Portfolio, portfólio, portifólio, portefólio ou porta-fólio?

Afinal de contas, como se escreve? Portfolio, portfólio, portifólio, portefólio ou porta-fólio?

  • Facebook
  • Twitter
  • Whatsapp

Muita gente confunde, mas essa é fácil: Portfolio é a grafia correta! Bom, ao menos é a mais comum, a mais popular, visto que por ser em inglês é “universal”.

Vamos manter contato?

Assine a newsletter do blog preenchendo o formulário!
Se precisar de algo, solicite um orçamento. É sem compromisso!
Se não quiser nada disso, sem problemas! Continue lendo o post abaixo :D

Primeiro, vamos às origens. Segundo o New Oxford American Dictionary, a palavra surgiu no início do século 18. Do italiano “portafogli“, sendo porta (também latim) = “portare” (“trazer”) + fogli (do latim folium) = foglio (“folha de papel”).

Saiba mais: O que é portfolio

Porém, portfólio (com t mudo e com acento) não está errado também – é o que diz dicionários como Houaiss e Aurélio, que citam porta-fólio como a grafia correta aqui no Brasil (a tradução literal a partir do latim é essa, mas hoje em dia quase ninguém usa esse termo). Portefólio, se não me engano, é correto no português de Portugal. Por fim, portifólio é apenas errado, mesmo.

E você, tem um portfolio? (Imagem:  Davide Bignotti)

E você, tem um portfolio? (Imagem: Davide Bignotti)

Ou seja, das cinco opções, temos uma aparentemente ~estrangeira~ (portefólio), uma errada (portifólio) e três corretas, sendo uma maneira mais “arcaica” (porta-fólio), uma ~abrasileirada~ (portfólio) e a mais usada (portfolio). Ufa!

O que é portfolio?

Além do link acima, você pode conferir o vídeo abaixo e se inspirar!

Veja também: Dicas para seu portfolio

  • Facebook
  • Twitter
  • Whatsapp

Do que você está precisando?

Um site novo? Suporte para WordPress? Criação de logo? Outra coisa? Fale comigo!

Leia também

Confira artigos relacionados ao post Portfolio, portfólio, portifólio, portefólio ou porta-fólio?.

Comente!

Espaço reservado apenas para comentários sobre o post. Então, se você deseja um orçamento, por favor, entre em contato para que possamos conversar.

Quem é Fabio Lobo?

fabio lobo

Sou eu! Quer saber ainda mais sobre mim?

Bom, a maioria dos trabalhos que faço — na área de web design e desenvolvimento front-end — é com WordPress, com foco em usabilidade, facilidade e performance (tudo isso com design responsivo, é claro!). Também tenho uma agência digital, a ANDALE!, e sou fundador de outros projetos, como a WOWF e a FicaOn.

Quer saber mais sobre esse tal de Fabio Lobo? Veja meu currículo ou siga-me nas redes sociais acima. Ah! Você também pode acessar meu blog, que é focado em web design e desenvolvimento.