Layout para loja virtual: dicas e modelos

Está pensando em criar uma loja online ou reformar o visual da sua? Confira dicas e exemplos de layout para loja virtual, além de modelos prontos para você usar!

Sim, é possível ter uma loja bem sucedida no MercadoLivre ou em algum sistema de market place, mas ter seu próprio e-commerce significa maximizar ganhos. Pensando nisso, um layout para loja virtual precisa ser bem profissional!

Empreendimentos com lojas virtuais têm crescido cada vez mais nos últimos tempos. Enquanto num passado próximo dependíamos de lojas grandes como Submarino e PontoFrio, hoje em dia muita gente tem montado sua própria loja e resolvido nossas necessidades.

O foco desse post será a respeito da estrutura da loja virtual, o que não envolve só o visual em si: um layout vai muito além disso.

Você vai ver que são diversos fatores que influenciam o design de uma loja virtual, e que entendê-los e segui-los te deixará mais próximo de ter uma loja profissional.

Mas se você só está procurando por alguém que faça um layout profissional para seu projeto, fale comigo!

O que é layout para loja virtual?

Em Web Design, um layout é, basicamente, a parte visual de um projeto — ou seja, uma imagem que mostra como o site deverá ficar quando estiver pronto, desenvolvido.

Muita gente acha que essa parte de layout/design é apenas para dar uma “cara bonita” a um site. Design vai muito além disso: há todo um estudo a ser feito pra cada caso — loja virtual é um caso, site institucional outro e por aí vai.

Se quiser saber mais sobre o assunto, leia esse post: O que é layout?

Layout para e-commerce: cada caso é um caso

loja virtual
Layout para loja virtual: Dicas e exemplos práticos (imagem: Corbis)

Navegação simples, clara e rápida

Como disse acima, um layout profissional não é um “layout bonito”, vai muito além disso. Um layout para loja virtual também não deve apenas destacar os principais produtos e pronto, “que comecem as vendas”. Deve fazer com que o visitante sinta-se em casa e saiba como procurar o produto que ele precisa.

E pra isso não é só colocar uma busca enorme no topo do site, claro! Também é preciso elaborar uma navegação simplificada e destacar pontos importantes, como o botão de compra / adicionar ao carrinho, as medidas do produto, zoom das imagens… e muito mais.

Fora isso, tem também o básico: o visitante também precisa ter acesso fácil ao carrinho de compras, ao SAC e as informações principais dele, dentre outros itens que variam de segmento a segmento. E isso vai muito além do visual.

Isso é usabilidade, um dos principais conceitos na web. Um site fácil de usar pode até ser feio, mas vai dar muito mais resultados do que um site lindo e difícil de usar. Até porque lindo e feio são opiniões — usabilidade é um fato.

Se você entender inglês, segue um vídeo bem bacana com algumas dicas:

Em tempo: Não recomendo a PrestaShop, mas o ponto aqui é que as dicas do vídeo são válidas mesmo.

Segmentos são determinantes para tipos de layout

Cada caso é um caso. Por exemplo, uma loja de camisetas precisa destacar mais as imagens do que uma loja de eletrônicos, que precisa destacar mais as informações dos produtos eventualmente até mesmo em vídeos.

Aliás, lojas de vestuário em geral têm evoluído bastante com algumas ferramentas que ajudam o visitante a saber se aquela roupa ou aquele tênis vai, de fato, servir para ele. Isso deixa o cliente mais seguro para fazer a compra, além de minimizar gastos da empresa com eventuais devoluções.

Mas claro, esse ponto não faz parte do layout da loja virtual — mas como destacá-lo na página de forma com que o visitante o encontre facilmente, além da apresentação da ferramenta em si, faz. Design, desenvolvimento e marketing precisam estar alinhados, entrosados.

Pausa para mais um vídeo (em inglês) com dicas úteis da PrestaShop (o pessoal do WooCommerce poderia fazer uns vídeos assim, hein?!):

Seguindo com os exemplos de diferenças, lojas com produtos mais “premium” costumam ter visual mais clean, minimalista. Poucas cores (normalmente branco, preto e alguma outra cor de destaque) e fotos bem trabalhadas. Para esse público, é o que vende.

E as lojas que têm um clube de assinaturas, então? É preciso dividir o que é produto de o que é clube, e planejar bem quais serão os destaques para as vantagens dos assinantes. Por exemplo, clubes de assinatura de cerveja costumam dar descontos na loja para assinantes do clube. Isso tem que ficar claro, e os descontos também precisam estar em evidência depois que o cliente vira assinante.

Lojas de serviços têm uma apresentação totalmente diferente, já que não vendem produtos. Nesses casos, a estrutura é mais parecida com a de um site instuticional, ou até uma landing page. Aliás, outro exemplo: às vezes você só quer vender um produto, então pra quê uma loja virtual? Crie uma landing page e vá direto ao assunto!

Como você pode ver, cada caso é um caso mesmo. A criação de um layout de loja virtual é muito mais complexa porque, como eu disse mais de uma vez: não é só visual, é usabilidade… e venda!

Design responsivo ou versão mobile?

Claro, não poderia deixar de faltar a questão sobre as diferentes resoluções de tela. Lembrando que não se trata só do tamanho das telas, mas dos dispositivos em si. Afinal, em tablets e smartphones não há mouse, e isso faz uma diferença absurda em algumas ferramentas que você planeja para seu negócio online.

Não tem como falar só por falar que design responsivo é a melhor opção ou vice-versa: de novo, cada caso é um caso. Por exemplo, sua loja pode ter alguma área ou ferramenta que não é funcional em smartphones, então aí você deve avaliar se cria uma versão mobile com essa área/ferramenta mais simplificada ou se as oculta utilizando design responsivo mesmo.

São diversos itens que devem ser levados em consideração. Falei mais sobre isso aqui: Design responsivo ou versão mobile: qual é a melhor opção?

Exemplos de layout para loja virtual

Chega de conversa! Nada melhor que ver, na prática, alguns exemplos de layout para loja virtual.

Criações de minha autoria

Abaixo, dois exemplos de layout para loja online que desenvolvi.

Loja de calçados

layout para loja virtual mtoujours
M. Toujours (OpenCart) — fiz o desenvolvimento front-end.

O M. Toujours era uma loja virtual de sapatos artesanais — era, já que esse e-commerce não existe mais.

O principal foco do site são as imagens, já que a loja é do segmento de moda e produtos premium. Como os produtos são calçados, a numeração também merece destaque.

O design clean, além de sofisticação, dá uma valorizada maior às fotos dos produtos.

Loja de serviços online

social+
Social+ (WooCommerce) — fiz a criação de layout, logo e identidade visual além de todo o desenvolvimento.

Social+ é uma loja de serviços online, então não destaca produtos na página inicial. E nesse caso, também não há fotos para os serviços, e sim ícones simples para ilustrar cada caso.

O que mais “vende” os “produtos” dessa loja (no sentido de apresentação, não conversão), nesse caso, são as descrições e os depoimentos, já que não há fotos.

Se quiser ver mais trabalhos de criação de layout para loja virtual, confira meu portfolio.

Outros exemplos de design para loja virtual

Analisar outros exemplos do mercado também é essencial. Vamos lá:

Loja de… tudo e mais um pouco!

loja virtual aliexpress
AliExpress — uma bagunça organizada.

AliExpress tem um modelo de negócio como um todo que tem virado tendência mundial. Mas dropshipping é um assunto para outro post!

Nesse caso a loja precisa apostar em uma estrutura muito simples pra acomodar uma montanha de destaques, e até que faz isso muito bem: o layout foi feito pra você ter vontade de comprar até o que não quer. Uma rolagem na página e pronto, você já está abrindo várias abas.

Como manter uma experiência tão boa quanto — ou até melhor — em telas menores? Com um aplicativo. O app do AliExpress é muito bem feito e também traz vantagens que o site não tem.

Loja de produtos premium

loja virtual apple
Apple — informações pra encher os olhos.

O caso da Apple é diferente porque ela não é uma loja virtual, e sim um site institucional… que vende produtos.

Até chegar a opção de compra você passa por pelo menos uma página, em média duas. Há diversas informações e imagens que valorizam os produtos, sendo que essa é a estratégia da Apple.

E aqui há outro ponto interessante: Não é só colocar um produto no carrinho e pronto! Em alguns casos você monta um computador, por exemplo, como quiser, e vai acompanhando a alteração do valor em tempo real até realizar a compra.

Loja de produtos e serviços

loja virtual amazon
Amazon — o desafio de separar produtos e serviços.

A Amazon (o site gringo) apresenta o maior desafio de todos os apresentados aqui: ela trabalha com produtos de terceiros, produtos próprios e serviços.

Como separar isso tudo em um site sem fazer com que o cliente se perca, sem complicar passos e ainda tentar vender produtos e serviços pra mesma pessoa?

Bom, isso vai além do design, tá mais em estratégia de marketing mesmo. Mas o site é organizado (aliás, mais que muito e-commerce grande nacional) e fácil de navegar.

Porém, é poluído, não há como negar isso. E esse é um ótimo exemplo de como faz sentido o que já defendi algumas vezes aqui: não é porque um site é bonito que ele vende mais, é porque ele é bem feito e fácil de navegar.

Modelos prontos para lojas virtuais

loja virtual acessorios
Modelos de loja virtual para inspiração ou até mesmo utilização, por que não?!

Na FicaOn você pode ver modelos para lojas virtuais (que são templates para WooCommerce e WordPress) focados em segmentos específicos.

Por exemplo, o modelo de loja virtual de acessórios (imagem acima) é bem moderno e ideal para lojas do segmento de moda e vestuário.

Já o modelo de loja virtual de alianças é mais sofisticado, voltado para produtos premium.

Navegando nos modelos do site você vai ver que todos seguem alguma dica ou conceito citados neste post — ou seja, são ótimas referências para sua loja virtual.

Ou então você pode literalmente utilizar esses modelos em sua loja virtual.

Quanto custa um layout para loja online?

Não tem jeito: Conforme comentei no post “Quanto custa um layout?“, é preciso elaborar um orçamento.

Porém, há mais de uma opção para seu negócio. Tudo depende de sua verba e tempo, basicamente.

Se você precisa colocar sua loja virtual no ar o quanto antes e tem pouco para investir, um template pronto para e-commerce pode ser a melhor opção.

E digo isso mesmo podendo ser um tiro no pé, já que templates prontos basicamente substituem boa parte do meu trabalho. Mas tenho que entender as necessidades e possibilidades de cada cliente, e além disso eu também presto esse tipo de serviço (instalação, configuração e personalização de templates), além de outros serviços da área (por exemplo, criação de logo).

Nesse caso, dê uma olhada nos modelos citados no tópico acima. Os preços variam bastante, mas normalmente você consegue algo bacana por menos de 100 dólares.

Agora, se você tem mais verba e pretende investir em algo profissional que trará melhores resultados… contratar um profissional para fazer o layout do seu e-commerce é a opção ideal. Aí você pode orçar comigo pra saber quanto irá custar um layout para seu projeto.

Não é permitida a reprodução integral desse conteúdo. A cópia pode ser ruim para você!

Do que você está precisando?

Um site novo? Suporte para WordPress? Criação de logo? Outra coisa? Fale comigo!

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