Repaginação: Redesign de logo

Logos também evoluem: saiba mais sobre a repaginação de logo, utilizando o meu como exemplo. Se você precisa fazer um redesign de seu logo, fale comigo!

Uma das coisas que eu mais gosto de fazer é criar logos, um desafio que não envolve apenas criatividade, mas muito conceito, pesquisa e rabiscos. Muitos rabiscos — tem gente que pensa que basta abrir o “Coréu” e fazer uma coisa bonitinha com cores combinando… mas a criação vai muito além disso. Se quiser saber mais, confira meu post sobre como é feito um logo profissional.

Criar um logo já é uma tarefa difícil, imagina fazer um logo para o cliente mais difícil do mundo: você mesmo. Não por acaso, meu próprio logo já passou por mais de um redesign. E com base nisso, decidi escrever esse post pra falar sobre o assunto: Redesign de logo.

A repaginação de um logo não é uma tarefa fácil. A meu ver, há dois tipos de reforma:

  1. Quando a empresa quer dar uma repaginada no visual, uma modernizada. Isso pode ser bem difícil — uma mudança assim não pode descaracterizar a identidade atual, pois isso pode causar um impacto negativo aos clientes/consumidores. Eles já estão acostumados a uma identidade e muitos geraram identificação com a mesma, então, mudar bruscamente pode ser um tiro no pé. Identidade visual é tudo.
  2. Quando a empresa está mudando de foco ou se fundindo com outra empresa. Aqui a mudança pode ser mais radical, mas ainda assim deve-se levar em consideração a identificação com os clientes/consumidores.

Como estou usando meu próprio logo como exemplo, o meu caso de redesign de logo é o primeiro: Queria mudar, mas sem descaracterizar. De certa forma, queria que o logo não “mudasse”, e sim “evoluísse”. Levei exatos seis meses para chegar a um veredito.

Vamos à prática!

logo antigo

Criado em 2009, esse logo me agradava mas eu sentia que faltava algo nele. Era um logo com cores e traços que representavam bem a ideia que eu queria expor sobre meu trabalho, mas ainda não estava perfeito.

A primeira versão do logo foi trabalhada com cores e traços que representavam bem a ideia que eu queria expor sobre meu trabalho, foi o início de tudo: Eu, assim como o logo, não tinha um conceito definido — só sabia que eu ia trabalhar com web design e que eu precisava de uma marca sutil para assinar meus projetos. Optei por traços fortes e dinâmicos porque a web é isso: está sempre mudando, sempre em movimento.

Eis que, mais de dois anos depois de tê-lo criado, me convenci de que ele merecia uma cara nova.

 

Antes, é importante analisar o conceito do meu logo, que permaneceu durante todas as repaginações.

Primeiramente, as cores: Azul e laranja não foram cores escolhidas por acaso — há algo chamado psicologia das cores, a qual irei comentar aqui no blog em breve. Cada cor tem suas características, seu significado — o azul transmite confiança e o laranja energia (dentre outras características para ambas as cores).

Em segundo lugar, a forma: Quis transmitir algo “vivo”, algo que fugisse do padrão, que demonstrasse movimento e até mesmo ousadia. Por fim, o logo também precisava ser algo legível em tamanho reduzido, já que eu também o usaria como assinatura e ícone do navegador (até 16px de largura por 16px de altura).

Minha intenção nunca foi fazer algo que despertasse um “Caramba! Que logo bonito!” das pessoas; eu queria algo que, acima de tudo, transmitisse minha personalidade (que não é lá um “Caramba!”, convenhamos). E, obviamente, isso deveria ser mantido na nova versão — além do próprio “F”. Complicado.

Foi aí que eu lembrei de que meu sobrenome é Lobo, e este animal tem uma característica no mínimo interessante.

lobo

Sim, a principal referência para o novo logo foi um… lobo, justamente pelo fato de unir duas coisas: Meu sobrenome e a inicial do meu primeiro nome.

Como assim? Ah, ok, a imagem que eu escolhi não ilustra muito bem a ideia, então fiz um pequeno recorte destacando meu ponto:

lobo letra f

Os pelos do lobo na região do pescoço até o focinho geralmente são mais esbranquiçados, o que dá um formato quase que perfeito da letra F quando vistos de perfil. Com isso em mente, só me restou esboçar.

esboço do logo

Eu havia feito vários rabiscos no papel, mas eles sumiram no meio de outros papéis e provavelmente devem estar em outra dimensão nos dias de hoje. O esboço acima é um printscreen que tirei do rascunho final, que foi feito no iPad (app Adobe Ideas). Depois, foi a vez do Illustrator entrar em ação: Hora de finalizar o logo.

criação novo logo

Mantive o mesmo formato do logo anterior, mudando apenas o desenho em si — agora o círculo forma uma lua (praticamente um eclipse) e a letra F é um lobo (um pequeno Gestalt).

Também mantive o traço informal e, dessa vez, trabalhei também uma tipografia. O fato de eu ter unido meus dois nomes em um só tem dois motivos: Primeiro que é assim que ele fica no endereço do site, e segundo que a letra F e o lobo são um só no logo.

Mas não para por aí!

logos anteriores
Respectivamente, a primeira e a segunda versão de meu logo

Outro redesign de logo?

Bom, cada versão representa uma fase diferente da minha carreira, de certa forma — até porque eu sempre fui contra mudanças bruscas de identidade visual, a não ser que a empresa também mude, conforme comentei ali acima.

Eu mudei bastante durante esse tempo, mas continuo prestando o mesmo serviço — então, o que fiz foram evoluções do logo, mantendo características importantes.

logo rascunhos
Rascunhos, rascunhos e rascunhos…

No início de 2014 minha fase profissional estava bem agitada, pois comecei a trabalhar como consultor além de web design e front-end. Me transformei em um profissional multi-tarefa, que é uma realidade hoje no mercado de trabalho.

Sendo assim, para a nova versão do logo, busquei tons mais vivos de azul e laranja. Também abri mão dos traços fortes e deixei as linhas mais sutis e leves, sem contornos — mas mantive a sensação de movimento com curvas dinâmicas.

E, é claro, meu logo não acompanhou só minha vida profissional, mas também um estilo de design que estava em maior evidência (afinal, faz parte do meu trabalho acompanhar tendências): minhas duas inspirações foram flat design, que é um design mais simples e com cores chapadas, e a nova versão do iOS, da Apple, que além da simplicidade trazia cores mais vibrantes.

logos
Logo novo: parte 1 e parte 2

Durante pouco mais de um ano, utilizei a primeira versão na imagem acima. Agora, em mais uma nova fase profissional e com o fim da correria que foi ano passado, decidi utilizar cores menos vibrantes, mas mantive o mesmo desenho.

A mudança de cores também ajudou bastante a trabalhar o novo site, já que as cores anteriores eram muito fortes e poderiam incomodar quando utilizadas em grande quantidade.

novo logo

Com o uso da Trebuchet MS – minha fonte favorita – e meu nome e sobrenome formando um nome só, eis meu logo atual.

É claro, ser minha fonte favorita não é um argumento válido para colocar a Trebuchet MS em meu logo. Seu significado sim.

Desenhada por Vicent Connare para a Microsoft Corporation em 1996, a Trebuchet MS é uma família tipográfica sem-serifa.

O nome foi inspirado na arma medieval homônima após Connare ouvir uma certa charada na sede da Microsoft: “Você consegue fazer uma trebuchet que lançaria uma pessoa do campus principal para outro campus a um quilômetro? Isso é possível? Como?”

Connare pensou que esse seria um grande nome para uma fonte que lança palavras através da internet.

Repaginação de logos

Uma criação de logo passa por várias etapas antes mesmo de ir pro papel e para a finalização no computador. Um logo ser conceitual, e uma empresa deve ter uma identidade visual completa que respeite o logo.

A criação de logos (logotipos, logomarcas… enfim) definitivamente não é um trabalho fácil, mas eu me divirto bastante com desafios assim.

Espero que tenham gostado (afinal, não é porque o logo é meu que ele foi feito só pra mim), e não fiquem surpresos se vocês não perceberam o “F” de primeira: Não projetei para ser algo tão óbvio, mas também é tudo culpa do Gestalt!

Se você estiver precisando repaginar seu logo, terei o maior prazer em ajudar. Confira alguns de meus trabalhos de criação de logo e entre em contato!

Não é permitida a reprodução integral desse conteúdo. A cópia pode ser ruim para você!

Do que você está precisando?

Um site novo? Suporte para WordPress? Criação de logo? Outra coisa? Fale comigo!

Quero um orçamento

Leia também...

...alguns textos que têm a ver com o assunto:

Ebook sobre planejamento estratégico em saúde – GeHosp

Saiba mais sobre o eBook sobre planejamento estratégico em saúde do GeHosp! Fiz a criação e desenvolvimento do e-book nos formatos epub, mobi e pdf.

Repaginação de site, ou redesign: Novo site responsivo

Casa de ferreiro, espeto de pau? Aqui não! Eu trabalho com criação e desenvolvimento de sites, então ter um site responsivo é obrigação. Confira o processo do trabalho!

Eu sou Web Designer

Oi, eu sou o Fabio Lobo, e sou Web Designer! Veja meus trabalhos de criação e desenvolvimento de sites e blogs. Caso queira um orçamento, é sem compromisso!

Deixe seu comentário

Se você deseja um orçamento, entre em contato clicando aqui.

Quero um orçamento