Retrospectiva 2020: WordPress, Google, COVID-19 e mais

2020 definitivamente foi um ano assustador. Em todos os sentidos! Confira (ou não) a retrospectiva 2020 do meu ponto de vista.

Por Fabio Lobo, atualizado em 30/12/2020.

Como falar de 2020 sem citar pelo menos 366 palavrões? Sim, porque além de tudo este foi um ano bissexto: tivemos um dia a mais. E se por algum motivo você não lembra do que aconteceu, eis minha retrospectiva 2020.

Além de um resumão do ano, vou citar algumas coisas que têm a ver com meu trabalho. Então, separei a retrospectiva em três tópicos mensais:

  • WordPress: resumo com o que rolou de novidades e desastres no ecossistema do WordPress. Repare que não entro em muitos detalhes sobre correções de brechas de segurança – apesar dos links com mais informações, a ideia é alertar sobre o que costuma dar mais problema e por que você deve atualizar tudo sempre;
  • Mundo: resumo do ano, com links (para sites que trazem ainda mais links). No entanto, certamente não coube nem 1% dos eventos que poderiam ser citados por aqui;
  • Institucional: um resumo sobre o que eu fiz durante 2020 – em meu trabalho, é claro.

Ah, e fica o alerta: por aqui tomei liberdade pra expor minha opinião sobre alguns temas que normalmente não são citados aqui no blog, mas só porque não têm a ver com minha área de atuação.

Para algo mais completo e imparcial, sugiro dar uma olhadinha nesse link.

Então segure a respiração e vamos em frente antes que adiem 2021!

tirinha clássica do cachorro dizendo This Is Fine dentro de uma sala em chamas; à frente, o texto Retrospectiva 2020

Janeiro de 2020

Ano novo, vida nova! Em Janeiro há sempre a esperança de que as coisas serão melhores dessa vez.

A gente não fazia ideia de o que estava por vir.

WordPress

Nesse mês foram lançadas as versões 7.2 e 7.3 do Gutenberg. Entre as novidades destaco um novo bloco de botões, opção de adicionar links nas imagens do bloco de mídia e texto, além de melhorias no bloco de galeria.

Em termos de segurança, houve uma pequena falha no plugin WPS Hide Login, nosso velho conhecido. Isso foi rapidamente corrigido. Outro plugin conhecido, o Flamingo, teve uma vulnerabilidade também resolvida.

Veja mais no iThemes.

Mundo

Após 200 mortes na China, a OMS declarou que o novo coronavírus era um caso emergencial de saúde pública de interesse internacional. No Brasil ainda não havia óbitos confirmados, mas suspeita de 9 casos de infecção.

Enquanto isso, havia um certo temor em relação a uma possível Terceira Guerra Mundial envolvendo EUA e Irã. E Janeiro foi também o mês em que a cervejaria Backer foi interditada por conta de 26 intoxicações e 4 mortes.

E como esquecer da crise da água no Rio de Janeiro, que, apesar de ter cor, gosto e cheiro ruins, a Cedae jurava que estava própria para consumo. Por fim, Kobe Bryant morreu em um acidente de helicóptero na cidade de Calabasas, na Califórnia.

Veja mais no G1.

Institucional

Dentre os trabalhos que fiz no mês, destaco o lançamento do site Macroplan.

Foi um serviço de refactoring, que teve um belo resultado em termos de otimização em geral, segundo o Google:

printscreen do google lighthouse
Antes
printscreen do google lighthouse
Depois

Fevereiro de 2020

Primeiro caso confirmado do novo coronavírus no Brasil. E na internet, muitos sites começaram a despencar no Google.

Falta muito pro ano acabar?

WordPress

Tivemos o lançamento das versões 7.4, 7.5 e 7.6 do Gutenberg. Destaque para o bloco Ícones Sociais e algumas opções adicionais para edição do site – o que vai acabar com os page builders, finalmente.

Aliás, foi identificada uma vulnerabilidade de Cross-site Scripting no plugin Elementor.

Veja mais no WordPress e no iThemes.

Mundo

Ozzy Osbourne lançou o álbum Ordinary Man no dia 21, uma das pouquíssimas coisas que realmente deram certo em 2020. A ironia, a meu ver, é que um dos rumores sobre a origem do SARS-CoV-2 diz que a primeira pessoa teria sido infectada após comer morcego, “prato favorito” de Ozzy.

Também foi em fevereiro que o senador Cid Gomes (PDT – CE) usou uma retroescavadeira durante a greve dos PMs e foi baleado por isso. Além disso, começavam as organizações de protestos “a favor” do governo, como se uma coisa dessas fizesse algum sentido.

Falando nisso, o filme Parasita levou o Oscar de melhor filme na premiação que ocorreu no dia 9. E o novo coronavírus caminhava para 3 mil vítimas no mundo.

Veja mais no Politize!.

Institucional

O Google realizou uma atualização de algoritmo que, apesar de não ser considerada Core Update (aliás, a atualização sequer foi confirmada), foi gigante no que diz respeito à volatidade nos ranqueamentos.

Assim sendo, o volume de consultorias e serviços com foco em melhorias de desempenho foi bem alto durante o mês.

Março de 2020

Dizem que as coisas começaram a sair dos trilhos de verdade quando o Ronaldinho Gaúcho foi preso.

Mas a verdade é que a coisa já tava ficando feia bem antes disso.

WordPress

A versão 5.4 do WordPress, intitulada “Adderley”, foi lançada no final do mês. Além disso, vieram as versões 7.7 e 7.8 do Gutenberg, com mais implementações visando o Full Site Editing (edição completa do site) e uma melhoria significativa em sua UI.

Em relação aos plugins mais conhecidos, foi identificada e corrigida uma vulnerabilidade de Cross-site Scripting no WPForms. Aliás, o mesmo ocorreu com o Advanced Ads.

Veja mais no WordPress e no iThemes.

Mundo

As Olimpíadas de 2020 foram oficialmente adiadas para 2021 por conta do novo coronavírus. Aliás, foi em Março que o número de mortes diárias na Itália chocou o mundo, e a OMS classificou a doença como pandemia.

Em São Paulo foi confirmada a primeira morte causada pelo COVID-19, e a quarentena foi iniciada em alguns estados do Brasil.

Nessa época, inclusive, os estabelecimentos começaram a medir da temperatura dos clientes com termômetro infravermelho. Mais tarde, devido a fake news, começaram a medir a temperatura das pessoas pelo pulso (!!!).

Já no Paraguai, Ronaldinho Gaúcho e seu irmão Assis foram presos por uso de documentos falsos.

Veja mais no Politize!.

Institucional

Mais um mês de caos no Google: dessa vez uma Core Update fez um estrago considerável em alguns sites. Ou seja, mais demandas de consultoria para SEO.

Inclusive, foi quando também decidi dar um jeito aqui no blog. Fiz uma verdadeira faxina nos conteúdos e iniciei a atualização de posts antigos.

Por fim, lancei a Cãoculadora, um simulador de gastos mensais com pets.

Abril de 2020

Mês de final do BBB, que por conta do isolamento parecia Copa do Mundo.

babu (bbb) dançando

Mas a alegria durou pouco…

WordPress

Foram lançadas algumas atualizações de segurança com a versão 5.4.1 do WordPress. E durante o mês também tivemos as versões 7.9 e 8.0 do Gutenberg, com novas melhorias e alguns padrões.

Além disso, os plugins RankMath e Elementor Page Builder (de novo!) tiveram alguns problemas sérios de segurança para resolver.

Veja mais no WordPress e no iThemes.

Mundo

Começou a polêmica da cloroquina como cura para o novo coronavírus sem nenhum embasamento científico, o que resultou na demissão do então ministro da saúde Henrique Mandetta.

Também foi em Abril que Sérgio Moro anunciou sua saída do ministério, prometendo provas de que o Presidente estaria envolvido em interferências com a Polícia Federal. Mas não deu em nada.

Esse também foi o mês do Auxílio Emergencial, que se dependesse apenas do Presidente e seu Ministro da Economia, seriam três esmolas de 200 reais para a população brasileira de baixa renda.

Porém, com mudanças propostas pelo deputado federal Eduardo Barbosa, do PSDB/MG, e pelo senador Randolfe Rodrigues, da Rede/AP (utilizando propostas do ex-senador Eduardo Suplicy como referência), o “coronavoucher” teve uma ampliação tanto no valor mensal quanto na lista de categorias a serem beneficiadas.

Conheço algumas pessoas que foram salvas graças a esses 600 reais mensais, benefício apelidado de “auxílio do Presidente”. Mas felizmente a população não ficou dependendo do verdadeiro “auxílio do Presidente”, não é mesmo?!

Além disso, neste mês o ditador norte-coreano Kim Jong-Un se apropriou do meme “morreu, mas passa bem”.

Veja mais no Politize!.

Institucional

O Google estava prestes a lançar a iniciativa Web Vitals, que tem como objetivo uma internet com melhor UX e, é claro, velocidade. Mais trabalho pela frente!

Inclusive, foi em Abril que AMP Stories passou a se chamar Web Stories.

Por fim, voltei a atualizar o blog com frequência. Mas o mês teve apenas um post: Serviço de consultoria para WordPress.

Maio de 2020

Um mês de revolta com cloroquina, meio ambiente e racismo.

2020 sendo 2020.

WordPress

A princípio foi um mês movimentado para o Gutenberg. Além do lançamento das versões 8.1 e 8.2, a Fase 2 do Gutenberg, que vai tornar os page builders obsoletos, começou a ser trabalhada já na versão 5.5 do WordPress, que estava em desenvolvimento.

Aliás, no dia 27 o CMS completou 17 anos de vida.

Foi detectado um problema grave de segurança em versões anteriores do plugin NinjaForms, mas o Elementor pode pedir música no Fantástico com mais um problema de Cross-site Scripting.

Por fim, o WooCommerce também teve uma brecha de segurança corrigida, e o tema Avada teve um problema sério para resolver.

Veja mais no WordPress e no iThemes.

Mundo

Uma das minhas vozes favoritas, Mark Lanegan lançou o álbum solo Straight Songs of Sorrow em 8 de maio. Com um clima bem pesado, o disco combinou bem com o ano de 2020.

Aliás, na mesma data Puscifer lançou o álbum Existential Reckoning, que proporciona uma “viagem bem relaxante”, eu diria.

Por aqui, mais uma baixa no Ministério da Saúde: Nelson Teich deixou o ministério por também não querer empurrar cloroquina goela abaixo da população.

Por falar em ministério, o mês ficou marcado pela frase do Ministro do Meio Ambiente, do partido que se diz novo (e que por incrível que pareça nunca tem nada a ver com seus candidatos quando convém).

Ele queria aproveitar para “ir passando a boiada, ir mudando todo regramento, do Iphan, da Agricultura, do Meio Ambiente”. O que mais tarde acabou virando a realidade do país, vide Amazônia e Pantanal.

E também foi em Maio que o mundo se chocou com mais um caso de violência policial e racismo: o assassinato de George Floyd. O movimento #blacklivesmatter ganhou ainda mais importância e incomodou muita gente com capacidade cognitiva abaixo da média.

Por fim, um alento: as redes sociais, como o Facebook, começaram a apagar ou adicionar avisos em mensagens falsas ou imprecisas de políticos e afins.

Veja mais no Politize!.

Institucional

Com o iminente impacto que o Web Vitals iria trazer para sites menos otimizados, em Maio a procura por melhorias para o Google PageSpeed Insights e correções de bugs do Google Search Console começou a aumentar.

Foi quando comecei a usar meu próprio site como cobaia para implementar as melhorias sugeridas pelo Google. Assim desenvolvi alguns métodos de otimização para aplicar em todos os projetos.

printscreen de resultados no think with google - test my site

Posts do mês:

Junho de 2020

Um mês conturbado com problemas de segurança no ecossistema do WordPress.

Ah, e encontraram o Queiroz!

WordPress

Além do WordPress 5.4.2, atualização crítica com melhorias de segurança, tivemos o lançamento das versões 8.3 e 8.4 do Gutenberg. O editor ficou mais organizado e ganhou uma opção (em fase de testes) para buscar e instalar novos blocos diretamente na edição do post.

Foi em Junho que o PHP, linguagem de programação utilizada no WordPress, completou 25 anos de vida.

Por fim, os plugins bbPress, AdRotate, WooCommerce e – adivinha – Elementor receberam uma atualização de segurança no decorrer do mês. Além disso, o tema Newspaper também enfrentou alguns problemas de insegurança.

Veja mais no WordPress e no iThemes.

Mundo

Ainda em meio a protestos pela morte de George Floyd, manifestantes nos EUA (e, mais tarde, também em outros países) começaram a destruir estátuas que remetiam aos tempos de escravidão.

O Facebook começou a sofrer um boicote de empresas como Starbucks, Unilever, Coca-Cola, Honda e Verizon, que retiraram seus anúncios da rede social por conta do “corpo mole” do Zucka contra discursos de ódio disseminados na plataforma.

Por aqui, tivemos o fiasco do acampamento do grupo 300 do Brasil, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Simpatizante pela intervenção militar, o grupo foi dispersado pela Polícia Militar com direito a gás de pimenta.

Além disso, houve uma troca no Ministério da Educação devido ao inquérito das fake news. E também foi quando o Queiroz (aquele!) finalmente apareceu.

Enquanto isso, no Brasil já havia praticamente 60 mil vítimas do COVID-19.

Veja mais no Politize!.

Institucional

Foi um mês corrido com entregas de temas multiuso para WordPress. A saber, chamo de “temas multiuso” os templates que desenvolvo com opção de customizações, como troca de cores e logotipo. Assim, o tema pode ser utilizado em mais de um projeto, como esse exemplo aqui.

Além disso, também houve demandas de refactoring para otimização de temas premium como o Newspaper.

Aliás, que tema pesado! Se você o utiliza e quer ter um site rápido e rentável, sugiro trocá-lo imediatamente.

Posts do mês:

Julho de 2020

Mais um mês corrido para o WordPress, incluindo testes para a próxima grande atualização.

Além disso, o ditado “Ema, ema, ema…” esteve em alta.

WordPress

Julho foi um mês de testes para a versão 5.5 do WordPress, que tem previsão de lançamento em Agosto. Já as versões 8.5 e 8.6 do Gutenberg foram lançadas trazendo melhorias no bloco de cobertura e nos padrões de blocos.

Neste mês foram lançadas atualizações de segurança para os seguintes plugins mais conhecidos: WPForms e All in One SEO Pack.

Veja mais no iThemes.

Mundo

Em Julho ocorreu a Greve dos Entregadores, que exigiam “maior transparência sobre as formas de pagamento adotadas pelas plataformas, aumento dos valores mínimos para as entregas, mais segurança e fim dos sistemas de pontuação, bloqueios e “exclusões indevidas”.

Por aqui também tivemos um fato curioso: o Presidente, que testou positivo para COVID-19, foi bicado duas vezes por uma ema no Palácio da Alvorada. O animal passa bem – no fim do mês foi divulgado um novo exame, que testou negativo.

Neste mês também ficou decidido, basicamente, que Putin poderá ser presidente da Rússia até 2036.

Veja mais no Politize!.

Institucional

As otimizações para o Google não pararam! Aliás, creio que até o final de 2021 vai ser a principal exigência pra muita gente.

Pra citar um case, foi nesse mês que realizei algumas otimizações no Hypescience. Coisa básica, ó:

printscreen do google lighthouse com resultados de desempenho

Posts do mês:

Agosto de 2020

Mês de novidades no WordPress, com boas e más notícias.

E 100 mil mortes confirmadas pelo coronavírus no Brasil.

WordPress

Enfim o WordPress 5.5 (“Eckstine”) foi lançado! Mas trouxe dores de cabeça para alguns clientes por conta da remoção do jQuery migrate, o que causou problemas de compatibilidade com plugins e temas mal feitos.

Além disso, as melhores novidades estão lazy loading nativo, sitemaps XML também nativos, a opção de atualização automática para temas e plugins e atualização de temas e plugins via upload de ZIP.

Já as versões 8.7 e 8.8 do Gutenberg trouxeram pequenas melhorias de usabilidade e acessibilidade, basicamente. Por fim, os plugins conhecidos com correções de brechas de segurança foram Divi Extra, Divi Builder e Autoptimize.

Veja mais no iThemes.

Mundo

O mês começou com uma explosão no porto de Beirute, no Líbano, o que matou cerca de 180 pessoas.

Nos EUA, mais violência policial e racismo: Jacob Blake levou sete tiros enquanto tentava separar uma briga doméstica. O mês, então, ficou marcado por novos protestos.

Também foi em Agosto que o ator Chadwick Boseman, o eterno Pantera Negra, faleceu.

Mas também tivemos um pequeno momento de paz com o desafio Nandi Bushell vs Dave Ghrol.

No Brasil, o novo coronavírus chegou à marca de 100 mil vítimas.

Veja mais no Politize!.

Institucional

Por aqui o mês ficou marcado por duas coisas.

Em primeiro lugar, uma entrega relâmpago: o blog da Grão precisava ser migrado da plataforma Hubspot para o WordPress em menos de três semanas.

Deu tudo certo! Não era uma migração simples: foi preciso refazer todo o código e seguir alguns passos para transferir os posts.

Em segundo lugar, a atualização do WordPress. A versão 5.5 do CMS aprontou altas confusões, então alguns incêndios foram apagados.

Posts do mês:

Setembro de 2020

A Lei Geral de Proteção de dados causou uma certa correria de última hora na internet.

E a nota de 200 reais sem o vira-lata caramelo foi lançada.

WordPress

A versão 5.5.1 do WordPress trouxe uma série de correções de bugs. Além disso, o Gutenberg recebeu três atualizações: 8.9, 9.0 e 9.1.

A maior novidade do plugin foi a adição de widgets baseadas em blocos, que irá mudar completamente o painel de Widgets do WP.

Veja mais no iThemes.

Mundo

Foram divulgadas imagens de mais um caso de violência policial e racismo: a morte de Daniel Prude, que ocorreu em Março no estado de Nova York. Mais pessoas foram às ruas para protestar por justiça.

Ainda nos EUA, os estados Califórnia, Oregon e Washington enfrentaram um incêndio gigantesco ao longo de todo o mês. Enquanto isso, no Brasil a Amazônia e o Pantanal não paravam de queimar.

Aliás, por aqui a nota de 200 reais foi lançada – e infelizmente não foi estampada por um vira-lata caramelo.

No dia 11 de setembro houve o lançamento do álbum We Are Chaos, de Marilyn Manson. Apesar do nome (e do autor), achei o disco bem… moderado.

E no fim de mês, o novo coronavírus atingiu a marca de um milhão de vítimas no mundo.

Veja mais no Politize!.

Institucional

Foi o mês da LGPD. Muita gente deixou as alterações para a última hora – aliás, até hoje várias pessoas não sabem o que deve ser feito. Inclusive grandes empresas.

Também descobri um bug do plugin Web Stories para WordPress que, no final das contas, era culpa da CloudFlare. Aliás, o plugin foi lançado oficialmente neste mês, quando eu também comecei a contar algumas histórias por aqui.

Posts do mês:

Web Stories do mês:

Outubro de 2020

Segunda onda de COVID no mundo e o total de 150 mil mortes no Brasil.

E mais dor de cabeça para os usuários de WordPress.

WordPress

As versões 5.5.2 e 5.5.3 do WordPress trouxeram uma série de correções de bugs e de problemas de segurança. Já a versão 9.2 do Gutenberg trouxe uma opção bem bacana, que é a de adicionar legendas em vídeos.

Outra novidade do ecossistema foi o fim da “parceria” entre o Facebook/Instagram e o WordPress. A opção de incorporar posts das redes sociais deixou de ser suportada – o que foi rapidamente contornado pelo plugin Jetpack.

Após detecção de brechas de segurança, os plugins Ninja Forms Contact Form e WPBakery Page Builder receberam atualizações também.

Por fim, os temas NewsMag e Newspaper X também passaram por problemas de segurança.

Veja mais no WordPress e no iThemes.

Mundo

A segunda onda do COVID-19 veio com tudo na Europa, batendo recordes de casos diários. O lockdown voltou a ser decretado em alguns países.

Já no Brasil, as mortes registradas passaram de 150 mil.

Por outro lado, muito por conta de suas políticas para frear o avanço do novo coronavírus, a primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, foi reeleita. #pleasecometobrazil

No dia 27 a banda Smashing Pumpkins lançou o álbum Cyr, que tem os dois pés nos anos 80. Mas só acho que o disco poderia ter sido mais curto.

Além disso, Sean Connery, o eterno 007, faleceu no dia 31.

Veja mais no DW.

Institucional

Em outubro foi para o ar mais um trabalho que merece destaque por aqui: o FDR.

E depois de uma curta experiência, foi o segundo e último mês de Web Stories por aqui. Quem sabe em 2021 eu volte com elas.

Posts do mês:

Web Stories do mês:

Novembro de 2020

Recordes negativos na Amazônia, eleições e adeus a Louro José e Maradona.

E ainda falta um mês.

WordPress

Mês de últimos testes da nova grande atualização do WordPress, prevista para Dezembro. E as versões 9.3 e 9.4 do Gutenberg trouxeram várias melhorias para o Full Site Editing (edição completa do site).

Os plugins mais conhecidos com vulnerabilidades corrigidas no mês foram WooCommerce, WooCommerce Blocks, Abandoned Cart Lite for WooCommerce e WP Activity Log.

Veja mais no WordPress e no iThemes.

Mundo

Depois que o ministro do Meio Ambiente, aquele do partido que diz construir um novo Brasil, deixou a tal boiada passar, veio o recorde: o desmatamento na Amazônia entre agosto de 2019 e julho de 2020 atingiu o maior patamar em mais de uma década.

Novembro ficou marcado pela morte de dois craques: Tom Veiga, o Louro José, e Diego Maradona. Mas a morte que mais chocou foi a de João Alberto, assassinado por seguranças em um Carrefour de Porto Alegre. Mais um.

A corrida pelas vacinas começou a chegar ao fim, com testes em fase final e governos negociando a compra de milhões de doses.

Por fim, no mês de Novembro vieram as eleições. Nos EUA, Joe Biden venceu o pleito, o que gerou muito mimimi de Trump e sua turma. Inclusive, até no Brasil tinha gente alegando fraude nos votos impressos – até mesmo o nosso Presidente.

Curiosamente, ao mesmo tempo essa mesma turma voltou a almejar a volta do voto impresso por aqui como medida para… evitar fraudes. Então tá, né?!

Já no Brasil tivemos as eleições municipais (menos em Macapá, que sofreu um apagão que durou semanas). Para variar, mais do mesmo e pouca ou nenhuma esperança de melhora. Aqui em São Paulo teve gente votando até mesmo em YouTuber!

Veja mais no DW.

Institucional

Mais uma entrega relâmpago: dessa vez o Mundo de Cursos recebeu um tema multiuso projeto em tempo recorde. Utilizei cerca de 38% do prazo total estimado.

printscreen de relatório do google lighthouse com antes e depois da instalação do tema
E até que melhorou um pouquinho os resultados em comparação com o tema anterior, né?!

Também foi o mês em que muita gente pediu auxilio com a instalação de Web Stories no WordPress.

Posts do mês:

Dezembro de 2020

E não é que o ano chegou ao fim?

Entretando, no momento em que publiquei esse post, ainda faltavam pouco menos de três dias. Então, não vamos comemorar ainda.

WordPress

WordPress 5.6 “Simone” foi lançado. Além do novo tema, Twenty Twenty-One, a atualização trouxe as melhorias do plugin Gutenberg, suporte inicial para o PHP 8.0, implementações de segurança e mais.

Já as versões 9.5 e 9.6 do Gutenberg trouxeram a opção de imagem de fundo com altura total no bloco de cobertura e tamanho de texto no bloco de código.

E os últimos plugins relevantes do ano que receberam atualizações de segurança foram: BuddyPress e Easy WP SMTP.

Veja mais na PortoFácil e no iThemes.

Mundo

A vacinação foi iniciada em boa parte do mundo, a começar pela Rússia. No entanto, como já era de se esperar de um governo negacionista, foi tudo (e está sendo) muito bagunçado em relação ao planejamento.

Com quase 200 mil mortes confirmadas no Brasil (e segundo o ex-ministro Teich, há subnotificação – pelo menos 40 mil mortes não foram contabilizadas), vacina só ano que vem, então.

Mas mesmo com a vacina em mãos a Europa entrou em alerta mais uma vez. Isso porque uma nova variante do coronavírus, com estimativa de ser 70% mais infecciosa, surgiu no Reino Unido. E já se espalhou para outros países.

Ah, e não se esqueça de um dos Coronafests mais importantes do ano: Neymar convidou cerca de quinhentos parças para uma festa entre o Natal e o ano novo, o Neymarpalooza no Rio de Janeiro. Com direito a jatinho para as musas do Brasileirão.

Até parece que eu ia deixar essa retrospectiva sem uma fofoca!

Veja mais no DW.

Institucional

Pra fechar o ano com chave de ouro, em dezembro destaco um projeto entregue, já no ar: o RD1. Além disso, outro está em fase final de testes (se for para o ar antes do dia 31, linko por aqui).

Mês de festas e recesso com entrega de dois projetos grandes, fora o andamento de outros. Imagine a correria!

Posts do mês:

Agradecimentos

Não poderia deixar de citar algumas pessoas nessa retrospectiva 2020.

  • Julianna e Caju, pelo apoio e companhia de sempre;
  • Janio, pelo auxílio, parceria, mentoria e por aí vai;
  • Katharynne, Leo, Rafa, Jago e Chagas pela revisão e produção de conteúdos;
  • E, é claro:

O que esperar de 2021?

Em resumo:

Meme: Vamos ver o que vem por aí

Mas algumas coisas estão confirmadas, de certa forma:

  • Eleições: em fevereiro ocorrem as eleições na câmara e no senado para garantir mais anos de centrão e a tal velha política que teria acabado nas eleições de 2018.
  • Mobile-first indexing: em março de 2021 o Google vai virar a chave e sites que não seguem princípios do mobile first devem despencar nas buscas.
  • Olimpíadas de verão: adiadas para 2021, a nova data definida é 23 de julho de 2021 até domingo, 8 de agosto.
  • Vacinação: o atual ex-interino Ministro da Saúde disse que a vacinação no Brasil terá início em fevereiro. Vamos torcer para que seja em fevereiro de 2021 mesmo.
  • WordPress: versões 5.7 a 6.0. E como você pode ver por aqui, diversas atualizações de manutenção e segurança, inclusive em plugins e temas. Mantenha tudo atualizado sempre!

Não se esqueça também de ver o calendário de 2021.

Créditos das imagens: Freepik, arquivo pessoal e Gunshow

A cópia dos conteúdos e trabalhos deste site não é permitida. Saiba mais clicando aqui!

Quem é Fabio Lobo?

Web designer, desenvolvedor front-end e programador WordPress.

Quem é Fabio Lobo?

Estou há mais de uma década na área. O foco do meu trabalho é em usabilidade, facilidade pro usuário, acessibilidade, SEO e performance.

Também tenho alguns projetos open source, além de prestar consultoria em hospedagem WordPress e criação de conteúdo.

Como posso te ajudar hoje?

Trabalho com consultoria, suporte, manutenção, criação e desenvolvimento.

Fale comigo

Leia também...

...alguns textos que têm a ver com o assunto:

WordPress: Tema pronto ou exclusivo? Veja prós e contras

Não sabe a diferença entre um tema pronto (ou premium) para WordPress e um exclusivo (ou próprio), feito na medida para seu projeto? Confira!

O que é template, tema ou modelo?

Saiba o que é template (ou modelo) e quais são os prós e contras. Contém lista para baixar templates para e-mail, vídeos, WordPress etc.

Manual do WordPress – Conteúdo

Adquiriu um site ou blog em WordPress recentemente? Saiba como atualizar seu conteúdo com este manual do WordPress – é muito fácil!

Deixe seu comentário

Se você deseja um orçamento, entre em contato clicando aqui.

Quero um orçamento