Review – Macbook Air: Vale a pena?

Vale a pena comprar um Macbook Air? É possível utilizar programas do pacote adobe, como Photoshop, nele? E o uso diário? Confira minha opinião!

  • Facebook
  • Twitter
  • Whatsapp

Quando decidi comprar um Macbook Air, fiquei com diversas dúvidas sobre produtividade – afinal, a configuração desse computador é bem básica e parecia impossível utilizá-lo para trabalho. Depois de ler algumas opiniões, acabei arriscando e não me arrependi.

[Obs: estou vendendo meu Macbook Air. Aproveite!]

Vamos manter contato?

Assine a newsletter do blog preenchendo o formulário!
Se precisar de algo, solicite um orçamento. É sem compromisso!
Se não quiser nada disso, sem problemas! Continue lendo o post abaixo :D

macbook air

Macbook Air: análise, configuração, dicas e recomendações

Meu Macbook Air: Configuração

O modelo é o Early 2014 de 11 polegadas, com processador 1.4 GHz Intel Core i5, 4GB de RAM, 128GB de SSD e placa de vídeo Intel HD Graphics 5000 (1536 MB) – Sistema operacional OSX Yosemite. O computador tem 2 entradas USB 3.0, 1 entrada Thunderbolt e 1 entrada para fones de ouvido.

Macbook Air no trabalho

Eu sou Web Designer e Desenvolvedor Front-End. Trabalho com o pacote Adobe, principalmente Photoshop, Illustrator e Flash (não julgue!) – já usei os três programas abertos ao mesmo tempo e não tive nenhum problema (o Illustrator exigiu bastante da ventoinha do Air – na verdade eu só lembro que ela existe quando utilizo o programa, porque de resto é tudo muito silencioso). Também utilizo o Sublime Text e outros programas mais leves que nem precisam ser citados na análise.

Eventualmente deixo várias abas abertas no Firefox enquanto utilizo alguns dos programas supracitados. O único “gargalo” que percebo é quando mantenho muitas abas do Gmail abertas, ele costuma travar o navegador algumas vezes – mas acredito que não tenha nada a ver com a máquina em si.

Minha principal preocupação quando comprei o Macbook Air era justamente a pouca memória RAM – quem trabalha diariamente com Photoshop costuma sofrer com isso. Porém, com 2 meses de trabalho eu aposentei um iMac de 12GB de RAM, porque o Air não só dá conta do recado como melhorou minha produtividade mesmo tendo uma configuração inferior.

Macbook Air no dia-a-dia

É um computador que mal pesa 1KG, é extremamente fino e é do tamanho de um caderno. Por diversas vezes, ao sair de casa, eu chequei novamente minha mochila pra ver se o Macbook Air realmente estava lá.

Aposentei de vez meu tablet e também comecei a assistir mais séries, além de transportá-lo em viagens e em cursos. Não é o primeiro notebook que tenho, mas é o que mais utilizo no dia-a-dia, de longe.

A duração da bateria também é algo sensacional – já fiz até 7h trabalhando. Pra outras atividades não cheguei a calcular, mas além de durar bastante tempo, a bateria carrega muito rápido.

A configuração ideal

Hoje só sinto falta de mais espaço, já que 128GB vão embora rapidinho e nem sempre é viável utilizar um hd externo – o modelo de 256GB de espaço, a meu ver, é ideal.

A Apple não oferece processadores muito potentes para essa linha de computadores, mas não é preciso (até porque se você precisa de um processador mais potente, você provavelmente precisará que o resto do conjunto também seja superior – aí o recomendável é um Macbook Pro). E como eu queria mobilidade, acertei ao pegar o modelo de 11 polegadas, já que o de 13″ é maior e mais pesado – e o tamanho da tela pra mim não faz diferença, já que trabalho com monitor externo e para outras atividades do dia-a-dia a resolução 1366×768 é o suficiente).

Vale lembrar que não é possível fazer upgrades manuais depois da compra – a RAM é soldada, mas aparentemente é possível trocar o SSD (flash memory). Mas eu sempre tenho a impressão de que tudo da Apple funciona melhor quando as peças são de fábrica, então…

Acessórios recomendados

Como disse acima, é possível utilizar o Macbook Air para trabalho tranquilamente. Então recomendo um monitor – os da Dell oferecem ótimo custo-benefício, mas não recomendo comprar um monitor 4K porque para isso é preciso um processador melhor – preferencialmente com entrada Thunderbolt, DisplayPort / Mini DisplayPort ou HDMI. Tenha também um cabo de Mini DisplayPort para HDMI, assim você vai poder ligar o Macbook Air em sua TV, além de seu monitor.

Eu também utilizo o Teclado Bluetooth e o Magic Mouse, ambos da Apple, para trabalhar. Por fim, um HD externo é recomendável, principalmente para backup e pelo pouco espaço.

Dica de ouro: se você for utilizar dispositivos bluetooth, opte por um roteador de 5GHz – ou um dual band. Se você utilizar um roteador 2.4GHz, irá sentir uma queda enorme na velocidade de sua conexão – até comprar um roteador novo, eu tinha que usar o Air com o bluetooth desligado, senão era impossível navegar na internet (com uma conexão de 20 MB, a velocidade caia para menos de 2 MB). Pelo que li por aí, todos os computadores novos da Apple estão com esse “problema” do bluetooth x conexão wifi (a Apple quer priorizar a frequência 5GHz).

Macbook Air: Vale a pena?

macbook air vale a pena

Macbook Air: Vale a pena?

Meu Macbook Air aposentou um iMac de configuração muito superior. Acho que não preciso dizer muita coisa além disso.

Essa coisa de que “quanto mais RAM, melhor” virou mito pra mim. O SSD faz toda a diferença, e a não ser que você realmente precise de uma configuração superior porque trabalha com vídeos ou arquivos mais pesados, por exemplo, o Air é um investimento que vale e muito a pena.

Se tiver alguma dúvida, deixe seu comentário! Quero deixar esse post o mais completo possível, porque o que me ajudou a optar por um Macbook Air foram justamente opiniões de usuários. Então, se você já tem um Air, aproveite pra deixar sua opinião também!

Mais informações e créditos das imagens: Apple – Macbook Air.

[Obs: estou vendendo meu Macbook Air. Aproveite!]

  • Facebook
  • Twitter
  • Whatsapp

Do que você está precisando?

Um site novo? Suporte para WordPress? Criação de logo? Outra coisa? Fale comigo!

Leia também

Confira artigos relacionados ao post Review – Macbook Air: Vale a pena?.

26 comentários

  • Paulo Resende

    Olá Fábio, tudo bem?

    Eu tenho um macbook air 11′ e quero comprar um monitor externo para usar.

    Quantas polegadas tem seu monitor? É Hdmi?

    Pensei em comprar um monitor de 15 e entrada VGA mesmo, que aí gastaria pouco, já que sou iniciante e estou aprendendo photoshop, etc..

    Responder
    • Fabio Lobo

      Paulo, não sei se ainda fabricam monitores de 15 polegadas. O meu é de 21, que é o mais comum hoje em dia, e tam várias opções bem baratas. E VGA dá conta sim, mas hoje em dia a maioria vem com HDMI também.

      Responder
  • Fernanda

    Bom dia Paulo,
    Estou pensando em adquirir um Macbook Air 13,3″, porém tenho receio quanto a resolução da tela. Tenho um Ipad com tela de retina e acho uma perfeição para leitura e estudo, gostaria de saber sua opinião a respeito da tela, já que não é retina como o macbook pro (que acho muito caro e já decidi não comprar heehe)

    Responder
    • Fabio Lobo

      Acho que o Paulo não vai ver seu comentário, então vou responder!

      O meu é de 11 polegadas e não tenho problema com o tamanho das coisas (tenho miopia e astigmatismo). A tela retina não tem diferença em relação a tela normal no quesito “tamanho das coisas” – é tudo o mesmo tamanho, só muda que a qualidade da imagem é melhor na tela retina.

      Responder
  • Zul Christina

    Por favor,
    Gostaria de saber se todo Mac Air 13′ é dual core.
    Por que eles não são quad core..?
    Isto não está meio ultrapassado..?
    Estou com receio de comprar por conta disto…
    Obrigada
    Zul

    Responder
    • Fabio Lobo

      O air não foi feito pra ser um computador “potente”, Zul, e a quantidade de núcleos de um computador não indica se ele é moderno ou não. Nesse caso, seu comentário seria como dizer que um carro 1.0 é ultrapassado.

      Uso o meu air pra trabalhar e ele dá conta do recado mesmo sendo “1.0”. ;]

      Responder
  • Morialan

    Olá! Estou pensando em adquirir um (vai ser meu primeiro produto da família Apple, sou fã de smartphones Android), e por isso vim parar aqui. Obrigado pelas dicas!

    Responder
    • Fabio Lobo

      Legal, Morialan! Espero que goste :D

      Responder
  • Marcela

    Olá, tudo bem?

    Gostei muito das informações que vc passou. Porém ainda tenho algumas dúvidas. A porta USB é a mesma que um notebook normal? Pergunto isso pq tenho um HD externo com a entrada USB normal e tenho dúvidas se poderei usar com o macbook air.

    Obrigada

    Responder
  • Allan Campos

    Olá Fabio, também trabalho com TI, especificamente estou começando profissionalmente na área de banco de dados. Hoje tenho um Dell inspirion 15 special edition i7, 8gb de 2012, e eu estava pensando em adquirir um macbook pro retina 13 ou macbook air 13, já que o meu notebook está defasado e o windows está mim dando dor de cabeça. A questão é que uso virtual box para rodar pelo menos 2 máquinas virtuais ao mesmo tempo para estudo ou talvez até 3 no máximo, armazenando em um HD externo e também utilizo principalmente um software chamado PL/SQL Developer que roda somente em windows, mas não sei se irá rodar no mac utilizando o wine ou outro software semelhante pois não quero fazer uma máquina virtual windows para somente usar o PL/SQL Developer. Gostaria de saber se o macbook air me atenderia? pois não sei se o virtual box vai exigir muito do processador dele. Acho o macbook air mais bonito por ser mais fino e leve, sendo que movimento meu notebook 4x por dia.

    Obrigado desde já!

    Responder
    • Fabio Lobo

      Allan, sinceramente acho que um Air não seria recomendado para rodar mais de uma máquina virtual ao mesmo tempo. Considerando que o windows já consome mais recursos do que o OSX, eu recomendaria um quad core pra você não ter nenhuma dor de cabeça (eu usava o virtual box no meu iMac quad core com 12GB de RAM numa boa).

      Responder
  • José H.

    Estou querendo comprar meu primeiro mac, e andei pesquisando bastante, até que encontrei um pro i7, 2011, 4Gb de ram, HD de 750Gb e um Macbook Air, i5, 4Gb de Ram com 128 SSD, 2011 – Ambos com tela de 13″. Meu uso é para pacote adobe, mais especifico Photoshop e InDesign, mas não com muita intensidade. Queria uma opinião de custo benefício, sendo que ambos não da para expandir a memória e estão com preços parecidos.

    Responder
    • Fabio Lobo

      José, você leu o post? Nele eu dou minha opinião de custo-benefício.

      Responder
  • Rafael Isis

    Olá Fabio!

    Eu estou para adquirir o meu primeiro Mac. Mas a minha dúvida é, um Macbook Air (i5 dual core 1.6, 8gb RAM e 128 ssd) ou um mac mini (i5 dual core 1.6, 500hd e 4 RAM) + Ipad (Mini 4 ou air 2)? Eu sou um usuário comum, não irei adquirir o mac para trabalho, apenas para navegação, assistir séries e talvez alguns programinhas voltados para música. Então, o que você acha?

    Responder
    • Fabio Lobo

      Um air, sem dúvida! Compre um HD externo e um adaptador pra HDMI (pra ligar na tv) e seja feliz :D

      Responder
  • hebert

    olha pessoal, comprei mac air com 4gb de ram 256gb ssd tela de 13, 2015, se acham que ele da conta do recado, uso para trabalgo, recebo email, baixo videos( so baixo pois uso time capsule de 3 tera, mais cloudbox 3 tera )
    fiz um bom negocio? pois ia pegar um pro sem ser retina ( ja tive retina, nao me faz falta

    Responder
    • Psycho

      Véi se feis 01 pecimo negossio

      Responder
  • Rafael Moreira

    Olá Fabio,

    Gostaria de adquirir um macbook, para programar com diversas linguagens de programação. Tem dois modelos que estou em duvida. Um Air 13, ssd128, ram 8gb (2016 novo), ou Pro 13 retina, ssd128, ram 8gb (2014 usado). Usarei um hd externo, e um monitor de 23 quando precisar. Minha duvida maior é caso resolvo usar uma VM Windows pelo paralles. Se o Air irá da conta do recado, e se talvez compensaria pagar um pouco mais e comprar um com ssd de 256gb.

    Responder
    • Fabio Lobo

      Rafael, nunca virtualizei o Windows no meu air porque só tenho 4GB de memória e certamente a experiência não seria muito boa. Acho que o processador também seria um problema nesse caso, mas acredito que o modelo novo dê conta – isso no seu caso, que vai usar para programação. Se for utilizar programas de edição de imagem e vídeo, aí eu sugiro instalar o Windows via bootcamp, mesmo.

      Responder
  • Regina

    Boa noite. Tô pensando em comprar o meu primeiro mac air – 1.6GHz ,
    128GB 8GB memory. Uso basicamente pra edição de textos e vídeos bem caseiros. Nada muito pesado. Minha preocupação é a descontinuidade de que estão falando. O que você acha ?

    Responder
    • Fabio Lobo

      Regina, acho que é uma boa sim. Não me preocuparia com descontinuidade, porque seu macbook vai continuar funcionando de qualquer forma.

      Responder
  • Giovani

    Fabio, tudo bem ?
    Eu trabalho como TI, e estou querendo uma maquina para estuda Data Analytics, Big data, resumo tudo que um Data Science utiliza, então seria Phyton(programação) Hadoop … Pelo oque andei vendo, vou precisar criar algumas VMs grande maioria em Unix(Linux), também vou ter que ter uma VM pois trabalho com SAP e algumas ferramentas só possui em Windows, estou em duvida em qual pegar :

    Macbook Air 13’3 ($ 999,00) Ultima versão 2017 –
    Processador : 1.6GHz dual-core Intel Core i5 turbo 2.6GHz
    Intel HD Graphics 6000
    Ram: 8GB memory
    128 GB

    Ou
    Macbook air ($1119,00) – 256 GB
    Mesma configuração..

    MacBook Pro 13-inch ($1299,00)

    2.7GHz dual-core Intel Core i5 processor
    Turbo Boost up to 3.1GHz
    128GB Storage
    8GB RAM

    MacBook Pro 13-inch ($1499,00)
    256gb

    será o meu primeiro MAC.
    Qual teria o melhor custo beneficio (obs: Vou viajar para EUA).

    Responder
    • Fabio Lobo

      Giovani, você vai rodar mais de uma VM ao mesmo tempo? Se sim, processamento e principalmente memória RAM é indispensável. Tenha isso em mente, veja o que de melhor cabe no seu bolso e vai na fé!

      Responder
  • Marcos

    Bom dia, estou querendo adquirir um Mac e adianto não conheço muito do sistema e nem das configurações de máquinas. Trabalho com programação e obviamente iria usá-lo para tal fim. Queria saber se “roda” as ide’s eclipse,. NetBeans, Visual Studio numa boa?

    Responder
    • Fabio Lobo

      Marcos, sinceramente não sei te responder porque não uso esses programas ;\

      Responder

Comente!

Espaço reservado apenas para comentários sobre o post. Então, se você deseja um orçamento, por favor, entre em contato para que possamos conversar.

Quem é Fabio Lobo?

fabio lobo

Sou eu! Quer saber ainda mais sobre mim?

Bom, a maioria dos trabalhos que faço — na área de web design e desenvolvimento front-end — é com WordPress, com foco em usabilidade, facilidade e performance (tudo isso com design responsivo, é claro!). Também sou fundador de outros projetos, como a WOWF e a FicaOn.

Quer saber mais sobre esse tal de Fabio Lobo? Veja meu currículo ou siga-me nas redes sociais acima. Ah! Você também pode acessar meu blog, que é focado em web design e desenvolvimento.