Plataformas para criar curso de ensino a distância

Quer oferecer aulas em formato EAD? Saiba onde e como criar um curso de ensino a distância. Opções para aulas grátis, pagas e até com certificado.

Por Fabio Lobo, publicado em 10/11/2020.

Se você é um produtor digital e quer criar curso de ensino a distância, talvez esse texto possa te ajudar.

Por aqui vou falar sobre algumas das principais plataformas de ensino a distância usadas para hospedar cursos e aulas em geral.

Independentemente de sua estratégia de e-learning como cursos grátis, pagos, de longa ou curta duração, microleaning, com ou sem certificado… certamente você encontrará a plataforma ideal aqui!

Em resumo, vou falar sobre:

  • O cenário atual de educação a distância no Brasil;
  • As principais plataformas para EAD
    • Inclui YouTube, WordPress, Udemy, Hotmart e mais;
    • Uma explicação básica sobre como criar curso de ensino a distância nessas plataformas;
    • Alguns exemplos de cursos EAD;
  • Sugestões para saber qual plataforma é a ideal para seu curso;
  • E tirar respostas para dúvidas comuns sobre o tema.
pessoa acessando um curso de ensino a distância em seu laptop; à frente o texto Plataformas para EAD

Vale a pena criar curso de ensino a distância?

A resposta curta? Sim, vale.

Mas antes de falarmos sobre as plataformas para criação de cursos EAD, precisamos entender o cenário atual.

Há exatamente um ano, se perguntassem o que estaríamos fazendo nesse momento, dificilmente a resposta seria relacionada à quarentena imposta pela pandemia da Covid-19.

Entretanto, a situação pegou todo mundo de surpresa. De uma hora para outra fomos obrigados a ficar em casa para preservar a nossa saúde e a de quem está ao nosso redor.

Mas em toda crise surgem novas oportunidades.

Com milhões de pessoas em casa, o formato de ensino a distância ganhou um protagonismo sem precedentes. Pessoas do mundo inteiro estão pesquisando e adquirindo cursos online.

Para muitas pessoas, a quarentena veio acompanhada de desemprego. Já no caso de autônomos, há uma grande incerteza quanto suas fontes de renda.

Dessa forma, milhões de pessoas estão buscando novos conhecimentos e formas de gerar renda através de cursos e do ensino à distância.

Segundo um estudo da Opinion Box, plataforma de pesquisas de mercado, as plataformas de ensino à distância são um dos serviços que mais conquistaram novos usuários desde o início da quarentena.

Sendo assim, se você é um produtor digital ou alguém que possui o conhecimento necessário para ensinar e ajudar essas pessoas, chegou o momento de conhecer algumas das principais plataformas para criar curso de ensino a distância.

Ensino a distância no Brasil

Não pense que com a flexibilização do isolamento social você estará perdendo oportunidade.

Cursos EAD já estavam em crescimento muito antes da pandemia, como você pode ver nessa pesquisa do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

gráfico de pesquisa da Inep sobre vagas oferecidas em cursos de graduação de 2014 a 2019

O ensino à distância já é uma realidade há alguns anos no Brasil, principalmente quando o assunto é ensino superior.

Essas instituições foram as primeiras a adotar essa metodologia no país, tendo graduações e pós-graduações que podem ser cursadas inteiramente a distância.

Então, pode ter certeza de que esse é um mercado que vai continuar crescendo!

Onde publicar videoaulas?

Hoje em dia é possível aprender qualquer coisa através da internet.

O mesmo pode ser dito sobre o ensino: é possível ensinar qualquer coisa através da internet.

Porém, para que os alunos tenham um bom aprendizado, é necessário usar algumas ferramentas que potencializam o ensino, indo muito além de apenas um local onde seja possível hospedar vídeos.

Separei aqui algumas das principais plataformas usadas por quem cria cursos de ensino a distância. Acredite: não tem nenhuma surpresa.

Seja para oferecer um curso gratuito ou pago, o que não falta são opções para você usar. 

Nos próximos parágrafos você vai descobrir e conhecer as principais.

Vamos lá?

YouTube: hospedagem de vídeos e SEO

printscreen de curso ead no YouTube

O YouTube não é necessariamente voltado para o ensino a distância.

Porém, se coloque no lugar do aluno: você consegue aprender qualquer coisa através do YouTube. Basta pesquisar por um assunto e haverá um vídeo te ensinando como fazer.

Mas para ser uma plataforma de ensino a distância, não basta apenas hospedar vídeos. É preciso contar com uma série de ferramentas que potencializam o ensino do aluno, tais como anotações, marcar a aula em que parou, fazer perguntas aos professores, trocar ideias com outros alunos e por aí vai.

É justamente por não ser uma plataforma de ensino completa, que o YouTube sofre com algumas limitações para quem deseja criar um curso inteiro dentro da plataforma.

Por não ter nenhuma das ferramentas citadas anteriormente, o YouTube pode não ser a melhor plataforma para subir um curso.

Entretanto, se você quer apenas um local para hospedar os seus vídeos ensinando sobre algum assunto, sem necessariamente pensar no formato de curso, o Youtube pode ser a melhor opção, já que é gratuito, otimiza bem para os mecanismos de buscas e é a rede social de vídeo mais acessada do mundo.

Você pode oferecer aulas grátis e faturar com o AdSense, por exemplo.

Ou utilizar o espaço como estratégia para vender seu curso em uma das plataformas a seguir.

Como criar um curso EAD no YouTube?

printscreen de painel do YouTube
  1. Crie seu canal
    Acesse studio.youtube.com e siga os passos para criar seu canal com sua conta google.
  2. Personalize sua página
    No painel de Personalização você pode fazer algumas customizações básicas em seu canal, como adicionar um logo e um banner à página.
  3. Publique seus vídeos
    Ao clicar no botão Criar e, em seguida, Enviar vídeos, você pode publicar suas aulas adicionando título, descrição, miniatura e outros detalhes.

Acesse o YouTube Creator Academy para aprender as melhores estratégias para criação de vídeos para o YouTube.

Exemplos de cursos a distância no YouTube

WordPress: seja dono do seu conteúdo

printscreen de curso ead no WordPress

O WordPress é o CMS mais usado no mundo.

Se você não sabe, CMS (Content Management System) quer dizer Sistema de Gestão de Conteúdo. Ou seja, uma plataforma em que você pode incluir, gerenciar e excluir conteúdos em vários formatos.

Por ser tão versátil, o WordPress não poderia ficar de fora dessa lista.

Como é uma plataforma que fica sob sua responsabilidade – você hospeda onde quiser e tem acesso a todos os recursos –, tudo o que você publicar em seu site WordPress será sempre seu.

Esse é um dos pontos positivos se você tem essa preocupação de perder suas aulas do dia pra noite porque a plataforma EAD faliu, por exemplo.

Em seu caso específico, o WordPress pode ser usado de duas maneiras como uma plataforma de ensino a distância.

A primeira delas é simplesmente criar um site para o seu curso, colocando cada aula em uma página específica para os alunos.

Já a segunda delas é transformar a plataforma em uma área de membros com a ajuda de plugins e temas específicos.

O que é uma área de membros?

De forma bem resumida, uma área de membros é uma área exclusiva do seu site, reservada para que os usuários tenham acesso a conteúdos específicos.

Em uma área de membros, o proprietário do curso consegue automatizar o processo de entrega dos seus materiais digitais, além de acompanhar o progresso dos alunos, responder dúvidas e controlar o número de acessos.

Normalmente, é preciso um nome de usuário e uma senha para acessar uma área de membros. O que garante a segurança do seu conteúdo e dos alunos que pretendem acessá-lo.

Esse modelo tem sido usado cada vez mais para hospedar cursos online, dos gratuitos aos pagos.

Como criar um curso EAD no WordPress?

printscreen de painel do WordPress
  1. Adquira um domínio
    Através do Registro.br ou do 101domain.com você pode adquirir um domínio para utilizar em seu projeto.
  2. Escolha uma hospedagem
    O servidor indicado para um site de aulas online é um VPS (Virtual Private Server, ou Servidor Virtual Privado) como os oferecidos pelas empresas PortoFácil e WOWF, dentre outras.
  3. Compre um tema
    Pode ser um sob encomenda, com maior possibilidade de customização, ou um pronto como o LMS WordPress Theme, que é uma opção mais barata e rápida.
  4. Configure tudo do seu jeito
    Essa parte vai depender muito do tema e dos plugins que você adquiriu. É preciso configurar a área de membros, meios de pagamento e o que mais for preciso para seus cursos.
  5. Publique seus vídeos
    Também vai depender do tema e dos plugins, mas normalmente os vídeos são publicados como posts que só podem ser acessados por alunos que compraram aquele curso ou assinaram um plano, por exemplo.

Temas e plugins para cursos a distância com WordPress

Udemy: plataforma de cursos online

printscreen de curso ead no Udemy

A Udemy é uma plataforma de ensino a distância que oferece toda a estrutura necessária para quem deseja publicar um curso online. É a melhor opção para quem quer vender cursos a distância sem ter trabalho extra com a criação da plataforma em si.

Se você é um instrutor, você pode oferecer o seu curso de forma gratuita ou cobrar por ele na plataforma, que oferece certificado de conclusão para os alunos, algo que outras plataformas não oferecem.

Você não paga nada para publicar um curso online na Udemy. Porém, a plataforma trabalha com uma taxa de administração de 3% sobre o valor cobrado.

Ou seja, se você pretende vender o seu curso por R$ 10, a plataforma ficará com R$ 0,30.

Existem outros formatos também, que envolvem a forma de divulgação do curso e o tipo de aquisição de alunos, que você pode conferir neste link.

Essas formas de divulgação ajudam o seu curso a alcançar mais pessoas, o que facilita o trabalho de aquisição de alunos.

Um curso padrão na Udemy é feito através de video-aulas. Porém, a plataforma aceita arquivos de vários formatos diferentes que ajudam a complementar o ensino.

Ou seja, você pode publicar arquivos em formato PDF, .ZIP, planillhas de EXCEL, Power Point dentre outros.

Além disso, há áreas para alunos tirarem dúvidas, debaterem sobre o conteúdo e avaliar seu curso.

Como criar um curso EAD na Udemy?

printscreen de painel de cadastro na Udemy

Basta acessar a página www.udemy.com/teaching/?locale=pt_BR, ler as informações e seguir os passos!

Exemplos de cursos a distância na Udemy

Hotmart: venda como produtor ou afiliado

printscreen de curso ead no Hotmart

A Hotmart é uma plataforma de venda e distribuição de produtos digitais. Ou seja, através dela você consegue oferecer cursos, e-books, templates, mentorias e muito mais.

Além disso, a plataforma também funciona com o formato de afiliação, em que outras pessoas podem vender o seu curso ganhando uma comissão para cada venda realizada.

Você não paga nada para colocar um produto digital na Hotmart, mas a plataforma cobra uma taxa sobre cada venda realizada.

A Hotmart possui uma área de membros exclusiva, chamada de Hotmart Club, que facilita a criação, organização e venda do seu curso online.

A plataforma aceita vários formatos, entre vídeos, imagens ou áudios.

Por ser uma área de membros voltada exclusivamente para o ensino online, ela oferece as principais ferramentas para quem deseja ensinar algo pela internet.

É possível acompanhar o desempenho dos alunos, enviar notificações de novas aulas ou conteúdos, fazer anotações nas aulas, marcando pontos relevantes para consultar depois. 

Para tornar o aprendizado mais dinâmico, também é possível realizar quizzes inteligentes, com perguntas e respostas randômicas, de resposta única e correção automática ou múltipla escolha e resultados personalizados.

Além disso, também é possível gerar certificados para quem concluir os cursos.

Como criar um curso EAD na Hotmart?

printscreen de painel do Hotmart

Basta acessar a página www.hotmart.com/pt/club, ler as informações e seguir os passos!

Exemplos de cursos a distância na Hotmart

Outras plataformas para EAD

Se quiser expandir as possibilidades, dê uma olhada também nessas plataformas:

  • Vimeo: com diferentes opções de planos, o Vimeo fornece uma boa plataforma para cursos a distância;
  • Monetizze: se seu foco maior é com e-books, ou então vender cursos de outras pessoas através de um sistema de afiliados, a Monetizze pode ser uma escolha bacana;
  • Moodle: alternativa certeira para substituir o WordPress, o Moodle é um LMS (Learning Management System, ou Sistema de Gestão de Aprendizagem);
  • leadlovers: já o leadlovers é uma plataforma “tudo-em-um” de marketing, o que inclui uma área de membros para cursos EAD.

Qual é a melhor opção para criar cursos EAD?

Como você pode ver, são quatro opções muito diferentes umas das outras.

Então, tudo depende de qual é seu foco.

  • YouTube:
    • aulas grátis,
    • possibilidade de ganhos com anúncios (AdSense) ou patrocínio de empresas,
    • potencial gigante de divulgação através de estratégias SEO.
  • WordPress:
    • você tem tudo sob seu controle,
    • pode ter um sistema básico ou completo só seu,
    • exige maior investimento (de imediato e mensal) para manter uma plataforma EAD.
  • Udemy:
    • plataforma completa para cursos online,
    • você só se preocupa com a criação do curso e interação com os alunos,
    • não há opções de personalização de páginas, por exemplo.
  • Hotmart:
    • é customizável,
    • você pode contar com a divulgação de afiliados da plataforma,
    • ou pode ser afiliado e vender os cursos de outras pessoas.

Em tempos de quarentena, muitas pessoas estão dispostas a gerar renda compartilhando o próprio conhecimento através de cursos online.

Se você é uma dessas pessoas e chegou até aqui, viu que existem boas opções de plataformas para criar curso de ensino a distância.

Agora é com você.

Escolha a plataforma que melhor atende à proposta do seu projeto de curso e confira como você pode publicar os seus materiais por lá.

Créditos das imagens: Freepik, Inep e sites citados.

Revisão

E aí, escolheu sua plataforma para vender seu curso EAD? Certifique-se abaixo de que você não tem dúvidas sobre o assunto!

O que significa EAD?

EAD é a sigla que serve tanto para Ensino A Distância como Educação A Distância. Repare que a maneira correta de escrever é sem a crase, já que não há, basicamente, uma distância definida (como na frase “o curso X ficava à distância de 800 metros da minha casa”).

Quanto ganha um professor ou tutor de EAD?

Segundo o VAGAS.com.br, um professor Tutor EAD ganha de R$ 2.109,00 a R$ 4.270 mensais, sendo a média salarial de R$ 3.048 por mês. Tudo depende do nível de experiência do profissional graduado.
É claro que você pode definir o valor do seu curso e faturar um valor totalmente diferente.

Onde publicar aulas de ensino a distância?

As opções mais recomendadas são um canal no YouTube, um site próprio em WordPress, um curso na Udemy ou uma área de membros na Hotmart. Outras opções são o Vimeo, Monetizze, Moodle e leadlovers.

A cópia dos conteúdos e trabalhos deste site não é permitida. Saiba mais clicando aqui!

Quem é Fabio Lobo?

Web designer, desenvolvedor front-end e programador WordPress.

Quem é Fabio Lobo?

Estou há mais de uma década na área. O foco do meu trabalho é em usabilidade, facilidade pro usuário, acessibilidade, SEO e performance.

Também tenho alguns projetos open source, além de prestar consultoria em hospedagem WordPress e criação de conteúdo.

Como posso te ajudar hoje?

Trabalho com consultoria, suporte, manutenção, criação e desenvolvimento.

Fale comigo

Leia também...

...alguns textos que têm a ver com o assunto:

Provedor de hospedagem de site: o que é e como escolher?

O host ideal para seu projeto pode não ser esse que você tem em mente. Saiba como escolher um provedor de hospedagem de site e veja uma lista para comparar!

Dicas de proteção e segurança em sites com Cloudflare

O firewall da Cloudflare oferece as melhores opções de segurança em sites. Veja dicas de proteção contra ataques, bots, invasões e mais!

Como instalar o WordPress, plugins e temas de maneira fácil

Não sabe como instalar o WordPress, ou um plugin ou tema? Aprenda a maneira mais prática e rápida de fazer a instalação – e também desinstalação – de tudo!

Deixe seu comentário

Se você deseja um orçamento, entre em contato clicando aqui.

Quero um orçamento