Repaginação: Criação e desenvolvimento de site – PortoFácil

  • Facebook
  • Twitter
  • Whatsapp

Apesar de carregar sempre comigo as palavras “design, publicidade, web”, minha principal atividade é como Web Designer. Em meu portfolio web há alguns dos trabalhos que realizei, mas hoje eu vou falar sobre um em específico: o site para empresa de hospedagem que fiz para a PortoFácil.

Inclusive, foram dois! Ambos os projetos foram repaginações, sendo que em um deles um novo logo foi criado. Vou falar sobre as duas versões por aqui. Vamos lá!

Vamos manter contato?

Assine a newsletter do blog preenchendo o formulário!
Se precisar de algo, solicite um orçamento. É sem compromisso!
Se não quiser nada disso, sem problemas! Continue lendo o post abaixo :D

Quando fazer uma repaginação de site?

Antes de mais nada, é importante tocar no assunto — afinal, o site foi repaginado duas vezes. Isso é “normal”?

Bom, depende!

Eventualmente a empresa pode ter um site inicial não muito profissional, seja por pressa, pouca verba para investimento em um projeto melhor ou até mesmo incerteza. Aí, quando a empresa dá certo, vem a hora de uma reformulação no site.

Também há casos em que a empresa é enganada por um prestador de serviços e acaba pagando por um site ruim, tendo que contratar um profissional pra criar outro novo logo em seguida.

Felizmente o caso da PortoFácil é o primeiro: a repaginação acompanhou a evolução da empresa. Primeiro, o site profissional. Depois, uma identidade visual totalmente nova.

A PortoFácil

“A PortoFácil é uma empresa de hospedagem web especializada em VPSs e em servidores dedicados, com foco nos sites que precisam de mais recursos que os disponíveis nas hospedagens compartilhadas. Nosso diferencial é a simplificação de todos os processos, e a humanização do desenvolvimento e do atendimento. Precisávamos de um site que passasse essa ideia aos clientes.”

– Janio Sarmento, dono da PortoFácil

Anterior ao design atual (veja imagem abaixo), o site do host era bem simples, baseado em um template pronto para WordPress. Só que a empresa cresceu, e era hora de investir em um site que carregasse a identidade visual da PortoFácil, além de melhorar a navegação e dar mais destaque aos serviços da empresa.

portofacil site antigo

PortoFácil: O site anterior.

Focada em hospedagem de sites e blogs de grande porte, a empresa traz dois tipos de soluções com diversas opções cada: servidor VPS e hospedagem Dedicada. A PortoFácil não trabalha com venda de domínios e hospedagem compartilhada, o que gera um filtro mais preciso do público que ela atende.

Sendo assim, a principal tarefa foi criar uma navegação intuitiva, com uma página inicial que atendesse às necessidades tanto do visitante que quer se tornar um cliente quanto do visitante que já é um cliente.

Primeira repaginação para o site profissional: 2012

Após definir o briefing do projeto com Janio Sarmento, dono da empresa, passei algumas horas rabiscando e analisando a concorrência — essa que, na maioria das vezes, tinha como principal problema a navegação e a quantidade de cliques que você tinha que dar até chegar onde queria. Então, desenhei um wireframe:

portofacil wireframe

Wireframe: Um esboço um pouco mais elaborado de como será o site.

Após alguns ajustes, eis a versão final do primeiro layout que elaborei para a empresa:

hospedagem de sites e blogs portofácil

A home do site era um resumo do mesmo, trazendo todas as informações de uma forma não massante.

A estrutura de página interna trazia um menu lateral, sempre priorizando a navegação do topo e as cores da identidade visual da empresa.

pagina interna site portofacil

Com as cores e a navegação principal mantida, apesar da mudança de estrutura o visitante não se confunde.

Foi bem bacana participar da reformulação do site de uma das melhores hospedagens do Brasil. E isso não é bajulação: A PortoFácil tem um ótimo serviço, além de um excelente atendimento — um problema (nas raras vezes em que há, de fato, um problema) nunca demora para ser resolvido, e há a segurança de se contar com um profissional competente para cuidar do seu site ou blog.

Acredite, tem muita empresa de hospedagem de sites e blogs por aí com profissionais sem qualificação alguma para lidar com problemas (ou sequer lidar com a hospedagem em si).

Mas não para por aí!

Segunda — e atual — versão do site

Se me lembro bem, a segunda versão do site da PortoFácil foi o primeiro site responsivo desenvolvido pela ANDALE!, agência que tive na época — ou seja, já faz tempo que foi pro ar… mas mesmo assim continua moderno!

O projeto foi dividido em três etapas: Logo, Criação do Layout e Desenvolvimento em WordPress. Essa foi a segunda vez que participei de um projeto da PortoFácil.

Criação do logo

logo portofacil

O diretor de arte da ANDALE!, André Bets, comenta sobre o logo:

“A marca da Porto Fácil sempre me faz pensar em como a simplicidade pode funcionar e ser marcante. O símbolo de “check” com algum tratamento visual pôde transmitir também a ideia de um gabinete de servidor (em 3d, estilizado e subjetivo, mas está lá!).

Isto é, além das características positivas deste ícone, que remete à acertividade e a realizações, conseguimos conceituar o ramo da empresa transmitindo visualmente suas qualidades, como resolução de problemas e facilidades que envolvem os trâmites e serviços.

A identidade da Porto Fácil transmite que a escolha é certa e que o serviço funciona, de maneira firme e direta.”

– André Bets, diretor de arte da ANDALE!

Criação de layout do site & Desenvolvimento

hospedagem de sites portofacil

A identidade visual anterior da empresa foi totalmente reformulada, mas as cores foram mantidas.

A estrutura do site manteve-se praticamente a mesma, com a adição de mais alguns destaques importantes referentes a hospedagem de sites e blogs além de, é claro, um visual mais moderno. Por fim, com a ajuda do próprio Janio, o site ficou bem mais rápido.

E como citei no início do post, o site tem design responsivo, se adaptando a diversos formatos de telas diferentes.

design responsivo portofácil

Criação e desenvolvimento de sites

Repaginar um site pela primeira vez é uma experiência muito legal por você focar em apresentar uma solução melhor para o que já está pronto.

Repaginar um site pela segunda vez é um desafio ainda maior, porque você precisa se superar. E aí, Janio, acha que houve essa melhoria em relação ao site anterior?

“A ANDALE! foi a melhor parceria possível neste projeto, pois eles têm visão de negócio muito alinhada com a nossa, e sabem extrair da informação que o cliente passa exatamente o que deve vir a ser o site (no nosso caso, a identidade visual completa). O processo foi rápido e descomplicado, e o resultado final excedeu muito nossas expectativas.”

– Janio Sarmento, dono da PortoFácil

Ficamos muito felizes pelo seu feedback, Janio! Foi um projeto muito bacana e espero que possamos acompanhar as próximas evoluções da empresa juntos! :D

Se quiser ver mais projetos, confira meu portfolio. Aproveite e entre em contato para pedir um orçamento!

  • Facebook
  • Twitter
  • Whatsapp

Do que você está precisando?

Um site novo? Suporte para WordPress? Criação de logo? Outra coisa? Fale comigo!

Leia também

Confira artigos relacionados ao post Repaginação: Criação e desenvolvimento de site – PortoFácil.

Comente!

Espaço reservado apenas para comentários sobre o post. Então, se você deseja um orçamento, por favor, entre em contato para que possamos conversar.

Quem é Fabio Lobo?

fabio lobo

Sou eu! Quer saber ainda mais sobre mim?

Bom, a maioria dos trabalhos que faço — na área de web design e desenvolvimento front-end — é com WordPress, com foco em usabilidade, facilidade e performance (tudo isso com design responsivo, é claro!). Também sou fundador de outros projetos, como a WOWF e a FicaOn.

Quer saber mais sobre esse tal de Fabio Lobo? Veja meu currículo ou siga-me nas redes sociais acima. Ah! Você também pode acessar meu blog, que é focado em web design e desenvolvimento.