4 dicas para melhorar seu site e aumentar conversões

Quer saber como melhorar seu site para aumentar conversões, como vendas e cadastros? Confira essas dicas simples e tente entender seu público!

Por Fabio Lobo, publicado em 07/09/2021.

Aumentar as conversões, sejam elas vendas ou cadastros, por exemplo é uma tarefa essencial para sobreviver a um mercado cada vez mais competitivo, independente do nicho e da área de atuação.

Entre as estratégias disponíveis, a aplicação de conceitos de marketing e usabilidade podem ajudar bastante nessa hora.

São princípios um tanto quanto antigos, mas que são utilizados até hoje e fazem muita diferença.

Quer saber mais? Então, continue lendo!

ilustração de diversos símbolos de porcentagem; à frente, o texto Como Aumentar Conversões

1. Navalha de Ockham, ou Lei da Parcimônia

A Navalha de Ockham, também conhecida como a Lei da Parcimônia, é um fundamento lógico que diz que a resposta mais simples para um problema, quase sempre, é a melhor solução.

Tenha em mente!

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Esse conceito é creditado a Guilherme de Ockham (ou William of Ockham), um frei franciscano, teólogo e filósofo do século XV.

Embora não tenha sido exatamente quem criou essa forma de pensar, é atribuído a ele a sua popularização e utilização ao longo dos anos.

Quanto menos informações desnecessárias o site possuir, mais direto ele será. Ou seja: o cliente não terá distrações para obter o que deseja, o que irá facilitar bastante as vendas ou, então, a captura de leads.

Pensando nisso, leve em consideração outra dica baseada nesse conceito: elimine tudo o que for possível sem que isso afete a usabilidade do seu web site.

Por exemplo: quando dois elementos têm a mesma função, escolha o mais simples e remova o mais complexo. Ou então: se algumas seções do seu site são pouco ou nada visualizadas (ou seja, não têm utilidade), remova-as.

Dessa maneira, você terá um site totalmente funcional, sem recursos desnecessários e que vai direto ao ponto. 

2. Princípio de Pareto, ou Regra 80/20

O Princípio de Pareto é outro conceito que pode ser utilizado para aumentar o rendimento do seu site. Esse princípio, criado por Joseph Moses Juran, diz que 80% dos efeitos são resultados de 20% das causas.

Por exemplo: 20% dos clientes são responsáveis por 80% dos lucros, ou 20% dos produtos/serviços são responsáveis por 80% das vendas.

Mas nem sempre a proporção será exatamente 20/80 – isto é, 30/70, ou números “quebrados” também servem. Nesse sentido, o que importa é destacar uma minoria responsável pela maioria das conversões.

Ou seja, a questão básica desse princípio é que uma pequena parcela (de recursos, usuários, produtos, serviços, páginas, etc) tem um impacto significativo nos resultados do site.

Seguindo essa linha de raciocínio, as páginas do seu site devem ter fácil acesso àqueles 20% de produtos e serviços que são responsáveis por 80% do faturamento (ou lucro).

E se 80% dos leads veem apenas 20% do conteúdo de sua landing page (o que pode ser analisado através de mapas de calor), por que não remover esses 80% de conteúdo pouco útil? Sua página ficará mais leve e objetiva.

Em suma, o Princípio de Pareto tem como objetivo dizer, através dos números, o que priorizar para ter mais conversões.

3. Lei de Hick-Hyman

A Lei de Hick-Hyman é um conceito criado por dois psicólogos no ano de 1952. William Hick e Ray Hyman fizeram um estudo para entender a relação entre números de estímulos e a reação dos indivudios a eles.

Os psicólogos concluíram que quanto mais estímulo um indivíduo receber, maior será o seu tempo de resposta. Ou seja: quanto maior o número de elementos presentes em uma página do seu site, maior também será o tempo de reação do usuário.

E para quem quer aumentar as conversões, essa demora pode ser muito ruim.

Então, eliminar as distrações do web site e trabalhar somente com o necessário é a grande dica aprendida com a Lei de Hick-Hyman.

E isso reflete no conteúdo, elementos de navegação, produtos escolhidos, imagens, ou seja, todos os elementos que compõe seu site.

Por exemplo: em vez de colocar links para todas as páginas do seu site no menu principal, coloque apenas as mais importantes. Nem que para isso você precise reduzir o número de seções, removendo as de menor importância.

Ao remover o que não é essencial, os usuários terão menos decisões a tomar, facilitando bastante sua jornada de compra.

4. Lei de Fitts

A lei de Fitts é uma lei muito utilizada no desenvolvimento de interfaces de web sites e aplicativos.

Publicada por Paul Fitts em 1954, o princípio afirma que o tempo que uma pessoa leva para se mover de uma posição inicial até uma posição final é totalmente proporcional ao tamanho do objeto de destino.

Sendo assim, podemos concluir que é mais fácil acessar/tocar objetos que sejam maiores e que estejam mais perto a objetos que sejam menores e estejam mais longe.

Para aplicar a lei de Fitts em seu site para converter as vendas, a dica é tornar os botões de navegação e call to action mais acessíveis para os usuários.

Isso porque quanto maiores e/ou mais acessíveis forem os recursos do web site, menos tempo os usuários levarão para vê-los e utilizá-los.

Por exemplo: de um simples botão de atendimento fixo na tela que acompanha a rolagem do usuário a um call to action com uma cor chamativa, o que vale é ser facilmente identificável.

E graças à psicologia das cores e outros conceitos de Web Design, não é apenas o tamanho que faz a diferença: contraste, grid, hierarquia e conceitos da Gestalt ajudam a fazer com que certos elementos “saltem” ao olhar do visitante.

Por que um site voltado para o usuário vende mais?

Conforme você pode perceber, todas as dicas citadas acima visam melhorar a experiência do usuário de alguma forma.

Afinal, é preciso planejar seu site para o usuário que irá utilizá-lo – ou seja, seu cliente.

Acredite: muitas landing pages e e-commerces acabam dando pouco resultado simplesmente porque foram planejadas para agradar o dono do negócio, e não o consumidor.

Veja abaixo algumas estatísticas e informações retiradas do site Intechnic comprovando que criar um site voltado para o usuário é muito mais lucrativo:

  • Estudos mostram que, em média, cada US$ 1 investido em UX traz US$ 100 em retorno.
  • Um web site com uma boa interface pode aumentar a taxa de conversão em até 200%, a medida que um site com um design focado em UX pode turbinar a taxa de conversão em até 400%.
  • Empresas que investem em experiência do usuário veem suas vendas subirem em 60%.
  • Oito em cada dez consumidores pagariam mais por uma melhor experiência de usuário.
  • 70% dos consumidores abandonam as compras por causa de uma UX ruim.
  • 62% dos consumidores dizem que eles compartilham as experiências negativas com outras pessoas.
  • 80% dos usuários abandonam um site mobile se ele não oferecem boa UX.
  • 67% dos usuários dizem que uma experiência ruim afeta negativamente suas opiniões sobre a marca.
  • Uma única experiência negativa em um web site faz com que 88% dos usuários não visitem o site novamente.

Em suma: para aumentar as conversões do seu site será preciso investir na experiência do usuário, de forma direta e indireta.

Créditos das imagens: Freepik.

Tire suas dúvidas

Já está com algumas ideias para melhorar seu site e aumentar suas conversões? Se tiver alguma dúvida, confira o FAQ abaixo ou deixe seu comentário!

O que é UX?

UX é a sigla de User eXperience, ou “Experiência do Usuário”. Esse conceito se refere à experiência que um usuário tem com algum produto ou serviço, por exemplo, desde a descoberta do item até o momento efetivo da compra.
Em Web Design, diz respeito à experiência que o visitante tem ao navegar em suas páginas.

Como melhorar meu site?

Em primeiro lugar, para melhorar um site é preciso planejamento para ter certeza de o que deverá ser feito. Em seguida, é preciso analisar se o site atual realmente pode ser melhorado ou totalmente refeito. Para tanto, é recomendado entrar em contato com um Web Designer profissional.

Como aumentar conversões de um site?

Para aumentar conversões de um site é preciso melhorar a experiência do usuário. Confira as dicas acima para saber mais!

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Web designer, desenvolvedor front-end e programador WordPress.

Quem é Fabio Lobo?

Estou há mais de uma década na área. O foco do meu trabalho é em usabilidade, facilidade pro usuário, acessibilidade, SEO e performance.

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