Templates para WordPress e WooCommerce

Quanto custam templates para WordPress / WooCommerce? Onde comprar? Onde baixar? Temas prontos para WordPress e WooCommerce são uma boa solução de baixo custo!

Quando me perguntam “quanto custa um site em WordPress?” minha resposta é sempre a mesma: Depende, pois é preciso detalhes sobre o projeto.

Então sempre tiro algumas dúvidas e, estando tudo certo, elaboro um orçamento.

Após o orçamento, algumas pessoas percebem que não podem pagar por um serviço personalizado – e é aí que eu sugiro templates para WordPress.

WordPress
Templates para WordPress podem ser um bom negócio!

Opção boa, profissional e barata (existem templates gratuitos!), um template pode ser uma solução — provisória ou permanente — para o seu negócio, seja ele um blog, site ou loja virtual (que, nesse caso, utiliza WooCommerce).

Se você está em busca de quem faça instalação e configuração de templates, peça um orçamento! Se quiser saber mais sobre templates para WordPress e WooCommerce, além dos sistemas em si, continue lendo este texto.

Me esforcei para deixar o conteúdo bem didático, focando em quem não entende muito do assunto. Caso você ainda tenha dúvidas, sinta-se à vontade para deixar um comentário!

O que é Template?

Leitura recomendada: O que é template?

Em resumo, um Template é, basicamente, um site pronto. Toda a estrutura e design dele estão feitos, bastando apenas 3 coisas:

  1. Domínio e hospedagem: O domínio é o endereço “www” do seu site. A hospedagem é o servidor onde seu site ficará hospedado para funcionar e ser acessado.
  2. Instalação e configuração do WordPress: O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo para sites e blogs. Através dele é possível criar e gerenciar páginas e posts/notícias, além de um monte de outras coisas (sério, as possibilidades são infinitas). E o melhor: ele é de graça!
  3. Instalação e configuração do template: Após a aquisição do template para WordPress, ele é deve ser instalado e configurado da forma ideal para seu negócio.
    Algumas pessoas “personalizam” seus templates, adicionando novas funcionalidades, modificando elementos etc. Como há muitos — mas MUITOS mesmo — templates para WordPress e WooCommerce por aí, não sugiro personalizações.
    O tempo e o dinheiro gastos em personalizações de templates podem ser revertidos em uma busca pelo template ideal já que, como disse, há muitas opções de templates por aí.
    Ou seja, é mais vantajoso passar uma hora a mais pesquisando a passar bem mais que isso personalizando.

Ah, outra coisa: templates para WordPress também são conhecidos como “Temas para WordPress“, ou até mesmo “Modelos para WordPress“.

O que é WordPress?

O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo para web — através dele você pode ter um site bem dinâmico, completo e profissional.

Para ter um blog ou site em WordPress, obrigatoriamente você precisa de um domínio, que é o endereço www do seu site, e assinar um plano de hospedagem de sites, que é o computador onde seu site irá rodar, tornando-se acessível para quem acessar o endereço do seu site.

O WordPress é gratuito, você apenas pagará pelo domínio e pela hospedagem — ambos podem ser gastos anuais, bem baixos.

Ou seja, o WordPress é a ferramenta que você utilizará para cadastrar o conteúdo do seu site e mantê-lo atualizado. Não é possível utilizar um template para WordPress sem que o WordPress esteja instalado e devidamente configurado.

O que é WooCommerce?

O WooCommerce é uma extensão do WordPress que possibilita transformá-lo em um sistema de gerenciamento para lojas virtuais completo.

Sim, o WooCommerce só funciona em conjunto com o WordPress! Você deve instalar o WooCommerce em seu WordPress, e assim diversas opções para você montar seu próprio e-commerce estarão disponíveis.

Com WooCommerce é possível vender produtos online (inclusive digitais, para download), criar clubes de assinatura, integrar com os principais meios de pagamento como PagSeguro e Cielo, integrar com empresas de frete como Correios e muito mais.

Como disse, o sistema é completo para lojas online: seus clientes poderão se cadastrar e concluir compras com poucos cliques. Ah, e o WooCommerce também é grátis!

Por fim, tema para WordPress e tema para WooCommerce são a mesma coisa — a diferença é a complexidade de cada um. Basicamente, modelos de WooCommerce são mais completos, feitos especificamente para lojas virtuais. Ou seja, não funcionam direito só com WordPress, já que é necessário o WooCommerce.

Por que usar um template pronto para WordPress ou WooCommerce?

Porque…

1. É uma opção de baixo custo

Como dito anteriormente, alguns templates são de graça. Fora isso, a parte mais complexa do trabalho de criação e desenvolvimento de um site (que é a criação e desenvolvimento em si!), já está pronta.

2. É mais rápido que fazer um do zero

Pelo mesmo motivo acima: A parte mais complexa está pronta. É só instalar e fazer as configurações desejadas!

3. É mais profissional que utilizar um construtor de sites

Houve uma época em que templates eram vistos como algo amador, não profissional. Hoje em dia a coisa mudou bastante e há várias opções para vários segmentos.

4. É otimizado

Aí vale o olho de um profissional para ajudá-lo a analisar, mas boa parte dos templates para WordPress e WooCommerce de hoje são otimizados — falo do SEO, otimização para buscadores. Mais chances de aparecer no Google!

5. É a sua marca inserida na internet de forma rápida, barata e profissional

Isso seria um resumo dos itens acima, mas a grande verdade é: Se você não tem dinheiro pra investir em um design exclusivo agora, o template torna-se uma excelente opção. Você evita contratar algum “profissional” barato, que fará um site ruim, com péssima otimização e nada profissional.

Se você investir em um template para WordPress agora, além de economizar dinheiro, vai ter sua empresa, seu blog, sua ideia, enfim, o que você quiser na internet em poucos dias.

Aos poucos você vai recuperando o que investiu no template e, lá na frente, poderá pegar o dinheiro economizado, somar com os lucros que o template te trouxe e contratar um profissional para fazer um design exclusivo para você, mais adequado ao seu negócio, se necessário — afinal, com tantas opções de template por aí, não duvido que você possa continuar com um por muito tempo.

Onde comprar e baixar um tema para WordPress ou WooCommerce?

site portfolio
Templates prontos podem facilitar demais sua vida!

1. ThemeForest

A melhor opção para comprar e baixar temas para WordPress e WooCommerce. Boa variedade de templates a um preço bem acessível.

Acesse: ThemeForest

Pra facilitar, separei abaixo catálogos para tipos de templates diferentes:

Templates para loja virtual

Se você precisa colocar seu loja virtual no ar o quanto antes e tem pouco para investir, um template para e-commerce pode ser a melhor opção.

O ThemeForest tem um custo benefício melhor: Normalmente os templates para e-commerce não ultrapassam 100 dólares, ficando em média 60 dólares cada.

Confira o catálogo

Templates para site

Precisa do seu site no ar pra ontem e tem pouca verba? Um template para site pode ser a solução que você necessita!

Aqui são mais de mil templates, normalmente também com a média de 60 dólares cada.

Confira o catálogo

Templates para blog

Está começando seu blog agora e tem pouca verba para deixá-lo do seu jeito? Que tal um template para blog? Solução rápida e barata!

Em média cada template custa 40 dólares, e são mais de dois pra você escolher.

Confira o catálogo

Templates para portfolio

Se você está querendo colocar seu portfolio no ar agora, provavelmente está procurando emprego… então a verba está curta, certo? Que tal um template para portfolio?

Aqui são mais de três mil templates, também com a média 60 dólares cada.

Confira o catálogo

2. FicaOn

Utiliza o catálogo da ThemeForest, sendo que a vantagem é que por lá são indicados os melhores modelos para WordPress e WooCommerce, de maneira mais organizada e segmentada.

Acesse: FicaOn

3. Catálogo do WordPress

Boa opção pra quem procura por templates grátis para WordPress. Aliás, se você está procurando justamente por temas grátis para WordPress, leia: Temas grátis para WordPress: onde baixar e quais cuidados tomar

Acesse: WordPress

Quanto custa um template para WordPress?

Depende. Os templates que costumo indicar variam entre US$ 0,00 e US$ 60, normalmente.

Há também as opções gratuitas, como você pode ver no item 3 acima. E também há opções de 100 a 200 dólares.

Para efeito de comparação, se você precisar de um feito do zero, sob medida para seu negócio, pode ficar entre 3 mil reais até o infinito (10 mil, 20 mil, 50 mil…). Se for para WooCommerce, o preço é ainda maior.

Quanto custa a instalação e configuração de um template pronto?

Conforme comentei acima e logo no início do texto, templates são, basicamente, sites prontos, faltando apenas alguns detalhes, como a instalação e configuração.

Para alguém com pouco conhecimento, esse é um trabalho que pode ser bem complexo dependendo do template escolhido, então sugiro que seja feito por um profissional — até porque não é só instalar e ir colocando conteúdo, é preciso tirar máximo proveito não só do template como também do WordPress.

Eu faço esse tipo de serviço, mas o preço varia bastante — não há uma média. Bom, é uma opção de baixo custo! Escolha um template para WordPress ou WooCommerce acima e peça um orçamento! Assim eu já te dou sugestões e avalio a melhor solução para o seu projeto.

Templates para WordPress e WooCommerce

Você até deve estar pensando: “Mas Fabio, você é Web Designer e Desenvolvedor… não é dar um tiro no pé indicar templates prontos?”. Minha resposta é: Não.

Prefiro indicar templates para WordPress porque, além de eu fazer a instalação e configuração do template, reconheço que nem todo mundo pode investir em um projeto do zero — foi daí que a FicaOn nasceu, inclusive.

Sei que há templates bons no mercado, então, em vez de eu me propor a fazer algo meia-boca por um preço mais em conta ou correr o risco de ver um cliente nas mãos de um daqueles “profissionais” “despreparados”, apresento essa solução. Até porque meu trabalho é apresentar sempre as melhores soluções.

Mas, afinal, template é realmente a solução ideal para seu negócio? Se você busca por algo barato e rápido para colocar seu negócio no ar logo, sim.

Porém, em alguns casos templates são soluções provisórias. Planeje em, a médio prazo, contratar um profissional ou agência para fazer um site exclusivo para você — o que além de ser mais profissional, será melhor otimizado e casará com a identidade visual de sua empresa.

Não é permitida a reprodução integral desse conteúdo. A cópia pode ser ruim para você!

Do que você está precisando?

Um site novo? Suporte para WordPress? Criação de logo? Outra coisa? Fale comigo!

Quero um orçamento

Leia também...

...alguns textos que têm a ver com o assunto:

Quanto custa uma loja virtual em WooCommerce

Para saber quanto custa uma loja virtual em WooCommerce (WordPress), é preciso ter em mente algumas informações. Saiba mais sobre orçamentos e preços!

Temas grátis para WordPress: onde baixar e quais cuidados tomar

Quer baixar um template para WordPress mas está com o orçamento baixo? Confira algumas dicas de temas grátis para WordPress!

WordPress vale a pena?

Bastante! Quer saber por quê? Veja alguns exemplos, dicas e sugestões para conhecer mais sobre o WordPress e tirar sua dúvida: WordPress vale a pena?

Comentários

2 comentários até o momento

  • Olá Fabio,

    Me tira uma duvida?

    Quero Criar um Site de venda-ecommerce, a principio tenho 50 itens a ser cadastrado. Já tenho um Dominio.
    Não tenho Grana. é pra venda de artezanatos.
    quero fazer uma pagina bonita.

    agora a minha duvida:
    qual seria a melhor opção pra mim… utilizar esses serviços de hospedagens da UOL ou LOCAWEB, ou WORDPRESS???
    no caso do WordPress.org posso hospedalo no UOL ou LOCAWEB?

    Qual o meio mais barato???

    e por ultimo, estive dando uma olhada nos Elegant Themes e os 87 themes estão saindo por U$69. sendo que gostei de um, não teria como comprar apenas um themes… só existe essa opção de compra o pacote??

    Responder
    • Olá, Daniel!

      A https://www.ficaon.com está trabalhando com uma proposta legal pra projetos de baixo custo de sites e ecommerces. Já criei uma loja lá pra um cliente e o resultado foi bem bacana. Vale a pena dar uma olhada!

      Sobre o Elegant Themes, só há essa opção mesmo, infelizmente.

      Responder

Deixe seu comentário

Se você deseja um orçamento, entre em contato clicando aqui.

Quero um orçamento