Limpeza e reinstalação do WordPress: da faxina à remoção de vírus

Manter o WordPress e WooCommerce limpos é obrigatório! Se uma reinstalação for necessária, algo bem grave aconteceu (possível invasão ou remoção de vírus / trojan). Saiba mais sobre limpeza e reinstalação do WordPress!

  • Facebook
  • Twitter
  • Whatsapp

A limpeza do WordPress é uma tarefa bem simples e que deve ser praticada sempre. Agora, a reinstalação do WordPress é algo bem mais complicado (dependendo do seu nível técnico) e que depende de alguns fatores — se ela é necessária, é porque algo bem grave aconteceu, como arquivos infectados ou corrompidos.

Saiba como manter seu WordPress limpo e seguro para não precisar reinstalá-lo! Agora, se a coisa ficou feia… saiba também como reinstalar o WordPress! As dicas também valem para WooCommerce, claro.

Vamos manter contato?

Assine a newsletter do blog preenchendo o formulário!
Se precisar de algo, solicite um orçamento. É sem compromisso!
Se não quiser nada disso, sem problemas! Continue lendo o post abaixo :D

Agora, se você está procurando alguém para limpar seu WordPress e/ou WooCommerce, como remover vírus ou corrigir arquivos corrompidos, fale comigo!

WordPress: Limpar ou reinstalar?

limpeza e reinstalação do wordpress

WordPress: limpeza ou reinstalação?

A limpeza, basicamente, consiste em deixar seu WP apenas com o necessário — como remoção de plugins e templates desnecessários. A reinstalação é feita quando não há outro tipo de solução — nesse caso, ideal para remoção de vírus ou correção de arquivos corrompidos.

Darei exemplos abaixo, e você pode ficar à vontade para deixar seu comentário com dúvidas ou mais sugestões e exemplos.

Limpeza do WordPress e WooCommerce: faça com frequência!

Algumas hospedagens simplesmente entopem a instalação do WordPress com vários plugins e templates.

Se todos os plugins forem ativados, seu site ficará lento e pesado, com banco de dados cheio, além de vulnerável dependendo de alguns plugins.

Se tudo for desativado, mas não excluído, seu site “só” ficará vulnerável. Se você negligenciar as atualizações, aí sim você terá um problema.

Além disso, pode ser que você tenha instalado alguns plugins e templates para alguns testes… e acabou esquecendo de excluí-los, ou então nem sabia da importância disso. No texto sobre Suporte e Manutenção para WordPress falo sobre a importância de se manter tudo atualizado!

Esses são apenas exemplos de quando uma limpeza faz-se necessária. De qualquer forma, você sempre deve manter seu WordPress o mais limpo possível.

Instale apenas o que for necessário, e exclua totalmente o que não estiver sendo usado. Para isso, basta acessar a área de Plugins em seu WordPress, desativar e excluir o que for dispensável.

Para templates, mesma coisa: Basta ir em Aparência, e depois em Temas.

Além disso, se você for um usuário mais avançado, faça uma limpeza no banco de dados também. Alguns plugins deixam cada informação inútil por lá… ah! Uma otimização do banco de dados também é bem vinda. Alguns plugins fazem esse trabalho, mas particularmente tenho um certo receio de plugins que mexem com o banco de dados dessa forma.

Se for utilizar um plugin para alguma das tarefas acima, lembre-se de removê-lo depois do uso!

Reinstalação do WordPress e WooCommerce: quando a coisa ficou feia…

Se você instalou algum plugin duvidoso, ou até mesmo confiável mas esqueceu de atualizá-lo frequentemente, baixou de graça algum template pirateado, ou simplesmente não manteve tudo atualizado com frequência, os riscos de invasão, bugs e vírus, por exemplo, são enormes.

Se receber um aviso de sua hospedagem ou perceber você mesmo que há algum script ou arquivo malicioso entre os arquivos do seu WordPress, é hora de fazer uma reinstalação do mesmo. Ah, e torcer para que o banco de dados não tenha sofrido nenhum dano!

Sim, quando há esse tipo de problema supracitado, muitas vezes só deletar ou restaurar o que foi infectado não é o suficiente. É preciso reinstalar o WordPress e tomar algumas medidas de segurança, como passar um anti-vírus no seu computador (sim, seu computador pode infectar seu WordPress!) ou até mesmo formatá-lo.

A reinstalação do WordPress consiste em fazer um backup do banco de dados, das pastas de uploads, plugins e temas, apagar todos os arquivos do servidor e instalar tudo novamente, recuperando, de preferência, apenas a pasta de uploads. Isso porque os arquivos dos plugins devem ser baixados novamente no repositório do WordPress, garantindo que eles estejam limpos.

Em relação aos templates, o ideal é que sejam baixados de novo também. Se um arquivo infectado for mantido, o problema pode se alastrar novamente.

Está tendo problemas de segurança no WordPress / WooCommerce?

Agora, se mesmo reinstalando tudo os problemas relacionados a segurança voltaram a acontecer, o problema pode ser a hospedagem. Se ela for vulnerável, não tem jeito. Se você tem uma loja online com WooCommerce, é mais do que imprescindível pensar em segurança.

Evite hospedagens muito baratas e até mesmo muito populares (normalmente muita propaganda e preço muito baixo é equivalente a dores de cabeça). Vá para a hospedagem da WOWF que não tem erro! Preze por segurança e estabilidade. Na hora de buscar por uma hospedagem, leve isso como prioridade.

Outro problema comum que eu citei acima é seu computador estar infectado. Se você ou algum dos membros do seu WordPress estiver utilizando um computador com vírus, isso pode comprometer seu WP. Portanto, utilize sempre computadores confiáveis, atualizados frequentemente e com anti-vírus instalado e bem configurado. Jamais faça login em seu WordPress utilizando computadores públicos!

Principalmente se você utilizar WooCommerce, aliás. Imagina o efeito dominó que isso poderá causar tendo em vista os clientes de sua loja?

Além disso, siga minhas 10 dicas básicas de segurança para WordPress e as 10 dicas avançadas de segurança para WordPress da WOWF.

Suporte e manutenção para WordPress e/ou WooCommerce

Precisando de ajuda? Saiba que eu trabalho com suporte e manutenção para WordPress e/ou WooCommerce! Meu trabalho inclui tanto limpeza quanto reinstalação do WordPress, quando necessário.

Clique no link acima para saber mais ou entre em contato para pedir um orçamento sem compromissos.

  • Facebook
  • Twitter
  • Whatsapp

Do que você está precisando?

Um site novo? Suporte para WordPress? Criação de logo? Outra coisa? Fale comigo!

Leia também

Confira artigos relacionados ao post Limpeza e reinstalação do WordPress: da faxina à remoção de vírus.

Comente!

Espaço reservado apenas para comentários sobre o post. Então, se você deseja um orçamento, por favor, entre em contato para que possamos conversar.

Quem é Fabio Lobo?

fabio lobo

Sou eu! Quer saber ainda mais sobre mim?

Bom, a maioria dos trabalhos que faço — na área de web design e desenvolvimento front-end — é com WordPress, com foco em usabilidade, facilidade e performance (tudo isso com design responsivo, é claro!). Também sou fundador de outros projetos, como a WOWF e a FicaOn.

Quer saber mais sobre esse tal de Fabio Lobo? Veja meu currículo ou siga-me nas redes sociais acima. Ah! Você também pode acessar meu blog, que é focado em web design e desenvolvimento.