Publicidade com Cerveja – Guinness

Cartazes, peças publicitárias e vídeos de uma das cervejas mais adoradas - senão a mais adorada - do mundo!

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Hoje estreia um quadro aqui no blog, o Publicidade com Cerveja. A ideia é coletar algumas peças publicitárias, cartazes, campanhas e comerciais de tv de marcas de cerveja e juntar tudo em posts, sendo um post por cerveja. Além disso, propus-me um desafio: Criar minha(s) própria(s) peça(s) publicitária(s) para cada cerveja. É uma boa ideia para manter o portfolio atualizado. Então, nada melhor que estrear com a Cerveja Guinness, particularmente a minha favorita.

Como são muitas imagens e vídeos, separei o post em quatro partes: Imagens Vintage, Imagens Contemporâneas, Vídeos e Desafio. O conteúdo é bem legal, consegui tudo nos seguintes sites: The Great Guinness Toast, Ads of the World, Speckyboy Design Magazine, Gnews, The Inspiration Room e, é claro, o Google.

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Prepare-se! Se você já é fã da cerveja, vai ficar com muita água na boca. Se você não a conhece, essa é a sua chance de dar uma chance à ela!

1. Imagens Vintage

Comecemos com imagens no estilo Vintage (não importa a data de criação, estamos falando do estilo). A maior parte das ilustrações é de John Gilroy, bastante divertidas. Seleção com 11 imagens (20 peças).

guinness for strength

my goodness my guinness

my goodness my guinness

lovely day for a guinness

guinness vintage

guinness vintage

O primeiro cartaz é uma brincadeira com a Segunda Guerra Mundial.

guinness vintage

guinness extra cold

Cada quadro é um cartaz diferente, não se trata de uma tirinha. “Extra cold” vem de “Serve extra cold”, ou “Sirva muito gelada/fria”. O trocadilho está na frieza das frases ditas em cada cartaz.

  • 1. “Porque ela é mais jovem e mais bonita que você.”
  • 2. “Bem, se você estava tão a fim dela, não devia ter nos apresentado.”
  • 3. “Ei, veja, a mãe do Bambi está morta!”

guinness extra cold

guinness extra cold

guinness extra cold

Mais Extra cold pra finalizar as peças Vintage! Agora vamos com as peças contemporâneas.

2. Imagens Contemporâneas

Peças e campanhas publicitárias dos dias de hoje. Acredito que nem todas são oficiais, mas nem por isso deixam de ser muito boas. Algumas imagens são um pouco pesadas, se você tem a conexão lenta pode demorar para carregar. Bom, vai valer a pena, afinal, Coisas boas vem para aqueles que esperam. Seleção com 34 imagens!

Pra começar, que tal falar sobre os 119.5 segundos de espera?

good things come to those who wait

good things come to those who wait

good things come to those who wait

good things come to those who wait

good things come to those who wait

A proposta da frase “Good things come to those who wait” (“Coisas boas vem para aqueles que esperam”) é dar a volta por cima da opinião negativa de alguns consumidores por terem que esperar a cerveja ficar “pronta” no copo, o que leva 119.5 segundos. Particularmente eu adoro essa parte, observar a Guinness “moldando-se” é um ritual da apreciação pela cerveja. Mas nem todo mundo gosta de rituais, não é mesmo?!

guinness draught pool cue tip reminds pub goers to grab a guinness

“Guinnes-Draught-ponta-de-taco-de-sinuca lembra aos frequentadores do pub de agarrar uma Guinness.”

surprisingly smooth

“Surpreendentemente bom.”

guinness pintura chinesa

Pintura chinesa.

guinness tetris

Tetris.

guess who

guinness halloween

guinness halloween

As peças de Halloween são muito legais, mas essa se destaca bastante. Difícil entender de primeira, mas a sacada é muito boa.

Abaixo, três peças de Adam Jarvis:

guinness halloween

guinness halloween

guinness halloween

the hell is in the waiting

the hell is in the waiting

the hell is in the waiting

Finalizando as peças diabólicas, “O Inferno está esperando” traz ilustrações muito boas seguindo a linha clássica da manipulação com a espuma da cerveja.

guinness drink responsibly

guinness drink responsibly

guinness drink responsibly

“Quanto mais você bebe, mais lenta é a sua reação. Beba com responsabilidade.”

guinness nuvens

guinness borboletas

guinness penas

“Apenas 125 calorias.”

guinness hurling

guinness hurling

guinness hurling

“Está vivo por dentro” – Campeonato de Hurling.

guinness cabeça

guinness bíceps

guinness impressão digital

guinness pernas

“Stout. Tão diferente como você é.”

st. patrick's day

Opa, o Dia de São Patrício está chegando! É no dia 17 de março, e geralmente os pubs irlandeses fazem promoções. Pena que vai cair no meio da semana, mas não dá pra perder!

guinness extra cold

guinness extra cold

Mais uma vez as peças Extra cold encerram uma das quatro partes deste post. Chegou a hora dos vídeos!

3. Vídeos

Se você gostou das peças anteriores, acredite: Você ainda não viu nada! Os vídeos são muito bons, bastante inspiradores. Posso ser suspeito a falar, afinal, faço parte do fã clube da cerveja. Não que eu seja um alcoólatra, mas a Guinness é uma cerveja espetacular. Seleção com 16 vídeos!

Uma coisa é certa: O tema Evolução é bastante saturado, realmente não dá para se imaginar algo de novo e bacana sendo produzido através disso. Será?

O comercial acima foi um dos melhores que eu já vi até hoje. A frase “Good things come to those who wait” combinou perfeitamente com o tema, foi perfeito. Simplesmente genial!

“Segundos de grandeza” – só 119.5 segundos!

Pra você que nunca oviu falar de Hurling – assim como a maioria dos Irlandeses -, com este comercial dá para ter uma ideia do quão emocionante o esporte pode ser.

“Uma mulher precisa de um homem como um peixe precisa de uma bicicleta. Nem tudo em preto e branco faz sentido.”

“Não há tempo como o tempo da Guinness.” – A tradução não é muito boa, mas se você não conhece a cerveja agora sabe o que acontece nos 119.5 segundos de espera.

Emocionante! Realmente muito bom.

Um breve resumo: Tom Crean, um marinheiro Irlandês, andou 56 km a pé em solo da Antártida para salvar a vida de um de seus companheiros exploradores.

Fato: Stop motion é algo bastante demorado, mas vale muito a pena no final.

E pra finalizar, um comercial que foi banido. Você entenderá quando assistir:

“Compartilhe com um amigo. Ou dois.”

E aí, curtiu? Bom, pra finalizar a seleção, é hora do desafio.

4. Desafio

Será que eu consigo fazer alguma peça que chega aos pés de alguma das apresentadas aqui? Difícil, mas eu vou tentar.

Fiz duas peças, uma ilustrada e uma alltype. Tentei partir pra um caminho diferente da direção de arte mais usada nas campanhas da Guinness, mas sem deixar sua personalidade de lado. O resultado está abaixo, espero que gostem. Estou aberto a críticas e sugestões!

guinness dia de são patrício

O foco desta peça não é no Dia de São Patrício em si, a ideia foi fazer com que a cerveja se auto-promova para o evento. A escolha das asas não foi por acaso, seu formato lembra bastante o que acontece quando a Guinness está “aconchegando-se” no copo.

guinness good things come to those who wait

Como não tinha nenhum anúncio alltype na seleção, achei que seria uma boa criar um. Bom, depois do bombardeio de imagens e vídeos, acho que eu não preciso explicar essa peça!

Ambas foram para o meu portfolio de publicidade, que não existe mais já que hoje meu foco é apenas com Web Design e Desenvolvimento.

Cerveja Guinness

Acabou! Foi bem legal e trabalhoso fazer essa seleção, espero que tenha sido proveitoso para vocês. Aproveito pra deixar a pergunta: Qual é a sua cerveja favorita? Deem sugestões de cervejas para as próximas edições do quadro!

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1 comentário

  • Erick Carvalho

    Grande parte destas imagens são as clássicas propagandas da Guinness da década de 30 na Irlanda. Nos anos 90, algumas cervejas brasileiras seguiram este modelo de propaganda. A Guinness é referência , pois desde essa famosa camapanha ela procurou inovar década após década. Não é por nada que ela é a melhor cerveja do mundo.

    O mistério é saber a receita da mesma.

    Responder

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