Site One Page: Por que ter um site de uma página só?

Saiba mais sobre o conceito de One Page Site, que consiste na criação de um layout de página única. Veja vantagens, desvantagens e exemplos.

Por Fabio Lobo, publicado em 08/06/2021.

Será que uma estrutura One Page, ou template de uma página, é uma boa opção para o site do seu negócio?

A resposta para essa pergunta depende de alguns fatores como planejamento, quantidade de conteúdo, estratégia e, é claro, objetivos do site.

Porque o que realmente importa não é o tipo de layout que você escolhe para o seu site – tendo apenas uma página ou várias delas, o importante é dar resultado.

ilustração de uma scrollbar antiga; à frente, o texto Site One Page

O que é One Page Site?

O One Page Site, ou site de uma página, é identificado por um site com um layout com todo o conteúdo em uma única página.

Ou seja: basta o usuário rolar a página para baixo para ter acesso às informações, sem precisar clicar para abrir nenhuma outra página – no máximo uma janela em modal, que é como se fosse uma pop-up que aparece por cima da página.

É nessa página que a empresa concentra todas as informações essenciais do negócio, então o espaço deve ser utilizado de maneira inteligente e criativa.

Nesse sentido, para evitar que fique poluído visualmente ou confuso, o web designer deve distribuir as informações em seções. Isso mantém a organização e melhora a experiência do usuário.

É igualmente recomendado inserir links internos para âncoras dentro da página. Por exemplo, ao clicar no botão “sobre” no menu o site One Page, a página é rolada para baixo automaticamente até a seção sobre o negócio.

Tenha em mente!

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Por fim, é interessante finalizar a página com um call to action, como fazer uma compra ou entrar em contato. Afinal, quando chegar no final da página, o usuário terá apenas duas escolhas para fazer: demonstrar interesse ou sair do site.

O que é One Page Checkout?

O One Page Checkout, ou checkout de uma página, é um modelo de layout voltado para a finalização de compra.

Ou seja, segue o mesmo conceito de um site One Page: todo o processo de pedido é feito em uma página única, o que desestimula o abandono de carrinhos. A diferença, nesse caso, é que uma loja virtual tem várias páginas – só o checkout fica todo em uma página só.

Assim, em vez de o cliente ter que passar por várias etapas para informar dados, entrega e modo de pagamento, tudo fica reunido em uma página só, melhorando a experiência de compra do cliente.

Entre as principais vantagens desse modelo estão:

  • Otimização de tempo de compra;
  • Agilidade no processamento de dados;
  • Fidelização de clientes (graças à experiência de compra);
  • Aumento da conversão.

Quais são as vantagens e desvantagens do site de página única?

O Site One Page não é nenhuma novidade, mas ainda é uma opção inovadora e tem sido adotada por cada vez mais empresas.

No entanto, essa não é uma estrutura adequada para todos os tipos de projetos. É preciso planejamento para ter certeza de que um layout One Page será a melhor opção para o seu site.

Vantagens

Uma das principais vantagens do template One Page certamente é seu baixo-custo. Afinal, o trabalho é mais simples por se tratar de um projeto com uma única página.

Mas não para por aí, como você pode ver a seguir:

Facilidade de navegação

Organizar as informações em um só lugar facilita bastante a vida do usuário. Isso diminui o número de cliques e o tempo de espera entre o momento em que o visitante acessa o site até o momento em que ele encontra o que procura.

Assim, a experiência do usuário em seu site é aprimorada. O resultado, conforme você pode ver a seguir, é uma taxa de rejeição menor e, por consequência, maior conversão.

Maior conversão

Com um conteúdo mais objetivo, as chances de o visitante se tornar cliente aumentam bastante.

Afinal, não há distrações, a navegação é mais fácil e rápida, e o usuário pode tomar decisões mais rapidamente.

Baixa taxa de rejeição / desistência

Como o usuário não precisa buscar muito por informações, é certo que ele dará mais atenção ao conteúdo que está na página.

Isso porque o visitante precisa passar por poucas etapas entre acessar o site e tomar uma decisão.

Layout moderno

Sim, layouts de sites de uma página não são novidade – mas nem por isso deixam de ser modernos.

Até porque em alguns casos é preciso ter criatividade para “encaixar” todo o conteúdo necessário de maneira otimizada e intuitiva para o usuário.

Isso normalmente resulta em projetos com design inovador e, por que não, arrojado.

Baixo custo de implementação

Em comparação aos sites tradicionais, o One Page é bem menos custoso para ser implementado e mantido.

Ou seja, além da economia na criação e desenvolvimento do projeto, é possível economizar também com a hospedagem. Mas tome cuidado para não escolher qualquer uma!

Desvantagens

Um site One Page é desvantajoso para quem trabalha com SEO, como você pode imaginar. Além disso, dependendo do volume de informações da sua empresa, o site poderá ficar confuso e pesado.

Veja todas as desvantagens:

Pouca possibilidade para SEO

Com um espaço reduzido, infelizmente otimizar o conteúdo para SEO se torna mais difícil.

É mais desafiador trabalhar em palavras-chave, já que você terá apenas uma página para isso.

Impossibilidade de criar um blog

Já que todo o conteúdo precisa caber naquela página, por motivos óbvios não é possível ter um blog em um site One Page.

E como isso é muito importante para a estratégia de algumas marcas em tempos de inbound marketing, essa acaba sendo uma baita desvantagem. Em casos assim a solução é trabalhar com mídia paga, o que pode não ser ideal para algumas empresas.

Conteúdo limitado

Precisar reduzir as informações sobre a empresa pode ser um problema para alguns negócios – principalmente para aqueles segmentos em que explicações extensas sobre a utilização de produtos ou serviços são necessárias.

Caso sua empresa queira mostrar um portfólio ou falar sobre a história por trás daquela marca, por exemplo, terá dificuldade com uma estrutura One Page.

Dificuldade de planejamento de estrutura

O que deve aparecer em primeiro lugar em seu site de uma página só? E em seguida? E depois disso?

Para otimizar o espaço da página ao máximo, é preciso fazer um pouco de malabarismo, resumos e alguns testes A/B também. A não ser que sua empresa não tenha tanto conteúdo assim para exibir.

Do contrário, um pixel utilizado de forma errada pode deixar seu site confuso e custar algumas oportunidades.

Estranheza de alguns usuários

Apesar de funcionar bem, nem todo usuário se acostuma com essa estrutura. Afinal, muitos estão acostumados com os sites tradicionais e talvez encontrem alguma dificuldade para navegar nesse layout de uma página.

Por isso é importante trabalhar não só uma navegação intuitiva, mas um menu de âncoras, velocidade e atentar-se a problemas de CLS, por exemplo.

Se mal feito, o site vai ficar lento e pesado

O que mais faz sucesso entre empresas que utilizam um layout One Page para seus sites são temas prontos para WordPress que são customizados através de page builders como o Elementor.

No entanto, pra quem quer um site bem otimizado, essa é uma das piores escolhas possíveis. Afinal, sites prontos que utilizam construtores de página são muito mais pesados que sites feitos “do zero”.

E sem o devido cuidado com redução de recursos (como scripts e CSS), compressão de imagens, lazyloading e outras técnicas que podem soar gregas pra muita gente, o resultado é ainda pior.

Exemplos de site One Page

Para representar melhor os sites One Page, veja abaixo uma lista de layouts do tipo em diferentes segmentos:

One Page Site de apresentação pessoal

printscreen de site

Esse exemplo de site One Page é da apresentação pessoal (ou currículo virtual) do profissional Pascal van Gemert.

O visual do site é bem simples, mas não deixa de ser criativo. Destaque para o menu principal, que tem uma estrutura bem diferente do comum.

Site institucional

printscreen de site

O site Shapes by Sons é um ótimo exemplo de layout One Page para site institucional porque mostra que não é preciso ter mais de uma página para falar sobre o trabalho de uma empresa.

Outro detalhe é que o site consegue fazer uma apresentação completa sem ter uma rolagem muito longa.

Convite virtual

site em um notebook, tablet e smartphone

Para você ver que não há limites para o objetivo da criação de um site, esse exemplo de site One Page é um convite virtual de um casamento que desenvolvi em 2017.

Um dos principais diferenciais do projeto é uma tirinha que ilustrou a história dos noivos.

Landing page

printscreen de site

Um exemplo clássico de uso do conceito de site de página única é justamente a landing page, que traz informações sobre um produto ou serviço, por exemplo, em uma só página.

A landing page do Siter tem um visual bem moderno e leve, o que a torna fácil de navegar e facilita o entendimento sobre o produto divulgado.

Site simples

printscreen de site

Por fim, eu não poderia deixar de citar como exemplo o site da alKteia, que é uma página extremamente simples com uma apresentação dos meus serviços e projetos.

O intuito do site é simplesmente reunir links para outros sites com uma descrição bem curta. Assim, quem clica no logo da alKteia (que fica no rodapé dos sites do “conglomerado”) pode ver os demais projetos.

Ter ou não ter um template One Page? 

Agora que já viu tudo sobre o Site One Page, já deve ter uma ideia se a estrutura vai valer a pena ou não para seu projeto.

Para ajudar o seu processo decisório, então, preparei uma tabela:

Vale a pena ter um site One Page se…Não vale a pena ter um site One Page se…
Você está começando seu negócio agoraO tráfego orgânico pelo SEO é essencial para a sua estratégia
Você deseja criar um site pessoal básico (como um currículo online)Você depende da produção de conteúdo (como um blog)
Seu orçamento é enxutoSua marca oferece muitos produtos e/ou serviços
Sua empresa fará um pré-lançamento de produto ou outra ação temporáriaVocê tem um e-commerce com mais de uma opção de produto
Você irá investir em mídia paga para divulgaçãoSeu projeto tem muitas informações para uma página só (principalmente imagens e vídeos)

Assim como em todos os tipos de estrutura para site, existem pontos positivos e negativos em ter um layout One Page. Então, você precisa alinhar as características ao seu modelo de negócio e seus objetivos.

Só assim para saber se esse é o tipo de estrutura que vai valer a pena para o seu projeto.

Créditos das imagens: Freepik e sites citados.

Tire suas dúvidas

Ainda tem alguns questionamentos sobre o conceito de site de uma página? Então dá uma olhada no FAQ abaixo!

Para que serve um site de uma página?

Um One Page Site pode ter inúmeras finalidades: site institucional, landing page, currículo e/ou portfolio, página “em breve” e até mesmo um convite virtual, por exemplo. Se o conteúdo cabe em uma página sem deixar o site pesado e difícil de navegar, e se uma página única for o suficiente para apresentar o que for preciso, um layout One Page atenderá bem.

Vale a pena utilizar um template pronto de One Page Site?

Se for um projeto temporário e que não necessite de muitas otimizações, sim. Afinal, templates prontos (principalmente os que utilizam page builders como Elementor) são muito pesados – mesmo tendo apenas uma página.

Qual é a diferença entre Landing Page e One Page Site?

Não há exatamente uma diferença: na verdade, uma landing page é uma das formas de utilizar o conceito de One Page. Ou seja, uma landing page é um site de uma página.

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Quem é Fabio Lobo?

Web designer, desenvolvedor front-end e programador WordPress.

Quem é Fabio Lobo?

Estou há mais de uma década na área. O foco do meu trabalho é em usabilidade, facilidade pro usuário, acessibilidade, SEO e performance.

Também tenho alguns projetos open source, além de prestar consultoria em hospedagem WordPress e criação de conteúdo.

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