O que é layout?

Taí uma dúvida comum para clientes e novatos na área: O que é layout? O significado é um só, mas a explicação pode variar um pouco. Saiba mais!

  • Facebook
  • Twitter
  • Whatsapp

Trabalhar com design tem suas, digamos… peculiaridades. Quando se é designer gráfico, explicar o que é layout é bem mais simples do que quando se é web designer. Mesmo a explicação sendo exatamente a mesma!

Vamos manter contato?

Assine a newsletter do blog preenchendo o formulário!
Se precisar de algo, solicite um orçamento. É sem compromisso!
Se não quiser nada disso, sem problemas! Continue lendo o post abaixo :D

Enquanto no design gráfico a fase final é a impressão, no web design é a programação. E é comum alguns clientes olharem o layout de um site e pensarem que o site já está pronto – “Ué, mas já tá tudo pronto na imagem que você me passou… não podemos colocar o site no ar agora?”. Dúvida completamente normal, visto que um cliente muitas vezes tem zero de experiência com design, então ele não tem a obrigação de saber todo o processo de construção de um site. Então, vou tentar solucionar essa dúvida agora!

O que é layout?

Segundo o New Oxford American Dictionary:

Layout

  • a maneira pela qual as partes de algo são organizadas ou dispostas;
  • a maneira pela qual textos ou fotos estão definidas em uma página;
  • o processo de criação do material em uma página ou em um trabalho;
  • uma coisa arranjada ou estabelecida de uma forma particular.

De forma mais específica – aplicada ao design gráfico e ao web design – e didática, um layout (ou “leiaute“) é um desenho, um esquema de como um trabalho vai ficar. Simples assim.

Em design gráfico, o layout é basicamente o trabalho que vem antes da arte final. Em web design é praticamente a mesma coisa, tirando o fato de que o layout de um site é a arte final – mas depois disso ainda é feito o desenvolvimento do site, ou seja, a programação.

o que e layout

Esse é o layout do meu site – é apenas uma imagem, você não conseguirá navegar nele.

Até aí tudo bem, mas voltemos à dúvida no segundo parágrafo deste post: “Ué, mas já tá tudo pronto na imagem que você me passou… não podemos colocar o site no ar agora?” – está tudo pronto na imagem, isso é verdade – mas apenas na imagem. Ainda faltam duas etapas: fazer essa imagem ser navegável em um browser (ou seja, o Front-End) e ser funcional, ter suas ferramentas (ou seja, o Back-End).

Saiba mais: O que é Front-End e Back-End?

Ou seja, apenas o visual do seu site está pronto. Agora é hora de fazer ele funcionar!

Quero um layout também!

Opa, então entre em contato! :D

  • Facebook
  • Twitter
  • Whatsapp

Do que você está precisando?

Um site novo? Suporte para WordPress? Criação de logo? Outra coisa? Fale comigo!

Leia também

Confira artigos relacionados ao post O que é layout?.

2 comentários

  • Alan Silva

    Cara, seu blog é muito útil, parabéns por esse dom de conhecimento em sua área.
    Minha dúvida é: o web design tem a obrigação de saber apenas como fazer o layout ( sei que quanto mais souber em outras áreas, melhor é) em uma agência? ou em agências não tem o front-end, sendo assim o WD tem ou é obrigado a saber dar as funções na imagem que ele criou, fazendo parte do curso de WD?
    Sou nob nisso tudo, mas pareço gostar dessa área, e espero que tenha entendido a pergunta.

    Responder
    • Fabio Lobo

      O Web Designer precisa ter pelo menos noções de HTML e CSS pra saber se o que ele tá fazendo vai funcionar. Mas em algumas agências, contratam o Web Designer pra já fazer o front-end também, então é bom estar preparado e, principalmente, saber seu foco!

      Valeu pelos elogios :D

      Responder

Comente!

Espaço reservado apenas para comentários sobre o post. Então, se você deseja um orçamento, por favor, entre em contato para que possamos conversar.

Quem é Fabio Lobo?

fabio lobo

Sou eu! Quer saber ainda mais sobre mim?

Bom, a maioria dos trabalhos que faço — na área de web design e desenvolvimento front-end — é com WordPress, com foco em usabilidade, facilidade e performance (tudo isso com design responsivo, é claro!). Também tenho uma agência digital, a ANDALE!, e sou fundador de outros projetos, como a WOWF e a FicaOn.

Quer saber mais sobre esse tal de Fabio Lobo? Veja meu currículo ou siga-me nas redes sociais acima. Ah! Você também pode acessar meu blog, que é focado em web design e desenvolvimento.