Retrospectiva 2021: WordPress, crise, vacinação e mais

Se você não quer esquecer esse ano, então confira a minha retrospectiva de 2021. Cuidado: contém altos níveis de desesperança e revolta.

Por Fabio Lobo, publicado em 28/12/2021.

Sejamos sinceros: fazer uma retrospectiva de 2021 parece tortura.

Em meio a uma pandemia que não acaba mais (basicamente graças ao negacionismo e à má distribuição de vacinas) e crises políticas no mundo inteiro, 2021 é mais um ano para esquecer.

Mas tivemos algumas coisas boas que trouxeram um pouco de sossego, ou até mesmo esperança. Além disso, é importante relembrar os erros para não repeti-los.

Assim como foi no ano passado, a retrospectiva será baseada principalmente em três pontos:

  • WordPress: resumo com o que rolou no ecossistema do WordPress;
  • Mundo: resumo do ano com novidades e problemas de segurança de plugins e temas mais conhecidos, com links (para sites que trazem ainda mais links);
  • Institucional: um resumo sobre meus trabalhos durante 2021.

Se quiser uma retrospectiva mais completa e imparcial, recomendo esse link aqui.

Mas se quiser saber o que achei desse ano, continue lendo!

quadrinho do meme Capitão, ainda é quarta; à frente, o texto Retrospectiva 2021

Janeiro de 2021

WordPress

Sem grandes novidades no WordPress durante o mês – exceto pelas versões 9.7 e 9.8 do Gutenberg que trouxeram algumas pequenas melhorias de usabilidade, como possibilidade de arrastar blocos direto para a área desejada.

Não tivemos muitos problemas de segurança com plugins conhecidos também – só o WP Paginate teve um problema de Cross-Site Scripting. Mas a principal questão aqui é: quem ainda utiliza plugins de paginação?!

Tenha em mente!

Você sabia que escolher a hospedagem errada pode reduzir sua nota no Google, causar lentidão e até mesmo deixar seu site vulnerável para invasões e vírus?

Clique aqui e saiba mais!

Veja mais no WordPress e no iThemes.

Mundo

Em Janeiro a marca de 100 milhões de casos de COVID-19 foi superada no mundo – e mais de 200 mil mortes só aqui no Brasil. Foi nesse mês, aliás, o estopim da crise de oxigênio em Manaus.

E para a surpresa de um total de zero pessoas, a gestão do Brasil na pandemia foi classificada como a pior do mundo pelo Lowy Institute, de Sydney. Mas as coisas tendem a mudar com a aprovação de vacinas por parte da Anvisa, certo?!

Não por acaso, uma série de panelaços diários contra o governo atual pode ser vista (e ouvida) no país inteiro.

Também foi em Janeiro que o apresentador Larry King morreu. Ainda nos EUA, o novo presidente Biden tomou posse e alguns terroris… digo, apoiadores do Trump invadiram o Capitólio.

Veja mais no DW.

Institucional

O ano começou com a entrega do novo Via Carreira – essa foi a segunda versão que desenvolvi para o blog, mas a evolução entre uma versão e outra foi gigante.

Isso porque hoje o site funciona como um portal, com várias seções e até ferramentas interativas.

Logo em seguida, foi vez do novo visual da PortoFácil – nesse caso, é a terceira atualização da qual faço parte. Além de criar uma nova identidade visual, desenvolvi o site em AMP HTML.

Posts do mês:

Fevereiro de 2021

WordPress

Quem acha que construtores de sites como Wix são uma ameaça para o WordPress quebrou a cara com o anúncio de que 2 a cada 5 sites na internet utilizam WP – ou 40% da internet.

De resto, o WordPress teve duas atualizações de manutenção (5.6.1 e 5.6.2), e o Gutenberg passou pelas atualizações 9.9 e 10 também sem grandes novidades.

Por fim, os plugins NextGen Gallery e o Ninja Forms tiveram problemas críticos de segurança. Mas quem mantém tudo atualizado frequentemente não precisou se preocupar, é claro.

Veja mais no WordPress e no iThemes.

Mundo

O satélite brasileiro Amazônia 1, que será utilizado para monitorar o desmatamento da floresta amazônica, foi lançado pela Índia. Mas não se sabe até que ponto isso vai ter utilidade, já que nossos políticos não estão nem aí.

O presidente da Petobras foi demitido pelo Presidente da República por conta das políticas de preços adotadas pela empresa. Então, a tendência é que a gasolina fique bem mais barata esse ano, certo?!

No Senado, Rodrigo Pacheco (DEM) foi eleito presidente – assim, continuamos esperando a tal promessa de que a velha política iria acabar.

Ah, e a vacinação começou oficialmente em boa parte do Brasil.

E foi também em Fevereiro que muita gente ficou sabendo da existência de um país chamado Mianmar graças a esse vídeo que viralizou no meio de um golpe militar:

Por fim, o Foo Fighters lançou o álbum diferentão Medicine at Midnight. Para mim, o melhor lançamento da banda – mas eu não sou lá muito fã deles.

Veja mais no DW.

Institucional

Entreguei um tema multiuso WordPress em AMP HTML para os blogs do Janio Sarmento. O briefing era tão simples quanto o visual do tema, já que o objetivo era desenvolver algo extremamente otimizado.

Também socorri o pessoal da Talenthos, que estavam enfrentando problemas de segurança com o tema utilizado e instabilidade com a hospedagem contratada (Locaweb).

Posts do mês:

Março de 2021

WordPress

Em março tivemos o lançamento da versão 5.7 do WordPress, chamada “Esperanza” – mas sem muitas novidades. No geral, a versão trouxe atualizações do editor baseadas no Gutenberg e o esperado lazy-load para iframes, além de ajustes menores.

As versões 10.1 e 10.2 do Gutenberg também trouxeram poucas novidades – basicamente melhorias em blocos existentes.

Os plugins The Plus Addons for Elementor Page Builder, WP File Manager, todos da Thrive, além dos sempre problemáticos Elementor e WP Page Builder, e até mesmo o WP Super Cache e o BuddyPress tiveram problemas críticos de segurança.

Mas todos foram contornados com atualizações, é claro.

Veja mais no WordPress e no iThemes.

Mundo

O Brasil bateu alguns recordes de mortes e ultrapassou a casa das 300 mil vítimas da COVID-19. Enquanto isso, Marcelo Queiroga se tornou o novo Ministro da “Saúde”.

Segundo o IBGE, nosso PIB em 2020 recuou 4,1% principalmente por conta da pandemia.

Março também ficou marcado pelo caso do navio Ever Given, que encalhou no Canal de Suez (Egito) e causou um certo prejuízo.

Um dos destaques do ano, Måneskin lançou o álbum Teatro d’ira – Vol. I. Ouvi o disco por curiosidade, mas não é para mim.

Por fim, a segunda turma do STF declarou Moro como parcial na condenação de Lula – ou seja, todas as provas sobre o caso do triplex devem ser anuladas.

Veja mais no DW.

Institucional

Em Março foi a vez do Casa e Festa receber uma nova versão – a segunda que faço.

Também fiz algumas atualizações importantes no chamado Kju Theme, o tema que utilizo em meus blogs de conteúdo e que também é meu principal laboratório para testar coisas novas (principalmente otimizações).

Posts do mês:

Abril de 2021

WordPress

A grande novidade do mês foi a versão 5.7.1 do WordPress, com diversas correções de bugs e problemas de segurança.

Já o Gutenberg teve as versões 10.3, 10.4 e 10.5, todas com melhorias de usabilidade e possibilidades novas como incorporar PDFs nos posts.

Quanto aos problemas de segurança, a ironia ficou com o plugin iThemes Security, com uma brecha que possibilitava descobrir a url personalizada de login. De resto, os plugins BuddyPress e The Plus Addons for Elementor tiveram problemas de segurança de novo.

Além deles, WP Fastest Cache e WooCommerce também precisaram de atualizações urgentes por conta de brechas.

E para quem nunca atualiza o WordPress: as versões 4.7 a 5.6 tiveram problemas sérios (que foram corrigidos na versão posterior, conforme citei no início do tópico).

Veja mais no WordPress e no iThemes.

Mundo

Por aqui, tivemos um impeachment – mas infelizmente foi apenas do governador de RJ.

Também tivemos o início da CPI da pandemia – e já são mais de 400 mil mortes no Brasil. No mundo, a Índia passou a ser o epicentro da doença.

E com 99 anos de idade, o príncipe Philip faleceu em Abril.

Veja mais no DW.

Institucional

A principal missão de Abril foi a refatoração do Vasco Notícias, que precisava urgentemente de um código novo, bem feito e otimizado. Afinal, estava assim segundo relatório do Google Lighthouse:

printscreen de relatório do google lighthouse
Relatório de antes do trabalho

E depois da refatoração ficou assim:

printscreen de relatório do google lighthouse
Relatório de depois do trabalho

E ainda não ficou totalmente ideal já que problemas de LCP não puderam ser contornados por conta de scripts externos de anunciantes. Mas faz parte.

Posts do mês:

Maio de 2021

WordPress

O mês foi marcado pela parceria entre Creative Commons Search e WordPress: nascia o Openverse, um buscador de imagens com mais de 500 milhões opções de domínio público (ou seja, grátis).

De resto, a versão 5.7.2 do CMS trouxe novas correções de segurança, e as versões 10.6 e 10.7 do Gutenberg trouxeram melhorias de usabilidade e algumas novidades como a possibilidade de adicionar filtros de cores em imagens.

Os plugins mais conhecidos que enfrentaram problemas de segurança e tiveram atualizações com as devidas correções foram WP Customer Reviews, Autoptimize, All in One SEO Pack e WP Super Cache.

Por fim, no dia 27 de maio o WordPress completou 18 anos de idade.

Veja mais no WordPress e no iThemes.

Mundo

Logo no começo do mês, uma operação no Jacarezinho (zona norte do Rio de Janeiro) deixou 28 mortos, um rastro de sangue e muitas dúvidas no ar. No mesmo mês, as buscas por Lázaro Barbosa “pararam” Goiás.

Já na Faixa de Gaza, novos conflitos. Foi possível ver o famoso Domo de Ferro – sistema israelense de interceptação de mísseis – entrar em ação contra foguetes lançados pelo Hamas.

E em Maio também tivemos o lançamento do álbum SOUR, de Olivia Rodrigo. Mais um disco que ouvi por curiosidade e, cá entre nós, não entendi todo o hype. Talvez eu esteja ficando muito velho.

Além disso, Juliette Freire foi a grande campeã do BBB – mas todo mundo sabe que o verdadeiro vencedor foi o Gil do Vigor.

Veja mais no DW.

Institucional

Maio foi um mês corrido com alguns serviços de manutenção e o início da criação do layout de dois projetos previstos para o mês seguinte.

Também foi o mês que decidi escrever mais sobre marketing digital aqui no blog. Já havia feito alguns testes nos meses anteriores, mas foi aqui que resolvi “expandir” e elaborar mais pautas sobre o tema.

Posts do mês:

Junho de 2021

WordPress

Nenhuma novidade para o CMS esse mês – exceto pelos testes e betas da versão 5.8. Quanto ao Gutenberg, as versões 10.8 e 10.9 trouxeram mais melhorias de usabilidade e funcionalidade, mas poucas novidades.

E quem disse que temas não têm problemas de segurança? Esse mês o JNews e o Janna precisaram de uma atualização urgente.

Do lado dos plugins, estes tiveram problemas: The Plus Addons for Elementor, Jetpack, Smart Slider 3, WP JobSearch, W3 Total Cache.

Veja mais no WordPress e no iThemes.

Mundo

No Brasil (e em alguns lugares do mundo) milhares de pessoas foram às ruas protestar contra a (falta de) gestão da pandemia e fazer pedidos de impeachment contra o presidente.

E finalizado o estrago, com números expressivos como 14% de aumento no desmatamento em 2020 (só na Amazônia, em Maio de 2021 foi registrado um aumento de 41% em comparação ao ano passado), Ricardo Salles pediu demissão do Ministério do Meio Ambiente.

Ainda no Brasil, o corona vírus chegou ao marco de 500 mil mortes em Junho. Mas outra estatística pesada ficou com a Índia, que registrou mais de 6 mil mortes em apenas 24 horas.

Ainda sobre o assunto, o passaporte digital de vacinação começou a ser utilizado por países europeus como uma forma de fiscalizar e controlar a pandemia.

Por fim, nos EUA, o primeiro medicamento eficaz contra a doença de Alzheimer, Aduhelm, foi aprovado.

Veja mais no DW.

Institucional

Em junho fiz a entrega de dois projetos importantes: primeiramente o Garagem 360, um portal de conteúdo automotivo que faz parte do Terra.

Em segundo lugar veio o Chagas Web, o site institucional de uma dupla de irmãos que trabalha com criação de conteúdo.

Posts do mês:

Julho de 2021

WordPress

O lançamento da versão 5.8 do WordPress, “Tatum”, trouxe grandes mudanças para o CMS. A começar pelas widgets baseadas em blocos do Gutenberg, passando pela implementação de novos blocos e mais opções para desenvolvedores.

Era o início oficial da prometida edição de templates que finalmente tende a reduzir o uso de page builders como Elementor.

Por falar nisso, as versões 11 e 11.1 do Gutenberg foram lançadas no mês de Julho e trouxeram basicamente correções de bugs e pequenas melhorias.

W3 Total Cache, YITH Request a Quote for WooCommerce, WooCommerce foram os plugins premiados com problemas de segurança. Além deles, os temas Newspaper e Newsmag também tiveram atualizações com correções de brechas.

Veja mais no WordPress e no iThemes.

Mundo

Em Israel, a terceira dose da vacina começou a ser aplicada em pessoas com mais de 60 anos. Enquanto isso, no Brasil, muita gente não tinha conseguido nem a primeira ainda.

Ainda em Julho, na Europa, países como Bélgica e Alemanha foram castigados por chuvas e enchentes.

Já nas Olimpíadas de Tóquio, nomes como Rebeca Andrade, Rayssa Leal e Ítalo Ferreira trouxeram alegria em um raro momento em que todo o país esteve unido.

Por fim, Richard Branson e Jeff Bezos fizeram um bate-volta até o espaço.

Veja mais no DW.

Institucional

Foi em julho que entreguei um tema multiuso WordPress para ser utilizado em projetos como o Pense Crédito. Sua estrutura tem áreas específicas para o nicho de cartões de crédito e finanças em geral.

Posts do mês:

Agosto de 2021

WordPress

As únicas novidades do CMS foram o começo dos trabalhos para a versão 5.8.1, prevista para Setembro, e para a versão 5.9, com previsão de ser lançada Dezembro.

Já o Gutenberg teve algumas novidades de personalização dos blocos nas versões 11.2 e 11.3.

Por fim, o WooCommerce teve problemas graves de segurança relacionados a SQL Injection nas versões 3.3 a 5.5 – o que foi corrigido na versão 5.5.1. E o BuddyPress também precisou de mais uma atualização urgente.

Veja mais no WordPress e no iThemes.

Mundo

Os EUA retiraram o último avião militar de Cabul, Afeganistão – o que, em pouco tempo, marcou o início da volta do Talibã ao poder.

Por aqui, Roberto Jefferson, conhecido por fazer parte da turma à favor da permanência de Collor como presidente, e depois por apoiar a candidatura de Lula, e mais tarde por fazer parte do Mensalão, e mais recentemente por ser aliado do atual Presidente da República, finalmente foi preso.

Tivemos um desfile de blindados e veículos militares em frente ao Palácio do Planalto, e os boatos eram de que isso seria para pressionar a votação pelo arcaico voto impresso.

Certamente foi uma ameaça ao meio ambiente e só, já que o que mais se viu foi fumaça de combustível, além de poluição sonora.

Nas Olimpíadas, recorde de Medalhas para o Brasil. Por fim, Tarcísio Meira foi mais um dos gigantes que faleceram em 2021.

Veja mais no DW.

Institucional

Em Agosto criei e desenvolvi a identidade visual e o tema do novo blog Vídeos Políticos, que demorou um pouquinho para ser lançado oficialmente depois da conclusão do meu trabalho.

Também comecei a testar novas implementações no Kju Theme, que passou a ter uma barra de navegação fixa na base da tela em tablets e smartphones (ou seja, como se fosse um app).

Posts do mês:

Setembro de 2021

WordPress

Conforme mês anterior, a versão 5.8.1 foi lançada e os trabalhos na versão 5.9 foram continuados.

O Gutenberg recebeu as versões 11.4 e 11.5, que dentre as principais novidades estão as melhorias em imagens e no bloco de botões.

Foram detectados problemas de segurança com vários plugins ao longo do mês, mas entre os mais conhecidos apenas o WooCommerce e o NinjaForms tiveram brechas de segurança (já corrigidas).

Além disso, o tema Avada precisou de uma atualização urgente.

Veja mais no WordPress e no iThemes.

Mundo

As sujeiras da Prevent Senior, como o tratamento precoce, começaram a ser expostas na CPI da Covid. E um estudo internacional revelou que os incêndios afetou 85% das espécies em extinção na Bacia Amazônica.

Enquanto isso, nas ruas, muita gente fez protestos à favor do governo. Mas à favor de que, exatamente?!

E Sérgio Mamberti, o eterno Dr. Victor do Castelo Rá-tim-bum, nos deixou após uma infecção pulmonar.

Foi neste mês que Iron Maiden lançou seu novo disco, Senjutsu. Nunca fui fã da banda, mas ouvi mesmo assim e… passo!

Veja mais no DW.

Institucional

Certamente Setembro foi o mês mais produtivo do ano: o blog teve mais atualizações e vários projetos foram desenvolvidos simultaneamente.

A entrega do mês foi o tema para o NZE, blog que ainda está dando seus primeiros passos.

Posts do mês:

Outubro de 2021

WordPress

Em meio aos trabalhos para a versão 5.9, como já é de costume, foi anunciado o novo tema padrão do ano que será lançado junto com a nova versão: Twenty Twenty-Two.

Com design mais arrojado que o normal, esse certamente é o tema mais completo feito pelo WordPress.

O Gutenberg também teve novidades com as versões 11.6, 11.7, e 11.8, com destaque para possibilidade de edição do logotipo e melhorias na interface. Todas as atualizações citadas até aqui serão adicionadas no WordPress 5.9.

O NinjaForms teve mais um problema de segurança resolvido, mas não parou por aí: Themify Builder, AddToAny Share Buttons, WP All Export, Inline Related Posts, WP Fastest Cache, LearnPress, Elementor e alguns plugins da YITH também precisaram correr com atualizações de segurança.

Veja mais no WordPress e no iThemes.

Mundo

A empresa Facebook passou a se chamar Meta, e apresentou novidades como o tal do Metaverso. Mas e a nossa privacidade, hein?!

Também foi em Outubro que a rede social Facebook, além de WhatsApp e Instagram, ficaram fora do ar por alguns instantes – muita gente foi prejudicada, mas nada foi explicado.

Na Europa, o negacionismo vence mais uma vez e uma nova onda de COVID-19 atinge os países do leste. Por aqui, o número de óbitos ultrapassou a casa dos 600 mil.

E depois de muita baixaria, novela e revelações que dariam até pena de morte em alguns países, a CPI da Covid chegou ao fim. Mas a pergunta que não quer calar é: alguém aí pediu pizza?

Alguns protestos contra o atual governo foram vistos em boa parte do país, mas infelizmente ainda é muito pouco.

Veja mais no DW.

Institucional

Frutos dos trabalhos do mês anterior, os temas publicados em Outubro foram os dos sites NerdSite e Projeto Político.

Enquanto o primeiro tem uma estrutura bastante dinâmica por ser um site de entretenimento, o segundo tem um layout mais “sóbrio” por tratar de assuntos mais sérios.

Além disso, foi em Outubro que mais um projeto da alKteia nasceu: o blog Progressismo.

Posts do mês:

Novembro de 2021

WordPress

Saiba mais sobre o WordPress 5.9

O WordPress 5.9 ganhou uma nova data de lançamento: agora a previsão é o dia 25 de Janeiro de 2022. Além disso, a plataforma teve uma atualização de segurança com a versão 5.8.2.

As versões 11.9 e 12.0 do Gutenberg trouxeram blocos de comentários, mais opções de padrões, melhorias para a imagem destacada e outras implementações para aprimorar o agora Site Editor.

E se você tem um desses plugins instalado, certifique-se de que eles estão atualizados – isso porque alguns problemas de segurança foram detectados: Duplicate Post, NinjaForms (de novo!), OptinMonster, WP All Import, WPS Hide Login, LearnPress, ProfilePress (antigo WP User Avatar).

Veja mais no WordPress e no iThemes.

Mundo

A nova variante do corona vírus, Ômicron, detectada inicialmente na África do Sul chegou ao Brasil e em alguns países na Europa.

Na França, uma boa notícia para quem realmente gosta dos animais: um projeto de lei que proíbe a venda de cães e gatos em lojas foi aprovado.

E na COP26, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021, alguns líderes mundiais prometeram acabar com o desmatamento até 2030. Até porque não há pressa, não é mesmo?!

Veja mais no DW.

Institucional

Neste mês o destaque fica para o tema WordPress para o novo site da WOWF, que agora tem uma estrutura bem mais prática e intuitiva.

E para melhorar, os planos também foram atualizados com pequenos upgrades (sem interferir nos preços).

Posts do mês:

Dezembro de 2021

WordPress

O Gutenberg teve as versões 12.1 e 12.2 lançadas com mais melhorias de usabilidade e em sua interface.

Já os plugins Advanced Custom Fields, Elementor, UpdraftPlus, All in One SEO, e The Plus Addons for Elementor Pro tiveram problemas graves que precisaram de correções urgentes.

Veja mais no WordPress e no iThemes.

Mundo

A Bahia foi praticamente engolida por enchentes durante o mês – até o momento, mais de 400 mil pessoas foram afetadas.

No Chile, Gabriel Boric foi eleito presidente contra um candidato da extrema-direita. Tempos melhores virão?

A Anvisa aprovou a vacina Pfizer para crianças de 5 a 11 anos, mas novamente o desgoverno e o negacionismo entraram em ação para dificultar que isso fosse para a frente.

No entanto, alguns estados se mobilizaram para garantir o direito à vida das crianças. Na Europa, mesmo, a vacinação já foi iniciada para essa faixa etária.

Veja mais no DW.

Institucional

O novo Folha do Vale foi lançado, com um visual mais moderno e acessível.

Por fim, ainda fui chamado para um bate-papo na Revista Locaweb para falar sobre aceleração do WordPress. Assim que a revista for publicada, postarei o link!

Posts do mês:

Agradecimentos

Não poderia deixar de citar algumas pessoas nessa retrospectiva 2021.

  • Julianna e Caju, pelo apoio e companhia de sempre;
  • Janio, pelo auxílio, parceria, mentoria e por aí vai;
  • Chagas, Gabriela, Leo, Letícia, João Felipe e Jago pela revisão e produção de conteúdos;
  • E João Doria por me vacinar:
montagem de Doria aplicando uma vacina em mim
Calma, gente – por incrível que possa parecer, isso é uma montagem.

O que esperar de 2022?

Talvez esse meme que circulou pelo WhatsApp:

ilustração da Estátua da Liberdade utilizando uma máscara como estilingue e Trump como munição; do outro, o Cristo Redentor faz o mesmo com Bolsonaro

De resto, o que há de confirmado é:

  • Olimpíadas de Inverno: Os Jogos Olímpicos serão disputados em Pequim, na China, do dia 4 de fevereiro ao dia 20 do mesmo mês. Será um bom entretenimento, é verdade, mas também será alvo de protestos.
  • Eleições: No momento ainda temos um sistema democrático, então teremos eleições para escolha de deputados, governadores e, se tudo correr bem, um novo presidente. A data de votação está marcada para o dia 2 de Outubro, com segundo turno previsto para o dia 30 do mesmo mês.
  • Copa do Mundo de futebol: Caso não tenhamos novos imprevistos com a pandemia, do dia 21 de Novembro ao dia 18 de Dezembro será disputada a Copa do Mundo no Catar. Certamente veremos muitos protestos durante o evento.
  • WordPress: Por enquanto há apenas a versão 5.9 confirmada para Janeiro. Mas conforme você pode ver por aqui, teremos diversas atualizações de manutenção e segurança, inclusive em plugins e temas. Mantenha tudo atualizado sempre!

Não se esqueça também de ver o calendário de 2022.

Créditos das imagens: Freepik, arquivo pessoal e grupo de família do zap®.

A cópia dos conteúdos e trabalhos deste site não é permitida. Saiba mais clicando aqui!

Fique por dentro!

Cadastre seu e-mail abaixo se você quiser receber posts, dicas e conteúdos por e-mail:

Quem é Fabio Lobo?

Web designer, desenvolvedor front-end e programador WordPress.

Quem é Fabio Lobo?

Estou há mais de uma década na área. O foco do meu trabalho é em usabilidade, facilidade pro usuário, acessibilidade, SEO e performance.

Também tenho alguns projetos open source, além de prestar consultoria em hospedagem WordPress e criação de conteúdo.

Como posso te ajudar hoje?

Trabalho com consultoria, suporte, manutenção, criação e desenvolvimento.

Fale comigo
Leia também...

...alguns textos que têm a ver com o assunto:

Menu do WordPress: como criar e adicionar em seu site
Menu do WordPress: como criar e adicionar em seu site

Saiba como criar um menu personalizado no WordPress e adicioná-lo em diferentes áreas do seu site (como topo, rodapé ou lateral).

Como ter um site grátis da melhor maneira possível
Como ter um site grátis da melhor maneira possível

Quer criar um site grátis? Conheça os prós e contras para não se iludir. Veja também dicas das melhores formas de ter um site sem gastar nada (ou gastando pouco).

Riscos de temas e plugins WordPress pirateados, ou “nulled”
Riscos de temas e plugins WordPress pirateados, ou “nulled”

Temas e plugins pagos baixados de graça: vale a pena? Veja riscos tanto de plugins quanto de temas WordPress nulled (pirateados, crackeados).

Deixe seu comentário

Se você deseja um orçamento, entre em contato clicando aqui.

Quero um orçamento