Template para WordPress

Quanto custa um Template para WordPress? Confira opções e saiba o preço de instalação e configuração!

WordPress

Templates para WordPress podem ser um bom negócio!

Muita gente me pergunta “quanto custa um site?“, e minha resposta é sempre a mesma: Depende, pois é preciso detalhes sobre o projeto. Então sempre tiro algumas dúvidas e, estando tudo certo, elaboro um orçamento. Após o orçamento, algumas pessoas percebem que não podem pagar por um serviço personalizado, e é aí que eu sugiro um Template para WordPress.

Opção boa, profissional e barata (existem Templates gratuitos!), um Template pode ser uma solução – provisória ou permanente – para o seu negócio. Se você está em busca de quem faça instalação e configuração de Templates, peça um orçamento! Se quiser saber mais sobre o assunto, continue lendo este texto.

» Siga-me no twitter e assine a newsletter para ler mais novidades!

Me esforcei para deixar o conteúdo bem didático, focando em quem não entende muito do assunto. Caso você ainda tenha dúvidas, sinta-se à vontade para deixar um comentário!

O que é Template?

Um Template é, basicamente, um site pronto. Toda a estrutura e design dele estão feitos, bastando apenas 4 coisas:

Contratação de domínio e hospedagem

De forma resumida: O domínio é o endereço “www” do seu site. A hospedagem é o servidor onde seu site ficará hospedado para funcionar e ser acessado.

Instalação e configuração do WordPress

O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo para sites e blogs. Através dele é possível criar e gerenciar páginas e posts/notícias, além de um monte de outras coisas (sério, as possibilidades são infinitas). E o melhor: ele é de graça!

Leia também: WordPress ou Blogger?

Instalação e configuração do Template

Após a compra do Template para WordPress (vale reforçar que existem vários Templates gratuitos também), ele é instalado e configurado da forma ideal para seu negócio.

Algumas pessoas “personalizam” seus Templates, adicionando novas funcionalidades, modificando elementos etc. Como há muitos – mas MUITOS mesmo – Templates para WordPress por aí, não sugiro personalizações. O tempo e o dinheiro gastos em personalizações de Templates podem ser revertidos em uma busca pelo Template ideal já que, como disse, há muitas opções de Templates por aí. Ou seja, é mais vantajoso passar uma hora a mais pesquisando a passar bem mais que isso personalizando.

Inserir seu logo e seu conteúdo

Além de outros ajustes, como tirar áreas que não serão utilizadas. Só!

Por que usar Template?

Porque…

É uma opção de baixo custo

Como dito anteriormente, alguns Templates são de graça. Fora isso, a parte mais complexa do trabalho de criação e desenvolvimento de um site (que é a criação e desenvolvimento em si!), já está pronta.

É rápido

Pelo mesmo motivo acima: A parte mais complexa está pronta. É só instalar e fazer as configurações desejadas!

É profissional

Houve uma época em que Templates eram vistos como algo amador, não profissional. Hoje em dia a coisa mudou bastante e há várias opções para vários segmentos.

É otimizado

Aí vale o olho de um profissional para ajudá-lo a analisar, mas boa parte dos Templates para WordPress de hoje são otimizados – falo do SEO, otimização para buscadores. Mais chances de aparecer no Google!

É a sua marca inserida na internet de forma rápida, barata e profissional

Isso seria um resumo dos itens acima, mas a grande verdade é: Se você não tem dinheiro pra investir em um design exclusivo agora, o Template torna-se uma excelente opção. Você evita contratar algum “profissional” barato, que fará um site ruim, com péssima otimização e nada profissional.

Se você investir em um Template para WordPress agora, além de economizar dinheiro, vai ter sua empresa, seu blog, sua ideia, enfim, o que você quiser na internet em poucos dias. Aos poucos você vai recuperando o que investiu no Template e, lá na frente, poderá pegar o dinheiro economizado, somar com os lucros que o Template te trouxe e contratar um profissional para fazer um design exclusivo para você, mais adequado ao seu negócio, se necessário – afinal, com tantas opções de Template por aí, não duvido que você possa continuar com um por muito tempo.

Quanto custa um Template para WordPress?

Depende. Os Templates que costumo indicar variam entre US$ 0,00 e US$ 150, normalmente. Eis os catálogos que indico:

Elegant Themes - Template para WordPress.

Elegant Themes é meu catálogo favorito de Template para WordPress.

Elegant Themes

Templates excelentes a um preço tão pequeno que… são de graça! Trabalho bastante com esses Templates – para mim são a melhor escolha pensando em baixo investimento, já que o preço de instalação e configuração sai mais em conta pela minha familiaridade com eles.

Theme Forest

Boa variedade de Templates a um preço bem acessível. Porém, são mais complexos de se trabalhar, então a instalação e configuração sobe um pouco em relação à supracitada.

TemplateMonster

Grande variedade de Templates a um preço mais elevado. Também são mais complexos de se trabalhar.

Quanto custa a instalação e configuração de um Template?

Conforme comentei acima e logo no início do texto, Templates são, basicamente, sites prontos, faltando apenas alguns detalhes, como a instalação e configuração. Para alguém com pouco conhecimento, esse é um trabalho que pode ser bem complexo dependendo do Template escolhido, então sugiro que seja feito por um profissional – até porque não é só instalar e ir colocando conteúdo, é preciso tirar máximo proveito não só do Template como também do WordPress.

Eu faço esse tipo de serviço, mas o preço varia bastante – não há uma média. Bom, é uma opção de baixo custo! Escolha um Template para WordPress acima e peça um orçamento! Assim eu já te dou sugestões e avalio a melhor solução para o seu projeto.

Template para WordPress

Você até deve estar pensando: “Mas Fabio, você é Web Designer e Desenvolvedor… não é dar um tiro no pé indicar Templates?”. Minha resposta é: Não.

Prefiro indicar Templates para WordPress porque, além de eu fazer a instalação e configuração do Template, reconheço que nem todo mundo pode investir em um projeto do zero. Sei que há Templates bons no mercado, então, ao invés de eu me propor a fazer algo meia-boca por um preço mais em conta ou correr o risco de ver um cliente nas mãos de um daqueles “profissionais” “despreparados”, apresento essa solução. Até porque meu trabalho é resolver problemas.

Bóra?