Infográficos e a evolução do conteúdo

Desde a apresentação da anatomia por Leonardo da Vinci até a evolução da TV hoje - por que os infográficos funcionam tão bem?

  • Facebook
  • Twitter
  • Whatsapp

infograficos

Estou sempre tentando trazer conteúdo relevante aqui no blog, então decidi falar sobre um dos pontos importantes do design na internet: o infográfico, uma das melhores formas para se apresentar um conteúdo de qualidade e gerar engajamento.

Vamos manter contato?

Assine a newsletter do blog preenchendo o formulário!
Se precisar de algo, solicite um orçamento. É sem compromisso!
Se não quiser nada disso, sem problemas! Continue lendo o post abaixo :D

Os infográficos são uma nova forma de comunicação que ganhou um grande poder na era digital, mas eles existes desde o começo da humanidade. Os primeiros desenhos de Leonardo da Vinci sobre anatomia humana ou invenções de máquinas são considerados os primeiros infográficos do mundo.

Com evolução tecnológica, vivemos em uma sociedade quase que totalmente imagética, onde tudo que é visual consegue prender mais a atenção dos usuários online. Dessa maneira, ter o poder de transformar textos em imagens é essencial. É aí que entram os infográficos. Nesse artigo vou falar um pouco sobre o universo dos infográficos.

O que é preciso ter em um infográfico?

Um infográfico precisa ter um visual forte e com grande presença para realmente chamar atenção.

O infográfico também precisa: passar uma mensagem, a qual pode ter diversos estilos; ter o máximo de dados possíveis sempre confiáveis e estatísticos com fontes de pesquisas confiáveis e relevantes dentro do universo do assunto; apresentar mais de umas versões para que a versão final seja a melhor possível; escolher uma boa ferramenta para fazer o infográfico (hoje em dia existem várias e até mesmo gratuitas); combinar o visual da infográfico com o assunto e com o público sobre o que está se falando; e, por fim, os títulos, as fontes e as imagens também precisam ser bastante chamativos e atraentes.

No geral, o infográfico deve contar uma história para que os usuários se sintam engajados a ler todo o conteúdo e até mesmo compartilhar e comentar.

Exemplos de infográficos de sucesso em 2017

Um dos exemplos de infográficos de sucesso em 2017 é o do LinkedIn sobre os perfis dos novos freelancers. Como a empresa é sobre o mercado de trabalho, trazer esse tipo de informação é super relevante para os seus usuários.

O infográfico traz um design que conversa bastante com essa geração de trabalhadores independentes trazendo informações de forma prática e rápida.

Outro exemplo é o infográfico “Milionário a bilionário” da Betway Casino o qual fala sobre a jornada dos mais ricos do ranking da Forbes e traz dados relevantes tais como: tempo que levou para eles se tornarem bilionários, tipo de indústrias que trabalham, formação educacional, países de atuação etc. Esse exemplo usa bastante gráficos para trazer referências numéricas.

Mais um exemplo é o infográfico da Niege Borges que fala sobre a evolução da TV desde o seu início até os dias de hoje. O infográfico é cheio de informações, mas ela é super visual o que facilita o entendimento da história da televisão. Dessa maneira é possível ver a história da televisão e entender melhor os seus avanços através das décadas.

Todos esses infográficos trazem em comum uma mensagem bastante clara e relevante a qual atendem as necessidades do seu público, deixando o conteúdo até mesmo mais interessante.

infografico

Infográficos: uma solução para o jornalismo contemporâneo

Os infográficos se tornaram uma das melhores soluções para o jornalismo contemporâneo, já que trazem modernidade para o jornalismo tradicional.

Hoje em dia, vários jornais, revistas e sites de grandes mídias utilizam os infográficos para trazerem reportagens mais longas e as quais apresentam grandes dados. Há até mesmo diversas competições que dão prêmios jornalísticos para os melhores infográficos.

A infografia é uma linguagem contemporânea que só tem se expandido dentro do mercado atual, já que a imagem é ainda a melhor maneira de conquista a atenção do público e com informação relevante, ela amplia o seu poder de persuasão já que traz credibilidade.

Essa área do conhecimento humano também está evoluindo e agora a tendência é sair do infográfico fixo e ir para o móvel no qual as imagens recebem movimentos e até mesmo gerando interatividade como os do GloboEsporte.com, por exemplo. Esse é um passo na evolução da infografia, a qual veio para ficar.

O mundo moderno está exigindo uma comunicação ainda mais desenvolvida de forma que a informação tem que se destacar para ganhar o seu público, e o infográfico é a melhor solução. Em um universo cheio de textos na internet, quem inova, sai na frente.

Espero que vocês tenham gostado desse post e tenham aprendido mais sobre os infográficos e sobre seu potencial. Se você ficou interessado em um para seu projeto, vamos conversar!

  • Facebook
  • Twitter
  • Whatsapp

Do que você está precisando?

Um site novo? Suporte para WordPress? Criação de logo? Outra coisa? Fale comigo!

Leia também

Confira artigos relacionados ao post Infográficos e a evolução do conteúdo.

Comente!

Espaço reservado apenas para comentários sobre o post. Então, se você deseja um orçamento, por favor, entre em contato para que possamos conversar.

Quem é Fabio Lobo?

fabio lobo

Sou eu! Quer saber ainda mais sobre mim?

Bom, a maioria dos trabalhos que faço — na área de web design e desenvolvimento front-end — é com WordPress, com foco em usabilidade, facilidade e performance (tudo isso com design responsivo, é claro!). Também sou fundador de outros projetos, como a WOWF e a FicaOn.

Quer saber mais sobre esse tal de Fabio Lobo? Veja meu currículo ou siga-me nas redes sociais acima. Ah! Você também pode acessar meu blog, que é focado em web design e desenvolvimento.