O que é mobile first e por que ele é importante?

Conheça um pouco mais sobre Mobile First, um conceito que vem virando regra para a criação de um site não só com boa usabilidade, mas bem rankeado no Google.

  • Facebook
  • Twitter
  • Whatsapp
mobile first: duas meninas utilizando tablet

Mobile First: O que é? Por que é importante?

Graças a mudanças no Google, “Mobile First” é um tema que vem dominando a área de desenvolvimento e SEO. Mas afinal, o que é isso?

Todos aqueles que pensam em ter um site, blog ou loja virtual precisam conhecer, antes de tudo, um pouco mais sobre o conceito do Mobile First. Para quem ainda não está familiarizado com o termo, tenha em conta duas coisas: O pouco espaço das telas dos dispositivos móveis e o fato de a internet ainda ser muito cara no Brasil.

Vamos manter contato?

Assine a newsletter do blog preenchendo o formulário!
Se precisar de algo, solicite um orçamento. É sem compromisso!
Se não quiser nada disso, sem problemas! Continue lendo o post abaixo :D

Se você caiu aqui procurando alguém para criar seu site com mobile first, fale comigo!

O que é mobile first?

O Mobile First pensa nos dispositivos móveis — smartphones, tablets e até mesmo smartwatches em alguns casos — antes de ver o projeto disposto em um notebook, PC ou smart tv. Esses últimos possuem telas grandes, capazes de propiciar uma experiência bem diferente ao usuário, é verdade! Mas não são os equipamentos mais utilizados na maioria das vezes pela população do Brasil.

Uma empresa que deseja comunicar-se bem com seu cliente não pode ignorar este fato. A grande maioria das pessoas conseguiu se incluir digitalmente através de aparelhos de baixo custo. Elas precisam ser atendidas com um produto que caiba em seus planos de dados e qualificações técnicas — mais limitadas — de seus telefones.

A intenção é desenvolver o seu site de forma com que ele seja planejado primeiro para dispositivos mobile e só depois ajustá-lo ao computador e telas maiores. Quando se pensa primeiro na versão desktop, muitos componentes precisam ser retirados para que ele consiga funcionar bem numa tela pequena. Isso não causa uma boa experiência ao usuário.

Importante: Não confunda versão mobile com mobile first. Como você pode ver acima, mobile first se encaixa como design responsivo.

criação de um site do smartphone ao computador

Isso é pensar no usuário – seu cliente!

Mobile first vai além do tamanho da tela

A utilização do touchscreen é otimizada com este conceito. Além disso, as informações são passadas de maneira mais rápida, com menor uso de dados. Esta visão de como pensar no produto de acordo com as atuais características do mercado começou a ser colocada em prática a partir de 2009, e foi elaborada por Luke Wroblewski no livro Mobile First.

Uma pesquisa da Cisco afirmou que já temos mais smartphones que seres humanos no planeta, e prevê também que pessoas terão mais celulares do que eletricidade até 2020. Um número tão avassalador não pode ser deixado de lado ao se pensar num projeto de sucesso. Se a empresa deseja comunicar-se com o cliente de forma eficaz, deve levar isso em consideração.

Sendo assim, se sua dúvida está entre ter um site com versão mobile ou com design responsivo, a não ser que você realmente precise uma versão só para smartphones e tablets para seu site, aposte no design responsivo com os conceitos do mobile first.

Não basta ter design responsivo: seu site precisa ser bem planejado

Isso foi um resumão para explicar, de forma rápida, o que significa Mobile First e quais são seus benefícios. Como você pode ver, o conceito vem se tornando obrigação porque as telas menores dominam a internet há um tempinho. E isso só cresce.

Se seu site não segue esses conceitos, que tal me pedir um orçamento? Vamos conversar!

  • Facebook
  • Twitter
  • Whatsapp

Do que você está precisando?

Um site novo? Suporte para WordPress? Criação de logo? Outra coisa? Fale comigo!

Leia também

Confira artigos relacionados ao post O que é mobile first e por que ele é importante?.

Comente!

Espaço reservado apenas para comentários sobre o post. Então, se você deseja um orçamento, por favor, entre em contato para que possamos conversar.

Quem é Fabio Lobo?

fabio lobo

Sou eu! Quer saber ainda mais sobre mim?

Bom, a maioria dos trabalhos que faço — na área de web design e desenvolvimento front-end — é com WordPress, com foco em usabilidade, facilidade e performance (tudo isso com design responsivo, é claro!). Também sou fundador de outros projetos, como a WOWF e a FicaOn.

Quer saber mais sobre esse tal de Fabio Lobo? Veja meu currículo ou siga-me nas redes sociais acima. Ah! Você também pode acessar meu blog, que é focado em web design e desenvolvimento.