O que é construtor de sites?

Construtor de sites: solução rápida e barata (ou até grátis), mas não solução definitiva. Saiba o que é e quando usar uma ferramenta de criação de sites!

Se você precisa de um site e nunca trabalhou com isso antes, certamente já fez várias pesquisas e encontrou várias soluções diferentes: agência, freelancer, template pronto… e construtor de sites.

Cada vez mais populares, as ferramentas de construção de sites podem ajudar seu novo negócio ou nova profissão, mas a escolha errada (ou pensamento de solução definitiva) pode te prejudicar também. Saiba mais!

» Siga-me no twitter e assine a newsletter para ler mais novidades!

O que é construtor de sites?

construtor de sites

Construtor de sites: Saiba mais sobre o assunto!

Já faz um tempo que criar site deixou de ser uma coisa cara, ou uma tarefa difícil. Bom, para nós, desenvolvedores, de certa forma a coisa ficou um pouco mais complicada, porque há cada vez mais o que se considerar na construção de sites. Mas para iniciantes e até mesmo “pessoas comuns” (ou seja, que não são da área), há diversas opções e ferramentas (algumas gratuitas) de se trabalhar a criação de sites de forma fácil e rápida.

Um construtor de sites é uma dessas opções. Essa ferramenta – também conhecida como site builder – é, basicamente, um programinha online onde você pode escolher um modelo de site pronto para o seu site e personalizá-lo, ou até mesmo criar um do zero, bastando clicar e arrastar elementos gráficos em uma tela. Ou seja, não há necessidade de conhecimento em design ou programação, porque o trabalho é basicamente como… organizar a estante da sua sala.

Claro, conhecimento em web design sempre fará a diferença por diversos motivos. Se você abusar demais, seu site ficará não só feio (o que é o de menos), mas pesado, difícil de navegar e por aí vai. Ou seja, um construtor de sites pode ser bacana se você não tem muita verba disponível para contratar um profissional, desde que você escolha um bom construtor e trabalhe em cima de um modelo pronto, sem fazer muitas modificações. Também é uma boa opção para quem quer se tornar web designer, por exemplo, porque você começa a ter uma noção básica de várias coisas.

Mas isso é importantíssimo: por mais “profissional” que seja um construtor de sites, seu site poderá ficar muito abaixo de um site profissional. Mas não sejamos hipócritas: muita gente não tem condições de pagar um freelancer ou muito menos uma agência e precisa de outras alternativas. Quanto aos estudantes, tenham em mente que dominar uma ferramenta construtora de sites não vai te tornar um web designer ou programador.

Exemplos de construtores de sites

Hoje em dia há diversos tipos de construtores de sites. O Wix é o mais conhecido deles, mas nem por isso é o melhor – muito pelo contrário, eu diria. FicaOn é um exemplo mais interessante, nesse caso, porque conta com diversas ferramentas e até opção de código HTML e CSS, tornando a ferramenta mais profissional (já vi uns sites feitos na ferramenta que nem pareciam terem sido feitos por um construtor). Nos links você vê uma análise de cada um, e abaixo um vídeo do construtor de sites FicaOn.

Há também outras opções que são bem conhecidas – não chegam a ser bem construtores de sites, mas abriram portas para isso: WordPress e Blogger.

Construtor de sites: vale a pena?

São casos e casos! Como disse acima, não dá pra ser hipócrita e fazer campanha pra ninguém utilizar construtores de sites e sugerir a contratação de um freelancer (eu!) ou uma agência para a criação de um site profissional. Se seu bolso e tempo pedem por algo rápido e barato, é claro que vale a pena. E se você quer começar a estudar a área de web design e programação, pode começar a entender noções básicas através desse tipo de ferramenta, mas tenha em mente que a profissão vai muito além de clicar e arrastar.

É isso! Ah, se achar melhor contratar um freelancer, fale comigo! :D