Web design modular com blocos: Fácil, simples e eficaz

Saiba mais sobre design modular para web, que possibilita uma estrutura mais moderna e dinâmica para sites, blogs e lojas virtuais.

A criação de módulos para a interface de um site permite que o usuário tenha uma experiência melhor ao navegar nele, pois simplifica a curva de aprendizado das pessoas que visitam um site pela primeira vez e permite que os desenvolvedores adicionem dinamismo para sua aplicação em vários contextos.

desenho de wireframe feito à mão no caderno
Pixabay

Simplicidade e eficácia

O uso de blocos para a interface do usuário dentro de um site tornou-se uma ferramenta muito popular e eficaz, que facilita a navegação dos usuários dentro da página e permite aos desenvolvedores usar toda a sua criatividade para adicionar dinamismo para esta experiência.

Ao oferecer ordem e estrutura simples a sites, esse desenho de estrutura abriu-se as portas em sites que vão desde portfólios de artistas e designers até plataformas de entretenimento.

O exemplo mais comum de como desenvolver um site com design de blocos modulares é o Pinterest, a plataforma de compartilhamento de imagens criada em 2010 e que, até hoje, tem mais de 291 milhões de usuários ativos.

Esse específico design de grade oferece aos usuários uma experiência bastante simples e fácil de usar, na qual eles podem navegar por várias imagens relacionadas aos interesses particulares de cada um.

O mundo do entretenimento também recorreu ao uso deste desenho web para melhorar a experiência de seus usuários, como no caso da plataforma de caça níquel da Betfair, que adiciona dinamismo ao site, animando as imagens e ativando um botão de CTA quando o mouse passa sobre elas.

Tal estrutura é compensada com uma combinação de cores na página que favorecem os slots oferecidos e não prejudicam a visão dos usuários.

Ferramentas para criar sites com designs modulares

Esse design tornou-se a primeira opção para várias agências de publicidade e artistas, porque permite que os visitantes de seus sites tenham uma compreensão fácil e clara das ideias que desejam expressar por meio das imagens e animações utilizadas.

Por esse motivo, várias plataformas com ferramentas já foram disponibilizadas para que tanto os iniciantes quanto os mais experientes possam aproveitar ao máximo esse design bem-sucedido.

No lado profissional, a primeira ferramenta é a plataforma do Google, chamada Material Design, que explica vários métodos para personalizar e adicionar dinamismo a sites com esse design.

Além disso, esta plataforma do Google também oferece recursos sobre o uso de cores, fontes, animações, sons e muitos outros para desenvolvedores web profissionais.

No caso de iniciantes, existem plataformas como o Behance que permitem criar portfólios e sites baseados em ferramentas populares da Adobe, como o Lightroom e o Creative Cloud.

Nesse contexto, a facilidade de navegação e a curta curva de aprendizado dessas plataformas permitem que artistas, designers e pequenos empreendedores ofereçam seus serviços usando designs modulares e adaptando-os facilmente.

mesa de trabalho com notebook com pinterest aberto
Pexels

A estrutura modular dos sites permite que os usuários naveguem mais facilmente, permitindo que o conteúdo seja mais visível e fácil de identificar. Ao oferecer conteúdo responsivo e bem organizado, os designs de blocos de conteúdo modulares se adaptam facilmente às necessidades de cada site.

Precisando de ajuda?

Outra opção é contratar um web designer e desenvolvedor. Nesse caso, é aí que eu entro!

Como exemplo de trabalho meu com web design modular posso citar o Hypescience, que tem uma estrutura bem moderna e dinâmica.

Vamos conversar?

Não é permitida a reprodução integral desse conteúdo. A cópia pode ser ruim para você!

Do que você está precisando?

Um site novo? Suporte para WordPress? Criação de logo? Outra coisa? Fale comigo!

Quero um orçamento

Leia também...

...alguns textos que têm a ver com o assunto:

Eu sou Web Designer

Oi, eu sou o Fabio Lobo, e sou Web Designer! Veja meus trabalhos de criação e desenvolvimento de sites e blogs. Caso queira um orçamento, é sem compromisso!

Quero ser designer. Qual programa devo usar?

"Quero ser designer. Devo aprender Photoshop, Illustrator e InDesign?" – Pra ser designer, a primeira dica é: esqueça as ferramentas.

Web Designer precisa saber desenhar ou ilustrar?

Será que um web designer precisa saber desenhar ou fazer ilustrações? Como é o trabalho com web design? Quais softwares são utilizados? Tire suas dúvidas!

Deixe seu comentário

Se você deseja um orçamento, entre em contato clicando aqui.

Quero um orçamento