TechnoPersonal – vamos aprender tecnologia?

Aprender tecnologia? Sim, isso é possível e pode ser bastante simples. Conheça o TechnoPersonal, que não é só um curso - é um conceito!

Estamos numa era cada vez mais digital. Há não muito tempo, por exemplo, quem imaginava que poderia pagar as contas do mês sem precisar sair de casa? E, pasmem, hoje em dia eu não saio de casa nem para trabalhar. Porém, muitas pessoas, de diversas idades, ainda não se adaptaram a essa nova era. Então, até mesmo por medo, resistem “aprender tecnologia“, deixando de lado as facilidades que a mesma proporciona, pedindo para que amigos ou filhos façam algumas tarefas – afinal, muitas vezes também há a vergonha de admitir não saber lidar com essas novas tecnologias, geralmente por um motivo irônico: essas facilidades da tecnologia dão um trabalhão para serem entendidas.

notebook

Oi! Podemos ser amigos? (foto: SXC)

Sim, dão trabalho e confundem bastante. Dão trabalho porque é algo totalmente diferente do que muita gente está habituada a lidar, e confundem porque tudo isso se renova em uma velocidade incrível. Ao mesmo tempo em que eu não sei mexer no controle da TV a cabo aqui de casa (e isso é sério), sinto dificuldades para explicar a minha profissão a algumas pessoas – e muitas delas são da minha idade. A explicação que normalmente funciona é “eu faço sites”, porque hoje em dia “site” é um termo muito conhecido. Mas quando eu falo que sou web designer e desenvolvedor front-end, normalmente escuto “você configura redes e conserta computadores?”. Mas, é claro, isso é outra história, até porque ninguém tem obrigação de saber maiores detalhes sobre todas as profissões do mundo – assim como você não precisa dominar de olhos fechados o computador mais potente (a não ser que você precise).

» Siga-me no twitter e assine a newsletter para ler mais novidades!

Aprender tecnologia é cada vez mais essencial… e fácil!

O avanço da tecnologia tem deixado as coisas mais intuitivas, mais simples. Mas é fato de que há uma resistência por parte de algumas pessoas a se arriscarem nesse meio, com medo de “estragarem” algo ou “pegarem vírus”. Outras já são mais preguiçosas, ou tem algum tipo de trauma que as impede de tentar avançar mais um pouco. Porém, onde há dúvida, normalmente há alguém pra ajudar. E se tratando de tecnologia, há o TechnoPersonal.

aprender tecnologia

TechnoPersonal – Vamos aprender tecnologia? (foto: SXC)

Depois de muitos anos convivendo com gente assim, Steve Matalon, responsável pelo projeto, desenvolveu um método que permite aos interessados superar essas barreiras, indo além de ajudar a escrever um email ou a escolher um novo notebook ou computador de mesa: O conceito do TechnoPersonal é descobrir em si quais os sentidos para estas tecnologias e quais são as barreiras que impedem seu uso.

O TechnoPersonal é um Programa de Reconciliação à Tecnologia (PRT) que acontece em duas etapas. Na primeira, durante um final de semana, os inscritos se reúnem para criar um mapa pessoal de suas dificuldades, desejos e objetivos, em busca de entender a lógica das tecnologias atuais e formar um grupo de confiança – tal grupo se apoiará nas dificuldades, superando-as de uma vez por todas. Na etapa seguinte, durante seis meses esse grupo permanece unido, praticando a resolução de problemas práticos de cada um. Sendo assim, a ideia é, literalmente, aprender tecnologia.

“Não existe pílula mágica. Não é um curso pra você aprender a mexer no controle remoto, é uma etapa anterior. Para estas pessoas o segredo é trabalho interior e persistência”. – Steve Matalon

Se você tem vontade – ou até mesmo necessidade – de superar suas inseguranças e se tornar independente tecnologicamente, o TechnoPersonal certamente irá te ajudar. Mais que um curso daqueles que você provavelmente já namorou em um panfleto, o projeto é focado nas necessidades de cada um, trazendo soluções de forma individual até que cada um possa encher o peito e dizer: “Eu posso!”

TechnoPersonal: Quando e onde?

centro paulus

Olha aí uma prévia de onde será o próximo encontro. Já posso ir amanhã?

O próximo grupo se reunirá nos dias 23, 24, 25 de novembro, no Centro Paulus em São Paulo. As inscrições estão abertas pelo telefone 11-3256-1260 ou no site www.technopersonal.com.br – todo mundo conhece alguém com dificuldades tecnológicas, mas nem sempre tem tempo (ou paciência) para ajudar esse alguém. A solução está aí; passe as boas novas pra frente!

Ah, e vale ressaltar que isso não é um post patrocinado. Estou indicando um serviço de dois excelentes profissionais de minha confiança, que são Steve Matalon e Lucia Freitas. Pelo potencial dos dois, aposto que daqui há seis meses você estará me ensinando a usar o controle remoto da minha TV a cabo. Sério, a coisa é feia: Eu mal consigo achar os canais de futebol. Socorro, Steve!