Migração de posts para o WordPress

A migração de posts para o WordPress pode ser mais fácil do que você imagina. Saiba como migrar posts do Blogger, Movable Type, Tumblr e outras plataformas!

  • Facebook
  • Twitter
  • Whatsapp

Se você decidiu migrar para o WordPress, certamente já está cheio de dúvidas. O tipo de migração de posts para o WordPress mais comum que costumam me pedir é do Blogger, que é a segunda mais tranquila de todas (a primeira é a mais óbvia: WordPress para WordPress!). Mas já fiz outros tipos de migração também.

Decidi fazer um post para falar um pouco mais sobre migrações e tirar algumas dúvidas também.

Vamos manter contato?

Assine a newsletter do blog preenchendo o formulário!
Se precisar de algo, solicite um orçamento. É sem compromisso!
Se não quiser nada disso, sem problemas! Continue lendo o post abaixo :D

Migração de posts para o WordPress

migração de posts para o wordpress

Hora de migrar para o WordPress!

A migração de posts para o WordPress é mais simples do que parece. Pra começar, o próprio WordPress tem uma ferramenta pré-instalada para importar posts de algumas plataformas, como TypePad, Movable Type, Tumblr, Blogger e LiveJournal. Basta acessar seu WP Admin, clicar em Ferramentas e então em “Importar”, e aí selecionar a opção desejada e seguir os passos. É tudo muito simples.

Há também a opção de importar os posts diretamente de um RSS, o que resolve boa parte dos casos em que não há uma ferramenta de migração da plataforma escolhida. E transferir posts de um WordPress para outro é mais simples ainda – também há essa ferramenta disponível, e por ser a mesma “linguagem” (ou seja, de WP para WP), a migração é muito mais completa e praticamente livre de imprevistos (falo mais sobre isso abaixo). De resto, há diversos plugins para facilitar cada tipo de migração, a não ser que sua plataforma seja muito antiga ou não seja tão popular.

mamae de primeira viagem

Mamãe de Primeira Viagem: Migração de RSS para WordPress

Alguns trabalhos recentes que me vêm em mente são do blog Mamãe de Primeira Viagem, que foi uma migração de RSS para WordPress (apenas posts – as imagens precisaram ser inseridas manualmente) e do blog Por Que Não Pensei Nisso?, que foi uma migração do WordPress.com para o WordPress.org (migração geral, foi tudo bem tranquilo). O blog Alfarrábio foi migrado recentemente do Nucleus para o WordPress – nesse caso não participei do trabalho, e sim meu camarada Jaime Alves. A ideia era dar uma modernizada, já que o Nucleus não é atualizado há anos (então também há questões de segurança), além de também fazer uma migração entre hospedagens – hoje o Alfarrábio está hospedado na WOWF, que faz migrações gratuitas (de outra hospedagem para a WOWF). Aliás, em breve vou comentar aqui no blog sobre migração do WP entre hospedagens.

Dúvidas comuns

Separei as dúvidas mais comuns que meus clientes tiveram até então. Seguem abaixo:

  • Os permalinks continuarão os mesmos?: Depende. Se você importar posts do Blogger isso é possível, já que o padrão de links é praticamente o mesmo. Agora, dependendo de como for o padrão de permalinks da sua plataforma, não é possível deixar exatamente igual. Aí a solução seria trabalhar com redirecionamentos 301, o que pode ser bem complicado em alguns casos e será assunto para outro post.
  • Vou perder posições no Google?: Se a migração for feita da forma correta, os permalinks mantidos e o código for bem otimizado, você ~corre o risco~ é de ganhar posições no Google, já que o SEO no WordPress pode ser muito mais avançado.
  • As imagens são migradas?: Na migração de posts de um WordPress para outro isso é possível. Nos outros tipos de migração, normalmente você precisará migrar as imagens manualmente (e alterar as urls manualmente também), ou apenas manter as imagens onde estão (ao migrar posts do Blogger, por exemplo, as imagens permanecem nos servidores do Google e isso na verdade é um benefício, já que você economizará espaço em sua hospedagem).
  • As categorias e tags são migradas?: Também depende da plataforma. Por exemplo, na migração do Blogger para o WordPress, os marcadores do Blogger viram categorias no WP.
  • Os comentários são migrados?: Boa parte das plataformas possibilitam isso, sim. Blogger, por exemplo.
  • As páginas são migradas?: Normalmente não. A maioria das plataformas só oferecem a exportação de posts. Claro, na migração WP para WP você consegue transferir tudo.
  • Quais são os problemas comuns?: Problemas com acentuação, formatação de texto e alinhamento de imagens são os mais comuns. Dependendo da plataforma, alguns códigos podem quebrar completamente (por exemplo, o Nucleus tem um padrão diferente de imagens, então você precisaria alterar o código manualmente). Em migrações de posts do Blogger para o WordPress quase não há problemas (nas últimas migrações que fiz não vi nenhum).

Como você pode ver, a migração mais tranquila de todas, depois de WordPress para WordPress, é a do Blogger para WordPress. Se você estava preocupado com algo, espero que tenha ficado mais confiante agora!

Migrei. E agora?

Primeiramente, parabéns: agora você está utilizando uma das melhores plataformas do mundo!

Saiba um pouco mais sobre a ferramenta de conteúdo lendo meu Manual do WordPress.

Se quiser dar um tapa no visual, confira meus posts sobre templates para WordPress.

Se tem dúvidas sobre custos e tudo mais, confira meu post sobre custos com WordPress.

Migração de posts do WordPress para outra plataforma

Se você pretende migrar posts do WordPress para outra plataforma, em seu WP Admin, clique em Ferramentas e então em Exportar. Basta selecionar tudo que deseja e será gerado um arquivo XML. Aí tudo vai depender da outra plataforma, como a migração deverá ser feita (pode ser que seja automatizada e você nem precise se preocupar em gerar esse XML em primeiro lugar) e tudo mais.

Nunca fiz uma exportação de posts do WordPress para outra plataforma, então não tenho exemplos para dar. Apenas a explicação acima!

Migre para o WordPress!

Agora que você já sabe que a migração de posts para o WordPress nem é tão complicada assim, por que não migrar?

Se precisar de ajuda, já sabe: entre em contato! Se tiver dúvidas e/ou dicas, deixe seu comentário abaixo.

  • Facebook
  • Twitter
  • Whatsapp

Do que você está precisando?

Um site novo? Suporte para WordPress? Criação de logo? Outra coisa? Fale comigo!

Leia também

Confira artigos relacionados ao post Migração de posts para o WordPress.

Comente!

Espaço reservado apenas para comentários sobre o post. Então, se você deseja um orçamento, por favor, entre em contato para que possamos conversar.

Quem é Fabio Lobo?

fabio lobo

Sou eu! Quer saber ainda mais sobre mim?

Bom, a maioria dos trabalhos que faço — na área de web design e desenvolvimento front-end — é com WordPress, com foco em usabilidade, facilidade e performance (tudo isso com design responsivo, é claro!). Também sou fundador de outros projetos, como a WOWF e a FicaOn.

Quer saber mais sobre esse tal de Fabio Lobo? Veja meu currículo ou siga-me nas redes sociais acima. Ah! Você também pode acessar meu blog, que é focado em web design e desenvolvimento.