A importância da facilidade de uso no design de seu site

Antes de pensar em um layout bonito, você precisa pensar em seus visitantes, usuários e clientes: ou seja, na facilidade de uso no design de seu site.

  • Facebook
  • Twitter
  • Whatsapp
facilidade de uso no design

Design não é só estética! Saiba mais sobre a importância da facilidade de uso no design.

Um bom design é a diferença entre um usuário resolver gastar um tempo olhando todas as seções do seu site e eventualmente adquirir um serviço ou dar apenas uma olhada, ficar confuso e absolutamente nunca mais voltar. Dentre todos as inúmeras variáveis de um design de alto nível, as principais que qualquer um que esteja interessado no tema deve prestar atenção são a simplicidade e a facilidade de uso no design.

O que é simplicidade?

Existem diversos problemas de usabilidade e a imensa maioria deles pode ser facilmente resolvida com um design claro e simples. A simplicidade consiste basicamente em remover todos os elementos desnecessários de um design e deixá-lo apenas com aqueles que sejam indispensáveis para o funcionamento limpo e intuitivo de um site ou processo.

Vamos manter contato?

Assine a newsletter do blog preenchendo o formulário!
Se precisar de algo, solicite um orçamento. É sem compromisso!
Se não quiser nada disso, sem problemas! Continue lendo o post abaixo :D

É possível alcançar um bom nível ao se ater a poucas cores primárias – como azul, branco e laranja – e manter um layout simples que seja fácil e intuitivo de navegar e realizar qualquer ação que o usuário queira. Desde a compra de um ingresso até sua apresentação no evento, passando pela ida para outra seção do site até o download de um arquivo por exemplo.

A utilização correta do espaço branco, também conhecido como espaço negativo, é essencial. Bons sites utilizam este espaço para guiar os olhos dos visitantes e mantê-los atentos apenas nas partes que interessam, ao mesmo tempo em que diminuem a fadiga ocular e a possibilidade de perda de foco.

A ideia de que a interface deve ser complicada ou ter uma curva de aprendizado difícil já foi há muito superada, e hoje os princípios do design estão completamente ligados aos do design centrado no usuário.

Todos os visitantes que entrarem no site, não importa quão familiarizados com a internet eles estejam, têm que saber exatamente o que está acontecendo onde e quais os caminhos para que eles cheguem aonde querem ir.

Como implementar a facilidade de uso no design do seu site?

É essencial entender bem todos os princípios da arquitetura da escolha, para que seja possível montá-la de acordo com as necessidade reais dos usuários e visitantes.

Um bom planejamento antes de montar o site e os processos é imprescindível. Um designer deve passar horas pensando em tudo que pretende que os usuários possam fazer com o site e quais as melhores maneiras de possibilitar isto através das suas criações.

Uma ótima dica é se imaginar no papel de um usuário que está visitando o site ou adquirindo o serviço pela primeira vez e ver quais as principais dificuldades e gargalos nas ações que ele tentará executar.

Um dos melhores exemplos práticos em relação a implementação de um design simples e intuitivo é quando há formulários para serem preenchidos. Um exemplo interessante aqui: uma inscrição para o campeonato brasileiro de poker. A função de inscrição para o BSOP passou por uma reformulação para ficar mais intuitiva. A antiga forma de inscrição para os eventos tinha o problema de ocasionar perdas para os competidores que chegassem atrasados. Isto ocorria porque os lugares eram designados de maneira automática antes dos torneios e se uma rodada começasse antes que o competidor chegasse ele seria prejudicado. Atualmente alguém que se inscreva pode escolher entre ter uma mesa escolhida de maneira automática ou chegar mais tarde e escolher uma mesa na caixa do evento.

Esta simples mudança na já mencionada arquitetura de escolha, adicionando uma opção além da primeira que estava disponível, abriu uma nova possibilidade de uso conveniente para o usuário praticamente sem qualquer custo extra para a empresa e aumentou substancialmente o número de registros nas edições seguintes.

Leitura recomendada: O que é UX?

O que é UX?

Como medir a facilidade de navegação?

A principal forma informal, e surpreendentemente uma das mais eficazes, é pedir a amigos e colegas, especialmente de outras profissões que não sejam voltadas ao design ou com pouco conhecimento relacionado a internet, que testem a sua criação.

A dificuldade ou facilidade de uso que eles experimentarem durante a navegação do site ou do processo que está sendo implementado servem como um excelente termômetro para como as coisas realmente estão para quem não está diretamente envolvido.

Outras duas das melhores formas de medir a facilidade de navegar por um site e até mesmo a qualidade do conteúdo publicado nele é a realização de testes A/B com diversos designs e processos possíveis e, exclusivamente para sites, a medição da conhecida taxa de rejeição.

Ela indica quantos visitantes entraram no site e foram embora sem visitar nenhuma das outras páginas do site. Isto serve como um excelente indicativo tanto a dificuldade de acesso e navegação para aqueles que apareceram quanto para a retenção de possíveis novos visitantes regulares.

Finalmente, neste mundo digital cada vez mais voltado para o mercado portátil de celulares e tablets, também é necessário se certificar de que o site tenha as mesmas características positivas e facilidade de uso em diversos formatos de telas com o uso do design responsivo.

Design tem que funcionar!

Uma coisa que costumo falar é: design não tem que ser bonito. Considerando que “bonito” e “feio” são opiniões pessoais, você não irá agradar a todos. Como você pode ver acima, design tem outros fatores e conceitos mais importantes que estética.

Alguma dúvida ou dica? Deixe seu comentário!

  • Facebook
  • Twitter
  • Whatsapp

Do que você está precisando?

Um site novo? Suporte para WordPress? Criação de logo? Outra coisa? Fale comigo!

Leia também

Confira artigos relacionados ao post A importância da facilidade de uso no design de seu site.

Comente!

Espaço reservado apenas para comentários sobre o post. Então, se você deseja um orçamento, por favor, entre em contato para que possamos conversar.

Quem é Fabio Lobo?

fabio lobo

Sou eu! Quer saber ainda mais sobre mim?

Bom, a maioria dos trabalhos que faço — na área de web design e desenvolvimento front-end — é com WordPress, com foco em usabilidade, facilidade e performance (tudo isso com design responsivo, é claro!). Também sou fundador de outros projetos, como a WOWF e a FicaOn.

Quer saber mais sobre esse tal de Fabio Lobo? Veja meu currículo ou siga-me nas redes sociais acima. Ah! Você também pode acessar meu blog, que é focado em web design e desenvolvimento.