Como criar um índice no WordPress
Quer deixar seus conteúdos mais organizados e ainda ter benefícios de SEO e UX? Saiba como criar um índice no WordPress!
Criar um índice em posts no WordPress é tão fácil que pode ser uma tarefa automatizada. E se você escreve textos longos, separados em tópicos, sabe da importância de deixar tudo bem organizado e estruturado.
Aliás, ter um sumário em suas páginas só traz vantagens – principalmente em termos de UX e SEO.
Realmente não me vem em mente nenhum ponto negativo quando o assunto é inserir table of contents em seus textos. Então, fiz esse post para ensinar como fazer isso no WordPress.
Confira os tópicos no índice abaixo!

Índice
Por que ter um índice em posts e páginas?
Em suma, só há vantagens:
- Melhora a usabilidade: O leitor não vai precisar rolar a tela e caçar o que ele procura. Isso se resolve com um clique (ou toque na tela).
- Melhora a leiturabilidade: O leitor vai saber exatamente qual é todo o conteúdo presente na página. Assim, antes mesmo de começar a ler, vai saber se valerá a pena continuar lendo.
- Faz bem para o SEO: O Google identifica as âncoras geradas em cada cabeçalho (h2, h3 etc) da página, e então pode linkar na SERP um atalho diretamente para o tópico que o usuário está buscando.

Um índice bem feito é muito simples: uma lista com os tópicos do conteúdo, sendo que em cada item da lista há um link que leva o usuário diretamente para o respectivo tópico.
Ou seja, se o leitor acessa seu post em busca de uma informação, ele não vai precisar ler tudo: basta olhar o índice e clicar no tópico desejado.
Como inserir um sumário no WordPress?
As duas formas mais práticas são:
- Plugin, que gera o índice automaticamente
- Link de âncora, que é mais personalizável mas totalmente manual
Não há melhor ou pior opção, nesse caso. As duas opções funcionam da mesma forma, afinal.
Então, veja abaixo os detalhes sobre cada uma e faça sua escolha!
Plugin para índice em posts, páginas, custom posts etc
O plugin que indico para inserir um índice no WordPress é o Easy Table of Contents.
E o nome já diz tudo: é bem fácil de usar.
Veja o passo-a-passo de como inserir sumários automaticamente no WordPress:
- Instale e ative o plugin Easy Table of Contents
Em seu painel do WordPress, no menu de Plugins, clique em Adicionar novo e pesquise por Easy Table of Contents. O plugin é do autor Steven A. Zahm.
Mas se você tiver alguma dúvida sobre como instalar plugins no WordPress, confira este manual aqui. - Configure o plugin para gerar índices automáticos
Acesse o item Table of Contents no menu Configurações. Em Enable Support e Auto Insert, marque as opções Posts, Páginas e o que mais você quiser. O índice aparecerá automaticamente em todos os itens que você marcar!
- Deixe o índice do seu jeito (opcional)
Rolando a tela para baixo você pode customizar o visual do plugin. Em Header Label você pode digitar “Índice”, por exemplo – esse será o título do índice. Em Appearance é possível editar a largura, tamanhos e cores do sumário gerado.
- Defina os cabeçalhos do índice (opcional)
Em Advanced você pode definir quais cabeçalhos aparecerão no índice: em Headings eu costumo desmarcar h5 e h6, por exemplo. Assim, apenas os cabeçalhos com h2, h3 e h4 (já que não uso h1 além do título do post) aparecem no sumário.
Por fim, em Exclude Headings é possível excluir cabeçalhos com determinados textos.
Um exemplo de como o índice irá ficar pode ser visto aqui mesmo, no início deste post.
O sumário é inserido automaticamente antes do primeiro cabeçalho do texto. Você verá isso em todos os posts do meu blog.
Sumário manual com link de âncora
Por fim, se você quer ter mais controle da lista de índice em si, o trabalho manual é mais indicado.
É uma tarefa simples, mas requer um pouco de paciência. Veja os passos:
- Primeiro, termine o conteúdo – ou seja, deixe a criação do índice para o final. Usando o editor visual, crie um novo bloco e busque por Lista. Então, escreva o que deverá constar no índice, como um cabeçalho por linha.
- Ao terminar de definir os itens do índice, selecione o primeiro e clique no ícone Link (corrente). Em seguida, escreva um nome para o cabeçalho que você irá linkar, como se fosse uma hashtag. Por exemplo:
#topico-do-post
- Selecione o cabeçalho referente ao link que você acabou de criar. Clique em Avançado na barra Configurações do Gutenberg (ela fica visível se o ícone de engrenagem estiver ativo). Em Âncora de HTML, basta digitar o nome definido no passo 2, mas agora sem o jogo da velha (#). Repita o processo nos demais itens da lista e cabeçalhos do post!
Como disse, o resultado entre o plugin e a inserção manual do índice será o mesmo. Entretanto, é fato que o plugin é a opção mais fácil e prática. E é a que uso por aqui, inclusive.
Então, desde que tenha uma lista com links para os principais tópicos do seu conteúdo, tá tudo certo!
Créditos das imagens: Freepik e sites citados.
Revisão
Entendeu a importância e as vantagens de inserir índices em posts e páginas? Certifique-se abaixo de que não há mais dúvidas!
Sim, principalmente porque o Google identifica os cabeçalhos com âncora. Assim, dependendo da palavra-chave utilizada na busca, um cabeçalho aparecerá linkado na SERP para que o usuário possa acessar diretamente o tópico desejado.
Sim, vale a pena. O nome do plugin indicado para gerar um índice no WordPress é Easy Table of Contents, que faz tudo de maneira automática.
Table of contents é o mesmo que índice ou sumário em português. Sua tradução literal é “tabela de conteúdos”, mas não faz muito sentido em nossa língua.
Deixe seu comentário