opção?

Hotsite ou landing page são boas alternativas para divulgação de produtos, serviços, eventos etc. Porém, as estratégias são bem diferentes!

Por Fabio Lobo, publicado em 16/03/2021.

Numa era em que empresas e marcas precisam disputar a atenção de potenciais clientes, promoções e ofertas são ainda são táticas infalíveis. Nesse sentido, o Hotsite e a Landing Page são boas plataformas para divulgá-las através de estratégias de marketing digital.

Ambas focam na conversão e buscam gerar um grande tráfego de visitantes, mas cada tem suas particularidades.

Então, escrevi esse post para te ajudar a definir qual a melhor ferramenta para a sua estratégia de divulgação, sendo seu objetivo captação de leads ou vendas, por exemplo.

Siga em frente!

pessoa segurando um ímã que atrai miniaturas de pessoas; à frente, o texto Hotsite ou Landing Page

O que é Hotsite?

“Hotsite” significa literalmente “site quente”, e essa definição diz bastante sobre a sua finalidade.

Isso porque trata-se de uma estratégia utilizada para chamar a atenção do público para uma novidade, “aquecendo” o mercado com uma ação direcionada de marketing.

Em suma, Hotsites são sites de poucas páginas, contendo informações-chave sobre uma promoção, um evento, lançamento de produto ou serviço, por exemplo.

Esse tipo de site permanece ativo durante um tempo pré-determinado, resultando assim num pico de tráfego para a campanha.

Tenha em mente!

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Ou seja, seu objetivo é despertar a curiosidade de um público específico através de uma mensagem publicitária, incitando-o a conhecer ou praticar uma ação que pode ser a compra do ingresso de um evento, a contratação de um curso online ou o cadastro em algum programa.

Características de um hotsite

  • Design atraente e chamativo;
  • Uso de domínio adicional ou subdomínio de site já existente;
  • Finalidade promocional por tempo limitado;
  • Estrutura menos complexa e mais objetiva;
  • Focado na conversão.

Portanto, um hotsite não apresenta informações sobre a empresa nem se propõe a ser uma fonte de conteúdo constantemente atualizada.

Não é esse o foco principal da ferramenta, mas algumas ações específicas podem fazer com que a página receba atualizações em determinadas datas.

Por fim, quem chega ao hotsite geralmente conhece a empresa e está ali pela campanha exclusiva que destaca um produto, serviço ou ideia.

Quais são as vantagens do Hotsite?

Você deve estar se perguntando por que uma empresa se daria ao trabalho de construir um novo site com foco específico, né?!

Principalmente quando esta já possui um site institucional fixo, que apresenta a empresa, define seus objetivos e o que oferece ao público.

Bom, a estratégia é a seguinte:

Novidade

A princípio o ser humano é curioso por natureza. Então, ao anunciar um hotsite para revelar uma grande novidade, automaticamente o público vai querer saber do que se trata.

Se já forem seus clientes, melhor ainda! Afinal, eles já confiam na empresa e vão buscar saber qual é a próxima novidade.

Alcance de marca

Como o hotsite dá destaque a um produto ou serviço novo, esse aumento de tráfego também impulsiona uma divulgação. Como resultado, potenciais clientes passam a conhecer a sua marca.

Além de ser uma boa forma de impulsionar vendas, também é uma boa estratégia para campanhas de doação ou até mesmo de gerenciamento de crise.

Custo baixo

A estrutura do hotsite é bem mais básica do que a de um site tradicional. Assim, o custo para a sua construção é bem menor.

Afinal, não é necessário investir na criação de diversas páginas, funcionalidades ou designs diferenciados para cada categoria.

O projeto possui um prazo determinado, então não há grandes custos com manutenção ou hospedagem.

Conversão

O hotsite é diretamente ligado ao objetivo de aumentar a conversão em sites, já que o público visitante é mais segmentado e possui um interesse prévio no item em destaque. Por isso torna-se mais fácil convencê-lo a realizar a ação desejada.

Exemplos de estratégias com hotsite

printscreen de hotsite do carrefour
O comprasolidaria.carrefour.com.br é um bom exemplo de Hotsite.
  • Divulgação da nova temporada de uma série
    Ação desejada: compra do DVD
  • Exposição de promoções para a Black Friday
    Ação desejada: compra de produtos
  • Tatuador divulgando o evento Tattoo Week na cidade
    Ação desejada: gerar leads
  • Empresa usando o hotsite para campanha de doação para famílias afetadas pela COVID-19
    Ação desejada: compra de produtos
  • Doceria anunciando os melhores presentes para dar no Dia dos Namorados
    Ação desejada: compra de produtos
  • Papelaria ofertando cupons de desconto para a volta às aulas
    Ação desejada: compra de produtos
  • Divulgação de campanha de conscientização de maus tratos com animais, por uma ONG
    Ação desejada: doação
  • Exposição de depoimentos sobre uma mentoria de um consultor
    Ação desejada: contratação de serviços

O que é Landing Page?

“Landing Page”, ou “Página de Conversão” (“Página de Aterrissagem” em tradução literal), é uma página que serve como porta de entrada para o resto do conteúdo disponível.

Ela está focada na conversão, mas funciona também como fonte para nutrir leads.

Seu objetivo é apresentar uma oferta de produto, serviço ou conteúdo, geralmente com o auxílio de formulários de contato para gerar um relacionamento duradouro com os visitantes.

Aliás, um único site pode conter diversas landing pages, cada uma exercendo a função de conversão para ações diferentes.

A página inicial de um site, por exemplo, é considerada uma landing page com objetivo de informar o visitante sobre o que se propõe aquele site.

Ademais, outros exemplos comuns são páginas de produtos, promocionais ou de captura de dados.

Características de uma landing page

  • Pode ser uma página dentro de um site já existente;
  • Conteúdo informativo;
  • Foco na conversão e na nutrição de leads;
  • Página atrativa com grande número de visitantes;
  • Estratégia de longo prazo.

Empresas costumam utilizar landing pages para convencer o usuário a praticar uma ação em troca de informar o e-mail – como baixar um e-book, por exemplo.

Assim, a empresa pode iniciar um diálogo sobre os produtos/serviços oferecidos pela marca dali em diante.

Quais as vantagens da Landing Page?

Agora que entendeu as características de uma landing page, é hora de saber por que ela seria um bom negócio para você.

Confira, então, as vantagens:

Facilidade

printscreen do tema leadinjection
O tema Leadinjection facilita muito a construção de uma Landing Page.

Criar uma landing page é algo extremamente simples e prático.

Existem diversas ferramentas, como o Mailchimp e temas prontos para WordPress, que te auxiliam na criação de páginas que condizam com seus objetivos.

Conversão constante

Manter uma Landing Page com boa divulgação pode resultar em grandes chances de realizar conversões constantemente, conquistando assim novos clientes e fidelizando aqueles que já compraram com você.

Isso não é só importante para as vendas como também para a reputação da marca.

Maior eficiência de anúncios

Quando combinada com anúncios pagos, a Landing Page certamente irá potencializar seus resultados.

Desse modo, quando um potencial cliente clica em um anúncio, ele verá exatamente o que procura. Isso aumenta muito – mas muito – as chances de compra.

Relacionamento com clientes

Através de formulários de captação, você tem acesso a informações preciosas de potenciais clientes e pode, assim, investir num e-mail marketing eficiente.

O objetivo não é importunar as caixas de e-mails de usuários com propostas todo o tempo, mas definir o timing para direcionar oportunidades às pessoas certas.

E o que é um site One Page?

À parte do Hotsite e da Landing Page, existe outra categoria chamada One Page Site, ou “Site de Uma Página”.

Esse site contém uma única página de rolagem moderada a longa, contendo todas as informações importantes sobre o seu negócio. Desse modo o usuário não precisa abrir outras páginas para encontrar o que deseja.

Para facilitar a navegação, essas informações normalmente são separadas em seções com cores ou estruturas diferentes, por exemplo.

Aliás, um exemplo bem interessente de One Page Site é esse projeto de site de casamento que fiz há alguns anos.

Nesse caso, os noivos optaram por reunir todas as informações do evento em um lugar só ao invés de entregar convites, já que possuíam familiares espalhados por todo o Brasil.

Essa espécie de Hotsite ficou no ar até o dia do casamento, sendo atualizado em seguida com fotos do evento. Depois de alguns meses, foi retirado do ar – afinal, já tinha cumprido seu objetivo.

Assim sendo, se você busca uma plataforma com layout mais intuitivo, rápido e prático para o usuário, deve considerar a possibilidade de ter um site de uma página só.

Apenas fique de olho para não deixar nenhuma informação essencial de fora, é claro.

Hotsite ou Landing Page: como definir o melhor para você?

Já sabe diferenciar o hotsite da landing page, mas ainda não decidiu qual a melhor estratégia para você? 

Então observe o quadro a seguir:

Um hotsite é melhor para…Uma landing page é melhor para…
lançar uma ação temporária com resultados a curto prazopotencializar os resultados de links patrocinados
impulsionar uma campanha ou lançamento pontuaisfidelizar clientes através do marketing de relacionamento
criar um buzz sobre uma novidade ou eventoestabelecer uma estratégia de marketing a longo prazo

Depois desse artigo, espero que sua mente esteja fervilhando com todas as possibilidades que existem para a construção de sites.

Não tem segredo: basta planejamento para ter certeza sobre qual será a melhor estratégia.

Créditos das imagens: Freepik e sites citados.

Dúvidas comuns

Separei abaixo algumas dúvidas comuns sobre o assunto:

Qual é a diferença entre hotsite e landing page?

Enquanto a landing page é uma página que tem como objetivo converter e captar leads, o hotsite é um site que serve para divulgar um produto, evento ou serviço durante um tempo determinado.

Qual é a diferença entre site e hotsite?

O hotsite é um mini-site com foco em um produto, serviço ou evento, por exemplo. Mas “site” é um termo muito amplo, podendo definir até mesmo blogs e lojas virtuais. Apenas para exemplificar, então, um “site institucional” é um site com todas as informações sobre uma empresa.

Qual é a diferença entre landing page e one page site?

Um one page site é literalmente um site de uma página só. Dessa forma, uma landing page também é um site one page, com a diferença que seu foco é na conversão e/ou captação de leads.

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Web designer, desenvolvedor front-end e programador WordPress.

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Estou há mais de uma década na área. O foco do meu trabalho é em usabilidade, facilidade pro usuário, acessibilidade, SEO e performance.

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