O que é template?

Saiba o que é template e quais são seus benefícios. Tenha seu site, loja virtual ou blog pronto de forma rápida, fácil e barata! Principalmente se for com WordPress.

  • Facebook
  • Twitter
  • Whatsapp

Hoje em dia, com a velocidade com que novas empresas surgem no mercado, é importante ter soluções rápidas e de baixo custo para aquelas empresas que precisam estar online o quanto antes mas não têm verba para um projeto exclusivo. Para isso, templates podem ser a solução ideal. Se você não sabe o que é template, continue lendo!

Nesse post não vou apenas explicar o que é template, mas também darei exemplos e até mesmo indicarei alguns para compra e download. Se você precisa de um template personalizado, entre em contato!

Vamos manter contato?

Assine a newsletter do blog preenchendo o formulário!
Se precisar de algo, solicite um orçamento. É sem compromisso!
Se não quiser nada disso, sem problemas! Continue lendo o post abaixo :D

O que é Template?

o que é template

O que é template? É de comer?

Template, de forma bem resumida, é um site pronto.

Ou seja, um template traz toda a estrutura, diagramação e design do site, blog ou loja virtual. Alguns ainda trazem melhorias para funcionalidades de alguns itens do projeto, como sistema de comentários, carrinho de compras, ferramenta de notícias etc.

Mas claro, mesmo que um template seja um site pronto, ele não é o suficiente para você ter seu site. Outras coisas também são necessárias, como…

  1. Contratação de domínio e hospedagem: O domínio é o endereço “www” do seu site, utilizado para as pessoas acessarem seu site. A hospedagem é o servidor onde seu site ficará hospedado, que é um computador que faz seu site funcionar quando as pessoas acessam o endereço do mesmo.
  2. Sistema de gerenciamento de conteúdo: Alguns templates são em HTML puro, ou seja, você edita os códigos, sobe pra sua hospedagem e pronto.
    Porém, os templates mais recomendados são aqueles que podem ser utilizados em sistemas de gerenciamento de conteúdo, ou seja, são instalados facilmente e toda a atualização de conteúdo do seu site é feita através de uma ferramenta.
    A grande vantagem nesse caso é que você não precisará mexer com código algum. Um exemplo de sistema de gerenciamento de conteúdo é o WordPress, atualmente o mais utilizado no mundo inteiro.

Ou seja, um template normalmente é feito para algum sistema, como o WordPress — Através dele é possível criar e gerenciar páginas, posts/notícias, produtos etc.

Enquanto o template em si é apenas a “cara” do seu site, o sistema é o que faz seu site ter conteúdo e funcionalidades. Portanto, os dois trabalham juntos, e é preciso estar tudo bem instalado e configurado para funcionar bem! E isso tudo só é possível tendo um domínio e hospedagem.

Entendido?

Primeiros passos antes de escolher um template

Agora você já tem a resposta para a pergunta “O que é template?”.

Antes de sair caçando um template para site, blog ou loja virtual, é preciso ter algumas coisas em mente.

1. Como contratar um domínio e uma hospedagem?

Um domínio pode ser adquirido por, em média, R$ 40,00 anuais. Indico o Registro.br e o 101domain.

Já o custo de uma hospedagem varia bastante — tudo depende de o que é fornecido, além do atendimento, estabilidade e muito mais. Na dúvida, opte pela WOWF!

2. Como escolher um sistema de gerenciamento de conteúdo?

Importantíssimo, já que você pode encontrar o template perfeito para seu projeto que na verdade é em HTML (e você não entende nada de código) ou é para um sistema bem ruim.

Pesquise bastante sobre sistemas de gerenciamento de conteúdo antes de começar a pesquisar por templates. Eu sempre recomendo o WordPress, que é, de longe, o mais completo e com maior opção de temas prontos para baixar — e ainda tem a extensão WooCommerce, que possibilita a criação de lojas virtuais. Utilizarei ele como principal referência por aqui!

Templates para download

template para site templatemonster

Escrevi sobre isso aqui: Templates para WordPress e WooCommerce. Pra facilitar, reuni abaixo algumas opções de sites para compra e download de templates para diversas plataformas!

O catálogo de templates do ThemeForest é o melhor. São mais de onze mil templates para WordPress (no total, incluindo outras plataformas, são mais de 40 mil templates), normalmente de 60 dólares cada, em média (tem alguns por 10 dólares também). A busca não é muito boa (você precisará abrir item por item para ver uma prévia), mas pelo custo-benefício vale a pena o “sacrifício”.

Aliás, na FicaOn é possível encontrar uma lista com os melhores templates para WordPress e WooCommerce com base no catálogo da ThemeForest. Tudo organizado em segmentos, o que facilita ainda mais a busca pelo template ideal.

O catálogo da TemplateMonster já foi a melhor opção. Hoje são quase 2 mil templates, e cada template normalmente não ultrapassa 200 dólares. Há diversas categorias e segmentos, ajudando a escolher o template que tenha a ver com seu negócio.

Os templates da StudioPress são exclusivos para WordPress e custam em média 100 dólares, mas não há muita variedade. Pode ser uma boa opção para quem busca por simplicidade — no visual, já que os templates em si são bem completos.

Por fim, por 89 dólares anuais é possível ter acesso a todos os templates do catálogo da ElegantThemes, que são quase 100. Não há muita variedade, mas os templates são bem bacanas e fáceis de mexer. Ah, e todos os templates são para WordPress.

Pontos positivos e negativos ao se utilizar um template pronto

Os pontos positivos são os que eu já citei: É uma solução barata e rápida para ter seu site no ar.

Além disso, há uma variedade enorme de templates no mercado, até mesmo gratuitos. A maioria dos templates hoje são responsivos.

Os pontos negativos são um pouco preocupantes.

Um template pode ser bem mais pesado que um projeto exclusivo, pois traz diversas opções (afinal, são desenvolvidos de maneira mais “genérica” para que possam ser utilizados de várias formas diferentes) e normalmente você só utilizará algumas delas — muitas vezes nem metade.

Além disso, muitos templates são feitos com códigos aproveitados de outros templates, então o código pode ser bem bagunçado e cheio de remendas.

Portanto, fazer alterações visuais e estruturais em um template pode ser bem trabalhoso, deixar o template ainda mais pesado e até mesmo prejudicar suas funções — é por isso que eu recomendo a escolha de um template com tudo o que você precisa, sem mais nem menos.

template para e commerce templatemonster

Pesquise! Opções não faltam.

Há várias opções de templates prontos, então não vale a pena pegar um template e criar uma experiência do Frankenstein. Certamente você irá encontrar o ideal, sem necessidade de edições.

Manter uma identidade visual com um template também é difícil, pois como eles são uma solução pronta, você teria que achar uma combinação de cores e elementos que, coincidentemente, tem a ver com a comunicação visual de sua empresa.

Também vejo templates como soluções provisórias na maioria dos casos. Pense em a médio prazo contratar uma agência ou profissional freelancer para fazer um site para você, criado e desenvolvido do zero, totalmente personalizado.

Assim você terá um site profissional, com identidade visual de sua empresa e bem otimizado.

Como instalar um template

A maioria dos templates já vêm com instruções de instalação. Porém, algumas coisas podem ser bem complicadas, principalmente se você não entende muito da área.

Eu presto esse tipo de serviço (instalação, configuração e personalização de templates), além de outros serviços da área (por exemplo, criação de logo, banners, materiais impressos etc).

Se você precisa de um template e/ou de outros serviços, peça um orçamento clicando aqui!

No catálogo de templates da FicaOn também é possível solicitar a instalação do template que você escolher, com a diferença que por lá o serviço é apenas de instalação, sem nenhuma personalização ou criação de materiais adicionais.

Agora você já sabe o que é template e poderá, enfim, ter seu site no ar!

  • Facebook
  • Twitter
  • Whatsapp

Do que você está precisando?

Um site novo? Suporte para WordPress? Criação de logo? Outra coisa? Fale comigo!

Leia também

Confira artigos relacionados ao post O que é template?.

2 comentários

  • Sebastião Ulisses de Lima

    Mto boa à sua explicação, caso venha necessitar entrarei em contato com vc. É pra minha CUNHADA ok, ñ tenho mais paciência pra TAL, meus sobrinhos que se virem.
    um abc

    Responder
    • Fabio Lobo

      Beleza, Sebastião! Precisando de algo me avise.

      Responder

Comente!

Espaço reservado apenas para comentários sobre o post. Então, se você deseja um orçamento, por favor, entre em contato para que possamos conversar.

Quem é Fabio Lobo?

fabio lobo

Sou eu! Quer saber ainda mais sobre mim?

Bom, a maioria dos trabalhos que faço — na área de web design e desenvolvimento front-end — é com WordPress, com foco em usabilidade, facilidade e performance (tudo isso com design responsivo, é claro!). Também sou fundador de outros projetos, como a WOWF e a FicaOn.

Quer saber mais sobre esse tal de Fabio Lobo? Veja meu currículo ou siga-me nas redes sociais acima. Ah! Você também pode acessar meu blog, que é focado em web design e desenvolvimento.