Templates para WordPress e WooCommerce

Quanto custam templates para WordPress / WooCommerce? Onde comprar? Onde baixar? Temas prontos para WordPress e WooCommerce são uma boa solução de baixo custo!

  • Facebook
  • Twitter
  • Whatsapp

Muita gente me pergunta “quanto custa um site em WordPress?“, e minha resposta é sempre a mesma: Depende, pois é preciso detalhes sobre o projeto. Então sempre tiro algumas dúvidas e, estando tudo certo, elaboro um orçamento. Após o orçamento, algumas pessoas percebem que não podem pagar por um serviço personalizado, e é aí que eu sugiro templates para WordPress.

WordPress

Templates para WordPress podem ser um bom negócio!

Opção boa, profissional e barata (existem templates gratuitos!), um template pode ser uma solução — provisória ou permanente — para o seu negócio, seja ele um blog, site ou loja virtual (que, nesse caso, utiliza WooCommerce).

Vamos manter contato?

Assine a newsletter do blog preenchendo o formulário!
Se precisar de algo, solicite um orçamento. É sem compromisso!
Se não quiser nada disso, sem problemas! Continue lendo o post abaixo :D

Se você está em busca de quem faça instalação e configuração de templates, peça um orçamento! Se quiser saber mais sobre templates para WordPress e WooCommerce, além dos sistemas em si, continue lendo este texto.

Me esforcei para deixar o conteúdo bem didático, focando em quem não entende muito do assunto. Caso você ainda tenha dúvidas, sinta-se à vontade para deixar um comentário!

O que é Template?

Leitura recomendada: O que é template?

Em resumo, um Template é, basicamente, um site pronto. Toda a estrutura e design dele estão feitos, bastando apenas 3 coisas:

  1. Domínio e hospedagem: O domínio é o endereço “www” do seu site. A hospedagem é o servidor onde seu site ficará hospedado para funcionar e ser acessado.
  2. Instalação e configuração do WordPress: O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo para sites e blogs. Através dele é possível criar e gerenciar páginas e posts/notícias, além de um monte de outras coisas (sério, as possibilidades são infinitas). E o melhor: ele é de graça!
  3. Instalação e configuração do template: Após a aquisição do template para WordPress, ele é deve ser instalado e configurado da forma ideal para seu negócio.
    Algumas pessoas “personalizam” seus templates, adicionando novas funcionalidades, modificando elementos etc. Como há muitos — mas MUITOS mesmo — templates para WordPress e WooCommerce por aí, não sugiro personalizações.
    O tempo e o dinheiro gastos em personalizações de templates podem ser revertidos em uma busca pelo template ideal já que, como disse, há muitas opções de templates por aí. Ou seja, é mais vantajoso passar uma hora a mais pesquisando a passar bem mais que isso personalizando.

Ah, outra coisa: templates para WordPress também são conhecidos como “Temas para WordPress“, ou até mesmo “Modelos para WordPress“.

O que é WordPress?

O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo para web — através dele você pode ter um site bem dinâmico, completo e profissional.

Para ter um blog ou site em WordPress, obrigatoriamente você precisa de um domínio, que é o endereço www do seu site, e assinar um plano de hospedagem de sites, que é o computador onde seu site irá rodar, tornando-se acessível para quem acessar o endereço do seu site.

O WordPress é gratuito, você apenas pagará pelo domínio e pela hospedagem — ambos podem ser gastos anuais, bem baixos.

Ou seja, o WordPress é a ferramenta que você utilizará para cadastrar o conteúdo do seu site e mantê-lo atualizado. Não é possível utilizar um template para WordPress sem que o WordPress esteja instalado e devidamente configurado.

O que é WooCommerce?

O WooCommerce é uma extensão do WordPress que possibilita transformá-lo em um sistema de gerenciamento para lojas virtuais completo.

Sim, o WooCommerce só funciona em conjunto com o WordPress! Você deve instalar o WooCommerce em seu WordPress, e assim diversas opções para você montar seu próprio e-commerce estarão disponíveis.

Com WooCommerce é possível vender produtos online (inclusive digitais, para download), criar clubes de assinatura, integrar com os principais meios de pagamento como PagSeguro e Cielo, integrar com empresas de frete como Correios e muito mais.

Como disse, o sistema é completo para lojas online: seus clientes poderão se cadastrar e concluir compras com poucos cliques. Ah, e o WooCommerce também é grátis!

Por fim, tema para WordPress e tema para WooCommerce são a mesma coisa — a diferença é a complexidade de cada um. Basicamente, modelos de WooCommerce são mais completos, feitos especificamente para lojas virtuais. Ou seja, não funcionam direito só com WordPress, já que é necessário o WooCommerce.

Por que usar um template pronto para WordPress ou WooCommerce?

Porque…

1. É uma opção de baixo custo

Como dito anteriormente, alguns templates são de graça. Fora isso, a parte mais complexa do trabalho de criação e desenvolvimento de um site (que é a criação e desenvolvimento em si!), já está pronta.

2. É mais rápido que fazer um do zero

Pelo mesmo motivo acima: A parte mais complexa está pronta. É só instalar e fazer as configurações desejadas!

3. É mais profissional que utilizar um construtor de sites

Houve uma época em que templates eram vistos como algo amador, não profissional. Hoje em dia a coisa mudou bastante e há várias opções para vários segmentos.

4. É otimizado

Aí vale o olho de um profissional para ajudá-lo a analisar, mas boa parte dos templates para WordPress e WooCommerce de hoje são otimizados — falo do SEO, otimização para buscadores. Mais chances de aparecer no Google!

5. É a sua marca inserida na internet de forma rápida, barata e profissional

Isso seria um resumo dos itens acima, mas a grande verdade é: Se você não tem dinheiro pra investir em um design exclusivo agora, o template torna-se uma excelente opção. Você evita contratar algum “profissional” barato, que fará um site ruim, com péssima otimização e nada profissional.

Se você investir em um template para WordPress agora, além de economizar dinheiro, vai ter sua empresa, seu blog, sua ideia, enfim, o que você quiser na internet em poucos dias.

Aos poucos você vai recuperando o que investiu no template e, lá na frente, poderá pegar o dinheiro economizado, somar com os lucros que o template te trouxe e contratar um profissional para fazer um design exclusivo para você, mais adequado ao seu negócio, se necessário — afinal, com tantas opções de template por aí, não duvido que você possa continuar com um por muito tempo.

Onde comprar e baixar um tema para WordPress ou WooCommerce?

site portfolio

Templates prontos podem facilitar demais sua vida!

1. ThemeForest

A melhor opção para comprar e baixar temas para WordPress e WooCommerce. Boa variedade de templates a um preço bem acessível.

Acesse: ThemeForest

2. FicaOn

Utiliza o catálogo da ThemeForest, sendo que a vantagem é que por lá são indicados os melhores modelos para WordPress e WooCommerce, de maneira mais organizada e segmentada, e além disso você pode contratar a instalação do template que escolher.

Acesse: FicaOn

3. Catálogo do WordPress

Boa opção pra quem procura por templates grátis para WordPress. Aliás, se você está procurando justamente por temas grátis para WordPress, leia: Temas grátis para WordPress: onde baixar e quais cuidados tomar

Acesse: WordPress

Quanto custa um template para WordPress?

Depende. Os templates que costumo indicar variam entre US$ 0,00 e US$ 60, normalmente.

Há também as opções gratuitas, como você pode ver no item 3 acima. E também há opções de 100 a 200 dólares.

Para efeito de comparação, se você precisar de um feito do zero, sob medida para seu negócio, pode ficar entre 3 mil reais até o infinito (10 mil, 20 mil, 50 mil…). Se for para WooCommerce, o preço é ainda maior.

Quanto custa a instalação e configuração de um template pronto?

Conforme comentei acima e logo no início do texto, templates são, basicamente, sites prontos, faltando apenas alguns detalhes, como a instalação e configuração.

Para alguém com pouco conhecimento, esse é um trabalho que pode ser bem complexo dependendo do template escolhido, então sugiro que seja feito por um profissional — até porque não é só instalar e ir colocando conteúdo, é preciso tirar máximo proveito não só do template como também do WordPress.

Eu faço esse tipo de serviço, mas o preço varia bastante — não há uma média. Bom, é uma opção de baixo custo! Escolha um template para WordPress ou WooCommerce acima e peça um orçamento! Assim eu já te dou sugestões e avalio a melhor solução para o seu projeto.

A solução da FicaOn é mais simples: se você precisar só da instalação de tudo que o resto você faz, é mais vantajoso ver a lista de temas por lá e contratar a instalação — trabalho que é feito a partir de apenas 100 reais!

Templates para WordPress e WooCommerce

Você até deve estar pensando: “Mas Fabio, você é Web Designer e Desenvolvedor… não é dar um tiro no pé indicar templates prontos?”. Minha resposta é: Não.

Prefiro indicar templates para WordPress porque, além de eu fazer a instalação e configuração do template, reconheço que nem todo mundo pode investir em um projeto do zero — foi daí que a FicaOn nasceu, inclusive.

Sei que há templates bons no mercado, então, em vez de eu me propor a fazer algo meia-boca por um preço mais em conta ou correr o risco de ver um cliente nas mãos de um daqueles “profissionais” “despreparados”, apresento essa solução. Até porque meu trabalho é apresentar sempre as melhores soluções.

Mas, afinal, template é realmente a solução ideal para seu negócio? Se você busca por algo barato e rápido para colocar seu negócio no ar logo, sim.

Porém, em alguns casos templates são soluções provisórias. Planeje em, a médio prazo, contratar um profissional ou agência para fazer um site exclusivo para você — o que além de ser mais profissional, será melhor otimizado e casará com a identidade visual de sua empresa.

  • Facebook
  • Twitter
  • Whatsapp

Do que você está precisando?

Um site novo? Suporte para WordPress? Criação de logo? Outra coisa? Fale comigo!

Leia também

Confira artigos relacionados ao post Templates para WordPress e WooCommerce.

2 comentários

  • Daniel Santos

    Olá Fabio,

    Me tira uma duvida?

    Quero Criar um Site de venda-ecommerce, a principio tenho 50 itens a ser cadastrado. Já tenho um Dominio.
    Não tenho Grana. é pra venda de artezanatos.
    quero fazer uma pagina bonita.

    agora a minha duvida:
    qual seria a melhor opção pra mim… utilizar esses serviços de hospedagens da UOL ou LOCAWEB, ou WORDPRESS???
    no caso do WordPress.org posso hospedalo no UOL ou LOCAWEB?

    Qual o meio mais barato???

    e por ultimo, estive dando uma olhada nos Elegant Themes e os 87 themes estão saindo por U$69. sendo que gostei de um, não teria como comprar apenas um themes… só existe essa opção de compra o pacote??

    Responder
    • Fabio Lobo

      Olá, Daniel!

      A https://www.ficaon.com está trabalhando com uma proposta legal pra projetos de baixo custo de sites e ecommerces. Já criei uma loja lá pra um cliente e o resultado foi bem bacana. Vale a pena dar uma olhada!

      Sobre o Elegant Themes, só há essa opção mesmo, infelizmente.

      Responder

Comente!

Espaço reservado apenas para comentários sobre o post. Então, se você deseja um orçamento, por favor, entre em contato para que possamos conversar.

Quem é Fabio Lobo?

fabio lobo

Sou eu! Quer saber ainda mais sobre mim?

Bom, a maioria dos trabalhos que faço — na área de web design e desenvolvimento front-end — é com WordPress, com foco em usabilidade, facilidade e performance (tudo isso com design responsivo, é claro!). Também sou fundador de outros projetos, como a WOWF e a FicaOn.

Quer saber mais sobre esse tal de Fabio Lobo? Veja meu currículo ou siga-me nas redes sociais acima. Ah! Você também pode acessar meu blog, que é focado em web design e desenvolvimento.