Quanto custa uma loja virtual em WooCommerce

Para saber quanto custa uma loja virtual em WooCommerce (WordPress), é preciso ter em mente algumas informações. Saiba mais sobre orçamentos e preços!

  • Facebook
  • Twitter
  • Whatsapp

WooCommerce é um plugin para WordPress que o transforma em uma loja virtual. Ele é um plugin grátis, mas é claro que não faz tudo – então, sempre me perguntam “Quanto custa uma loja virtual em WooCommerce?”.

Como eu sempre preciso saber mais detalhes – ou seja, ter um briefing em mãos –, essa é uma resposta impossível de ser respondida assim, de primeira. Vou explicar por quê!

Vamos manter contato?

Assine a newsletter do blog preenchendo o formulário!
Se precisar de algo, solicite um orçamento. É sem compromisso!
Se não quiser nada disso, sem problemas! Continue lendo o post abaixo :D

Loja Virtual em WooCommerce

quanto custa uma loja virtual em woocommerce wordpress

Lojas virtuais em WooCommerce/WordPress: quanto custam?

Ter uma loja virtual em WooCommerce é uma opção muito boa por vários motivos – principalmente se você precisa de algo personalizado e não tem muito para investir.

É importante dizer que há mais de uma forma de criar uma loja virtual com WordPress: há outros plugins além do WooCommerce, e para todos há soluções prontas e soluções personalizadas.

Bom, meu foco aqui será com o plugin WooCommerce. Para as soluções prontas você pode ler meu post sobre templates lojas virtuais. Por aqui vou falar sobre a solução personalizada, que é criar um e-commerce com WooCommerce do zero!

Quanto custa uma loja virtual em WooCommerce?

Para saber quanto custa uma loja virtual em WooCommerce, é preciso coletar algumas informações importantes sobre o projeto. Isso porque não há um valor fixo ou único – cada caso é um caso e precisa ser estudado.

Para começar, é quase impossível orçar um projeto idêntico ao outro (em alguns casos, recebo pedidos de orçamento “quero uma loja igual a essa outra”). Visualmente um projeto pode parecer bem simples, mas por dentro – ou seja, na programação – é que a coisa fica complicada. É como um relógio: por fora você vê as coisas de forma muito simples, mas se abrir um vai ver a complexidade para fazer com que os ponteiros se movam e tudo mais. Algumas lojas online têm recursos e ferramentas muito específicas que podem não ser identificadas só de visualizar a loja, e dependendo do seu segmento você precisará de algumas coisas diferentes, a mais ou a menos. Não adianta pedir algo parecido com um navio se você precisa de um jet ski só pra saber o preço – você receberá o valor de um navio e desistirá do projeto (ou gastará muito mais do que deveria). No caso inverso, você e o profissional terão dores de cabeça intermináveis, prejuízos, atrasos, algo não funcionará bem e por aí vai.

Então, pra não ter erro, é imprescindível a elaboração de um briefing, que nada mais é do que um detalhamento contendo tudo o que precisa ser feito. O briefing é feito através de uma troca de informações entre o cliente e o profissional: o cliente diz o que precisa com todos os detalhes possíveis, o profissional analisa tudo, faz sugestões, dá orientações e tudo mais (afinal, o cliente pode não entender nada da área, o que não é a obrigação dele mesmo, então é papel do profissional ajudar). Através do briefing é feito um descritivo do projeto para ambas as partes saberem o que será orçado e acordado.

Leia também: O que é briefing e qual é sua importância?

Sendo assim, se sua dúvida é “quanto custa uma loja virtual em WooCommerce”, lembre-se de que várias outras perguntas serão feitas até o preço ser definido!

Processo de trabalho para criação de loja virtual em WooCommerce

Agora você já sabe que detalhes são necessários… mas e o trabalho em si para criação de uma loja virtual em WordPress?

Abaixo passo um resumo do meu processo de trabalho, o que pode variar de profissional para profissional. Saiba mais sobre como é esse trabalho!

Fase 1: Criação

A primeira parte do projeto é focada no visual do e-commerce. Usando como base sua identidade visual (isso é, caso você tenha uma – a começar por um logo) e o que será preciso para a loja, é feito um rascunho de tudo. A partir daí é criado um wireframe e, em seguida, é feito o layout que definirá o design final da loja online. Tudo com imagens, sem códigos, ferramentas etc.

Claro, o trabalho de design não é só fazer algo bonito – aqui é feita uma análise de referências e concorrentes, o projeto é todo colocado no papel, são feitos estudos de usabilidade, navegação etc, adaptação para diversos tamanhos de tela (o chamado design responsivo), dentre outros detalhes. Isso tudo respeitando a identidade visual da marca.

Fase 2: Desenvolvimento

As engrenagens do relógio, seguindo o exemplo citado mais acima. Há “dois tipos” de código: o front-end, que trabalha o visual da loja virtual, e o back-end, que faz os recursos da loja funcionarem.

Nessa fase também são trabalhados conceitos de usabilidade, além de segurança e performance. Dentre outros detalhes mais técnicos estão a configuração dos plugins, integrações e vários testes (inclusive em diferentes sistemas operacionais e navegadores), tudo para ter certeza de que está tudo funcionando bem antes de clientes de verdade começarem a utilizar a loja.

Fase 3: Entrega

O trabalho não para na entrega – é preciso explicar como usar o sistema, fazer um acompanhamento, eventuais ajustes e o que mais for necessário até estar tudo certo. Aliás, por se tratar de um e-commerce em WordPress, o recomendável é ter o desenvolvedor por perto constantemente através de um contrato de manutenção/suporte, por exemplo.

Independente disso, eu sempre mantenho contato com os clientes, já que o WordPress tem atualizações constantes, além de outras novidades da área.

Orçamento para loja virtual em WooCommerce

Sim, é um pouco mais complicado do que você imaginava, certo? Mas não se preocupe: o ideal é ter tudo não só em mente, mas por escrito, antes de colocar a mão na massa.

Se você precisa de uma loja, que tal pedir um orçamento para saber quanto custa uma loja virtual em WooCommerce? É sem compromisso! :D

  • Facebook
  • Twitter
  • Whatsapp

Do que você está precisando?

Um site novo? Suporte para WordPress? Criação de logo? Outra coisa? Fale comigo!

Leia também

Confira artigos relacionados ao post Quanto custa uma loja virtual em WooCommerce.

Comente!

Espaço reservado apenas para comentários sobre o post. Então, se você deseja um orçamento, por favor, entre em contato para que possamos conversar.

Quem é Fabio Lobo?

fabio lobo

Sou eu! Quer saber ainda mais sobre mim?

Bom, a maioria dos trabalhos que faço — na área de web design e desenvolvimento front-end — é com WordPress, com foco em usabilidade, facilidade e performance (tudo isso com design responsivo, é claro!). Também tenho uma agência digital, a ANDALE!, e sou fundador de outros projetos, como a WOWF e a FicaOn.

Quer saber mais sobre esse tal de Fabio Lobo? Veja meu currículo ou siga-me nas redes sociais acima. Ah! Você também pode acessar meu blog, que é focado em web design e desenvolvimento.