O que é versão mobile?

Seu site não tem versão móvel? Saiba mais sobre versão mobile e as vantagens que isso pode trazer ao seu negócio.

Você provavelmente tem um smartphone ou um tablet. Também deve ter percebido que muita gente tem um dos dois – ou até mesmo os dois – hoje em dia. Pensando no crescimento da utilização desses dispositivos, alguns sites têm uma versão mobile para atender a todos os públicos.

Você certamente já acessou algum site em sua versão mobile, e provavelmente já sabe o que isso significa. Mas se não faz a menor ideia do que seja isso, acho que esse post pode te ajudar a descobrir!

» Siga-me no twitter e assine a newsletter para ler mais novidades!

O que é versão mobile?

Sabe quando você acessa um site de seu smartphone e ele aparece de uma forma um pouco diferente do normal (que seria quando você abre o site em seu notebook, por exemplo)? Pode ser que esse site seja:

Site responsivo

Um site responsivo (design responsivo, também chamado de “design adaptativo” – termos em inglês: responsive design e adaptive design) acompanha a largura da tela, se “transformando” pra caber direitinho em seu visor. Acessar um site responsivo de seu smartphone é como se você estivesse tirando suas meias de uma gaveta grande pra uma gaveta menor: pra caber tudo você vai ter que organizar de uma forma diferente. Ok, talvez esse não tenha sido o melhor exemplo, mas a imagem abaixo explicará melhor o que quero dizer:

design responsivo

Sim, meu site é responsivo! :D

Versão mobile

O site com versão mobile tem uma versão distinta apenas para dispositivos móveis. Ou seja, é como se você estivesse acessando um site diferente (e tecnicamente está): no desktop ele aparece de uma forma, completo; no smartphone ele é mais resumido, com a navegação mais simples e direta. Isso acontece porque quando você acessa um site assim de seu smartphone, ele identifica que um usuário está tentando acessá-lo de uma tela pequena, o que normalmente também significa que a conexão desse usuário não é muito veloz (3G, por exemplo). Dois motivos importantes para que uma versão mais leve e compacta do site seja exibida, o que normalmente é feito com lojas online – afinal, imagina acessar de uma tela pequena e uma conexão lenta o site de uma loja com vários produtos… seria no mínimo sofrível, né?

Alguns sites têm até mais de uma versão mobile. Por exemplo: uma versão para smartphones e uma para tablets.

versão mobile

Versão “original” e versão mobile da loja online Ponto Frio.

Por que ter um site com versão mobile?

O principal motivo eu citei acima: se seu site é muito grande, uma versão mobile seria pensada pros usuários que irão acessar seu site através de um dispositivo com tela pequena e conexão lenta, logo o site seria menor – mais objetivo, mais direto. Algo bem complicado de fazer, visto que em uma versão mobile o site perde várias funcionalidades – sendo assim, quais funcionalidades podem ser removidas sem atrapalhar a usabilidade do site?

site não mobile

Se não tivesse versão mobile, o site do Ponto Frio ficaria assim no smartphone. Bem difícil de navegar, não acha?

Alguns casos vão muito além disso, fazendo uma integração do site com o smartphone, por exemplo, deixando o site mais interativo. Muitas vezes a versão mobile de um site acaba tornando-se um app, o que pode manter o usuário informado através de alertas, ou até utilizar outras funções do aparelho como a câmera e o celular. As possibilidades são quase infinitas.

Seu site ou blog com versão mobile

Que tal uma versão móvel para seu site ou blog? Peça um orçamento sem compromissos!