Quero ser designer, qual programa devo usar?

"Quero ser designer. Devo aprender Photoshop, Illustrator e InDesign?" – Pra ser designer, a primeira dica é: esqueça as ferramentas.

  • Facebook
  • Twitter
  • Whatsapp

Falando em “quero ser designer“, gostaria de começar o post com um CAUSO que um amigo me contou esses dias:

Um amigo me ligou hoje porque tinha pego um trampo de professor de Photoshop. Queria saber se eu tinha tempo de ensinar PS pra ele porque a primeira aula é na sexta. Detalhe: ele queria que eu ensinasse por telefone.

Vamos manter contato?

Assine a newsletter do blog preenchendo o formulário!
Se precisar de algo, solicite um orçamento. É sem compromisso!
Se não quiser nada disso, sem problemas! Continue lendo o post abaixo :D

“Professores” assim não são novidade hoje em dia, infelizmente. “Designers” assim também não. Isso porque a pergunta não é “qual programa devo usar?”, porque saber mexer em um programa de design não te define como Designer.

Ferramentas para designers

quero ser designer

Quero ser designer… e agora? (foto: Corbis)

Recentemente uma leitora me enviou um email que serviu de inspiração para esse post. Ela queria saber justamente quais programas ela devia aprender para ser Web Designer.

Em relação aos programas, esse é um erro comum de quem está iniciando: em qualquer profissão você não deve buscar aprender primeiro as ferramentas, mas sim como exercer tal profissão. Se você quer ser WebDesigner, primeiro você precisa aprender o que é Web Design. Afinal, se você aprende a utilizar as ferramentas, para que você vai utilizá-las se não sabe o que é HTML, CSS ou até mesmo quais são os princípios básicos e conceituais para se criar um design para web? Um músico precisa aprender as notas antes de escolher com qual guitarra ele quer tocar em um show com sua banda, pois é sabendo o que é cada nota, acorde (etc), ritmo (etc etc etc) que aí sim ele vai ter um propósito, que é fazer a música. E ele pode fazer música sem ter uma guitarra. Da mesma forma que um designer pode fazer um layout sem saber usar o Photoshop.

Recuse cursos que prometem ensinar ferramenta X ou Y e procure por cursos que ensinem conceitos, linguagens e tudo mais. É o que eu disse sobre a música: Não é a guitarra que faz a música, é o guitarrista. Você pode abrir seu Photoshop agora e desenhar um logo para alguma empresa em 3 minutos vendo tutoriais na internet, se quiser. Mas por que usar as cores que você usou? E o que são essas formas? Qual mensagem esse logo quer passar? Se ele for impresso em um outdoor ou no rodapé de uma página a legibilidade será a mesma? E quanto ao manual da marca? Você criou ou respeitou uma identidade visual?

Leia também: Como fazer um logo

Pra exemplificar ainda mais que a ferramenta é praticamente irrelevante: sabe quais ferramentas eu utilizei no primeiro ano do curso de Design de Publicidade que fiz na Escola Panamericana de Artes? Lápis, canetinha, guache, nanquim e vários livros. Não tocamos em um computador durante o ano inteiro.

Quero ser designer

ferramenta para designer

Imagem clichê, mas… é essa a ferramenta que você precisa. (foto: Corbis)

Desculpe se te desapontei por não indicar ferramentas para designers nesse post. A minha intenção é justamente mostrar para os iniciantes que a ferramenta é o de menos. É tão de menos que há 20 anos os profissionais faziam a mesma coisa que a gente faz hoje com ferramentas bem diferentes e praticamente zero tecnologia.

Mas agora, se você realmente está interessado em uma ferramenta para ser designer, posso ser mais incisivo: o cérebro é a ferramenta ideal para ser designer. Preencha-o de conhecimento, referências, repertório e lógica (um pouquinho, vai). Entenda o que é design que, aí sim, você irá perceber que não é porque você entende todos os comandos do Illustrator que você é ilustrador ou pode fazer logos profissionalmente. Não é porque você sabe tudo sobre InDesign que você é um diagramador profissional.

Se fosse fácil assim não existiriam clientes pra gente, né?

  • Facebook
  • Twitter
  • Whatsapp

Do que você está precisando?

Um site novo? Suporte para WordPress? Criação de logo? Outra coisa? Fale comigo!

Leia também

Confira artigos relacionados ao post Quero ser designer, qual programa devo usar?.

3 comentários

  • Alanne

    Pura verdade! Ótimo!!!

    Responder
  • Bruno Soares

    Valeu Fábio
    Ótimo post,sempre quis seguir a carreira de desinger e Ilustrador ,mas por outros motivos não tive oportunidades.Mas nem por isso desisti,comecei aprendendo as ferramentas,mas não supriu a necessidade de se ter um conhecimento teórico na área.

    Hoje encontramos diversos livros sobre design e cursos e é muito importante aprender a teoria para se aplicar junto com as ferramentas. Para dizer a verdade ferramentas e teoria são elementos importantes na execução de um projeto,mas não substituem, a parte pratica ,ou seja, o desenho do projeto feito no lápis e papel com uma boa dose de criatividade. Um exercício que dever ser feito constantemente para aprimorar técnicas e conhecimento sempre.

    São profissionais como você,que tenho profunda gratidão,por nos mostrar o norte ,o caminho das pedras da profissão :)
    Com informações como a sua, eu já cheguei a criar dois sites e duas lojas virtuais,por conta de uma loja virtual que tenho há 10 anos,e como todo o começo é difícil para empresários,acabei eu mesmo trabalhando a minha loja virtual.Mas com o tempo eu percebi que só mexer a plataforma não era o suficiente,mas sim, conhecer todo o conceito de design,SEO,programação e por ai vai ….Mas preciso sempre aprender mais e estou sempre aprendendo ,seja através de livros ou em blogs de profissionais como o seu.

    Parabéns pelo post são ótima instruções para quem se ingressar na area,que além de ser repleta de criatividade é muito prazerosa.
    Sucesso sempre!!! Um abraço
    Bruno Soares

    Responder
    • Fabio Lobo

      Legal, Bruno! Muito obrigado pelo seu comentário.

      Hoje eu trabalho na área graças a outros profissionais que compartilharam conhecimento na internet também. Então, nada mais justo do que passar essa ideia adiante! :D

      Responder

Comente!

Espaço reservado apenas para comentários sobre o post. Então, se você deseja um orçamento, por favor, entre em contato para que possamos conversar.

Quem é Fabio Lobo?

fabio lobo

Sou eu! Quer saber ainda mais sobre mim?

Bom, a maioria dos trabalhos que faço — na área de web design e desenvolvimento front-end — é com WordPress, com foco em usabilidade, facilidade e performance (tudo isso com design responsivo, é claro!). Também sou fundador de outros projetos, como a WOWF e a FicaOn.

Quer saber mais sobre esse tal de Fabio Lobo? Veja meu currículo ou siga-me nas redes sociais acima. Ah! Você também pode acessar meu blog, que é focado em web design e desenvolvimento.